Anúncio do HT Forum

Quais TDs ditos hi-end têm "torque" rápido?

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por Progger58, 1 Jul 2019.

1. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Eu andei lendo comentários sobre uma certa lentidão de alguns TDs desses ditos hi-end (com pratos pesados acionados por sistema de correia) para chegarem na rotação exata.

Isso até faz sentido mesmo, tendo em consideração o peso acavalado que normalmente tem o prato desses TDs, e considerando também o fato de serem acionados por sistema de correia.

Mas, por outro lado, isso sinceramente me deixou desanimado em relação ao projeto que eu tenho em mente de um futuro upgrade de TD. Para quem está acostumado com o "torque instantâneo" proporcionado por um Pioneer PLX-1000, por exemplo (como é o meu caso), pegar um TD que demore a "pegar no tranco" deve ser um saco. :)

Então a pergunta é esta: quais TDs desses ditos hi-end proporcionam um torque rápido, atingindo a rotação desejada o mais rapidamente possível?

• 1
  2. ricsimas

ricsimas Usuário

Desde 18 Jul 2008
    Rio
    Duas coisas:
    - acho bem OK um TD que leve alguns segundos para chegar na velocidade correta...
    - ... desde que não seja necessário parar o prato para virar o lado ou trocar o disco

Há mais elementos relevantes nessa discussão do que só o tempo para chegar na velocidade, NMO. O que importa não é o inicial, mas o que acontece entre cada lado.

• 3
  3. edmararj

edmararj Usuário

5.293 5.119 751

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @Progger58@Progger58
    Os toca-discos com pratos de alta massa, levam mais tempo para atingir a velocidade correta e também mais tempo para parar. Ao contrário dos toca-doscos DD.
    A vantagem dos pratos de alta massa é justamente essa característica de alta inércia (resistência à alteração do estado atual, seja ele parado ou em movimento).
    Esse efeito é utilizado para reduzir o "cogging" dos motores.
    A solução é manter o prato girando, mesmo nas trocas de discos, uma habilidade que você adquire rapidamente!

Edmar

• 3
  4. Jefferson Domiciano

Jefferson Domiciano Usuário

888 3.314 928

Desde 28 Dez 2017
    Fortaleza, Ceará
    Aprende rapidamente mesmo. Hoje só troco os discos no meu Rega com motor ligado. Acho até mais prático que ter de desligar e ligar sempre que trocar o disco.

• 2
  5. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    A questão do prato demorar um pouco a atingir a rotação desejada num TD até que eu consigo relevar, mas sinceramente me dá arrepios a ideia de trocar o disco ou o lado do disco com o prato rodando. Do jeito que eu sou desastrado isso me seria um potencial problema. :)

Essa é uma comodidade que o meu PLX-1000 tem, ou seja, você não precisa "desligar" o aparelho para trocar o disco ou o lado do disco, já que ele conta com uma tecla "STOP", que apenas pára o prato, mas mantém o aparelho ligado. Acho que dentre todas as comodidades do PLX esta foi a que eu mais gostei. (y)

Então devo confessar que fiquei um pouco desapontado de saber que esses TDs mais tops não contam com uma tecla de "STOP" para parar o prato enquanto se troca o disco, ou mesmo o lado do disco.

E viva o PLX-1000 !!! :) (y)

• 1
  6. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Sei não. O que posso dizer é que meu Dual 1225 leva em torno de 1s. Thorens 0.5s e o Clearaudio alguns segundos.... É este é o melhor nos aspectos técnicos com muita folga. Seu Pioneer deve ser rápido no gatilho.

Porém... O que importa é seu. É este é incomparável. Mas... Nada de ficar vendo os alheios.

• 2
  7. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    O Pioneer é INSTANTÂNEO !!!! (y)

• 3
  8. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Não tenho este perfil. Considera meu Uno Miller 91 com seus 45HP pelas subidas da Fernão Dias.... Com 4 adultos e muito queijo.

• 4
  9. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    O amigo @Wilton@Wilton me alertou hoje para um toca-discos que me daria todas as comodidades a que eu já estou acostumado com o PLX-1000 (e das quais gosto bastante), mas que parece estar num nível muito superior: o Technics SL-1200G.

Pelos reviews, parece ser coisa finíssima realmente:

https://www.theabsolutesound.com/articles/technics-sl-1200g-turntabletonearm/

http://www.tonepublications.com/review/the-technics-sl-1200g/

Visualmente é idêntico a qualquer Technics SL1200, mas pelo que eu andei lendo as similaridades param por aí. A performance parece ser outro nível. (y)

• 3
  10. Puka1963

Puka1963 Usuário

1.035 1.049 421

Desde 1 Nov 2010
    Guarujá (SP)
    Os melhores toca-discos de acionamento direto são os EMT, series 937/940, pode ser uma boa opção um Thorens TD124 e como C/B o Technics SL-1200.

Antonio

• 2
  11. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Agradeço pela dica, mas eu realmente quero um TD novo. Vintage está fora dos meus planos.

• 2
  12. Wilton

Wilton Powered by Music

Desde 26 Mar 2004
    SP
    O maior problema que vejo em relação ao 1200G é trazer um.

Pois é caro e pesado.

Desde que saíram venho tentando uma maneira de trazer um G ou GR por um valor interessante e esse ano consegui finalmente o GR, que me pareceu melhor que o PLX em alguns aspectos, considerando que custa mais que o dobro, mas infelizmente veio com o prato empenado.

De qualquer maneira é um projeto pensado do zero e não tem nada a ver com o SL anterior.
    Exceto pela tampa acrílica...

• 3
  13. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    • 2
  14. edmararj

edmararj Usuário

5.293 5.119 751

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @Progger58@Progger58

Um Thorens TD124, assim como um Garrard 301 ou 401 com umas poucas peças trocadas (você acha todas para comprar, novas), terá um ótimo toca-discos por mais 50 anos!

Edmar

• 2
  15. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    @Progger58@Progger58 ; Há certos conceitos que se tornam preconceitos
    Um deles se referem a DJs. Desta forma aparelhos voltados a este nicho não servem para HiFi ou HighEnd. Se você quer entrar no clã que se renda e tenha um TD de perdigree. Não insista com seu Pioneer PL-1000.

Por favor para de espernear e se renda. O clã é forte, unido e segregador.

• 4
    • 1
  16. Nascimento

Nascimento Usuário

@Wilton@Wilton Voce nao consegue trocar ou comprar apenas o prato?

@Progger58@Progger58, o Kuzma XL tem a função pausa, mas mesmo assim é "lento" pois o prato pesa 22kg.

• 2
  17. Wilton

Wilton Powered by Music

Desde 26 Mar 2004
    SP
    O preconceito realmente é verdadeiro Jefferson.
    Agora depois de ouvir "alguns" sistemas e ter tido alguns diferentes toca-discos nos últimos anos, nada como um famigerado teste cego para deixar alguns de cabelo em pé na hora que descobrissem qual TD está tocando.
    Mas deixa pra lá que o foco do tópico é só ajudar o amigo @Progger58@Progger58 em seu consistente projeto de upgrade.

• 3
  18. Wilton

Wilton Powered by Music

Desde 26 Mar 2004
    SP
    Nascimento, eu até relatei a novela no tópico da Technics.

Mas resumindo, a loja não tinha como trocar, tentei por vários dias conseguir um prato, mas com receio de perder o prazo para devolução, acabei devolvendo.

E aí cabe uma ressalva para o atendimento da Technics que foi ridículo.
    No início me pediram fotos detalhadas, enviei o link do Youtube, solicitaram comprovante de compra, número de série e todos meus dados pessoais, para no final se limitarem ao parecer: "só podemos dar assistência para moradores do Reino Unido".

Acho que existe momento de comprar a briga e outros de seguir em frente.
    Como estava com o PLX recém comprado e impressionado com o que estava tocando, depois de já ter amargado um insucesso na compra de um Xtension 10, foquei nos discos e deixei pra lá.

Recebi o reembolso e apertei o play.

Última edição: 2 Jul 2019
    • 5
  19. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Se quiser chutar o pau da barraca...

Abraço,

• 4
  20. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso