Anúncio do HT Forum

Projeto Tri-Amplificação

Discussão em 'DIY' iniciada por Bilbon12, 4 Ago 2015.

1. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala galera! A idéia do projeto está tomando forma, agora com algumas coisas já definidas. Como sempre e todo mundo já sabe, a parte mais difícil de uma montagem eletrônica sempre é o gabinete... esse ainda não sei como fazer. Mas já sei que serão dois, um com a parte pré-amplificadora mais os crossovers ativos e um com os amplificadores de potência. O crossover ativo não tá fácil também, devido a que não é do tipo que a gente encontra a PCB prontinha na net, pois a via de graves não terá só um corte superior, mas também um inferior para casar com o sub, além de um bypass desse corte inferior caso queira usar o sistema sem o sub. Ainda, vício herdado do receiver, o pré vai incluir um seletor de entradas, volume e tonalidade via controle remoto com visor LCD com este aqui http://pt.aliexpress.com/item/12VAC...emote-Control-without-battery/1894140185.html , ainda em estudo de com quem e onde comprar...

Escolhi os amplificadores com base na minha experiência com eles, sendo que já montei os dois tipos: TDA7294 em ponte (já tenho aqui os 4 chips) para a via de graves e P3A para via de médios e agudos (já tenho os 8 transistores, originais de uma sucata PA1800D). Os TDAs são famosos pelo seu certo nível de distorção em altas frequências, mas dando uma estudadinha no datasheet percebemos que para o projeto desejado (entre 80 e 800 hz), eles tem uma excelente resposta e baixa distorção. A potência deles em bridge é fantástica. O P3A do Rod Elliot é reconhecido em todo o mundo pela sua qualidade musical, além de ser um circuito simples. Os 6 amplificadores (2 TDA em ponte e 4 P3A) serão alimentados por um único trafo monstro, mas com seus circuitos retificadores e capacitores separados por faixa. Este trafo que tenho aqui é perfeito para o projeto, pois tem uma voltagem menor (aprox. 22+22), mas uma capacidade de corrente enorme. Só pra ilustrar, umas fotinhos desse trafo comparado com o trafo do famoso Quasar QA-5500 (que animou muitas festas no passado...rsrsrs):

A baixa voltagem ajuda a diminuir um pouco a potência dos TDA em ponte (acredito eu que para uns 110/120 WRMS), aquecendo assim bem menos, e diminuindo também a potência dos P3A para uns 40 WRMS, mais do que suficiente para via de medios e agudos. Assim, teremos aproximadamente uma relação 3 para 1 entre a potência de graves e médios/agudos, que seria ideal para uma tri-amplificação.

Aproveitando ainda a sucata...rsrsrs, vou colocar esses VU do QA-5500 (eu "gostio muitio") no painel frontal, com alguns discretos incrementos de iluminação:

Bom pessoal, é isso. Quem tiver sugestões de qualquer tipo (crossovers, gabinetes, etc.) dá um pitaco aqui para me ajudar.

Anúncio do HT Forum
  2. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Bem legal, acompanhando....!

3. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Se a faculdade me permitisse tempo eu teria honra de ajudar você com o esquema e confecção do layout da placa do cross ativo e comutadora. Pena que o período tá começando agora e só ficarei livre em dezembro.

Sobre os amplificadores eu recomendaria um trafo pra cada um...

Adoro esses projetos audaciosos kkk vou acompanhar!

4. K.Bigotte

K.Bigotte Usuário

Ah como eu queria de volta tempo e ânimo! :inseguro:

kkkkkkkkkkkkk

Boa sorte William! Vou acompanhando e dando pitaco sempre que possível!

5. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu pessoal! Breno, com certeza o ideal seriam trafos separados, mas 3 trafos num gabinete seria complicado... Eu tô levando em consideração que o maior "sugador" de corrente seriam os TDA7294, os P3A nessa baixa tensão puxariam bem menos corrente, e com capacitores adequados essa corrente seria suprida nos picos sem grande interferência entre amplificadores... é só uma suposição...rsrsrs

6. caiosaron

caiosaron The Dark Side of The Moon

Desde 27 Jul 2012
    Caratinga / MG / Brasil
    Boa sorte, acompanhando.

7. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Devagar mas não parado....kkkk. Mudanças no projeto: o amp de graves agora é o Apex AX-11 com saídas MJ15003/4 e trafo separado, alimentação de 42+42 Vcc. Médios e agudos continuam sendo os P3A, medios com 28+28 Vcc regulados e agudos com 22+22 Vcc regulados. Placas prontas...

8. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Placa caseira com lay-out... como tem gente atoa nesse mundo...kkkkkkk!!!

9. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Um dia aprendo fazer placas assim. Parabens.

10. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Mas é facinho... É só imprimir o layout numa folha A4 auto-adesiva (etiqueta inteira numa folha) numa jato de tinta... depois passa um verniz em spray para desenho...fica chique...rsrsrs

• 1
  11. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Putz, que boa ideia nunca pensaria nisso. Imaginei aquelas tecnicas elaboradas de serigrafia, luz negra e tal.....! Parabens mais uma vez. Minhas proximas placas ja vao com layout. Kkkkk.
    Valeu.

12. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Aqui no meu "laboratório" não existe técnica sofisticada, só simplicidade....kkkkkkk. Meu lema DIY: visual refinado com baixo custo... e, lógicamente, funcionamento 100%....rsrsrs. Se for fazer umas assim, testa outras cores. Fiquei indeciso entre esta vermelha e outra azul. Azul fica bem chique também...

• 1
  13. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos

Como é que é? Conta pra nós direitinho como é a técnica. Já fiz milhões de placas, na mão, com fita isolante, com serigrafia é claro... Mas essa da jato de tinta quero saber...

Manda um tutorial ai... show de bola!!!

14. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Egou, não é fazer o lado cobreado não... é o layout dos componentes no lado dos componentes... O lado cobreado é pelo velho método da transferência térmica + caneta p/ correções...:)

Última edição: 10 Set 2015
  15. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Ah bão!!!!

16. Cantunes

Cantunes Usuário

1.045 2.522 626

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Olá Bilbon, na sua opinião, o P3A é melhor nos médios/agudos do que o AX11?

17. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Oi Cantunes, ainda não tive oportunidade de ouvir o AX-11, estou montando. Mas o meu objetivo com ele é ser bom de graves, pois o pessoal que montou lá no diyaudio comenta que pra graves ele é bom... Minha esperança é que o P3A seja melhor nos médios/agudos e o Ax-11 melhor nos graves...

18. Cantunes

Cantunes Usuário

1.045 2.522 626

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Olá Bilbon, um amigo de São Paulo montou o AX11 pra mim. Sei que ele é muito bom de graves sim, mas espero que seja bom nas médias/ altas também.
    Ele enviou hoje pelos correios e espero que até o final de semana já tenha chegado.

Última edição: 14 Set 2015
  19. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Com transistores modernos e rápidos nas saídas acredito que seja bom sim nos médios/agudos. Como eu vou usar para a via de graves, tô usando transistores mais antigos e não tão rápidos...

20. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Cantunes, muito legal essa montagem... profissa...

Eu acabo de terminar a minha, agora é juntar energia para o estresse dos testes iniciais....rsrsrsrs

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso