Anúncio do HT Forum

Problema com Lâmpadas Led dimerizáveis oscilando

Discussão em 'Automação' iniciada por Dromagnoli, 24 Abr 2015.

1. Dromagnoli

Dromagnoli Usuário

2 0 1

Desde 24 Abr 2015
    Cotia
    Olá Pessoal.

Sou novo aqui e se postei no lugar errado, por favor, me ajudem a encontrar o lugar certo para postar minha dúvida.
    Já olhei em todos os cantos da internet, mas não encontro solução para meu problema, só encontrei mais dúvidas.
    Minha sala de estar possui 3 circuitos de iluminação, que estou usando da seguinte forma:
    1 circuito com 5 lâmpadas Led dimmerizáveis GU10 110V 9w cada, para iluminação do home theater
    1 circuito com 7 lâmpadas Led dimmerizáveis GU10 110V 9w cada, para iluminação na área do sofá
    1 circuito com a iluminação central, onde possuo uma luminária de embutir com 4 lâmpadas econômicas e27, 15w cada.

A caixinha da parede é uma 4x4, onde tenho um interruptor simples para ascender a luminária central
    1 dimmer pial plus rotativo para o circuito de 5 lâmpadas e outro dimmer pial plus rotativo para o circuito de 7 lâmpadas.

Quando uso o dimmer com total iluminação as lâmpadas led funcionam perfeitamente, porém quando diminuo a iluminação elas oscilam. O mesmo problema ocorre no circuito de 5 e de 7 lâmpadas.
    Já me disseram que o dimmer pial plus rotativo não é o correto, já disseram que pode ser usado dessa forma, porém precisa instalar um capacitor em cada lâmpada.
    Outros disseram que só um interruptor com dimmer vai resolver meu problema.

Enfim, não sei o que fazer, alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço a todos.

2. wdell

wdell Usuário

1 1 1

Desde 9 Jun 2010
    Montes Claros-MG
    Cara,
    acho que lâmpadas LED dimerizáveis devem ser utilizadas com dimmers que usem tecnologia LE (leading edge).... provavelmente o dimmer que você está utilizando é TE (trailing edge).

Se não me engano é isso!

• 1
  3. Dromagnoli

Dromagnoli Usuário

2 0 1

Desde 24 Abr 2015
    Cotia
    Wdell, hehe, agora você complicou mais ainda.
    Não entendo muito disso.

Bom, a resposta que consegui da Legrand foi a seguinte:
    O dimmer utilizado não é compatível com lâmpadas Led, apenas com incandescente e halogenas.
    Para lampada led, possuímos na linha LivingLight Bticino referencia SN4411N.

Agora vou começar a procurar o item.
    Bom, não encontrei na CeC e nem na Leroy (pelo menos no site)

4. marini

marini Usuário

Desde 25 Ago 2010
    Bento Gonçalves - RS
    Opa!

Cara, no meu apto foi feito uma adaptação, o eletricista fez um pequeno circuito para resolver, não sei ao certo o que ele usou, era algo com um capacitor e um transformador, foi usado em uns 12 locais diferentes, gastei algo como 300 reais, e funciona.

Vou ver se consigo descobrir qual o esquema e te digo.

5. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Coloca uma lâmpada incandescente em cada circuito que você resolve o problema.

(y)

6. Dr.Matt Destruction

Dr.Matt Destruction Usuário

Desde 10 Ago 2008
    Brasil
    Estava com o mesmo problema e fiz o que @Dmaumau@Dmaumau sugeriu: deu muito certo.

Mas considero uma sugestão paliativa, já que não quero ficar com uma lâmpada sobrando :)

@Dromagnoli@Dromagnoli como você resolveu a questão?

7. Lukenshin

Lukenshin Usuário

Desde 26 Mai 2011
    Aracaju/SE/Brasil
    Qual a marca e modelo das lâmpadas que você utilizou?
    Tem que ver a compatibilidade das lâmpadas com os dimmers.
    Lâmpada LED é mais complicada para compatibilizar com diferentes tipos de dimmer. Normalmente apenas marcas melhores aceitam bem dimmerização em fase direta (leading edge), enquanto a dimmerização em fase reversa (trailing edge) é mais compatível, além de gerar menos EMI e esquentar menos seus cabos elétricos.

8. mr_s

mr_s Usuário

1 0 1

Desde 26 Abr 2018
    Santa Catarina
    Olá, alguém conseguiu encontrar uma solução para esse problemas das lâmpadas LED piscando quando acionadas por dimmer?
    Estou com a seguinte situação:

Tenho um sistema de trilho eletrificado 220 Volts, que utiliza um dimmer para lâmpadas LED da Schneider (link abaixo), e até 5 lâmpadas LED dimerizáveis PAR20 da Brilia de 6,5W, mas as lâmpadas ficam piscando quando acionadas pelo dimmer. O comportamento do sistema é o seguinte:

Quando instalado no sistema:
    01 lâmpada: Dimeriza normal e a lâmpada não pisca
    02 lâmpadas: Raramente pisca, mas as vezes acontece
    03 lâmpadas: Na maioria das vezes pisca, as vezes até com o dimmer na potência máxima
    04 lâmpadas: Sempre pisca, quanto menor a potência no dimmer, mais as lâmpadas piscam
    05 lâmpadas: Pisca ainda mais do que com 4 lâmpadas

Testei também com lâmpadas de outras marcas e o comportamento do sistema é semelhante

Vocês sabem me dizer o que está ocorrendo e qual a solução?

Link do produto Schneider:
    https://www.schneider-electric.com....ptores-e-tomadas-orion&node=784097254-modular

Link do produto Brilia:
    http://www.brilia.com/par20-6-5-dimw.html