Anúncio do HT Forum

PROCURO ARQUITETO PARA PROJETO DE HT

Discussão em 'Primeiro HT, Sistemas Integrados, Geral' iniciada por Timmy_1978, 2 Dez 2009.

  1. galvs

    galvs suficiente


    Desde 1 Mar 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Nada tem que se submeter a nada.
    O desafio da boa Arquitetura é fazer com que o resultado seja maior do que a simples soma das partes.
    Ou seja, essa é a tal de sinergia tão falada no áudio, levada a uma esfera muito mais ampla.
    Bom é aquele que consegue COORDENAR as pressões funcionais, técnicas e formais, atingindo a resultante destes tres vetores.
    A aula acabou.
     
  2. Papillon

    Papillon Usuário


    Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Caro Leonard, seu amigo contratou o profissional errado... aliás não sei se é a mesma mas estive em uma obra com TV LED em cima da lareira, avisei a colega da idiotice e ela deu de ombros.

    Até hoje só fiz duas salas de cinema, uma que custou U$200.000 com consutoria do Neponucemo e execução da Antares para um cliente e a minha, mas ninguém "paga" meu "cachê" para fazer sala de tv...

    O Marco falou bem lá atrás...tem muito decorador que PAGA para aparecer em revista (A&C, CC, HT) e acabam com exemplos como o do seu amigo. Acho que ergonomia por exemplo deve ser algo que não faz parte das aulinhas de decoração do povo por ai... é sofá reto com rack e tv baixa em casa com pessoas com 1,80m de altura...uma fabrica de corcundas.

    Por isso muitas vezes o melhor (e sem dúvidas mais difícil) é encontrar algum arquiteto que ENTENDE de áudio. Essas mostras como Casa Cor e semelhantes são meramente comerciais, trace uma silogia entre casa cor e casas bahia, aquilo é para vender.

    Entao finzalizando o assunto, um arquiteto "forista" vai trazer um resultado deveras melhor que um decorador, nesse ponto a colocação do Leonard pode não ser a mais correta, mas é nossa realidade; pois a maioria que aparece ai só faz besteira, salvo os "poucos" que fazem para poucos e cobram o valor devido pelo trabalho.
     
  3. Led-SP

    Led-SP Música é a linguagem dos anjos


    Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Humberto,
    vc disse tudo..

    O pobre coitado do colega que abriu o tópico para uma ajuda, presenciou uma guerra entre foristas (que estão certos, pois em sua grande maioria arquitetos não são especialistas em HT) e os profissionais de arquitetura (que tambem estão certos... acredito que deva existir arquiteto especialista acustica)

    Alguns foristas perderam a oportunidade de ajudar ao amigo, os profissionais perderam oportunidade de ganhar um cliente e o amigo que solicitou ajuda não teve, ou seja, ninguem ganhou nada. O único que se colocou a ajudar foi o Mário.

    Voltando a origem do tópico, o que eu sugiro ao amigo é ter uma idéia inicial do que gostaria. Tem vários sites a respeito, revistas, etc. Use um que te agrada como base.
    Siga a dica do Mário. Tem muita gente boa por aqui (o Mário é um cara muito bacana, construiu uma sala dedicada muito legal... de uma pesquisada). A grande maioria apanhou muito e já sabe o "caminho das pedras".
    Temos caras aqui feras em acustica como o Marcanova (que trabalha com isso), Dennis, Dmaumau e diversos outros.
    De uma pesquisada e vc irá achar muito material bom, principalmente nas mensagens mais antigas.
    Participando do projeto assim não tenho dúvida que o resultado final será muito bom.

    Caso queira contratar um profissionl direto, cuidado.
    Tem muito cara radical, arrogante, que quer impor sua idéia. Outro ponto é que tem muito cara metido, com fala mansa, se achando o "especialista".

    Boa sorte na montagem da sala.

    Abraço
     
  4. galvs

    galvs suficiente


    Desde 1 Mar 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    OK Alexandre e Humberto, vcs tem razão :concordo:.
    Devemos nos ater à questão do tópico, e não discutir à toa.

    "Estou projetando minha nova residência, e queria fazer o projeto de HT à parte, visto às peculiaridades técnicas envolvidas na montagem de um bom ambiente.
    Gostaria de dicas de profissionais, de preferência arquitetos."

    Eu perguntaria ao Timmy: quem está "projetando" sua nova residência? Você?
    Se não, é um Arquiteto?
    Se for, teria conhecimento real sobre HT?
     
  5. Led-SP

    Led-SP Música é a linguagem dos anjos


    Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Galvs,
    Não sou arquiteto e "projetei" a minha casa.
    Acredito que a verdadeira "arte" do bom profissional, seja ele arquiteto ou engenheiro, é buscar a melhor solução dentro do esperado pelo cliente.
    Dentro desse cenário, eu projetei sim, a minha casa, junto com o meu arquiteto.
    Timmy, faça isso. De muito pitaco até a finalização do projeto. Projete a sua casa ou o seu HT.
    Giardino,
    Entendi... já foi colocado. Vamos gastar energia agora para ajudar ao colega.
    Abraço
     
  6. PangaDayWalker

    PangaDayWalker Usuário


    Desde 5 Mai 2008
    Curitiba
    Acho que generalizar qualquer coisa é perigoso e não deve ser feito.

    Eu mesmo tive problemas com a obra do meu predio onde a arquiteta fez algo para lá de feio. E tivemos que refazer tudo.

    Mas por exemplo, meu irmão chamou uma arquiteta e a casa dela é algo de dar inveja hoje.

    Existem causos e causos. Nada é certo e como foi falado, tem que se ter muita conversa e a obra tem que sair a cara do cliente. Independente do que for. Claro que o profissional pode opinar, mas se o cliente quer uma caixa embutida na parede, pq nao?? Pq para o audiofilo isso é um absurdo? Nada a ver... o cliente manda, e se para o arquiteto isso vai ficar melhor mesmo, entao tem mais que fazer.

    Te garanto que existem muitos aqui no forum que sao mais felizes com uma sala normal, sem tratamente acustico do que audiofilos com sala milimetricamente montadas mas que nunca estao satisfeitos com nada.

    Ou pessoas "normais" (diga-se não audiofilos) que ficam para la de contente de ter um mutekao em casa, enqto o audiofilo com sistemas de 10k, 20k, 100k que nunca estao felizes.

    Cada caso é um caso, e cada um ve uma coisa de forma diferente. Se para mim pintar a casa de cor de rosa é um absurdo para outra pessoa isso é normal e bonito. Temos que respeitar a opnião de cada um e nunca menosprezar o outro.

    Até por que o forum, mais do que informativo, é um local para se fazer amizades.

    Abs
     
  7. galvs

    galvs suficiente


    Desde 1 Mar 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Alexandre, você vai ao médico, faz o diagnóstico e prescreve a medicação?
    Vai ao advogado, e determina como será a ação a ser empreendida?

    Ora, dói no bolso ou no peito todo mundo vai direto a um dos dois, e fazem tudo que eles mandam...
    Afinal são as únicas profissões em que bacharéis são chamados de "doutor"...o "resto" todo mundo sabe fazer, não é mesmo?

    Eta sociedadezinha atrasada...

    OBS sem melindres pessoal, uma sociedade é produto de todos os envolvidos, incluindo os maus arquitetos, que ajudam a passar esta imagem estereotipada, reducionista da profissão...lá no primeiro mundo, TODAS as profissões são respeitadas.
     
  8. Led-SP

    Led-SP Música é a linguagem dos anjos


    Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Caro galvs,

    Não escuto sem questionar nem médico nem advogado. Sempre escuto uma segunda opinião.
    E eu discuto com eles sim. Como eu disse, se o médico escolher um caminho que considero não adequado, por que farei? O mesmo com um advogado. Ou qualquer profissional.
    Afinal, ninguém é dono da verdade absoluta. Ou é?

    Um pergunta: Se vc como arquiteto, determinar que a parede do cliente tem que ser ondulada, pintada de amarelo com bolas roxas, ele tem que aceitar? Seu senso estético é melhor ou superior ao dele? Você sempre sabe o correto?

    Não é a sociedade que é atrasada não... são as pessoas. Elas é que formam a sociedade.

    Cara... mais uma vez... vamos voltar ao tópico... Todos ganhamos mais com isso.
     
  9. giardino

    giardino arquitetura, tiro prático.


    Desde 20 Mai 2008
    São Paulo/SP
    Acabei de falar a respeito disso aqui mas, vou repetir: Se o profissional for contratado para fazer um trabalho, onde poderá constar alguma "ramificação" (de acordo com suas palavras) que, eventualmente desconheça, ele buscará entender as informações desta desconhecida "ramificação", para poder executar o trabalho.

    ---------- Mensagem adicionada às 10:52 ---------- Mensagem anterior foi às 10:37 ----------

    Pois é... Se, de repente, voce aqui lesse que "vendedores não entendem nada dos produtos que vendem e que, se quiserem comprar algo, vão direto ao fabricante e fujam de vendedores"... Como se sentiria? Qual seria a sua reação?...
     
  10. Cezarsky

    Cezarsky Usuário


    Desde 8 Mai 2006
    Sampa

    Timmi

    A colocação do Giardino é perfeita!(y)

    Equilibrar a estética com a acústica é um trabalho para poucos, não conheço ninguém com este exato perfil, mas acho que os profissionais de arquitetura que frequentam o fórum poderiam ser um ótimo ponto de partida pois dispõem do conhecimento de ambas as disciplinas.

    Na minha opinião a acústica é imperativa (mas fique atento: todo ambiente tem limitações) e o trabalho do arquiteto deve seguir esta prioridade sendo criativo o suficiente para adequar a forma e a função. Provavelmente você vai precisar de dois profissionais, um em cada área, e pode ter certeza que eles vão discordar em muitos aspectos ;)

    Então entra o dono da obra, ou seja voce, para tomar as decisões (Consultar o Fórum neste momento vai ser uma boa idéia!) entregar a chave e ir viajar é certeza de problemas.

    Minha sala seguiu esta premissa, minha mulher é uma arquiteta premiada e embora tenha uma enorme competência para definir a dinâmica, a estética e a luz de muitos espaços não entende nada de salas de audio portanto ao montar minha sala seguiu a cartilha de outros profissionais. Fez a sala para mim, este tipo de Job escapa ao perfil do seu portfólio.

    Acho que ficou muito bom: ;)

    [​IMG]

    Boa sorte, controle a ansiedade e vai sem pressa (é difícil, eu sei :D)


    Abs


    Marco
     
  11. galvs

    galvs suficiente


    Desde 1 Mar 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Falou Marco, somei-me às tuas considerações anteriormente...:lol::lol::lol:
     
  12. marcomanho

    marcomanho Usuário


    Desde 8 Mar 2005
    São Paulo
    Creio que o tópico poderia ser trancado já, pois não há mais nada a ser acrescentado ao que esperava o usuário que abriu o post...

    Eu sou arquiteto, mas não trabalho com projetos, somente com execução de obras... já cansei de pegar projetos onde a parte do HT foi muito mal projetada, porém, existe também uma outra coisa... quantos clientes realmente entendem disso a fim de exigir certas coisas no HT...

    Quando eu preciso executar algo que seja realmente top que foge ao meu conhecimento, eu recorro a outras fontes, como lojas conceituadas que eu tenho contato, vejo quanto o cliente está disposto a gastar, etc...

    Só assim você chega num resultado que o cliente espera que tenha o seu HT...

    Mas não são todas as pessoas que agem assim... mas isso vale para qualquer previsão...
     
  13. Leonard

    Leonard Minha Sala


    Eu diria que você está certo, porque a maioria dos vendedores não entendem tudo do que vendem ou melhor ninguém entende tudo do que faz, eu fiz pós e mestrado em produção industrial sei um pouco sobre o que eu trabalho que é mercado grafico que convivo diariamente há 8 anos, me atualizo todo ano, mas se me perguntar sobre produção de qualquer coisa fora disto eu não sei, sou humilde em te dizer isso.

    Agora tem muito professor de Deus por aí, verifiquei agora a grade do curso de Arquitetura e Hurbanismo e lá não tem nenhuma cadeira específica sobre elétrica, construção de salas de audições....
    Acredito que esta praia é para engenheiros ou fisicos com habilitação muito específica, a SM que é o lugar que tem as melhores salas do Brasil importou um profissional para fazer os projetos deles, agora na parte de decoração aí a conversa é outra.

    Abs

    Leonard
     
  14. puma conversivel

    puma conversivel Conversível: liberdade é tudo!


    Desde 7 Nov 2005
    Curitiba - PR
    coisa interessante: enquanto os foristas ficam aqui debatendo sobre a importancia ou nao do arquiteto, oferecendo links de profissionais ou seja lá o que for, o cidadão que pede ajuda nem se manifesta.

    vejo isso em muitos tópicos abertos, onde o cara posta e desaparece. cai de paraquedas no forum atraves de um link do google da vida e depois nem se dá ao trabalho de conferir as respostas, ou mesmo agradecer, ou ainda mesmo pelo menos dizer que viu que lhe responderam

    vamos acalmar os animos, e pensar melhor antes de sair dizendo que um arquiteto é isso ou aquilo, ou qualquer outra profissão que seja.

    como em qualquer profissão, tb na arquitetura há os bons profissionais, os interessados, ou que não estão nem aí, os que copiam projetos dos outros, os que pegam receitas prontas na internet, e tb aqueles que pesquisam, consultam outras pessoas mais especializadas no assunto, elabora um projeto, discutem com o cliente, e por aí vai....

    e vai dizer que não tem arquitetos assim ou assado?? ou jornalistas, engenheiros, advogados, médicos.....

    (y)
     
  15. Cezarsky

    Cezarsky Usuário


    Desde 8 Mai 2006
    Sampa
    vai ver depois de ler os posts ele desistiu do HT e vai fazer uma churrasqueira!:D
     
  16. galvs

    galvs suficiente


    Desde 1 Mar 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Urbanismo, por favor.
    A título de esclarecimento, a maioria dos cursos de arquitetura e urbanismo tem sim senhor cadeiras de elétrica e acústica, de caráter geral evidentemente, inclusive há a atribuição para a execução de projetos elétricos.
     
  17. Led-SP

    Led-SP Música é a linguagem dos anjos


    Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Melhor coisa a fazer...
    Falando nisso, vou acender a minha.... :feliz:
     
  18. Cezarsky

    Cezarsky Usuário


    Desde 8 Mai 2006
    Sampa
    Edú,

    Na verdade as considerações do Leonard tem algum acerto quanto se olha de longe o imenso leque de possibilidades que envolve o ofício de Arquiteto. Muita gente letrada, (muita mesmo!) acredita que arquiteto é parecido com engenheiro. E Urbanista? o que é mesmo um Urbanista? ;) O Urbanista entende de paisagismo? :D:D e quem eu chamo para o Lightdesign?:doente:

    Mas a pergunta do tópico é clara, o colega quer uma indicação de Arquiteto para projeto de HT

    Não consegui saber de nenhum arquiteto especializado em HT. Perguntei para a Marcia e ela também não sabe, mas deve existir ;) ou talvez o nicho de mercado seja pequeno e não valha a pena a especialização.

    Acho que estes alertas todos devem ser considerados, está fácil ver um arquiteto(a) de interiores embutir as caixas, confinar os equipamentos sem ventilação e usar um flamenguinho nas conecções, simplesmente por que ele(a) não tem acesso a estas informações, nem sabe onde procurar, e nem acha que o procedimento possa ser importante.

    Mesmo aqui neste fórum, com privilégio de acesso gratis a estas infos, vejo topicos inteiros questionando a validade de cabos e outras cansativas e teimosas discussões sobre conceitos que são obvios para quem quer ver...

    Abs

    (y)Marco
     
  19. Papillon

    Papillon Usuário


    Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Marcão, creio que pelo nicho ser pequeno justamente seja abrangido pelo design de interior e ai poucos procuram realmente o suporte especializado, que em geral passa pelas empresas de HT.

    Alexandre, eu parto do princípio contrário, se você cliente me pedir uma parede ondulada, pintada de amarelo com bolas roxas, eu tenho que planejar para que isso esteja estéticamente em harmonia com o restante do projeto. Meu senso estético é treinado, não diria superior, meu trabalho é interpretar a necessidade do cliente e reproduzi-la de maneira adequada, da mesma forma como um médico ouve os sintomas do paciente para emitir um diagnóstico.

    Quando o assunto é específico nem sempre encontramos em abundancia profissionais para tal, e para HT muita gente que embute falante em forro com flamenguinho "pensa" que sabe, faz propaganda disso... Para isso os foruns são excelentes.

    Exemplifico com o projeto de uma piscina, que fiz para um nadador...ele chegou e me passou parâmetros da FINA para que sua piscina seguisse o mais moderno em quebra ondas e marcação de fundo, o resultado ficou fantástico unido a uma iluminação, se ele só me pedisse uma piscina pura e simplesmente o resultado não ficaria tão bom, visto que não sou especialista em piscinas.
     
  20. galvs

    galvs suficiente


    Desde 1 Mar 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    É difícil para uma sociedade onde a especialização crescente é uma imposição a (quase) todas as profissões entender a particularidade que o ofício da Arquitetura tem. :)

    Trata-se do treinamento para fazer projetos, amplo senso, e dentro deste paradigma, qualquer "tipo" de projeto está ao alcance do profissional competente: primeiro identificam-se em detalhe as atividades a serem organizadas espacialmente - o programa - , depois verifica-se as potencialidades e limitações do local da implantação - o estudo do sítio (terreno ou edificação existente a ser transformada) - e em sequencia, desenvolvem-se alternativas de solução para o problema cruzando os elementos identificados anteriormente - a interação programa/ sítio.:concordo:

    Como é evidente, jamais um Arquiteto poderá ter experiência em TODOS os programas, nem mesmo ser expert na maioria. Ele deve é ser mestre em técnicas de projeto, e nas (muitas) áreas específicas onde não tem o domínio, assessorar-se com especialistas.;)

    Portanto, no meu entendimento, QUALQUER BOM ARQUITETO poderá fazer um excelente HT, mesmo dedicado e com pretensões audiófilas e cinéfilas. Basta que tenha a humildade e a perspicácia de buscar os conhecimentos que não têm para coordená-los com a capacidade que tem: o saber projetar.
    Considero, portanto, o Arquiteto do projeto como um dos últimos generalistas, capaz de tanto projetar um banco, um HT quanto uma cidade: o que muda é o grau de complexidade e a quantidade de variáveis - pessoas + especialistas - envolvidas, e não os procedimentos de projeto que mencionei no segundo parágrafo.:concordo:
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso