Anúncio do HT Forum

PROJETO MID RANGE DIY

Discussão em 'DIY' iniciada por DVNOBLE, 27 Mar 2011.

1. DVNOBLE

DVNOBLE Douglas

Desde 1 Fev 2010
    Rio Grande do Sul
    Após ter experimentado os mid range nacionais novos presentes no mercado atualmente, percebi que eles ficam bem longe em clareza dos mid range dos anos 80s e 90s, estou falando em comparação com o Bravox SD-800, Selenium M-120, Novik NM5, Novik NM, tenho exemplares de todos esses modelos por isso pude compará-los com os novos que tem no mercado. Na falta de um bom mid range nacional sendo fabricado atualmente e com os preços proibitivos dos mid range importados, tive a ideia de comparar o som driver Selenium D250 sem o bocal com os outros mid range dos anos 80s foi ai que tive uma grande surpresa, o som do D250 se mostrou com um bom rendimento, uma ótima clareza e definição, superior ao meu melhor médio que é o Bravox SD-800 tipo exportação! Não tive duvidas de iniciar o projeto D250, primeiro tive que recortar o bocal para poder aproveitar parte da frente do D250 que pressiona o reparo, depois tive que bolar uma forma de fixar ele na caixa, tive que trocar os parafusos 12mm para 20 mm para poder fixar o conjunto. Vejam como ficou o protótipo a FS ficou em 870HZ. Conforme se apresentou a curva de resposta do driver sugiro usar um crossover de 12db em 1,5k e 6k e um circuito zobel com resistor de 8,2ohms e um capacitor de 2,2uf para manter sua impedância linear, sem o circuito o driver apresenta um pico em 10khz muito forte por causa da impedância elevada perto de 16ohms nessa frequência.

Espero que essa idéia possa ajudar alguns colegas.

DSCF0797.JPG

DSCF0798.JPG

DSCF0799.JPG

DSCF1266.JPG

http://restauravintage.blogspot.com/

Última edição: 11 Dez 2017

Anúncio do HT Forum
  2. vintagew

vintagew Usuário

174 14 1

Desde 14 Jan 2009
    São Paulo / SP / brasil
    cacetada

ficou bem legal esta solução. partir para construir seus próprios falantes é um caminho original.

parabéns

3. Vinícius MB

Vinícius MB Membro Atrapalhado

789 11 1

Desde 23 Fev 2009
    Prudentópolis - PR
    A idéia é interessante de se fazer, mas e a resposta, como ficou? Faz tempo que não ouço um driver, e na verdade, não sei ao certo o alcance de frequência deles!

[]'s
    Vinícius.

4. DVNOBLE

DVNOBLE Douglas

Desde 1 Fev 2010
    Rio Grande do Sul
    Olá Amigo Vintagew! Este é apenas um prototipo que fiz para poder colocar na caixa para escutar mas não acreditei no som que produziu, ficou muito bom, fiz um só por enquanto, mas já vi que ficou melhor que o SD-800 que é o mesmo usando nas caixas da lando. Em breve vou fazer mais 3 unidades.

---------- Mensagem adicionada às 23:40 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 23:33 ----------

Olá Vinicius! Quanto a frequancia ficou muito boa, o FS dele é 870hz e eu corto ele em 1100HZ e ele vai até 9khz, e por ser domo irradia para em todas as direções. Eu estava usando um desses na caixa http://www.goldwoodsound.com/MidHorns_files/GM858graph.pdf coloquei o D250 no lugar e não tiro mais!!!

5. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    Cara que boa indéia, só pintar de preto o reparo e o negócio fica lindo.
    Trabalho com PA então escuto muitos drivers, normalmente são de TI, mas tem os que usam os fenólicos e um dos melhores é o D200 (antigo D250), mas não se confundão com o D250X, esse é ruizinho.

6. DVNOBLE

DVNOBLE Douglas

Desde 1 Fev 2010
    Rio Grande do Sul
    Olá Mazza! Creio que pintar o reparo possa mudar alguma coisa na curva, por isso não vou tentar, time que está ganhando não se mexe!
    Não gosto do som de Titanio, é batante estranho , acho que ele é bom para tweeter, e tambem acho o som do D250X estranho, e com ele não tem
    como fazer esse MOD DIY.

7. Vinícius MB

Vinícius MB Membro Atrapalhado

789 11 1

Desde 23 Fev 2009
    Prudentópolis - PR
    O domo assim, lembra um MR da Dynaudio.. rs

8. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    dvnoble blz?
    Então apenas uma camada de tinta não vai interferir em nada, pois o peso da tinta depositada ali no domo será pouca, oq pode aconteçer é de a fs baixar um pouco e de não conseguir responder até os 9K. Nada de muito brusco.
    O que vc pode fazer e comprar um reparo paralelo e fazer o teste dele sem pintura e com pintura.

Abraço
    Gustavo Mazzarin

9. DVNOBLE

DVNOBLE Douglas

Desde 1 Fev 2010
    Rio Grande do Sul
    Olá Mazza! Esse medio ai é um sonho apesar dele parecer feito de celulose, tem uns parecidos no ml por 1500,00. Quanto a tinta voce me deu uma boa idéia tentar. Abraço!

10. adriano goro

adriano goro Usuário

Desde 30 Mar 2011
    ararars sp
    ola amigo

gostei muito da idea vou fazer um analize e posto aqui o grafico como ficou

pois estou trabalhando em projetos para usar em casa mesmo

abraços

ai amigo

peguei um drive da arlem que tenho aqui no momento da uma olhada na curva

fiz o mesmo esquema seu gostei do resultado precisa fazer teste com outros drive , quem sabe a curva fica mais plana
    vou fazer teste com drive ti tambem abraços

espero ter ajudaddo
    [​IMG][/URL][/IMG]

11. DVNOBLE

DVNOBLE Douglas

Desde 1 Fev 2010
    Rio Grande do Sul
    Olá Amigo Adriano! Como voce traçou a curva?
    Eu acredito que nenhum speaker tenha "curva plana" como vemos nos manuais , acredito que os fabricantes dão uma emparelhada na curva no manual para enganar os ouvintes. hehehe
    Tente levantar a curva do D250. Abraço!

12. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    Boa tarde Adriano.
    Vi que vc usa o LMS. Vc o usa para tirar oa parametros T&S?
    Vc poderia montar um tutorial de como usar o LMS e nos passar uns links para deownload do que vamos precisar.
    Se precisar de uma mão com o tutorial é só me contatar por MP que ajudo, só não sei como que funciona o programa, ai essa parte é por sua conta.

Abraço
    Gustavo Mazzarin

13. adriano goro

adriano goro Usuário

Desde 30 Mar 2011
    ararars sp
    ola gustava eu trabalho com lms

não sou crack nele pois tem muitos recursos ( mas não achei quem da curso do mesmo ) por este motivo uso somente o meu necessario

mas deixa eu aprender mais um pouco do forum pois comecei hoje a postar to apagando um pouco

mas vamos fazer tutu sim porq não so da um tempinho pra mim depois me cobra rsrsrs

abraços

---------- Mensagem adicionada às 14:20 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 14:17 ----------

ola amigo e um sofware lms

tem transdutores bem plano sim viu com crossover passivo ele ficam bem planos

ja fiz varias caixas bem planas para home hifi com transdutores nacionas com custo bem baixos

ref drive d 250 vou compar um em alguma loja e faço o teste

gostei muito da idea vou fazer uma caixa com este sistema de brinde te mando o projeto ( mas clama pois isso demora viu )

abraços

14. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    Adriano.
    Podexa te dou um prazinho, mas vou cobrar sim....kkkkkkkkkkkkkkk
    O forum é fácil de mexer, mas o mais importante é atentar para sua escrita, use acentuação, virgula, ponto, ... Dessa forma facilita a compreenção das frases.
    OK?

Abraço

15. adriano goro

adriano goro Usuário

Desde 30 Mar 2011
    ararars sp
    ,,

ok LMS combinado

Ref: gramática não que eu não saiba, mas não ligo muito pra isso rsrsr , desculpa a todos mais esse é meu fraco.

Abraços

16. kleberlpa

kleberlpa Membro avantajado

Desde 23 Jan 2006
    Brasília
    Não é preciso comprar um drive e desmontar. Basta comprar um par de conjuntos magnéticos pra bobina de tamanho compatível, em alguma casa de materiais pra alto-falantes, e usar com um reparo original Selenium. Não usem os reparos genéricos, pois são bem mais pesados!

Este esquema ainda tem vantagens... como dá pra usar um conjunto BEM mais forte (com 2 ímãs, por exemplo), dá pra deixar o midrange bem mais sensível.

17. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    Puts mais sensível ainda.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Então kleber mas e a arruela cuperior, qual o tamanho usar?

18. adriano goro

adriano goro Usuário

Desde 30 Mar 2011
    ararars sp
    ola leberlpa tudo bz

como asim usar 2 imãs, vc diz colar um ecima do outro é isso , ou desmontar colocar os 2 imãs e aumentar o polo

grato abraços

19. Rusoco

Rusoco Usuário

Desde 23 Dez 2008
    São Paulo - SP
    Só acompanhando....

Parabens pela iniciativa...

[]s

Rui

20. kleberlpa

kleberlpa Membro avantajado

Desde 23 Jan 2006
    Brasília
    A sensibilidade é alta na corneta, ao ar libre é BEM mais baixa!

É bom ser mais sensível, pois a sensibilidade advém da relação entre a massa móvel e a força motriz. Se ficar mais sensível, melhor o desempenho.

A arruela superior é meio padrão, geralmente eles mandam com mais ou menos 5mm... A não ser que você mande usinar, o que ficaria ainda melhor, mas pra montar vc tem que desmagnetizar o conjunto... vi dar trabalho... hauhauhauhau.

Adriano, o conjunto já pode vir montado com 2 ou 3 ímãs "empilhados".

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso