Anúncio do HT Forum

Preciso de dicas sobre caixa trio com sub e2k

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por pkrafael, 8 Out 2018.

1. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    Olá, me chamo Rafael, tenho um som "Residencial/Automotivo":

Endurance e2k 12d4
    Taramps MD1200.1
    JBL D250X (bridge com tweeter)
    JBL ST200 (bridge com driver)
    Taramps 280x4
    Par de 6x9 pioneer 6960br (em bridge) (Em uma caixa com duas camaras seladas e no meio, o radio)
    Fonte usina 60A
    Bateria 95Ah (Pico 850A)
    Cabos de 16mm para md1200 (16mm tambem no 280x4 kkk)
    cabos do sub de 4mm

Os componentes estão equilibrados para um som de qualidade e mediamente alto?

Em quais frequencias exatas corto cada componente no caso de eu comprar um processador expert px1?

Minha caixa é feita de mdf 15mm (com reforço estrutural)(sem "quebra cantos"), e a caixa tem 500mm de profundidade, 455mm de largura e 450 de altura, duto retangular de 420mm de altura, 50m de largura e 300mm de profundidade, está caixa é boa para tocar esse sub, tendo em vista que quero subgrave forte e que o corte do meu sub esta em +-35hz a 80hz (12db/8)(no crossover do modulo)??

O que posso fazer para melhorar o som ? exemplo, quando todo "Hungria- provavelmente" nas partes com grave em +-60hz, toca perfeito, muito grave, e nas partes da musicas que o grave sobe alguns hz, (ex 90hz) o sub clipa

Em geral, como melhoro meu som? tem como eu descer mais a frequencia da minha caixa ? vai melhorar? lã de vidro melhoraria ? """eu abriria mao de volume em db por qualidade sonora""""

Esse é meu primeiro topico, desculpem se tiver algo de errado.

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Fazendo uma análise fria aqui do seu sistema, identifiquei algumas coisas.

1 - me parece que os 6x9" não irão acompanhar o restante do sistema, nesse caso a faixa de médios está deficiente

2 - Se o sub, é o do link abaixo, esse Taramps aí deve estar se esforçando para render o que o Sub pede, sem falar que a marca, está entre as marcas que não cumprem o que promete.

3 - Cabo para o MD muito fino.

4 - Se tem um Px1, podia ter mais o seu sistema na mão, ajustando o limiter para evitar clippar e não deve estar usando corte subsônico no Sub. Deve ser algo em torno de 30 a 35 Hz.

5 - deve estar excursionando bastante, reveja o ganho no amplificador e faça o que está pedido no item 4, até que o sistema fique alinhado.

6 - o preenchimento da caixa altera sonoridade e faz como que se simule uma aumento de volume, o que pode favorecer as respostas mais para o lado do sub. Se você gosta de um grave mais profundo e macio, coloque, mas se gosto de ataque, não coloque.

7 - tente ver o seu projeto e compare com os projetos sugeridos pelo fabricante. Veja lá qual a sintonia da caixa com esse volume

https://produto.mercadolivre.com.br...ms-subwoofer-bravox-e2k-12d4-subgrave-spl-_JM

• 1
  3. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    É exatamente esse do anuncio, a caixa esta em cerca de 43hz, 70 litros e bem reforçada.

Qual modulo me recomenda para tocar esse sub?

Para a parte de médios, como resolvo? compro um amplificador 400.4 ?

Que cabo me recomenda para o MD ou um futuro modulo de tambem 1200? (A distancia é muito curta, nao esta em um carro, o som está em casa)

E em relação ao corte subsonico, como deixo?

Poderia ajudar com uma segestão de como posso deixar o ajuste no amplificador e eu tento dar uma acertada audivelmente? (Imagem do amp)
    https://http2.mlstatic.com/modulo-t...o-D_NQ_NP_913297-MLB28195526318_092018-F.webp

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    O amplificador bom para ele seria um SD 1600.1, modelo 4 ohms, se for o caso de manter apenas 01 e não quizer fazer um Upgrade no sistema.

Se for o caso de querer fazer um Up, teria escolher de forma que gere um valor de potência bom em 4 ohms, para atender o seu grave atual.

Quanto aos médios, se ainda pretende manter os 6x9", acho bem arriscaso aplicar 200w em cada um, MAS se o ganho estiver bem ajustado e estiver com com corte em 100Hz, pelo PX1, que faz corte atpe 48 dB/8ª, creio que não vá queimar não. mas como eu vi que você coloca volume no 60, aí aumenta o risco em demasia.

Eu no seu caso, mandaria para frente esses 6x9" e pegaria um médio de verdade, tipo o ESX 608, que valeria por 4 a 6 6x9" deste ou então um médio bem mais em conta, mas de qualquer forma irá toar melhor do que o que está atualmente.

Corte subsônico é um corte HP, próximo ao valor da sintonia da caixa, ou seja, se a sintonia está 43 Hz, o corte deve ser algo em torno de 40Hz.

Para descer um pouco mais a frequência, poderia inverter o Sub, mas ficar tirando sub para testar, pode desgastar a madeira e nesse caso, é bom usar porca-garra.

• 1
  5. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    Mas no caso do amplificador eu precisaria de um que case com meu sub que é bobina dupla 4+4, E as porcas garra, vou providenciar o quanto antes, e os médios também

O volume em que ouço musica é em cerca de 70% do clip do sub, não sou muito de ligar no máximo.

Está na lista (que pode ser a um medio prazo), um px1, médios e um mega capacitor de 2f , vou ver se consigo providenciar isso tudo o quanto antes, mas encaixando no meu orçamento.

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Melhor do que um megacapacitor que nem sempre é honesto, preferiria aquelas baterias agm de nobreak. As baterias agm carregam rápido e fazem o papel do mecapacitor.

Sendo 4+4, muda só o modelo e passa a ser 2 ohms

Anexos:

• 1
  7. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    Certo, muito obrigado pela sua ajuda :D

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Tranquilo. Dê o feedback dos passos que tem tomado para se tentar corrigir alguns pontos, pois o ideal é discutir antes de ir às compras, para tentar manter o sistema na mão e não fora de controle.

Com relação ao divisor a gente vê quando você decidir o que fazer na questão dos médios.

Com um amplificador mais fiel, vamos ter um ganho de SPL e o que vai "sufocar" mais os 6x9".

Se de repente tiver facilidade de comprar algo do Paraguay, nas lojas de lá tem umas baterias muito boas. As XS Power. Está entre as Top, por causa do seu altíssimo pico.

Última edição: 10 Out 2018
    • 1
  9. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    O que me diz do processador de audio jfa j4 pro ?
    Ele seria o que eu poderia comprar daqui um tempo, e como ele mede o clip de entrada, é melhor para meu radio que é muito basico, certo?

O processador é meu passo inicial, qual o melhor ?

10. Julivnx

Julivnx BASSS

Desde 27 Dez 2017
    Itumbiara-GO
    Uma pequena correção, a linha MD cumpre sim, as linhas HD, DSP e TS que são uma porcaria.

• 1
  11. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    PX2 e PX1, estão entre os mais usados. Eu ficaria primeiro PX2 e se for o caso, se o Px1 atender, vai ele e a diferença entre eles é pequena.

Não sei a eficiência de medir o clip na entrada, mas o Limiter é um recurso que costuma a ser bem eficiente e eu não sei se o JFa tem recurso para gravação de configurações pessoais (de acordo com as suas escolhas)

• 1
  12. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    Sobre o comentário do Juvivnx, a linha MD entrega mesmo o que promete, eu dei uma pesquisada, obrigado

No caso do processador vou ver se consigo comprar no próximo mês

E no caso das porcas garra, já comprei e instalei elas, com parafusos de 1/4

Anexos:

13. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    Na primeira imagem ao fundo, na parte inferior esquerda, está o reforço estrutural do "teto" da caixa.

14. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Quanto ao comentário dele eu não sei afirmar. Se você acha que pode confiar tudo bem, mas em todo caso, sendo ou não com os ajustes feitos no processador, com cortes realizados e aplicação do limiter, vai ter um melhor controle do sistema.

Com relação às imagens, deu para ver que as porcas-garra estão longe da borda. Como a minha cidade é pequena, não achei porcas-garra pequenas e aí ficou perto da borda da caixa. Eu acho que vou pedir pela internet 3/16 ou M2.

• 1
  15. pkrafael

pkrafael Usuário

Desde 31 Dez 2016
    São Paulo, São Paulo
    Certo, sobre as porcas que eu comprei, como sao de 1/4 eu tive que desbastar um pouco a cabeça dos parafusos, pois sao muito largas, e sobre a espessura, eles servem como uma luva, n tem nem 1 mm de folga kkk

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso