Anúncio do HT Forum

Projeto DIY p/caixa com 2 midbass 6" - ajuda

Discussão em 'DIY' iniciada por puma conversivel, 14 Jul 2009.

1. puma conversivel

puma conversivel Conversível: liberdade é tudo!

Desde 7 Nov 2005
    Curitiba - PR
    Pessoal do DIY, estou pensando em fazer duas caixas p/ stereo, sem muito compromisso, mas com um mínimo de qualidade.

Tenho um amigo marceneiro que se propôs a confeccionar os gabinetes, e tenho aqui encostados dois pares de kit 2 vias bravox CS-60D.

pensei em fazer duas caixas torres, compostas de dois midbass 6" e com apenas 1 tweeter do kit. pretendo ainda utilizar o crossover do proprio kit. na verdade um filtro passa alta para o tweeter, com chave atehuadora de -3db. existe ainda uma bobina p/o corte do midbass enrolada em volta de seu proprio imã. parece meio estranho, mas acho que funciona razoavelmente bem, pois esses falantes no carro proporcionam um som até bem agradável.

só qu etem um problema, sou leigo no assunto para projetar algo decente e com um minimo embasmento.

gostaria muito de poder contar com a ajuda dos colegas de como obter as medidas para o gabinete, revestimentos internos, etc.

desde já agradeço a ajuda de todos. (y)

abaixo os parametros do falante, fornecidos pelo fabricante.

CS 60 DEspecificações TécnicasModelos[​IMG] [​IMG] [​IMG]Ampliar foto[​IMG]Imprimir[​IMG]Enviar por e-mailTamanho6.5" Impedância4.0 (ohms) Sensibilidade89 (dB/W/m) Gama de Resposta50-22K (Hz) Frequência Ressonância70 (Hz) Potência Máxima140 Wmax Potência Nominal70 Wrms Qts0,93 Qms5,15 Qes1,14 Vas9 litros Re3,4 ohms Sd0,0133 m² Bl4,5 T.M. Mms13,18 g Le0,25 mH X max2,3 mmKit 2 Vias composto de mid bass de 6" com divisor acoplado, tweeter de 1" e divisor de freqüência.
    • Cone PPi, com superfície tridimensional
    • Carcaça injetada em Nylon com fibra de vidro
    • Terminais banhados a ouro
    • Borda em TPR sobre injetada no cone. [​IMG]Características do Tweeter[​IMG] • Tweeter Dome com diafragma de Silk
    • Imã de Neodymium
    • Suportes para montagem faceada e sobreposta [​IMG]Divisor de Frequência[​IMG] • Passa Baixa em 3500 Hz com taxa de atenuação de 6 dB/8a, bobina de grosso calibre e baixa resistência Ôhmica acoplada ao sistema magnético.
    • Passa Alta em 4000 Hz com taxa de atenuação de 12 dB/8a para o tweeter, com chave seletora de atenuação
    • Capacitores de Polipropileno
    • Indutores de núcleo de ar/ ferro laminado
    • Resistores de alta potência
    • Polyswitch em série com o tweeter proporcionando uma pro
    teção contra sobrecargas de potência.

Anúncio do HT Forum
  2. sepacheco

sepacheco Usuário

Desde 3 Abr 2006
    Curitiba - PR
    Puma, vai precisar usar os dois kits inteiros para ter caixas de 8 Ohms, ou seja dois Mid Bass, dois tweeters e dois crosoveres pra cada caixa...
    Ligando os dois mids em serie e os dois tweeter em serie ente si (apos os crosoveres, e ligando a associação de mids em paralelo á associação de tweeters.

Esses mids são duros... Gosto mais dos do CS50B, que alias uso em casa com excelentes resultados.

Uma caixa selada de 15 litros á 38 l em MDF de 15 pra cada conjunto

Uma bass reflex em uma caixa de 38 Litros com um furo de 10,5 cm como portico (Para MDF de 15 mm) ou dois dutos de 3 polegadas por 3,5 cm

Dá pra começar por ai.

[]

Sandro

3. puma conversivel

Desde 7 Nov 2005
    Curitiba - PR
    pensei em utilizar os dois mids em série e apenas um tweeter, pois acho que ficaria estridente demais.

tenho dúvidas se colocaria os mids dentro de um gabinete maior para os dois juntos ou um gabinete searado pra cada mid.

outra dúvida em relação ao duto traseiro ou dianteiro.. e ainda o dutodeveria ser redondo?

t^bem perdidão nessa...:lol:(y)

4. rioferraz

rioferraz Usuário

Desde 16 Dez 2007
    Rio de Janeiro
    Puma, procure no google o programa chamado WinSD, nele vc coloca os parâmetros dos falantes e ele já lhe diz o volume, medidas etc. Simula a caixa selada, dutada entre outras.

Eu fiz exatamente o que vc está querendo, mas utilizei 2 kits duas vias Bomber em cada caixa, supriu minhas expectativas, e uma qualidade muito boa. Não utilizei o tweeter do kit, e sim o hinor http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=120_7&products_id=1141
    ( que é de 8ohms ). Os falantes ficaram ligados em série para ter 8ohms.

Boa sorte na sua empreitada.

5. puma conversivel

Desde 7 Nov 2005
    Curitiba - PR
    baixei o WINSD, mas pelo jeito ele só calcula caixas para subwoofers.

coloquei os parametros dos meus mids e ele deu uma caixinha de apens 283 litros....:ataque:

será que estou fazendo algo errado? existem outras versoes desse tal WINSD? existem outros programas?

6. Mutley

Mutley Usuário

Desde 16 Jul 2008
    Niteroi/Rio de Janeiro
    puma,
    provavelmente está tudo certo......o alto Qts faz esse falante melhor pra trabalhar em tampão e não em caixa fechada.....
    pra tentar conseguir uma resposta plana o winisd aumenta o volume da caixa, por isso o volume absurdo.....diminua manualmente o volume da caixa e veja o resultado:curvas de resposta com picos maiores que 2 dB são pouco agradáveis ao ouvido e veja se o group delay não fica ruim tbm, qualquer coisa acima de 20ms eu também já considero um resultado duvidoso.....
    Abraços

7. sepacheco

sepacheco Usuário

Desde 3 Abr 2006
    Curitiba - PR
    Tem que ser os dois tweeters para fechar a impedância... se colocar só um seu amp tem que suportar 4 ohms, ai fica estridente do mesmo jeito por vai estar mandando o dobro de potencia pro tweeter que pra associação de mids... Usa os dois e usa os crosovers no -3 dB.

Esses mids foram projetados para trabalhar em blafe infinito e não numa caixa... basta calcular um painel que tenha 70 cm pra cada lado do mid... :)

dado isso se quiser alinhar uma caixa com resposta plana, vai ter um "caixão" mesmo.

O negócio é usar uma caixa que funcione até 1 oitava abaixo da FS e controlar com material fono absorvente.

Duto atras ou embaixo da caixa (elevando ela 10 CM do chão) redondo (serra copo de 4 Polegadas)

Se não quer muitos graves dali, até porque o mid não toca mesmo, uma selada de 22 litros com bastante material fono absorvente dentro.

[]

Sandro

8. rioferraz

rioferraz Usuário

Desde 16 Dez 2007
    Rio de Janeiro

PUMA,

como pode ver na imagem acima, calculei a caixa conforme os dados que você postou. A linha amarela corresponde a uma caixa selada com 50L e a linha verde uma caixa dutada com 50L, repare que na linha verde existe um pico enorme, o que não é o ideal. Já a outra tem uma pequena alta de 2db +/- aos 80hz, o que é ótimo ao meu ver com relação à dutada ( lembrabdo que o ideal é uma resposta mais plana o possível ). Portanto a caixa selada seria a opção a ser escolhida.

O Caio deu ótimas dicas na construção das minhas torres com mids automotivos ( por sinal o pouco que sei desse assunto foi ele que teve paciência comigo), e elas tocam muito gostosinho aqui em casa; porém como minha sala é grande, tive que colocar um sub para ter mais presença de graves. Já li que, se quiser fazer dutada, terá que colocar muito enchimento, pois só assim a caixa terá uma melhor resposta, mas não chega a ser a solução ideal - comentem se eu falei bobagem amigos.

O que o sepacheco disse sobre os tweeters é vero, colocar 2 acho que ficaria muito agudo pra cada caixa, e ainda tem o problema de seu ampli ou receiver aceitar ou não os 4ohms, pense nisso ok.

[]´s amigo. E não desista, pois o resultado é bom sim.

9. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Amigos,

Como o crossover já vem pronto, dê muita atenção ao espaçamento entre os mids, se puder, junte um ao outro... (y) Com relação ao tweeter, mesmo juntando terá "combs" por conta do espaço centro-a-centro entre eles, uma sugestão é usar um na traseira com fase invertida.

O que esse simples recurso faz com o palco é muito interessante. (y)

Abração,

Renato

10. puma conversivel

Desde 7 Nov 2005
    Curitiba - PR
    interessante a idéia do tweeer com fase invertida. qdo fizer faço um teste e se nao gostar opto por um tweeter com 8 ohms...

apenas pra complicar um pouco mais... supondo-se que fosse fazer a caixa com 4 ohms, utilizando apenas um mid, seria possível fazer um clone das sublimes com esse kit???

(y)

11. alfredopn

alfredopn Usuário

Desde 13 Set 2010
    Sorocaba/São Paulo/Brasil
    Pessoal, bom dia a todos.

Primeiramente gostaria de me desculpar caso eu esteja infringindo alguma regra, pois está é minha primeira postagem na vida em um fórum rs. Sem mais enrolação,vamos lá.

Eu quero fazer uma caixa central para meu home theater utilizando 1 par de kit voz mtx que tenho. Este kit é composto de um par de falantes 4ohms + Tweeter + crossover passivo.

A saída do receiver Sony que irei conectar a caixa, é de 8 ohms. Até então, estava tudo ok.

Inicialmente eu iria utilizar 1 crossover somente para a construção da caixa com os dois woofers + os 2 Tweeters.

Só que um amigo me disse que eu teria que utilizar os 2 crossover, mesmo sendo em uma caixa só. Agora reside aí minha dúvida. Como fazer a ligação dos fios, utilizando os 2 crossovers para que o kit trabalhe em 8 ohms?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso