Anúncio do HT Forum

Projeto 3 vias com woofer Eastech

Discussão em 'DIY' iniciada por Bilbon12, 26 Out 2012.

1. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Bom pessoal, depois de alguns anos com os falantes guardados (os Eastech de 6,5" há mais de 3 anos e os mids de 4" uns 2 anos), resolvi fazer umas caixas 3 vias. Não que os Eastech sejam "os falantes", mas na época estavam baratos e pelo menos são feitos para uso residencial. Esse tempo se deve a procura insaciável dos parâmetros T/S dos Eastech, nunca achei, e à dificuldade (pra mim) de se medir esses parâmetros com métodos tradicionais. Até que uns dias atrás descobri o soft Limp (parte do pacote Arta). Achei interessante, de fácil uso, então resolvi arriscar. Segui as recomendações e comecei as medições. Os resultados não foram absurdos, mas eu não tinha referência para comparação. Eis que chegou minha ultima aquisição, um Sub JBL de 10". O engraçado é que não fiquei feliz pelo sub, mas sim porque ele trazia o manual com os parâmetros T/S de fábrica e eu podia então fazer comparações...rsrsrs. Nos testes, fiquei surpreso: variando massas adicionadas, várias calibrações, etc etc, o resultado sempre ficou entre 4 a 5% de diferença do manual de fábrica. Achei ótimo para um usuário e equipamentos amadores...
    Bom, passei então a levantar os parâmetros dos Eastech novamente. Usei três pesos (massas) diferentes, medi 5 vezes cada um, e fui tirando médias de tudo. O resultado final foi:

Fs: 52.34, Hz
    Re: 5.70, ohms[dc]
    Qt: 0.50
    Qes: 0.55
    Qms: 5.86
    Vas: 10.86, liters
    Sd: 132.73, cm^2
    Lp(2.83V/1m): 88 dB

Aqui umas das medidas com massa adicionada de 35 gramas. Observem que a Fs tá diferente. Apesar dos falantes serem iguais, mesmo modelo, e até talvez mesma partida de fabricação, houve uma diferença entre os dois, um sempre dando uma Fs de aprox. 52 e o outro 54... Como logicamente a caixa vai ser igual para os dois, pensei em usar a média (eita!!! como gosto de médias..rsrsrs) entre todos os valores dos dois. Não sei se tô certo...

Antes de continuar, gostaria de comentar que o objetivo da caixa não são graves profundos nem subgraves, já que elas vão ser acompanhadas de um sub. Apenas procuro um boa reprodução de graves (talvez acima de 60 Hz), de médios e de agudos. Também me contento com falantes de qualidade razoável e preço baixo (a melhor parte). Nada de séries especiais, falantes caros, grifes e coisas exorbitantes. Primeiro porque, apesar de ser apaixonado por musica, o dinheiro sempre é curto e meus ouvidos não são tão refinados...rsrsrs
    Bom, depois continuo...o serviço me chama... ganhar dindim pra montar a caixa...rsrsrs

Anúncio do HT Forum
  2. luciano clementino

luciano clementino Usuário

550 26 1

Desde 4 Jan 2009
    Magé/RJ/Brasil
    Parabens pela empreitada , Vou acompanhar boa sorte ai.

3. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Opa! Cliente liberado, voltando ao assunto...rsrsrs
    Valeu Luciano! Preciso de sorte e muito suor...:D
    Esqueci de especificar os falantes:

Woofer Eastech 6,5" 120W 6 ohms Modelo FSI52A265. Se alguém tem e já levantou os parâmetros, vamos comparar...

Mids de 4" 30W 8 ohms. Acho que esses muita gente já conhece...

Tweeters C-Audio 60WRMS, 6 ohms, Modelo C25S0602N

4. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Bom, continuando com a jornada teórica. Com os parâmetros T/S dos woofers, parti pro cálculo do volume da caixa. Lá no site da autosom tem uma página pra fazer o cálculo do volume e outros calculos on-line. Usei o calculo pra saber que tipo de caixa era melhor, e deu dutada. Na simulação da caixa, vi que um volume moderado (12,5 L) e uma Fb de 46 dava uma curva boa (procurei o menor volume possível sem comprometer muito e sem abaixar muito a Fb). Lá mesmo calculei o duto também.

Só pra complementar, simulei também no WinISD. Os resultados foram tão próximos que resolvi usar o site da autosom pela facilidade.
    Após essa decisão, volume de 12,5 litros, fiz um cálculo aproximado dos volumes adicionais (falantes, duto, travamentos, crossovers) e "mais ou menos" concluí que deveria adicionar uns 1,8 litros à caixa, totalizando 14,3 litros.
    Bom pessoal, se cometí alguma burrice ou deslize favor me avisem!!! Agora vou tentar fazer um desenho da caixa. Abraço.

5. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    As medidas da caixa serão 38 X 18 X 21 cm, que resulta em 14,36 litros, praticamente o valor pretendido. Tentei fazer a face frontal o menor possível para encaixar os 3 falantes e coloquei o duto na traseira. O MDF a ser utilizado é de 15 mm, então somando a espessura do MDF temos o tamanho total da caixa: 41 X 21 X 24 cm.

Próximo passo: cortes do MDF

6. luciano clementino

550 26 1

Desde 4 Jan 2009
    Magé/RJ/Brasil
    Tweeters C-Audio 60WRMS, 6 ohms, Modelo C25S0602N
    Ver anexo 94029 vc poderia dizer onde comprou estes tweters?

7. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Comprei no MercadoLivre, era o último par que o vendedor tinha. Eles tem as mesmas características do Vifa BC25SC06-04. Uma Fs bem baixa (1340 Hz), que facilita o corte com o médio escolhido, já que esses médios não sobem muito.

8. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Hoje foi um dia legal. Corte das madeiras... De inicio pensei: tenho uma tico-tico e umas sobras de MDF de 15mm, eu mesmo vou cortar. Depois lembrei da minha antiga aventura de cortar MDF para meu antigo sub. Sem bancada, foi uma tortura, dificil fazer uma linha reta. Desisiti. Lembrei então do meu vizinho marceneiro que fez os armários aqui de casa. Liguei pra ele (eu já sabia que a figura fica lá no galpão no sábado), perguntei se tinha condições de cortar uns MDFs, ele disse sim, passei as medidas e perguntei: quanto fica? ele: depois a gente vê... Passada uma hora e meia ele me liga. Estavam prontas. Corri lá... peguei os cortes e perguntei de novo: quanto ficou? ele: nada não sô... usei umas sobras que tinha aqui. Não era MDF cru, mas de graça tava bão de mais... Agradeci e pensei: Beleza! Quando virei pra ir embora... ele pergunta: uê...vai fazer os furos dos falantes não? Falei pra ele que não tinha ainda desenhado os furos com as medidas certas e tal... ele falou pra eu desenhar que ele fazia... Pensei de novo: beleza! Na verdade eu tinha pensado em arriscar fazer os furos com a tico-tico e o rebaixos com formão...loucura!

Desenhei...corri lá no galpão... ele me fez entrar e disse: vamos usar isso aqui::baba::baba:

Que máquina "du capeta"!!! O cara fez o desenho com as medidas que passei no soft da máquina, colocou a peça e a "bichinha" começou a trabalhar...

Em menos de 8 minutos lá estava umas das frontais da caixa com um corte perfeito, rebaixamento milimetrico!!! Após de ficar maravilhado com a máquina, ficamos lá conversando enquanto fazia os furos na outra peça. Preço dessa belezura: R$ 250.000,00... Origem: Alemanha. Tem 16 brocas intercambiáveis automáticamente, trabalha com 3 eixos (x, y e z) com dimensão 3D, e um monte de outras coisas que nem lembro mais. Coisa de loko mesmo...
    Bom, mais uma vez custo do serviço: R$ 0,00. Ainda tem muita gente boa nesse mundo...rsrsrs Já tô pensando no acabamento das frontais depois que colocar os falantes...kkkk

É isso. Vou tentar começar a montagem amanhã...Abraço!

9. luciano clementino

550 26 1

Desde 4 Jan 2009
    Magé/RJ/Brasil
    FICOU OTIMO,LEGAL ESSA MAQUINA ,COM TICO TICO NEM PENSAR TENTEI AQUI COM MINHAS TORRES:mal::mal::mal::mal::mal:

10. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu Luciano! Máquina poderosa mesmo... E como vai a laminação lá nas suas torres?

11. luciano clementino

550 26 1

Desde 4 Jan 2009
    Magé/RJ/Brasil
    Segunda feira vou buscar as caixas, Ja estao laminadas,ai posto fotos abraços e boa sorte ai(y)

12. ballman2006

ballman2006 Usuário

Desde 3 Jun 2007
    rio verde goias
    Amigo como vc vai separar a camera do mid da camara do woofer? muito legal seu projeto, estou seguindo vc e o clementino como inspirações, força que estamos no aguardo do resultado!

13. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala ballman! Blz? Vou separar com tubo de PVC fechado com uma tampa de madeira. Alguns mids da Gradiente e outros eram assim (claro que o fundo era plastico e não madeira). Os meus são de 4", fica fácil fazer isso. Um tubo de 100mm encaixou perfeitamente. Quando finalizar coloco umas fotos.

14. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Hoje deu pra dar uma adiantada...

Massa plástica nas "juntas"...

15. DchavesJr

DchavesJr Usuário

Desde 25 Jul 2011
    Curitiba/Pr
    Muito bom em, Acompanhando.

16. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala Douglas! E o amp...vai ou num vai??? rsrsrs
    Hoje apenas deu pra colocar os travamentos. Como a caixa é relativamente pequena, achei que dois sarrafos de 2x2 cm entre o painel que segura os falantes e o painel do fundo deve dar um bom travamento...
    Fotinho fora de foco... mas dá pra ver...rsrsrs

Ainda hoje, passando por uma loja de ferragens, vi esses puxadores para portas e janelas de correr e me deu uma idéia: suporte para os bornes (acho que no meio "audiófilo" tem um nome mais bunitin...mas não lembro...rsrsrs)

Ver anexo 94361 Ver anexo 94362

O metal é bem rígido, tem várias cores, achei esse que imita o bronze bem legal, vai combinar com a caixa. E o melhor: barato, R$ 8,00 o par...
    Ver anexo 94363 Ver anexo 94364 Ver anexo 94365

Pra quem gostou...taí a dica...(y)

17. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Tô parado não hein!!! kkkkk Tô naquele processo mais chato: reparar pequenas imperfeiçoes, massa, lixar...massa...lixar. Pintando de preto fosco os rebaixos dos falantes, e começando com o revestimento interno. Tudo pra deixar preparado pro laminado. Logo logo mais fotinhas...rsrsrs

18. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Mais uma fase concluida: revestimento interno. Famoso "cobertor de mendigo" colado em todas os lados da caixa.

A Cristal ficou curiosa com tudo hoje, acompanhando os trabalhos...

Testando a manta acrilica. Acho que vai ficar melhor ela solta só na traseira, lado superior e lado inferior da caixa...

Foi só esticar a manta no chão e ela se ajeitando... rsrsrs...esses bichanos...

Valeu!

19. killdragon

killdragon Usuário

Desde 2 Nov 2011
    PY
    Ta ficando show em, esperando a conclusao. E ta meio gordo seu gato em kkkkk

20. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu kill!!! Tá com "excesso de fofura" ... rsrsrs... é uma fêmea castrada.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso