Anúncio do HT Forum

Problemas Samsung Inverter

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por le 83, 3 Jan 2014.

1. le 83

le 83 Usuário

Desde 1 Jan 2014
    Salvador do Sul/RS/Brasil
    Olá Pessoal!

Sou novo aqui no fórum, e descobri o mesmo infelizmente ao procurar dicas sobre um problema meu...

Adquiri um Samsumg Smart Inverter de 9 mil BTUs, AQV09PSBTNXAZ.

Comprei no dia 27/12, instalado no dia 29/12. A compra foi direto com o técnico autorizado, que adquire o aparelho direto do distribuidor (a grande vantagem é que só pago quando estiver tudo funcionando).
    Pois bem, ao terminar a instalação, fomos testar. A unidade interna funcionou normalmente, porém a unidade externa ligava somente o ventilador, porém após alguns minutos desligava. O compressor não ligou. Testa aqui, olha ali, ele liga para um colega de outra cidade e o mesmo diz que vários aparelhos desta linha da Samsung vinham com um chip logo acima do trocador de calor mal encaixado ou faltando (!!). Ao fazer a verificação, o tal chip não estava lá.
    O técnico, de muito boa vontade, cancelou a próxima instalação que teria e foi até esta cidade (35km) só para buscar este chip.
    Após instalar o chip, o aparelho funcionou normalmente. O técnico mandou eu monitorar por alguns dias para ver se não haveria mais problemas.
    Notei algumas ocorrências:

- Aparentemente quando a temperatura interna é atingida, o ventilador da unidade externa desliga. Como achei que o inverter nunca desligava, fiquei ressabiado. Porém li em alguns tópicos que o ventilador desliga mesmo, porém o compressor continua funcionando (embora mesmo ao encostar o ouvido na unidade externa não consegui ouvir rastros deste funcionamento). Eventualmente o ventilador volta a funcionar para restabelecer a temperatura interna. Esta informação confere?
    - O mais grave, hoje simplesmente a unidade externa não ligou. Coloquei no modo frio, a 16 graus, e nada. Tentei todas funções e nada. Desliguei da tomada, liguei novamente, e agora está funcionando.

Já conversei com o técnico, e como fazem menos de 7 dias, pedi para devolver este e trocar por um novo, lacrado, para ver se a falhar é realmente desta unidade, ou deste modelo. Vamos testar, e caso ocorra novamente o mesmo problema, vou cancelar e comprar um Electrolux Inverter de 9 mil também.

Qual a opinião de vocês sobre o problema e a possível escolha de um novo aparelho? O técnico mencionou que poderia trocar somente a placa, mas exigi um aparelho completamente novo.

Grande abraço à todos, e um ótimo Ano Novo!!

Leonardo.

2. cesarlond

cesarlond Usuário

3 0 0

Desde 3 Jan 2014
    Campo Grande/ Ms/Brasil
    Caro Leonardo Boa noite.
    Sou técnico em Eletrotécnica e Telecomunicações e técnico em instalação de equipamentos Split.
    Hoje atendi uma cliente com um equipamento igual ao seu,ao qual segundo seu relato nunca funcionou a contento.
    Diversos técnicos,inclusive da assistência técnica da Sansung,ja atenderam a solicitação dela para reparar defeito nesse equipamento e nenhum consegui resolver seu problema,que começou pouco depois da instalação.
    Hoje fui até sua residencia para efetuar manutenção nesse equipamento que apresentava o seguinte defeito.
    Após ligar o equipamento ele funcionava por alguns segundos acionando o compressor e ventilador da mesma e em seguida desligava completamente e ficava apitando.
    A principio pensei que fosse falta de gás,ja que o mesmo,segundo relato da proprietária ja havia sido adicionado gás refrigerante três vezes por conta de vazamento ,mais depois de teste descobri que o gas estava normal.
    Como não consegui descobrir o defeito e o local de instalação era de acesso difícil para poder desmontar a condensadora,optei por retira-lo e trazer para o oficina.
    Qual foi minha surpresa ao remonta-lo na bancada para os testes o mesmo voltou a funcionar normalmente.
    Infelizmente acabei não descobrindo qual era seu defeito.
    O mesmo vai permanecer mais alguns dias em teste e se houver alguma mudança informo.
    Acho que pode ser aquele detalhe que vc informou que seu técnico descobriu em relação ao processador da placa ja que eu a desmontei pra verificar se havia algum componente queimado.Realmente pode ser que o mesmo estava mau encaixado e na recolocação o mesmo encaixou de forma correta.

Agora em relação as suas duvidas tenho os seguintes pontos a lhe esclarecer:

- Aparentemente quando a temperatura interna é atingida, o ventilador da unidade externa desliga. Como achei que o inverter nunca desligava, fiquei ressabiado. Porém li em alguns tópicos que o ventilador desliga mesmo, porém o compressor continua funcionando (embora mesmo ao encostar o ouvido na unidade externa não consegui ouvir rastros deste funcionamento). Eventualmente o ventilador volta a funcionar para restabelecer a temperatura interna. Esta informação confere?
    - O mais grave, hoje simplesmente a unidade externa não ligou. Coloquei no modo frio, a 16 graus, e nada. Tentei todas funções e nada. Desliguei da tomada, liguei novamente, e agora está funcionando.
    "
    Sua colocação esta correta,o inverter não pode desligar.Se ele esta fazendo isso ele possivelmente tem algum defeito na placa do inversor de frequência.
    Em relação ao defeito que ele apresentou isso é comum ocasionado na maioria das vezes por um pico de tensão,o qual trava um rele na placa da unidade evaporadora que é responsável pelo acionamento da unidade externa da condensadora ocasionado muitas vezes pela partida de um motor de grande potencia ligada a rede externa ou interna da sua casa,resumindo isso é um problema comum que vc resolve desenergizando a mesma o que vc ja fez da primeira vez se isso acontecer novamente.
    Agora concordo com vc que esse equipamento tem algum defeito,não acho que necessite trocar o equipamento inteiro por um de outra marca,pois não existem equipamentos que não apresentem defeito,se ele não tiver esse defeito ele provavelmente pode apresentara outro,recomento sim que solicite a substituição das placas do mesmo,tanto a placa da evaporadora quando placa do inversor,por acreditar que a segunda é que tem a maior chance de possuir o defeito que vc descreveu.
    Ja instalei um equipamento inverter da Consul que veio de fabrica com defeito na placa da evaporadora e a principio achei que o defeito era no inversor ja que a evaporadora ligava normalmente e condensadora não.por isso recomendo a substituição das duas.

E somente após feito isso,e se mesmo assim o equipamento continuar a apresentar o problema relatado entre contato com o fabricante e solicite a troca por outro.
    Se vc instalou com um tecnico autorizado a garantia do equipamento é de um ano.
    valeu.:lol:
    Saudações.

Leia o tópico a seguir que explica exatamente como funciona um inversor de frequência.

O que é um inversor de frequência?
    Por Lucas Lino, técnico da Digel Elétrica Ltda.
    Um inversor de frequência nada mais é do que um equipamento eletrônico capaz de variar a velocidade de giro de motores elétricos trifásicos.
    O nome “inversor de frequência” é dado pela sua forma de atuação, mas para entendermos melhor isso, precisamos saber como funciona um motor trifásico.
    Motor elétrico de indução trifásico:
    O funcionamento de um motor elétrico de indução trifásico, embora altamente eficiente, é muito simples. Ele apenas “imita” a frequência da rede onde está ligado. A frequência da rede de corrente alternada é a quantidade de vezes que ela alterna por segundo e é através da unidade Hertz (Hz), ou seja, uma rede de 60Hz alterna 60 vezes em um segundo. Essa tensão oscilante passa pelas bobinas do motor e forma um campo giratório e o motor tende a segui-lo, então, quanto mais alta for a frequência, mais rápido será esse campo e mais rápido o motor tenderá a girar.
    O inversor de frequência tem como principal função alterar a frequência da rede que alimenta o motor, fazendo com que o motor siga frequências diferentes das fornecidas pela rede, que é sempre constante. Desta forma podemos facilmente alterar a velocidade de rotação do motor de modo muito eficiente.

3. le 83

le 83 Usuário

Desde 1 Jan 2014
    Olá Cesarlond! Muito obrigado pela sua resposta!

Nesse meio tempo o aparelho tem se comportado de maneira muito estranha. Ontem durante o dia ele simplesmente não gelava, liguei em todos os modos, inclusive deixando mais de duas horas na função "cool" em 16 graus, e nada de gelar. Desliguei da tomada, esperei, liguei de novo e nada.
    Para minha surpresa, de noite liguei e a criatura funcionou normalmente, da mesma forma que hoje!

Conversando com o técnico concluímos que a placa está "maluca". O mesmo entrou em contato com o engenheiro da Samsung, que sugeriu que ele acompanhasse o funcionamento do compressor e "lesse" o código de erro que segundo o mesmo fica guardado no log do processador. Como choveu o dia inteiro, não foi possível fazer o tal procedimento. Felizmente a loja concordou em mandar um aparelho lacrado para substituir, o que faremos lá por terça ou quarta. Primeiro vamos trocar a unidade externa, para ver se há alguma diferença, em caso de sucesso trocaremos juntamente a interna.

A questão de "desligar" eu suspeitava, e o engenheiro confirmou com o técnico. Quando a temperatura setada no controle é atingida, o compressor reduz e mantém o mínimo de rotação para manter a mesma. Porém se a temperatura externa for muito parecida com a interna, e se o ambiente não permite a entrada de calor facilmente (meu quarto não tem incidência de sol nas paredes e as mesmas são bem grossas), mesmo neste mínimo de rotação a temperatura tende a continuar caindo, desta forma o sistema desliga. É o que vem acontecendo, especialmente nestes últimos dias que tem sido frios aqui. Então a princípio este funcionamento está "correto".

Eu já tinha pensado em trocar de marca, pois uma vez com problemas a tendência é ficar com o pé atrás. Mas vamos ver, após a troca mantenho este post atualizado.

Qualquer comentário adicional será muito bem-vindo.

Abraço!

4. fuguets

fuguets Usuário

Desde 14 Mar 2012
    Canoas
    Muito obrigado pelo seu relato, adquiri recentemente um Samsung e caso venha a ter problemas semelhantes já posso contar com a "experiência alheia"...
    Não esqueça de nos informar da soluçao...
    Vlw

5. cesarlond

cesarlond Usuário

3 0 0

Desde 3 Jan 2014
    Campo Grande/ Ms/Brasil
    valeu Leonardo pelo feed back.
    Em relação ao aparelho que retirei da cliente depois de trabalhar o dia inteiro sem nenhum problema ele voltou a presentar o mesmo no outro dia.
    existe uma etiqueta com os códigos de erros desse aparelho localizada na tampa da placa do inversor e pelo qual descobri que se trata de falha no ventilador da condensadora.
    caso seu técnico precise repasse essa informação a ele.
    Valeu
    Qualquer coisa estamos a disposição.

6. le 83

le 83 Usuário

Desde 1 Jan 2014
    Olá pessoal!

Atualizando o assunto, fui informado que a troca envolverá somente a unidade externa, que é a suspeita do problema. Na verdade a maior suspeita é a placa, mas exigi um equipamento lacrado de fábrica. Deve chegar no meio desta semana.
    O que vocês acham deste procedimento?
    E quanto a troca em si, devo esperar o mesmos passos da primeira instalação?

Leonardo.

7. le 83

le 83 Usuário

Desde 1 Jan 2014
    Olá pessoal!

A troca foi marcada para Sábado de manhã, segundo o técnico é um trabalho simples.

O problema é que a unidade interna começou a fazer um barulho, de leve, mas um barulho que não existia. Um leve "tec-tec", que já notei que vem do ventilador. Quando aumento a velocidade, aumenta a intensidade. Já estou decepcionado, creio que se em três semana já surgiu um barulho, a tendência é piorar, o que vocês acham?

Leonardo.

8. le 83

le 83 Usuário

Desde 1 Jan 2014
    Olá!

Bom, conforme programado, a unidade externa foi trocada.
    O procedimento foi bem simples, o aparelho ficou ligado no modo frio por cerca de 5 minutos, e após desligado. A unidade foi desconectada, a nova conectada, feito o vácuo e testes.
    Após ligar pela primeira vez, ele funcionou por cerca de 3 minutos e desligou. Após um certo desânimo por talvez o problema estar se repetindo, ele voltou a ligar e a pressão normalizada. Desde então está funcionando normalmente. Vou testar durante a semana para ver se tudo ocorre bem.

Alguns pontos importantes:

- Notei que a primeira unidade tinha alguns amassados na aletas de troca de calor. Achei que tinha sido na hora da instalação, porém o técnico me disse que isso é comum de vir de fábrica. E de fato, ao retirar a unidade nova da caixa lacrada, ela estava bem mal montada! As aletas da parte superior estavam bem amassadas, inclusive para fora, como se na hora da montagem a pessoa tivesse forçado o fechamento da tampa frontal. Além disso um dos pés de apoio estava torto, talvez pela transportadora.
    - Na primeira unidade veio uma tampa bem grande, que cobria todos os conectores. Já nesta nova a tampa é bem menor, cobre somente a conexão elétrica, deixando os canos de cobre expostos. Muito estranho o mesmo modelo ter essa diferença.
    - O funcionamento tem se mostrado "absurdamente" silencioso, sério mesmo, é incrível. O interessante é que a primeira unidade também era assim, porém após 3 semanas de não muito uso, já estava mais barulhenta.
    - O "tec-tec" da unidade interna continua. É ocasional, claramente vem do ventilador, e ainda bem discreto. Espero que não aumente. O técnico pediu para monitorar.

No mais é aproveitar, especialmente com estes dias muito quentes aqui no Sul.

Abraços!

Leonardo.

9. aspcr

aspcr Usuário

Desde 24 Ago 2010
    Rio de Janeiro/Rj/Brasil
    Caros.

Há 1,5 anos eu adquiri um inverter da samsung de 18000 btus e meu pais um de 12000 btus. Esse 2 aparelhos nunca funcionaram direito. Ele simplesmente não resfria, apenas refresca. Um tecnico chegou a vir na minha casa e disse que o problema era que ele pegava ar quente de fora...?!?!?!

Pior, há 2 semanas um colega meu comprou os mesmos aparelhos e está com o mesmo problema. Chegou a dormir sem camisa pois não sentia frio.

A única forma de sentir algo alem de uma brisa é ficar com o vento em cima de vc.

Depois de muito reclamar consegui meu $$ de volta. Elogio a samsung pela devolução do $$ porem acho que o produto não presta.

10. glaucio diniz

glaucio diniz Usuário

1 0 0

Desde 28 Jul 2014
    betim minas gerais
    olá pessoal instalei um ar condicionado split samsung inverter 12000 btus,após 2 meses de funcionamento normal ,o propio apresentou o sequinte defeito:
    quando eu ligo o ar condicionado ele liga somente o compressor por cerca de 10 segundos e desliga o compressor e o motor ventilador da condensadora.
    alguém pod eme disser o que causa isso?
    desde já agradeço a ajuda de todos

11. Bruna Meyer

Bruna Meyer Usuário

1 0 1

Desde 26 Mar 2015
    Goiânia
    Tenho um aparelho de 9000 btus. Após uns meses de uso começou a não ligar mais a condensadora e a não resfriar o ambiente. Quando chamamos os primeiros técnicos (os que fizeram a instalação pq a Samsung só nos enrolou.) eles chegaram aqui e o danado do ar funcionou. Passamos por loucos mas tudo bem. A noite ele voltou a desligar, então continuamos a insistir com a Samsung até eles terem a decência de nos mandar um técnico. Pois bem, ele abriu a condensadora e constatou que havia um fio encostando em alguma placa ou coisa assim, que aquecia ele, e portando estava se rompendo e com mal funcionamento. O técnico remendou ele é o afastou do que estava rompendo. Desde então ele voltou a gelar e funcionar praticamente normal. No entanto venho notando que ele aparentemente desliga quando já está bem gelado. Isso acontece esporadicamente. Como a promessa é que ele não deveria desligar... eu acho que deve estar errado. Resumindo para mim o produto não é bom. Com poucos meses de uso já mostrou os primeiros defeitos, a Samsung não nos deu o atendimento esperado, demorou um tampão até nos mandarem alguém. Se esse funcionamento dele desligar as vezes devido ter atingindo a temperatura ou coisa parecida... a Samsung está faltando com a verdade. Uma vez que a promessa é de funcionamento contínuo, e o aparelho não deveria desligar, gastando assim menos energia.

Última edição: 26 Mar 2015
  12. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.131 1.923 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    existe esse mito que condicionadores com inversão não desligam.eles desligam sim.algumas marcas desligam mais outras menos .o grande avanço nesse on/off é a volta à operação que é praticamente sem pico de tensão,que contribui grandemente pra economia ,pois a partida do compressor é bem"soft"

a inversão proporciona a modulação e variação da rotação de compressores e moto ventiladores que foi muito bem explicado pelo post do colega acima.mas existe toda uma logica e integração dessa lógica a operação dos codicionadores em que dependendo da configuração,umidade realtiva,temperatura interna e externa, que em certos momentos específicos que como disse depende de marcas e fabricantes o compressor e moto ventiladores da unidade interna desligam

portanto se seu condicionado está operando bem,provavelmente dentro do que o fabricante projetou ele está te economizando energia ,mesmo que em alguns momentos ela venha a desligar.claro que isso tem que ser bem específico e não aconteceria com frequencia

como não conheço muito o funcionamento do samsung,pois tenho instalado muito pouco equipamentos dessa marca,não posso dizer se esse "on/off" é um problema ou não,e sendo problema estaria afetando a economia

o que posso te dizer é que todos em algum momento desligam sim.torno a repertir que isso ocorre em alguns modelos e fabricantes em momentos bem específicos.

obs: isso ocorre em condicionadores mini split´s de parede. em sistemas maiores acima de 60000 btu´s ,dutados ,agua fria etc isso não acontece e quando acontece é de maneira controlada.e não cabe aqui falar sobre isso

abraço jairo

13. cironery

cironery Usuário

1 0 1

Desde 2 Jun 2015
    Salvador
    Olá, comprei um inverter da Samsung 12000 Btu, há uma semana. Chamei um técnico de uma empresa especializada para fazer a instalação.
    Depois de feita a instalação, o aparelho não me agradou. O mesmo não gela como esperava. Vi alguns comentários acima neste nesmo sentido.
    E depois de uma semana de uso, notei que quando coloco a temperatura em torno de 22 graus, a unidade externa faz um barulho semelhante a um fio encostando no ventilador.... Tic Tic Tic...
    Isso é normal?
    Na verdade estou desapontado com esse aparelho..

14. João Valio

João Valio Usuário

1 0 1

Desde 22 Jun 2015
    São Paulo
    Boa tarde pessoal, tenho um aparelho inverter também, e também estou com problemas na placa citada. Mas meu técnico disse que parar troca-la é preciso perder todo o gás do aparelho. E depois pra repor esse gás custa uns $300. Isso confere?

15. 239352

239352 Usuário

Desde 27 Dez 2011
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk... Seja bem vindo para o CLUBE DOS PREMIADOS... EU possuo essa porcaria.. Tenho até um vídeo no YouTube..... Resumindo.. Samsung NUNCA MAIS!

16. SPINO

SPINO Usuário

2 0 1

Desde 7 Mar 2013
    PRIMAVERA
    TENHO UM SANSUMG INVERTER 9000 QUE NÃO LIGA A CONDENSADORA. FOI INSTALADO SEM 3 M DE TUBO E A AUTORIZADA DISSE QUE ISTO QUEIMOU O COMPRESSOR. MAS NA GARANTIA NÃO CONSTA ESTA EXIGENCIA. ME ATENDERAM 3 MESES DEPOIS DO CHAMADO ABERTO. ALGUEM PODE ME ORIENTAR???

17. Hcarvalho

Hcarvalho Usuário

Desde 24 Ago 2006
    Rio/Rio
    Prezados,tenho um samsung inverter de 9000 que após 20 minutos ligado,para de funcionar e não volta a gelar.Chamei um técnico da autorizada,mas ele está totalmente perdido.Alguem conhece um bom técnico aqui no Rio(capital)abs.

18. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.131 1.923 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil

marcio de carvalho 9 8281 5501 operadora tim dá um alô boa sorte abraço jairo

19. Hcarvalho

Hcarvalho Usuário

Desde 24 Ago 2006
    Rio/Rio
    Prezado Jairo,muito obrigado.abs.

20. Tiago Bremm

Tiago Bremm Usuário

2 3 1

Desde 22 Out 2015
    Rondonópolis
    Samsung Inverter 12.000 desliga/desarma ao diminuir a rotação do compressor.

olá. Estou com um problema em um ar Samsung Inverter 12.000 que possuo.
    Por dois anos eu usei ele da seguinte forma: ligava ele, colocava na temperatura de 23 a 25 graus, vento no 3 (máximo), e ele ligava o compressor, aumentava a rotação, e em aprox. 10 minutos ele reduzia a velocidade do compressor, e eu diminuía o vento para o 1, e ele se mantinha desta maneira por toda a noite.
    Agora, o problema que ele apresenta é que ao alcançar a temperatura desejada, após começar a reduzir a rotação do compressor, ele dá um barulho e desliga/desarma o compressor, ficando em funcionamento o ventilador (externo), que em aprox. 1 min. tbm se desliga. Aproximadamente 3 minutos depois ele volta a funcionar e começa tudo novamente.
    Resumindo: quando o ambiente atingir a temperatura desejada, ele inicia a desaceleração do compressor, e antes dele atingir a rotação baixa, ele desliga/desarma.
    A assistência me recomendou deixar ele com temperatura de 16 a 20 graus, e vento no 3. Segundo eles isso é necessário devido às altas temperaturas que estamos enfrentando nesta época, mas o detalhe é que eu só ligo o ar condicionado à noite, quando estou em casa... não achei coerente.
    No 0800 da Samsung, com esta breve explicação, me informaram que poderia ser placa (deve ser do inversor), pois é na desaceleração do compressor que o problema ocorre.
    Algum de vocês já teve este tipo de problema?
    Grato

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso