Anúncio do HT Forum

Primeiro projeto - Pequena LT

Discussão em 'DIY' iniciada por joaoabreudias, 14 Jul 2018.

  1. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Caros Colegas foristas, depois de algum tempo acompanhando a sessão DIY deste fórum e depois de construir algumas caixas seguindo projetos compartilhados por alguns colegas aqui do fórum como as Baubo do Renato Lira e a Sirius do Souzacustons, finalmente tive coragem de fazer um projeto para de fato Chamar de "meu".

    Algumas fatores me fizeram optar por uma LT, dentre eles:

    - o minimalismo x eficiência - Adoro o fato de uma caixa simples e com poucos componentes soar tão bem.

    - minha completa inabilidade para projetar construir crossovers - meu conhecimento em eletrônica resume-se a ligar os fios no lugar "certo" e torcer para funcionar.

    - minha admiração pelas pequenas caixas fullrange que tocam muito - acho maravilhoso ver aqueles pequenos falantes naquelas pequenas caixas enchendo a sala de som e alegria.

    e para finalizar a "simplicidade" dos cálculos matemáticos. (exatas nunca foi meu forte :D)

    Um ponto que considero MUITO importante em projetos DIY é ter claro quais são as expectativas. vamos as minhas:

    Apesar de gostar muito de música, bem tocada e bem reproduzida estou longe de ser um audiófilo, não tenho a experiência, o tempo e nem o dinheiro necessário para tal.
    não ouvi nenhuma das caixas caríssimas que todos dizem maravilhosas, infelizmente nunca nem ví um amplificador válvulado funcionando, e sendo honesto, quem empurra as minhas caixas é um modesto polyvox AP800 ou um Amplificadorzinho classe D chinês bem do cachorro.
    Claro que a qualidade sonora para mim é um preocupação, tanto que estou sempre procurando novas informações e soluções para melhorar meu sistema, mas o fato é que o que eu gosto mesmo é do processo. De ler, de estudar e de buscar o melhor dentro das minhas possibilidades.
    ah, claro, gosto também de ferramentas, construir traquitanas e de poeira.






    Sem mais delongas partindo para o projeto em sí:

    - Optei por usar os novos Drivers fullrange disponíveis do Souzacustons.

    https://www.souzacustons.com.br/full_range_eastech_45/prod-1936509/

    ah, João mas porque este falante? vocês podem perguntar. A minha resposta é simples. temos este falante a disposição com certa facilidade, a baixíssimo custo.

    ah, João mas esse falante não é o melhor falante para esse tipo de caixa. pode até não ser, mas como não sou engenheiro e como falei tenho muita dificuldade em exatas, prefiro errar com as coisas baratas. Além disso, é muito mais prazeroso quando um projeto barato saí melhor que o esperado e te entrega resultados bacanas do que quando um projeto caro da errado e te decepciona.

    agora estou atrasado para uma festa de criança, minha esposa está me atucanando para eu me vestir, mais tarde continuo com o tópico e trago mais algumas informações.
     
    • 2


    Anúncio do HT Forum
  2. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    agora sim, dando continuidade ao post, aproveito para deixar os parâmetros Thielle-small do falante, dados estes que podem ser encontrados no endereço exposto anteriormente e que foram obtidos pelo próprio fornecedor.

    Full Range Eastech 4,5"

    impedância = 6 ohms
    fs = 74,69
    qts = 1,279
    qes = 1,518
    vas = 8,16 litros
    x max = 3 mm
    re = 6,029
    le = 0,23 mh a 10 khz
    spl = 85,54
    Dd = 10 centimetros
    sd = 78,5 centimetros
    bl = 3,01254
    potência rms = 20 w
    potência de programa = 30 w

    Quanto a teoria do projeto da caixa LT me apoiei principalmente no material disponibilizado pelo Renato Lira em seu site que pode ser encontrado neste link: http://audiokit.com.br/das/artigos/calculando-um-gabinete-em-linha-de-transmissao-parte-1.html
    Apesar de não conhecer o Renato pessoalmente e nem virtualmente, considero-o um professor, sempre que preciso volto ao seu site e blog buscando resposta para uma dúvida ou inspiração para novos e audaciosos projetos.

    Além do material disponibilizado pelo Renato, tirei informações também do famoso artigo:
    Quarter Wavelength Loudspeaker Design que pode ser acessado pelo link: http://www.quarter-wave.com e também alguns vídeos de usuários "tarimbados" do youtube.

    mas sem mais delongas vamos a matemática descrita por Renato em seu artigo:

    Comprimento da Linha:
    O tamanho da linha deve ser de 1/4 em relação ao tamanho da onda no FS (frequência de ressonancia) do alto-falante, resumindo, como no nosso exemplo usaremos um FS de 24hz, teremos:

    Velocidade do som= 344m/s

    FS = 74,6

    Tamanho da Linha = (Velocidade do som/FS)/4

    Logo: (344/74,69)/4 = 1,1514m

    Sendo assim, temos que ter uma linha com 1,1514m de comprimento.

    ainda no artigo renato trata da largura transversal da caixa:

    Área transversal:

    Agora que já temos o comprimento da linha, precisamos entender a “largura” desta linha, ou seja, a área transversal que será variável em todo o comprimento da linha, pois começaremos em 1,5SD e terminaremos em 1SD.

    Aqui, teremos como grande referencial o parâmetro SD do alto-falante, que nada mais é que a “área em cm” que o cone desloca de ar.

    - Tendo o Falante um SD de 78,5cm2, e que usaremos apenas um falante para esta caixa com o falante disposto na frente. Se a caixa tem 13c de largura, então precisamos de uma linha com 6,03 cm de altura (78,5/13) pronto, chegamos a área mínima que esta linha deve ter obrigatoriamente ao final, ou seja, aquele “buraco de saida” deve ter 1 SD de área útil/livre.

    - Como farei a caixa começando a linha em 1,5 SD, e já sabemos que 1SD na largura deste gabinete equivale a 6,03 então, sabemos o início será de 9,05cm (6,03 x 1,5SD).


    Após fazer a matemática e entender o que estava acontecendo pude fato começar a projetar, para começar, com o auxílio de um barbante cortado no comprimento da linha comecei a "desenhar" a linha de transmissão para entender as dimensões externas da caixa.
    depois de algum tempo de sketch-up cheguei a este modelo que coloco a disposição dos colegas mais experientes para apreciação e críticas.

    Captura de Tela 2018-07-14 às 11.32.12.png Captura de Tela 2018-07-14 às 11.31.24.png
    Captura de Tela 2018-07-14 às 11.32.39.png


    Notem que no projeto inseri no interior da caixa uma bateria de nobreak, porque estou pensando em usar essas caixas como um pequeno sistema independente de som, para poder levar para qualquer lugar e escutar um som bacana sem necessariamente precisar de uma tomada para alimentar o sistema.
    (sim, além de péssimo em matemática, metido em assuntos de não domino também sou um tanto maluco)

    por enquanto fui somente até esse ponto, mas posso adiantar que pretendo usar uma router para cortar o MDF das caixas e também construi-las em camadas empilhadas como esta belezinha aqui:

    FJS72NGH0OJ0X0F.LARGE.jpg

    No mais, agradeço aos que se dispuseram a ler o pequeno "livro"que escrevi, e aproveito para dizer que críticas construtivas são sempre bem vindas e também para lembrar que tudo que escrevi aqui foi retirado do trabalho de outras pessoas que com certeza tem muito mais conhecimento do que eu e são somente a minha interpretação e entendimento. de novo, sou apenas um usuário médio com muita curiosidade e alguma vontade de tentar coisas novas. Não intento de forma alguma ser interpretado como "entendido do assunto" e muito menos como especialista, e peço antecipadamente desculpas caso tenha escrito alguma besteira e ou ofendido alguém.


    um abraço e até a próxima!
    João.
     
    • 1
  3. [Le0]

    [Le0] Usuário


    Desde 7 Set 2005
    Campinas / SP
    Muito legal, cara. Vou acompanhar. Parabéns pela iniciativa!
     
    • 1
  4. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Hoje aproveitei que o trabalho no escritório estava bem adiantado e gastei boa parte o dia brigando com o sketch up acertando os detalhes do modelo 3D, finalmente consegui "fatia-lo"para o corte na router, ja nas espessuras corretas, além disso adicionei os furos que transpassam a caixa de fora a fora onde pretendo colocar parafusos longos que vão servir para alinhas todas as peças e dar rigidez estrutural ao conjunto.
    aproveitei também para projetar o espaço onde o Baffle vai se juntar a caixa.

    Captura de Tela 2018-07-17 às 16.52.32.png



    Depois de todo embate com a modelagem 3D parti para os orçamentos para o serviço de corte. logo no primeiro lugar que liguei me disseram
    - "manda o vetor do recorte" ou seja, todo o meu trabalho de modelagem foi em vão.
    para que afinal serve esse tal de sketch up se para o recorte no router ou a laser eles querem receber um arquivo em vetor?
    no mais, o projeto segue andando, e mesmo que pouca gente parece ter se interessado sigo postando por aqui.



    Abraços,

    João.
     
    • 3
  5. sanjad

    sanjad Usuário


    Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Seguindo...
     
    • 1
  6. Galvaolb

    Galvaolb Usuário

    5 1 2

    Desde 22 Jun 2018
    Pindamonhangaba São Paulo
    estou acompanhando joao parabens pela iniciativa
     
    • 1
  7. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Caros colegas, boa noite! hoje foi dia de novas descobertas, consegui através de um amigo recortar as primeiras peças, essas por enquanto são apenas prova de conceito e foram recortadas em MDF 6mm a laser
    . Unknown2.jpg

    Logo antes de começar o recorte esse amigo avisou:
    - este cantinho aqui tem muito pouco material e vai quebrar. pedi que o corte fosse feito mesmo assim para que pudesse testar algumas coisas.

    3.jpg

    o resultado não poderia ser outro, a própria máquina tratou de quebrar a peça. mas esse era justamente o intuito, testar o conceito e melhorar o design. a bateria por sua vez coube perfeitamente no nicho.
    4.jpg

    5.jpg


    Enquanto a máquina realizava o corte meu amigo sugeriu que usássemos compensado ao invés do MDF que tornaria a caixa mais leve, mais resistente a umidade e mais barata, tendo em vista que além do material ser mais barato, capacidade de corte na maquina pula de 12 para 15mm. Confesso que gostei da idéia, obviamente por tornar as caixas mais baratas e principalmente pela questão da umidade. Como moro em florianópolis, na beira do mar a questão da umidade é uma preocupação constante e além disso já perdi uma da minhas caixas balbo para um goteira que molhou o chão do quarto.

    Traumas a parte, aproveitei também para medir o comprimento da linha na vida real e percebi que a linha ficou com 106cm, ou seja, 10 centímetros menor do que o cálculo inicial.
    Amanhã pela manhã devo atualizar o projeto e pela tarde pretendo começar a cortar as peças finais.

    O projeto segue caminhando!

    um abraço!

    João.
     
    • 1
  8. sanjad

    sanjad Usuário


    Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    :aplauso::aplauso::aplauso:
     
    • 1
  9. edu_gomes

    edu_gomes Usuário


    Desde 28 Jun 2007
    Sao Paulo
    Parabens João!:aplauso::aplauso::aplauso:

    acompanhado....
     
    • 1
  10. fjazzlover

    fjazzlover Usuário


    Desde 1 Set 2009
    são paulo
    Parabéns, João!
    Projeto muito interessante!
    Tempo atrás eu também queria fazer uma TL, mas desisti... :verg:
    Fico acompanhando
     
    • 1
    • 1
  11. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Boa noite a todos! Agradeço as mensagens de incentivo dos colegas e aproveito para dizer que apesar de não ter nenhuma novidade o projeto segue andando.
    A maquina que vai cortar as peças só vai estar disponível para mim na quarta feira, então até lá ficamos no aguardo!

    um abraço!
     
    • 1
  12. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Olá Amigos! muito boa noite! hoje finalmente depois de algum atraso devido a defeitos no canhão de laser da maquina de corte finalmente consegui cortar a maior parte das peças das caixas!

    Começa a aventura! conforme falei, cortamos as peças em Compensado Virola 15mm.
    A máquina de corte a laser é realmente fantástica, todos os DIYers deveriam ter o direito de ter uma dessas em casa, ou ao menos acesso fácil a ela. Vou sugerir um bolsa-corte a laser:aff:.
    é reamente impressionante a versatilidade e a velocidade que a maquina trabalha..

    Unknown.jpg


    Em cerda de 3 horas cortamos as 16 peças do "miolo das caixas que são como essas que aparecem na foto.
    além de 8 peças externas, duas peças laterais de fechamento e uma peça de Baffle. fizemos todo esse corte com sobras da oficina então perdemos algum tempo trocando as peças na maquina e ajustando a posição para tudo dar certo.

    aberta.jpg

    O técnico que opera a maquina me disse que otimizando o corte será possível cortar as peças para fazer 6 caixas em apenas uma chapa de compensado em torno de 1 hora e 30 minutos de máquina, o que pode baratear e muito a produção das bichinhas... acho que o papai noel vai dar caixas LT de natal para todo os amigos esse ano!:D:D:D

    abeta2.jpg

    aberta3.jpg

    As bichinhas estão ficando muito legais! para fechamento pretendo usar barras roscáveis de 6mm ou de 5/16' depende de para qual delas vou achar os parafuso fêmea.


    fechada.jpg

    Agora com ela a toda fechadinha já da pra imaginar elas tocando! os alto falantes já estão comprados e guardados. percebi também que o diâmetro que cortamos para o Baffle Ficou um pouco maior que o necessário, na segunda cortamos novos bafles com a medida certa.
    E aí vai faltar pouco, revestir a linha transmissão com o "cobertor mendigo" fechar a caixa, fazer alguns testes com a fibra de almofada, instalar os falantes, cabeamento e Bornes e botar a bixinha pra tocar!!!

    (essa primeira versão ainda não vai ser a com bateria e amplificador próprio)

    quanto ao acabamento ainda não decidi, confesso que estou achando elas lindas do jeito que estão (deve ser o sentimento paternal) :p

    Me empolguei tanto com esse projeto que acabei comprando o "amplificador da discórdia" de um ex usuário aqui do fórum, montá-lo-ei em breve! e não tão breve ele deve estar fazendo par com essas belezinhas.

    deixo mais algumas fotos para os amigos.

    frente.jpg


    lateral.jpg

    Espero que curtam as novidades! um abraço!

    João Abreu.
     
    • 2
    • 1
  13. dn_mosfet

    dn_mosfet Diyer Developer

    Boa noite:

    Essas modernidades para corte, a partir de desenhos vetorizados são um sonho de consumo de qqr diyer sim!

    Tem uma opção de MDF já com fórmica colada. Pode ser uma solução para a cx sair com o acabamento pronto, o que reduz custo.

    No mais acompanhando.
     
    • 1
  14. Bilbon12

    Bilbon12 World of cats and Floyd


    Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Top! Parabéns!
     
    • 1
  15. rnjorge

    rnjorge Usuário


    Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Acabei de fazer umas caixinhas com esses falantes. Eles melhoraram bastante depois de um período de amaciamento. Três sessões de 8 horas tocando um arquivo MP3 de 20 Hz fizeram um boa diferença.
     
    • 1
  16. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Prezados colegas! hoje a primeira caixa tocou por algumas horas e pude perceber claramente a melhora nos alto-falantes como informou o colega rnjorge, no começo o som muito duro e áspero, agudos metalizados e Médios relativamente distorcidos, conforme o tempo foi passando os agudos foram se abrindo, o falante foi se soltando e os graves foram timidamente aparecendo.

    mas voltando a caixa:

    logo quando terminei a montagem da primeira caixa já percebi que o posicionamento das barras roscáveis não foram suficiente para garnatir a rigidez ao conjunto, apesar de apertar bastante os parafusos em alguns pontos existe uma pequena folga entre as placas de compensado, não grandes o suficiente para ver entre elas, mas suficiente para as placas deslizarem entre sí principalmente na parte traseira da caixa onde o comprimento é maior e a espessura do corte é pequena e na saída da linha, onde ela não tem nenhum apoio.

    setas.jpg

    o aumento da pressão interna da caixa faz com que as peças se mecham e geram vibração indesejada e consequentemente turbulências geradoras de distorção, principalmente nas frequências mais próximas a frequência de ressonância da caixa. um grande problema, mas por sorte tem solução! colar cada uma das camadas.

    acredito que por esse motivo percebi os graves embolados (retumbantes) e um pouco distorcidos, porém acredito que colando as camadas e fazendo o revestimento das caixas consiga controlar esses problemas.
    confesso que na ansia de ver algum som saindo da caixinha acabei fechando ela sem nada dentro além do alto falante. puro nervosismo, o cobertor, a fibra sintética e a cola estão comprados e guardados.


    A título de curiosidade fiz uma medição sem nenhuma preocupação da caixa (usando o microfone do PC mesmo) Captura de Tela 2018-08-09 às 00.19.59.png
    Me assustei um pouco com os picos nas faixas de 1 e 7k, e os vales todos. porém lendo um artigo de um outro fórum (não sei se posso postar o link) sobre revestimento em caixas TL:

    "(...) Uma LT sem preenchimento é um tubo ressonante, e como tal sofrerá BASTANTE de suas próprias características básicas, ou seja, teremos uma resposta na Fs e nas harmônicas teremos vales gigantescos de -12dB, o que limita a LT a um uso limitado de 1 ou 2 oitavas! Para LTs para uso como subwoofer com corte baixo, é possível deixar a linha sem nenhum preenchimento, ou com preenchimento bem leve, mas em casos de LTs para médio-graves e médios, com uma banda de resposta mais ampla, é absolutamente necessário o preenchimento para que se tenha uma resposta plana.(...)"

    Este artigo já me deixou novamente esperançoso e pronto para continuar a jornada...
    amanha as caixas vão ficar de lado, chegaram todos os componentes do meu AMP e amanhã pretendo me dedicar a ele.

    Ah, a maravilhosa vida de profissional liberal e suas benesses:p(y)

    Esqueci de dizer que apesar dos "defeitos" a caixinha já está tocando e não fez feio comparadas com as JBL control que uso no escritório...


    um abraço!

    João Abreu



    .
     
    • 1
  17. rnjorge

    rnjorge Usuário


    Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Apesar de não ter aparelhos para a medição, encontrei características semelhantes nos agudos. Afinal, não dá para se esperar milagres dum altofalante de 25 contos. Quem sabe se colar um baffle de uns 15-18mm e também na parte superior você não "dome" essa vibração?
     
    • 1
  18. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    Caros Colegas foristas! muito boa noite! primeiramente agradeço a a participação do colega rnjorge, a troca de informações constrói conhecimento e engrandece qualquer processo!

    hoje dediquei o dia todo aos brinquedos novos, em especial esse aqui:

    IMG_5399.JPG

    ainda ontem ele estava assim:

    ampli.jpg

    e hoje já está tocando, foram 8 horas de trabalho quase ininterrupto, alguns cortes nas mãos e queimaduras nos dedos, mas valeu a pena!

    mas voltando ao assunto do tópico, aproveitei também para colar as lâminas recortadas de compensado para diminuir as vibrações,


    IMG_5384.JPG

    como tenho somente 3 sargentos grandes o suficiente para esse tamanho todo de caixa, fiz uma de cada vez... a primeira delas, que colei logo pela manhã já recebeu o falante e já tocou no amplificador novo.
    De cara já deu para perceber que a vibração nas baixas frequências melhorou bastante.
    amanhã devo pegar nas caixinhas e termina-las de uma vez por todas.
    durante o final de semana vou amacia-las e subo um vídeo para os colegas.


    um grande abraço,



    João Abreu
     
    • 1
  19. rnjorge

    rnjorge Usuário


    Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Qual amplificador é esse?
     
  20. joaoabreudias

    joaoabreudias Usuário

    13 17 4

    Desde 14 Jul 2018
    Desterro
    É o amplificador do Mergulhão, um antigo usuário do fórum... antigamente ele organizava uns "clube de compras"dos componentes, fornecia os esquemas e ajudava a galera a montar, eu sempre tive curiosidade, mas sempre pareceu complicado demais pra mim. hoje ele vende as placas montadas, cabendo ao usuário somente providenciar alguns componentes e montar tudo dentro do chassis.
    é bem fácil encontrar ele no youtube.
    não posso atestar a qualidade ainda , mas ele promete bastante!

    um abraço!
     
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso