Anúncio do HT Forum

Projeto LT DIY custo benefício - "inspiração"

Discussão em 'DIY' iniciada por Audiostein, 18 Jan 2016.

1. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Bom, como muitos, sou um "pobretão" que está planejando construir um par de caixas tipo LT com falantes que já tem ou que é muito barato e de "qualidade duvidosa", além do baixo conhecimento no assunto. No meu caso, são eles: 1 par de Falante Eastech 6,5 pol e 8 Ohm, 1 par de Woofer Novik PES W 8 Pol e 1 par de Tweeter Novik NT. Enfim, compreendo que não são lá grande coisa, mas, a ideia é ganhar experiência com algo que, se der m..., não perderei rios de dinheiro. Já possuo o MDF de 15mm e cortarei eu mesmo, logo, custo super baixo.

O Projeto:

Caixa dividida em duas partes - Sub em LT sintonia 40 HZ com linha em 1.7m.

Woofer e tweeter - suspensão acústica. Câmara selada de 25l.

Cortes (2°ordem)

Tweeter - 3200 Hz
    Woofer - 90 Hz
    Sub - 90 Hz até onde for rs

Na prancheta:
    20160114_135029.jpg

Drivers:

Tweeter - Novik NT 60 W (agora vi como são estridentes... quando você ler por aí " tweeters de papel são estridentes" acredite, são mesmo!).

20150708_163145(0).jpg

Woofer que vai fazer papel de médio "grave". Novik PES-W 8'

20150708_162917.jpg

Sub

Sem título.jpg

Dias se passaram "eeeeeeeeee"

o Gabinete depois de cortado e montado.

caixa.jpg

caixa 1.jpg

Caixa 4.jpg

IMG-20160116-WA0015.jpg

o vão é pq ainda não lacrei o gabinete!

20160118_005655.jpg

Conclusão:

Construir coisas é muuuuuuuuito legal, mas, ouvir é melhor ainda! rs

Este projeto foi algo "às cegas", digamos, não totalmente, pois, alguns colegas do fórum me ajudaram, particularmente o Shacouto. Aliás, muito obrigado!

O som da caixa ficou bem legal, só fiz uma , mas, comparando ela com a outra master 45 " frankstein que tenho dá até vergonha rsrs. Lt é outro mundo, o grave mesmo com esse falante "pepa" engole seu irmão em uma sub bass reflex calculado para ele da própria Philips em seu projeto original.

Depois posto mais.... deixa ouvir melhor rs

• 2

Anúncio do HT Forum
  2. joelfilho

joelfilho Usuário

Desde 1 Abr 2009
    Campinas
    Parabéns pela caixa! Faz um videozinho aí pra galera!

:aplauso:

• 1
  3. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Bem legal o projeto. Parabéns.

• 1
  4. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Obrigado pessoal. Sim, farei um vídeo, mas, primeiro, preciso de uma câmera descente. O meu cel, um galaxy s4, não faz jus ao som.

5. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Bom, tá aí o vídeo. A qualidade não está boa, som tipo de mp3 64kbps mas, dá pra ter uma ideia.

• 5
  6. Bilshow

Bilshow Usuário

8 1 1

Desde 27 Jan 2016
    Barroquinha Ceará
    então.vc gostou do som.os graves ficaram legais?

• 1
  7. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP

Então Bil, escutei bastante o som e assim, darei minhas opiniões sinceras.

1- em relação ao que era, ou seja estes falantes em um gabinete gradiente master 45, ouve um ganho muito bom, o som abriu, está bem mais "vivo", acredito que pelo fato da litragem neste novo gabinete ser maior, 24l em comparação aos 19l da master.

2- Os graves estão presentes. Como montei uma por vez comparei um canal com o set antigo e o outro com o novo. A resposta entre os ouvintes foi unânime : O novo é n vezes melhor. Mais definido, aberto e com melhor resposta nas baixas frequências. É o grave típico de uma lt? Não sei. Nunca ouvi uma ao vivo, mas comparando com os videos das baubos baseadas nas do Renato Lira essas parecem humilhar a minha. Além do projeto dele ser matematicamente embasado, foi concebido através de muita leitura e estudo e com drivers melhores.... o meu, bom, foi na cara e na coragem e com as explicações de outros foristas. Fiz o meu melhor no momento rs. E sem a ajuda do pessoal não teria feito nada.

Ah, uma coisa que todo munto comenta é que em lt é bom ter um falante que excursione bem (alto Xmax?) . O meu é "duro" logo não desloca tanto ar.

3- Uma coisa que também contribui significativamente para o resultado não estar em seu máximo : O receiver. Tenho um Teac ag 790 e, por mais que seja difícil dizer, hj vejo defeitos que limitam o desempenho do meu conjunto. Tenho um Gradiente s 96 com o canal direito queimado e comparando com o teac além de empurrar as caixas na mesma potências tem graves BEM melhores, além de não ter um maldito chiado no tweeter....uma vez li sobre isso em um post que falava sobre este defeito neste receiver, mas não conseguia ouvir.. hj isso está me "matando".

8. Bilshow

Bilshow Usuário

8 1 1

Desde 27 Jan 2016
    Barroquinha Ceará
    pelo projeto vi q você colocou o sub de 8 na parte de cima.foi isso?o correto não seria em baixo no esquema das lt?

9. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    É que, na verdade, esse falante de 8 não é um sub e sim um woofer. O falante de 6,5 sim, é um subwoofer, por isso ele está no gabinete em linha de transmissão. O motivo de usar essa configuração é que, como coloquei no início, estou usando driver que já possuo e tentando maximizar dentro das minhas condições o equipamento que tenho. Outro motivo de não projetar uma caixa 2 vias é que este falante novik de 8 não reproduz frequências eficientemente abaixo de 70 hz e estou em busca de resolver esse problema. Logo, mesmo o eastech de 6,5 sendo menor, ele reproduz frequências próximo aos 35/ 40hz. Não é grande coisa, mas já é um ganho.

• 2
  10. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Fiz mais um vídeo, mas, dessa vez com um iphone 4. A qualidade ainda não está boa, mas, segue assim mesmo.

• 1
  11. Bilshow

Bilshow Usuário

8 1 1

Desde 27 Jan 2016
    Barroquinha Ceará
    parece que ficou bom.mas gostaria q vc colocasse um dance ou alguma do tim maia pra eu ver a pegada do grave

12. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    As atualizações do projeto não param. apesar de todos os contratempos segue um vídeo com o último up que foi o acréscimo de um fullrange para a via de médios. Ah, caixa agora 4 vias. rsrsrsrs

• 1
  13. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Acabamento "pronto". Empurram as meninas agora um Nashville Power 250.

• 1
  14. Elias Souza

Elias Souza Usuário

Desde 16 Ago 2017
    belo horizonte MG
    Puts coloca um Hungria ai amigao !! ou DECAF musicas que tem grave !!!

15. samit om

samit om Usuário

5 1 3

Desde 14 Jun 2016
    osório, rs
    Ola audiostein, gostaria de saber como que ficou a parte do Crossover , estou interessado em fazer uma torre 4 vias. E tenho dúvidas de como fazer.

Outra coisa, qual é o acabamento que vc usou no MDF?

16. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Dúvida
    O tw é com câmara selada na própria carcaça?

17. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Fala, mano. Então é selada na própria carcaça. Eu preciso trocar esses tweeters por um mais refinado, entende?

18. wesley soares

wesley soares Usuário

Desde 24 Ago 2015
    MARATAIZES, es
    boa noite. qual é a sua opinião sobre a lt? é boa pra musica tbm ou é apenas para filmes igual o pessoal fala.

19. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Fala Wesley, então, mano, eu acho essas torres boas pra música sim. Aliás, esse é meu foco principal: ouvir música com o máximo de qualidade possível dentro de minhas limitações financeiras. Tem n vídeos na internet abordando esse tipo de caixa e o tipo LT é dos que mais me agrada, os graves são totalmente diferentes das Bass Reflex, muito mais "naturais", sem aquele embolo de "boost", sabe?

Eu escuto muito metal e pra mim foi a que mais me agradou. Preciso gravar um vídeo com qualidade de áudio boa e variedade de músicas pra jogar no YouTube, mas, como meu celular é um mtog 5s plus é uma verdadeira merda pra gravar áudio até com microfone externo fico na dependência de conseguir outro pra isso. Enfim, vou tentar agilizar isso e posto aqui. Por enquanto, segue esse vídeo q eu acho espetacular.

20. Elias Souza

Elias Souza Usuário

Desde 16 Ago 2017
    belo horizonte MG
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso