Projeto Tri-Amplificação

Discussão em 'DIY' iniciada por Bilbon12, 4 Ago 2015.

1. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Procure a MC Audio, eles tem uma interface USB q serve para medição de parâmetros T/S de alto-falantes e tb LRC
    Entre em contato, pois a interface ainda não está no site

2. agressiva

agressiva Usuário

Voce fala dessa empresa ?
    www.mcaudio.com.br/

Eh a interface para medir RTA ?

3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Sim essa empresa, mas é outra interface que lançaram agora e não está no até.

4. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Se tiver um precinho bacana, pode até compensar essa interface...rsrs...a não ser que a pessoa seja um profissional...aí compensa mesmo. Eu como não sou profissional, vou me virando com coisas mais baratas, como esse mede-tudo xingling e o demo do Limp, que faz parte do pacote Arta...com um simples "jig" dá pra levantar os T/S dos falantes, não salva os resultados, mas é só dar um print da tela e pronto...rsrs

http://www.artalabs.hr/index.htm

Última edição: 22 Nov 2018
  5. agressiva

agressiva Usuário

Legal saber que da para levantes os parametros T/S sem precisar de interfaces caras Bilbon.

Ante ontem chegou o meu medidor xingling. Comprei um que tem tela colorida e caixa externa mais eh basicamente igual ao que vi aqui no post.
    Fiz uns comparativos com o meu multimetro e os valores sao muito proximos.

Eh um aparelinho que vale a pena ter para quebrar o galho.

• 1
  6. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Olá pessoal, outro software muito bom é o REW (https://www.roomeqwizard.com) faz "tudo" e ainda é gratuito.

• 1
  7. agressiva

agressiva Usuário

Esse eu gostei ... roda no linux !
    ja instalei e vou testar assim que der tempo.

8. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Gostei disso também, apanhei um pouquinho para instalar por conta do java, mas está funcionando direitinho.

Embora usei bastante a versão windows, quando estava "brincando" com minhas caixas.

9. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala pessoal! Como o sisteminha deu uma melhorada...achei que merecia uma régua de tomadas decente, melhor que o filtro de linha porqueira que uso há mais de 6 anos...rsrsrs. Abrindo essa "coisa", dá até arrepio...umas lâminas finas de metal fazem o contato com o plugue...e com o passar do tempo aparecem as folgas...os estresses com plugues que soltam...etc...kkkk. Um fusível, uma capacitorzinho e um led...e chamam isso de filtro de linha...putz...rsrsrs

filtro1.jpg

Bom, o objetivo é apenas melhorar as tomadas, com umas de qualidade melhor, mas nada "hi-end"...rsrsrs. E aproveitando, dei uma fuçada na net para ver alguns filtros e testar. Também tava doido para dar alguma utilidade a um voltimetro analógico que tá na sucata há no mínimo uns 30 anos!!! rsrsrs...mas com certeza a idade dele é maior, escala tão amarelada que não dava pra ler, aí fiz uma nova e coloquei uns leds lá dentro.

filtro2.jpg

Os dois toróides menores são o filtro para as fontes de sinal e pré-amp, os toróides maiores são filtros separados para o amp do sub e triamp, e o de cobre esmaltado para o PC e monitor (nem precisaria...mas como já tinha a peça). Como pode-se ver, todos os componentes são de sucata...rsrsr. A placa é de fibra...achei mais adequada para essa montagem...

Como o varistor aí, se entrar em ação como proteção, pode pegar fogo, encapsulei ele com espaguete termo-retrátil...

filtro21.jpg

filtro3.jpg

filtro4.jpg

A caixinha de madeira e acabamento não ficaram bons, fiz tudo correndo com tico tico manual...kkkk... mas vai ficar assim mesmo...paciência anda curta.... Abraço!

PS: Aviso aos "teóricos-maníacos" e "simuladores-de-circuitos-maníacos" de plantão...rsrsrs. Não foi feito de minha parte nenhum levantamento teórico nem simulação dos filtros, apenas coletei infos e experiências de inúmeros diyers na net, inclusive do conhecido Lampizator...

• 2
  10. shacouto

shacouto Usuário

342 118 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Tenho certeza que funcionalmente ficou 1000% melhor. E como não fica em destaque a aparência é secundário. Mas até que não ficou feio, está bem "simpático".

• 1
  11. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Kkkk...você foi gentil com esse "simpático"...esse voltímetro deixou o negócio parecendo aquelas "geringonças" dos anos 50...:rofl:

• 1
  12. Marcelotronic

Marcelotronic Usuário

5 0 2

Desde 22 Jul 2011
    Paraná
    Caramba um filtro diferente para cada tomada. Onde eu leio sobre isso? Parabéns pelo filtro.

13. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Opa...valeu! Tem muita coisa na net...alguns links:

http://lampizator.eu/AC FILTER/SILK/FILTER.HTML

https://www.audioasylum.com/reviews...h/AC-filter-according-to-JR/tweaks/15981.html

https://www.diyaudio.com/forums/power-supplies/59745-jon-risch-ac-power-line-filter-qs.html

https://forum.lowyat.net/topic/2687806/all

http://www.dms-audio.com/audio-mains-filter-circuit

http://www.audiomisc.co.uk/mains/filters1.html

E uma foto de um comercial de precinho elevado...praticamente os mesmos componentes...claro que devem ser de melhor qualidade...

4460709.jpg

14. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala pessoal! Com tudo montado e ligado, resolvi fazer um videozinho, meia boca pra variar...rsrsrs. Usei uma câmera antiga dessas mini DV que liga na porta firewire do note. Imagem ruim, de foco difícil, mas pelo menos grava um somzinho melhor que o celular...rsrsrs. O sisteminha até que tá tocando legal...a fonte é o PC rodando uma música do Youtube. O sub tá com o volume no mínimo pra não saturar o mic. Claro que existem uns desequilibrios aí...mas isso vou analisar com mais calma... Abraço!

• 1
  15. agressiva

agressiva Usuário

muito legal @Bilbon12@Bilbon12.
    Uma hora dessas comeco a fazer o meu sistema DiY.
    Por enquanto soh projetei meu medidor VU e PPM em um unico instrumento.
    Foram 2 semanas de pesquisa e programacao.

ficou bem legal ... gostei do jeito que os leds se mechem. Ficou agradavel .

• 1
  16. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu! Começa logo o seu sistema DIY, a vida é curta...kkkkk! Se puder mostra pra nós seu projeto do VU...é com arduino?

17. agressiva

agressiva Usuário

Arduino ... nao ... longe de mim com os arduinos.
    Os processadores usados nos arduinos nao tem potencia para fazer um VU descente. A maioria que tem na internet funciona muito mal. Quem entende ve de cara que eles nao conseguem mostrar corretamente o audio.
    Estou usando um stm32f405 que tem boa potencia para processar os filtros.

Infelizmente um fio soltou do pront-o-board e encostou nos 12volts e terminou com o processador.
    Essa semana vou comprar outro e fazer os ajustes finais.

• 1
  18. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    Fala Bilbon, uma coisa me deixou preocupado, esse varistor, caso ele estoure pode ser que os contatos permaneçam unidos devido ao termo-retrátil, ou não?

19. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Opa...blz? Cara...nunca passei por essa experiência...rsrsrs. Mas já vi na net produtos comerciais que fazem assim...então acho que não tem problema....acho que ali derrete tudo caso a tensão passe o limite do varistor...

20. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Mas pensando bem, a função do varistor ali é essa mesmo....se a tensão subir acima do limite, ele entra curto e abre o fusível...então não tem problema os contatos permanecerem unidos... Esse eu tinha na sucata aqui...um SVC151-14... a partir de mais ou menos 150V ele entra em curto.

Última edição: 18 Dez 2018
    • 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso