Problema Instalação Sonoff Mini (AJUDA)

Discussão em 'Automação' iniciada por marioamadei, 2 Jan 2020.

1. marioamadei

marioamadei Usuário

1 0 2

Desde 2 Jan 2020
    Brasil - SP
    Olá,
    Estou tendo dificuldades de fazer a instalação do Sonoff Mini para o acendimento de 2 lâmpadas que são acionadas por um interruptor.

Já tentei em outras lâmpadas e não consegui. Provavelmente estou fazendo alguma coisa errada.
    Gostaria muito de uma ajuda pra realizar essa instalação.

Ja perdi até o sono por não conseguir fazer, ja que parece ser muito simples.

Fiz um desenho de como os fios chegam na caixa de passagem onde existe um interruptor duplo que aciona a lampada da sala (interruptor inferior) e o outro interruptor (superior) aciona as lampadas da varanda.

Ainda passam 2 fios que alimentam uma tomada na parte de baixo.

Gostaria de acionar o Sonoff para acionar as lampadas da varanda.

Me Ajudem por favor.

Sonoff.jpg

2. PuntoBlu

PuntoBlu Usuário

Desde 1 Fev 2009
    Brasília
    Antes de tudo, preciso lhe alertar para o risco de mexer em instalações elétricas sem o devido conhecimento. Você pode levar um choque e se machucar seriamente. Se não estiver confortável, procure um profissional para lhe ajudar.

Confirme se sua residência é monofásica ou bifásica e se é 110V ou 220V.

Você precisa desconectar os 2 fios do interruptor. O azul (sendo realmente fase) vai ser conectado no borne Lin. O amarelo (que é o retorno da lâmpada) será conectado no borne Lout. O neutro que vai para a tomada, vc precisa fazer uma conexão para um dos borne Nin. Por fim, cada um dos terminais do interruptor deve ser conectado em S1 e S2.

Segue abaixo esquema de ligação:

• 1
  3. Niérisson

Niérisson Usuário

Desde 6 Fev 2020
    QUIPAPÁ-PE
    Olá estou com dificuldade para parear o interruptor na casa de um cliente. Já testei 2 dispositivos e não consegue. Mas na minha casa eu consigo normal. Inclusive tentei pelo meu celular pois achei q podia ser algo no celular do cliente pois na msg q aparece após o anúncio de falha no pareamento fala algo sobre antivírus, mas não conseguimos e os celulares não têm antivírus instalado

4. Niérisson

Niérisson Usuário

Desde 6 Fev 2020
    QUIPAPÁ-PE
  5. Niérisson

Niérisson Usuário

Desde 6 Fev 2020
    QUIPAPÁ-PE
    Essa é a msg q aparece, o q fazer?

6. PuntoBlu

PuntoBlu Usuário

Desde 1 Fev 2009
    Brasília
    Pode ser algum firewall ou filtro ativo no roteador dele.

7. Willian Pereira

Willian Pereira Usuário

Desde 17 Dez 2019
    Brazil
    Provavelmente regra de firewall dentro do roteador da cliente, tanto no roteador principal wirelles quanto no roteador Modem " que disca a internet" regra de firewall deixa em low, é bom deixar o UPNP ativo, em todos roteador da residencia!

8. Willian Pereira

Willian Pereira Usuário

Desde 17 Dez 2019
    Brazil
    bom basta apenas voce ter a fase que vai para a lampada da varanda no L OUT, e o neutro no N IN, mas pelo diagrama que mandou, vai neutro e fase do apagador direto para a lampada? o N nao seria retorno? tem que ver isso, segue um exemplo de como estao os fios, tem que certificar de estar desta forma

Anexos:

9. Jmarcinho1979

Jmarcinho1979 Usuário

Desde 26 Fev 2020
    Ribeirão Preto
    Que programa você usou para fazer esse desenho ? Obrigado

10. weullersiq

weullersiq Usuário

3 0 1

Desde 9 Abr 2020
    Governador Valadares, MG
    Pessoal, aproveitando o tópico, estou com um problema pra instalar um Sonoff num comodo da minha casa. Já instalei 2 é esse 3º tá me dando trabalho.
    O problema é que, aparentemente, essa lâmpada em questão está interrompendo o neutro, ao invés da fase. Ou seja, no meu interruptor está ligado o retorno da lâmpada energizado, e um neutro que vem puxado de uma tomada que está atrás.
    Sendo assim não to conseguindo ligar pois parece que quando tento ligar os cabos, fecha curto no Sonoff . Alguém pode me salvar por favor? Obrigado.

11. Jmarcinho1979

Jmarcinho1979 Usuário

Desde 26 Fev 2020
    Ribeirão Preto
    Não entendi direito quando você diz retorno energizado já que é o neutro.
    Mas se quiser somente ligar o Sonoff, basta ligar o neutro que você já tem e puxar a fase da mesma tomada que está vindo o neutro.
    O problema é que não vai conseguir acender a lâmpada já que o Sonoff energiza o borne L Out quando está em ON, out seja, o Sonoff não trabalha interrompendo o neutro.
    Terá que arrumar isso e interromper a fase, que é norma por motivo de segurança.

12. weullersiq

weullersiq Usuário

3 0 1

Desde 9 Abr 2020
    Governador Valadares, MG
    Então, o retorno da lâmpada vem energizado pois acredito que quando o eletricista instalou (faz muito tempo), ao invés de fazer o correto, que é deixar o neutro na lâmpada, e descer um retorno, ele deixou a fase na lâmpada, e puxou o retorno, assim sendo, o retorno fica com corrente... aí no interruptor está ligado retorno + neutro, saca? Acho que a solução pra mim será colocar o Sonoff no teto, ao invés da caixinha... Ou sabe de alguma outra forma?

13. Jmarcinho1979

Jmarcinho1979 Usuário

Desde 26 Fev 2020
    Ribeirão Preto
    No interruptor ou tem a fase ou o neutro, os dois não tem como. O correto é ter a fase.
    Mesmo colocando na caixa no teto não vai funcionar porque o Sonoff não interrompe o neutro.
    O correto e mais simples é você inverter, lá em cima, o neutro pela fase.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso