Qual driver tem a melhor qualidade sonora e melhor timbre?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Gabriesl, 2 Dez 2019.

1. Gabriesl

Gabriesl Usuário

Desde 29 Mai 2016
    Governador Valadares
    Estou montando um projeto com 1 Vulcano 3.8 18p, 2 médios de 8 polegadas (a escolher) e 1 driver ti (para 1 Vulcano tocando forte, só 1 driver de 2p é suficiente ou vai ficar com pouca voz?). Prezo em primeiro plano a qualidade sonora e gostaria de saber qual driver tem a melhor qualidade. Vi alguns dizerem que o D409ti é melhor, já outros falam do D3505Ti Neodímio.

Qual a opinião de vocês?

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Os de melhor qualidade são os Neo.

O problema é que na realidade as pessoas não se preocupam com qualidade e sim SPL.

Tem alguns Neo são de 1".

Agora o preço deles é bem mais alto.

Compara a sensibilidade dos Neo com alguns Driver Ti, tipo D220Ti JBL, Snake SD 375, etc, para saber se são equivalentes. Se for menor para o lado do Neo., de repente 2 unidades seria mais interessante, a não ser que goste do grave se destacar um pouco mais.

Eu particularmente prefiro com menor rendimento na faixa de agudos, o que tenderia a escolher apenas 1 unidade mesmo, principalmente se for usar cross ativo ou processador.

3. Gabriesl

Gabriesl Usuário

Desde 29 Mai 2016
    Governador Valadares
    Saquei, se eu usar 2 D3505Ti Neodímio em 1 vulcano 3.8 18p tocando forte, iria ter mais voz que grave? Para equilibrar o componente vc usaria 1 ou 2 drivers?

Outra pergunta. qual modulo vc recomendaria para 1 driver D3505Ti Neodímio tocar forte? vi q ele tem 8 ohms e os modulos vão até no max 4 ohms. Por ser um modulo que irá trabalhar somente com 1 driver, ele pode ser mono ou tem que ser stereo?

Se eu usasse 1 driver fenolico e 1 st n teria esse problema pq 2 componentes de 8 ohms casaria certinho com um mudulo de 4 ohms. vc acha que para meu caso a melhor opção é um ti ou um fenolico de qualidade + st?

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Estive ocupado esses dias.

Duas perguntas bastante distintas.

1 - Driver Neo, além de promoverem maior qualidade, tem um faixa de resposta mais extensa, o que promete subir bem mais dos que Driver Ti convencionais. No meu ponto de vista não há necessidade e não faz sentido algum, complementar com um alto-falante que irá atuar numa bem restrita faixa, coisa que talvez nem exista, se o Driver escolhido subir até os 20KHz, que é o limite audível do ser humano.

2 - Creio que em parte a questão 1 já responde. Usar Fenólico + Tw, além de ter 2 alto-falantes distintos, causa um custo desnecessários de acerto de vias, caso principalmente se houver uma diferença de SPL entre eles, sem falar que se fosse para mim, não optaria por ela, porque além desse custo, tem o custo do Divisor de frequência que faça não só a divisão mas também o equilíbrio (pode acontecer). Como não gosto de interferir, mas apenas sugerir, prefiro que verifique qual a melhor opção. O Stw, tem mais possibilidade, porque é um alto-falante dedicado a altas frequências.

Como exemplo ao outro questionamento, desta deita sobre o amplificador, qualquer amplificador que forneça 60 a 80w, paor exemplo para um JBL 2500Ti, se este for a sua escolha daria tranquilo.

Você falou em médios. Teria um amplificador dedicado a cada via? Vai usar processador. Não lembro mais dos detalhes.

5. sergioserra

sergioserra Usuário

Desde 12 Jan 2005
    Trombudo Central
    Pergunta de cabaço em SPL... tem algum supertweeter " manso" o suficiente e com otima qualidade sonora que de pra montar num tampao sem engolir um mid bass morel 6x9?

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Agora tem 6x9" com apenas uma via, respresentando um Woofer e 6x9", que são coaxiais e portanto, já possuem agudo

Peguei um exemplo da mesma marca. Atuar de 50 a 22K, já é o suficiente nada complementar
    Kit 2 Vias Morel Tempo Ultra 692
    - Resposta de Frequência: 50Hz à 22kHz

Agora, para som interno, não se usa 6x9" e ainda mais um 6x9" desses, que custa o olha da cara.

Invista num bom kit 2 vias e para o caso de melhor performance, 2 pares de kit, que é muito mais vantagem.

• 1
  7. sergioserra

sergioserra Usuário

Desde 12 Jan 2005
    Trombudo Central
    Eu tenho um kit 2 vias muito bom e tenho um midbass 6x9 morel, o tweeter perdi num acidente. Queria fazer um barulinho no tampão, estou pensando num midbass 800 pro da pioneer 8 " e um supertweeter b350 pro pioneer também. Pura zoeira. Meu sub é JL e o kit é MBQUART reference. Pensei um 7x10 hertz , pensei no morel com tweeter copinho, nakamichi( bom pra caraio), focal integration, até no famigerado audiophonic... pensei num midbass desses zeta da vida com um supertweeter hertz spl show 25...só zoeira. Queria um som forte e com algum grave sem o sub. Na hora da Diana Krall eu desligo e deixo MB com JL...:lol:

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Citou bons itens.

Essa zoeira que fala, é para o caso de ficar parado, tipo com porta-malas aberto?

Esse da Hertz, me pareceu bem interessante mas ao invés do tampão, pode colocar numa caixinha à parte. Só colocar felcro, atrás dela, que poderá ficar presa em algum lugar. Em dias normais, pode até tirar e deixar em casa. Ai tem que ser a amplificação para ela, sendo que de quebra, pode botar um sub de 8", raso, para encorpar o grave.

• 1
  9. sergioserra

sergioserra Usuário

Desde 12 Jan 2005
    Trombudo Central
    Isso, sonzinho fora e pra um dia de irritação extrema com o transito. Pensei na caixinha com plug, sim, com um subinho de 8 junto, ai uso o mesmo modulo pro subão e pra caixa, nao ao mesmo tempo. Um amigo meu montou 1 kit morel tempo 6 numa caixinha com sub ficou muito foda segundo ele. Como o cara ja foi campeão mundial de som automotivo, eu boto fé... Boa dica quw vc me deu! (y).
    Eu vi um troço, mas que fica muito escroto de feio, um tampão dutado. Falante de spl e supertweeter. Pelo que vi no YT toca bem, mas é um horror, alem de tirar a visibilidade do motorista. Um amigo meu instalador aqui me xingou um monte. Eu tocava alpine em 3 way, com Morel e jl w6. Ja fiz focal 3 vias com midbass no pezinho, agora to querendo um pioneer pro para o tampao...mas o cara me xinga...:ataque::ataque::ataque:

10. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    A caixinha à parte, fica bem melhor, em todos os sentidos. Você que busca qualidade poderá manter a originalidade do carro e realmente fica feio demais, alto-falante em tampão, mesmo em tampão personalizado, sem falar, que o sol, vai danificando e chama atenção.

Pode usar o mesmo amplificador que já tem no sistema, fazendo apenas um esquema com uma chave liga-desliga, para não ter que ficar mexendo em fio.

Outra opção é ter uma amplificação independente. Pode até levar a caixinha para o quarto ou quintal e curtir o som lá. Se essa caixa tiver uma amplificação e uma fonte, fica mais legal para fazer isso.

Ideias aí não faltam. Essa ideia do 7x10 hertz, é boa. Ele tem uma boa sensibilidade (93 dB), o que vai lhe conferir uma bom rendimento externo.

Eu pegaria um banda 250 2 ohms para tudo e um divisor passivo de 2 vias personalizado, para cortar os 6x9", por volta dos 80 a 100Hz, na transição com o sub.

Quanto à ideia com o morel tempo, deve ficar sim. Só pega, caso queira ouvir músicas que exijam frequências mais baixas, o que com um Sub, já não teria tanto problema.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso