Projeto Tri-Amplificação

Discussão em 'DIY' iniciada por Bilbon12, 4 Ago 2015.

1. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala galera! Como está sobrando um tempinho agora...retornei aos trabalhos do pequeno "upgrade" do sistema... Como o corte das altas e o passa baixas dos medios vai mudar...estou selecionando capacitores para a troca. Preciso de 20, mas como sabemos, no Brasil temos que comprar mais e selecionar aqueles com valor mais próximo do desejado...comprei 50 (ainda bem que são baratos...rsrsrs). Deixo umas fotinhos do dois aparelhos de medição: um Icel de uns 200 contos e um chinês de 20 contos...kkkk...até que o chinês não se sai tão mal assim não...esse aparelhinho é uma maravilha pro DIY, mede quase tudo, identifica o componente e é auto-range...

cap1.jpg

cap2.jpg

O capacitor tem valor nominal de 3k9, ainda não testei todos, mas já tem uma variação de 20%... Logo posto mais infos do andamento...abraços e bom feriado a todos!

2. agressiva

agressiva Usuário

O xingling mede indutor ?
    Fiquei decepcionado comigo mesmo na semana passada.
    Achei que tinha um medidor de indutancia em casa. Quando peguei o aparelho vi que soh media capacitancia jejejej.

Estou modificando as minhas caixas cygnus e preciso de uma aparelhos de medida.
    Por enquanto soh gastei no microfone e no pre.

3. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Mede sim...ainda não comparei medida de indutores com o Icel...

4. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala pessoal! Continuando com as modificações do sistema...terminei mais uma. Depois de passar alguns momentos de estresse...rsrsrs...cheguei à conclusão de que tri-amplificação e bornes/plugues bananas não combinam...muita fiação, muita confusão na hora de ligar...arreda o aparelho e alguns desencaixam...enfim, acabei voltando para minha ideia no inicio do projeto (ohhhh arrependimento! rsrsrs) e troquei por speakons. Uma beleza, facilidade e segurança na conexão. Fabricantes deveriam fazer um mini speakon hi-end para audio residencial...kkkkk, o sistema é muito bom! Deixo umas fotos com o famoso "antes e depois"...abraço!

ANTES

speakers_output.jpg

DEPOIS

speakon4.jpg

speakon1.jpg

Última edição: 3 Nov 2018
    • 1
  5. Birdvic

Birdvic Usuário

257 203 48

Desde 3 Nov 2009
    São Paulo / S.P. / Brasil
    Não conhecia este sistema. Bem mais limpo e organizado...parabéns!

6. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Opa! Valeu! Eu só conhecia de ler e ouvir falar...é a primeira vez que tenho contato com speakons...mas gostei muito do sistema. Sei que é usado para som PA e não residencial...mas ficou muito bom, pratico, organizado e seguro... (y)

• 1
  7. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Finalmente consegui terminar as mudanças no amp! Trafos toroidais nos seus lugares, uma melhorada na fiação... confesso que esgotei toda minha "capacidade criativa" tentando as melhores opções para tantos fios... mas é complicado... é muito fio!!! rsrsrs. Iluminação dos VUs no jeito, re-calibração das correntes de repouso devido à troca dos trafos... e pronto! Agora é a vez da troca dos capacitores e resistores no crossover...e colocar essa geringonça pra tocar...rsrsrs.

amp1.jpg

amp2.jpg

amp3.jpg

amp4.jpg

Detalhe do "terra central" onde se encontram os terras de todos os módulos (amps, retificação, trafos, saídas, etc):

amp5.jpg

Última edição: 13 Nov 2018
    • 3
  8. agressiva

agressiva Usuário

Fiquei com uma curiosidade: porque reacertar a corrente de repouso depois de trocar o trafo ?

Projeto muito bem feito.

• 1
  9. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Opa...valeu! As tensões mudaram um pouco em relação aos trafos anteriores, por isso tem que fazer um ajuste nas correntes de repouso...

10. shacouto

shacouto Usuário

377 132 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Ficou muito bom. Parabéns! Você percebeu alguma diferença com a troca dos transformadores?

• 1
  11. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu shacouto! Só usei o woofer das caixas para os testes por enquanto...pois o crossover ativo tá desmontado. Mas deu pra perceber um leve aumento de potência, pois as tensões aumentaram um pouco, por volta de 9 volts DC por rama em cada trafo, dando a sensação de um grave mais encorpado. Mas o verdadeiro motivo da troca dos trafos é que o outro trafo EI que tava nos graves aquecia consideravelmente, por isso resolvi trocar e aproveitei e troquei por toroidais que tem algumas vantagens. Testei por horas e o aquecimento tá normal...

• 1
  12. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala pessoal! Ontem foi dia de calibração e ajustes no crossover após troca de capacitores e resistores nas altas e passa baixas dos médios. Até que enfim upgrade do sistema finalizado! Não foram tantas mudanças, mas significativas:

Caixas:
    - Troca do tweeter domo por ribbons planares
    - Troca dos médios "improvisados" por médios dedicados
    - Acabamento frontal
    - Troca dos bornes banana por speakons

Amplificador:
    - Troca dos trafos EI por toroidais
    - Uma "melhorada" na fiação interna
    - Troca do modulo do VU (duas vezes...aquele primeiro começou com um funcionamento estranho...rsrsr)
    - Troca dos 12!!! bornes banana por speakons
    - Mudança no acabamento frontal em relação à versão anterior, incluindo a escala dos VUs

Pré+Crossover ativo:
    - Inclusão de um trafo para alimentação do circuito digital separado do analógico
    - Troca da placa original do pré por uma com capacitores melhores
    - Inclusão de um buffer com ganho 4 ajustável
    - Troca capacitores e resistores das altas e passa baixas dos médios(o corte passou de 3k5 para 5k8)
    - Mudança acabamento frontal

Após algumas horas de audição, o que posso dizer é que o ribbon planar deu outro patamar aos agudos...eu não imaginava como o domo gritava tanto...rsrsr. O ribbon é mais suave, cristalino, definido...uma delicia de ouvir. E é dos baratos, imagino como devem tocar esses ribbons caríssimos... Os médios também estão melhores...um pouco mais contidos, mas bem definidos. Os graves deram uma encorpada, não sei se por aumento da tensão nos trafos... Aquele ruido de fundo que comentei na primeira montagem, baixo mas audivel quando se chegava perto do tweeter...sumiu! Talvez pela melhorada da fiação, ou pelo próprio ribbon, ou ainda pela separação das fontes no pré...sei lá...mas agora silêncio absoluto! O buffer funcionou beleza, como o pré e o crossover tem ganho unitário, se colocava uma fonte de sinal com sinal mais baixo, tipo 150mV, o pot de volume tinha que girar muito (ele é multivoltas) para alcançar um bom volume. Agora com o buffer o negócio melhorou, deixei com aprox. ganho 3 (1V entrada...3V saída), menos voltas...

Bom, é isso...tô bem satisfeito com as mudanças...deixo umas fotos. Quando puder faço um videozinho pra mostrar o sistema tocando...abs!

som1.jpg

som2.jpg

• 2
  13. agressiva

agressiva Usuário

Bom ler o seu relato sobre o tweeter .

Mais uma vez, muito legal o seu equipamento.
    A anos venho pensando em fazer algo parecido mais sempre desisto.
    Agora que estou com vontade de fazer a grana esta curta .

abs.

• 1
  14. shacouto

shacouto Usuário

377 132 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Quais são os ribbons baratos? onde comprou? Interessei...:D

• 1
  15. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu! Mas não desista! Se não me engano, já se passaram uns 6 anos desde o inicio do projeto, começando pelas books...mas é muito legal o aprendizado e a satisfação que a gente tem com os resultados...e a "gastação" foi muita não...tudo baratim...rsrs. Abs!

16. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Os tweeters são esses...comprados no aliexpress...não lembro o vendedor...depois entro na minha conta lá e vejo...

ribbons.jpg

• 2
  17. agressiva

agressiva Usuário

eu quase comprei esses TW semana passada.
    Acabei comprando uns de 4" redondos que vou testar e depois colocar nas minha caixas cygnus.

Espero que os meus sejam tao bons quando esses que voce comprou.

18. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Bom, não posso afirmar que eles são "tão bons", com certeza tem tweeters superiores. Posso afirmar que gostei mais do que os antigos domo, que não eram "tão ruins"... rsrs...Boa sorte com a compra!

19. agressiva

agressiva Usuário

uma duvida, onde voce comprou os medio amarelos que foram usados nas suas caixas ?

20. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Na época que tava pesquisando os ribbons no aliexpress, achei por acaso esses médios bem baratinhos, no tamanho e jeito que eu tava há anos procurando...cone seco e selado na traseira... Segue os links:

https://pt.aliexpress.com/item/GHXA...433.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3abcb90aQ3neQZ

https://pt.aliexpress.com/item/2PCS...672.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3abcb90aQ3neQZ

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso