QUAL O MELHOR DVD RECORDER??

Discussão em 'DVD, HD-DVD, LD Players e Players Híbridos' iniciada por rob arbo, 4 Ago 2005.

1. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Panasonic DMR-ES20 à venda nos Estados Unidos

Suspeitava-se que o Panasonic DMR-ES10 poderia estar sendo substituído pelo DMR-ES20:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=242480&postcount=9

Mais suspeitas de que o Panasonic DMR-ES10 poderia ser descontinuado:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=253774&postcount=70

A ausência do conector firewire no DMR-ES10 pelo jeito acabava deixando ele em desvantagem para aparelhos da concorrência, e aparentemente a única diferença é que o DMR-ES20 conta com essa entrada.

Ele já está sendo vendido nos Estados Unidos na Best Buy pelo preço de 189 dólares, contra 159 dólares do ES10:

ES10

ES20

Com a venda no ES20 nos Estados Unidos, será que em breve a Panasonic Brasil também colocará esse modelo no nosso mercado?...

Roberto

2. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
  3. Dilbert

Dilbert Usuário

Desde 10 Mai 2005
    São Paulo
    Excelente oportunidade para quem procura um EXCELENTE gravador, só estou confirmando se a firewire é bidirecional, em caso afirmativo possívelmente estarei disponibilizando o meu DMR E-55 S com 3 meses de uso!!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-33122615--_JM

(y)

4. CP500

CP500 Usuário

Desde 10 Jan 2005
    Pouso Alegre/MG/Brasil
  5. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
  6. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Já tinha comentado também sobre o Pioneer 520 do Mercado livre:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=250626&postcount=47

Agora, tem que ver se realmente a conversão PAL-M para NTSC funciona beleza pelas entradas auxiliares.

O cara diz que ele vem com o recurso de fábrica, mas será mesmo??? (Sabemos que esse produto vendido pela Pioneer Brasil vem com PAL-M de fábrica)

Roberto

7. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    De um link do Videohelp que o Maurício (Dmaumau) havia postado anteriormente mas que só depois eu fui ler com atenção:

Comparativo Panasonic ES10 x ES20

Algumas curiosidades sobre o novo Panasonic DMR-ES20

Diferenças em relação ao ES10:

1. O ES20 tem uma profundidade 25% menor (250mm contra 337mm do ES10)

Inicialmente eu não tinha percebido isso, mas vendo bem pelas fotos, realmente percebe-se que o ES20 tem uma profundidade menor:

ES10:
    http://images.bestbuy.com/BestBuy_US/images/products/7006/7006508_ra.jpg

ES20:
    http://images.bestbuy.com/BestBuy_US/images/products/7276/7276039_ra.jpg

2. O ES20 tem um cooler na região traseira direita. O ES10 não tem cooler.
    3. O ES20 tem duas entradas auxiliares, IN1 e IN2 (painel frontal). O ES10 tem 3.
    4. O ES20 tem a entrada DV (firewire) no lado esquerdo da entrada IN2. O ES10 não tem.
    5. O ES20 consome 22w e pesa 2.55kg (o ES10 consome 23w e pesa 3.6kg)

http://panasonic.co.jp/pavc/global/diga/usa/es20_es10/specifications.html

6. O conversor analógico para digital de 12bits só é utilizado no ES10:

http://panasonic.co.jp/pavc/global/diga/usa/es20_es10/high_picture_quality.html

Estão até começando a surgir boatos de que o Panasonic ES20 poderia estar utilizando o chip LSI...Acho pouco provavel, pois o recurso de utilizar a mesma resolução da velocidade SP na velocidade LP continua e até onde eu sei o chip LSI não permite isso...

Acredito que todas essas mudanças feitas no ES20 em relação ao ES10 tem apenas o objetivo de deixar o aparelho mais competitivo, tornando o processo de produção mais rápido e barato, mas confesso que gostaria de ser surpreendido com uma notícia de que o ES20 utiliza o chipset da LSI.

Vamos acompanhar o caso e ver se algum gringo se habilita a abrir o aparelho e ver se encontra um chip LSI DMN-8602 (ou DMN-8652) dentro do aparelho...

Fonte:
    http://www.videohelp.com/forum/viewtopic.php?t=280172

Roberto

8. Dilbert

Dilbert Usuário

Desde 10 Mai 2005
    São Paulo
    já tão pelando o aparelho... arrancaram 1 kg do bicho e quem perde com certeza é a gente!!! Fiquei surpreso de saber que o ES10 não tem cooler, sendo que o E-55 tem!! só que a qualidade difere do SP pro LP.

Roberto vc saberia qual é o chip que está equipando aquele pioneer que andei vendo no ML por 2k c/ hd de 80 gb? se não me engano o modelo 520??, estou ficando atiçado com aquele gravador em especial!! não consegui saber se a firewire é bidirecional também como havia comentado no início do tópico.... no site as informações são bem restritas, fala da firewire e só e nada sobre o chip, é claro. (y)

9. mgbej

mgbej Usuário

2 0 0

Desde 20 Set 2005
    NOVA FRIBURGO-RJ
    Olá robert
    comprei o panasonic. Já havia entrado em contato com vc. Queria inicialmente comprar o sansung (pelos motivos expostos por vc: melhor ship, em tese,etc.), mas tive que compar o gravador urgentemente e, ante a dúvida de saber se todas as entradas convertiam para pal-m, optei pela panasonic.

1 impressão- o aparelho tem aspecto agradável ,esteticamente falando(mas não é o sansung, que acho muito mais bonito).

O que gostei- tudo funciona de maneira muito fácil. o manual em portugês é ótimo (o que foi dito por muitos, confiabilidade do produto) .
    Tudo está funcionando perfeitamente. As entradas, todas elas, podem ser programadas para pal-m ou ntsc (que era de fato o que mais me importava)

Gravei de dvd para dvd, de vhs para dvd, de mini dv para dvd, da tv via satélite para dvd, da tv aberta para o dvd (em ram, -r, -rw).

Utilizei diferente ligações ( rf, rca, cabo s-vídeo).

No modo xp e sp (1 e 2 h) a qualidade impressiona. Excelente.
    No modo lp , 4h, a gravação perde qualidade (mas o que é dito é verdade, faz sentido. Para se assistir um programa ou filme de tv, tá bom).
    Agora o grande lance é que, quando vc grava na entrada s-vídeo,da tv via satélite por exemplo, mesmo em LP, o resultado melhora muito (se for rf- antena, aí não fica tão bom), me surpreendeu.
    Como já sabido, ele não possui a entrada IEEE1394. Mas gravei da minha sony hc-40, mini dv,na s-vídeo e fiquei muito satisfeito. Excelente. Sinceramente ficou um show.

Agora sobre tempo de gravação, ele tem um recurso que é legal (modo de gravação FR). Neste, o aparelho verifica automaticamente o tempo de gração pretendido e o que a mídia pode te oferecer de melhor, gravando na melhor qualidade possível dentro do tempo oferecido.

O modo ep pode ser selecionado para 8 ou 6h.

Fiquei satisfeito. Pois num filme ou gravação utilizo sp. Para gravações ocasionais, lp.

O que foi dito por aí, que a imagem do vhs gravada no dvd fica melhor que o original, é verdade.
    Mentira, pelo menos não consegui, gravar em dvd+rw (algumas pessoas diziam que mesmo o manual dizendo ao contrário, ele gravava em dvd+rw).
    O grande show é o dvd -ram (para que gosta de edição é muito bacana). Com o DVD-rw, +r e -r você fica limitado.
    Exemplo: Quando vc grava em -r, +r e -rw ele faz capítulos automáticos de 5 em 5 minutos. Assim, numa gravação de um show, vc não tem a opção, aparentemente, de colocar os capítulos no início de cada música. No dvd-ram vc consegue.
    Como disse, tive que comprar com urgência. Entretanto, por enquanto, estou muito satisfeito com o produto. Excelente custo-benefício (comprei no shoptime, por 899,00, à vista, e ele tem garantia de 2 anos-basta cadastro no site oficial). Além do mais é gratificante vc comprar um produto e ele funcionar de maneira descomplicada e fácil (além do mais, gravar e reproduzir em PIP é muito legal---só em RAM).
    Qualquer dúvida e esclarecimento sobre o produto estou a disposição. Mais uma vez grato pelo seus esclarecimentos e do pesoal deste forúm.

10. wgn

wgn Usuário

Desde 10 Jul 2005
    São Paulo/SP/BR
    Somente contribuindo com informações sobre a minha experiência pessoal com o Panny ES-10:

1) A conversão de PAL-M para NTSC não é automática, nem independente por entrada. Isso dificulta a vida de quem tem fontes PAL-M (antena, vídeo-cassete) e NTSC (tv a cabo, DVD), ligadas ao mesmo tempo no gravador, pois temos que ficar sempre selecionando o tipo do sinal de entrada. Para complicar, essa seleção não é disponível nas gravações programadas, o que impede que se programe seqüências de gravações de diferentes entradas, NTSC e PAL-M, além de dar margem de você se enganar e deixar o aparelho no setup errado, o que vai resultar numa gravação em preto-e-branco.

2) Para ligá-lo ao meu receiver tive dois problemas:
    2.1) O receiver é um centralizador das fontes de audio-vídeo (tenho ligado a ele : video-cassete, DVD, karaokê, video-game e receptor de tv a cabo), por isso pretendia ligar a saída VCR2 na entrada 1 do ES-10. Como alguns aparelhos são ligados ao receiver com S-Vídeo e outros com vídeo composto, liguei o receiver ao ES-10 com os dois cabos. Mas, logo percebi que se o cabo S-Vídeo estiver conectado numa entrada do ES-10, o ES-10 vai ignorar o sinal de vídeo composto da mesma entrada. A solução foi ligar o receiver através de S-Vídeo na entrada 1 e o vídeo-cassete através de vídeo composto na entrada 3 (a entrada 2 é a frontal). Essa configuração permite gravar tv a cabo e DVD (que usam S-Vídeo) através do receiver na entrada 1 e video-cassete na entrada 3. O ruim é que tive que desligar o vídeo-cassete do receiver. Além disso, não é possível gravar, através do receiver, os outros aparelhos ligados através de vídeo composto.
    2.2) A princípio liguei a única saída de áudio-vídeo do ES-10 no receiver. Mas percebi que isso resultava no seguinte problema: se eu quero, por exemplo, gravar do tv a cabo, tenho que selecionar o tv a cabo no receiver para que esse sinal vá para o ES-10. Mas, fazendo isso, naturalmente não dá para ver através do receiver o sinal vindo do ES-10! Esse modo de ligação não permite a monitoração da gravação, nem o uso dos recursos de time-slip, PIP, etc. Tive então que ligar a saída do ES-10 diretamente na TV. O ideal seria o ES-10 (assim como seus concorrentes) ter duas saídas de áudio-vídeo, de modo a poder utilizá-lo tanto pelo receiver (assistindo filmes com som 5.1) como diretamente pela TV (monitorando uma gravação de sinal vindo pelo receiver).

São três então os recursos que seriam desejáveis em aparelhos desse tipo:
    - Detecção automática de PAL-M e NTSC em todas as entradas, ou pelo menos uma seleção independente para cada entrada.
    - Detecção automática de sinal S-Vídeo ou Vídeo-composto em cada entrada.
    - Duas saídas de áudio-vídeo.

Apesar desses inconvenientes estou plenamente satisfeito com a qualidade de gravação de imagem e recursos de operação oferecidos pelo ES-10. Faço gravações em SP, LP e FR, usando somente DVD-RAM. Os programas que quero conservar são transferidos para o PC, onde são editados e gravados em DVD-R. Estou usando o programa TMPGEnc DVD Author e o gravador Pioneer 110D para transferir os programas dos DVD-RAM para o PC.

11. Fonte Boa

Fonte Boa Usuário

2 0 0

Desde 2 Out 2005
    Belo Horizonte
    Gostaria de saber se o Gradiente DVR660 não teria melhores recursos que o Panasonic ES10: ele tem um super conversor de pal-m e ntsc em todas as entradas, um encoder baseado em LSI, entrada firewire e todas as entradas e saídas desejáveis. O chip encoder do DVR660 é mesmo LSI? É superior ou inferior ao chipset proprietário da Panasonic?

Outras três dúvidas:

- Há previsão de lançamento do ES20 no Brasil?

- O DVD660 não grava DVD-RAM. Eu pergunto: tecnicamente falando, qual a importância do formado DVD-RAM? Qual o público consumidor que tem necessidade específica do DVD-RAM?

- Onde encontro à venda esse modelo da Gradiente, já que o site da empresa diz que o modelo não está disponível?

Obrigado pela atenção e parabéns aos mantenedores deste fórum! :)

12. Carlos Casto

Carlos Casto Usuário

Desde 18 Jan 2005
    Rio de Janeiro - RJ
    Roberto,

Como anda seu ranking para compra? Alterou?

13. jcoj

jcoj Video, som e Rock´n Roll

Desde 25 Jul 2005
    Bauru
    Alguem conhece algum equipamento que copie os DVDS protegidos para a HD com o som AC3 e/ou DTS?
    Obrigado

JOSÉ CARLOS

14. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003

Dilbert,

As mudanças que foram feitas no Panasonic ES20 em relação ao ES10 que ocasionaram a perda de quase 1 kg no aparelho não significa necessáriamente que com isso o aparelho piorou.

Pode ser que a Panasonic miniaturizou vários componentes separados em um único chip, algo semelhante com o que a LSI faz em seus chips, onde uma série de funções são controlados por um único chip (como os DMN-8602 por exemplo). Só mesmo teste práticos comparando os 2 aparelhos para chegar a uma conclusão sobre piora ou melhora na qualidade das gravações produzidas.

Sobre os gravadores Pioneer:

A suspeita é que os Pioneer utilizam chip da Renesas ou Zoran.

"What does Pioneer use ??

Last I knew, they used Renesas. That was not long ago.

http://www.renesas.com/fmwk.jsp?cnt=dvd_recorder_application_root.jsp&fp=/applications/digital_home/dvd_recorder/&site=i

Other into, same timeframe, points to the Zoran chipset (found in older Sony and the Toshiba line)

http://www.eeproductcenter.com/showPressRelease.jhtml;jsessionid=V5EVUMP1BOUMIQSNDBCCKH0CJUMEKJVN?articleID=X273664"

Fonte:
    http://www.videohelp.com/forum/viewtopic.php?t=271844&highlight=renesas

No link abaixo um comparativo do Pioneer 520 com o Pioneer 531.
    Dizem que no 531 é utilizado um outro encoder, mas ainda não sabe-se qual...

http://www.videohelp.com/forum/viewtopic.php?t=280259

Roberto

15. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Fonte Boa,

Se o Panasonic ES20 já está sendo vendido nos Estados Unidos, espera-se que em breve também seja colocado no mercado por aqui pela Panasonic Brasil...

A midia DVD-RAM tem algumas vantagens em relação às midias DVD-RW/+RW como maior vida útil estimada em 100.000 regravações (contra 1.000 das -RW/+RW) e permite o recurso de realizar um replay de uma gravação realizada recentemente enquanto a mesma continua sendo gravada simultaneamente. Esse recurso não está necessáriamente presente em todos os gravadores de dvd de mesa que suportam a midia DVD-RAM.

Se o Gradiente 660 não está mais aparecendo no site da empresa, pode ser que ele esteja em fase de ser substituido por outro modelo, pois ele já está no mercado a um certo tempo.

Como você deve ter visto nas postagens anteriores o Gradiente 660 é um clone do gravador Sampo DV-R88ATN:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=247979&postcount=28

O Gradiente deve utilizar sim o mesmo chip LSI utilizado no Sampo. Mas ao invés do chip LSI DMN-8602 ele deve utilizar a versão anterior, o DMN-8600:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=248256&postcount=34

Li em algum tópico gringo algum usuário comentando sobre problemas de aquecimento no Sampo, e ele, assim como o Gradiente 660, não possui cooler para melhorar a refrigeração do equipamento.

O melhor mesmo acho que seria optar pelos novos modelos da mesma faixa de preço que estão aparecendo no mercado, como o Samsung DVD-R121, LG DR-7621B e Philips 3355 (que espera-se, também esteja na faixa de R$1000).

Esses 3 modelos devem utilizar chip LSI.

Nota: Um usuário de outro fórum que participo comprou o Samsung DVD-R121.
    Ele informou que a conversão PAL-M para NTSC funciona perfeitamente também pelas entradas auxiliares (RCA / SVideo), felizmente contrariando a informação errada passada pelo suporte técnico da Samsung.

Ele abriu o gabinete do aparelho e verificou a presença do chip LSI. Ele só não informou se conseguiu ver a inscrição DMN-8602 no chip...Estou aguardando uma resposta sobre isso.

Roberto

16. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Carlos Castro,

Por enquanto acho que continuo com aquele mesmo ranking, com o Samsung em primeiro, mas faltam mais informações e testes com o LG DR-7621B e Philips 3355.

A boa notícia é que como comentei anteriormente, um usuário de outro fórum que comprou o Samsung DVD-R121 confirmou o funcionamento da conversão PAL-M para NTSC e a presença do chip LSI no aparelho. (talvês ele venha a postar fotos internas do Samsung. Vamos aguardar).

Roberto

17. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    José Carlos,

Acho que com gravadores de dvd de mesa domésticos por enquanto só é possível copiar dvd´s (e desprotegidos) com som em 2 canais.

Para preservar toda a originalidade de um dvd em um backup, por enquanto a melhor opção ainda é o gravador de dvd de PC.

Roberto

18. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    mgbej,

Valeu pelas infos e parabéns pela nova aquisição.

wgn,

Valeu também pelas suas informações.

Continuem postando suas impressões sobre o Panasonic ES10 para auxiliar outros usuários interessados neste gravador.

Roberto

19. Carlos Casto

Carlos Casto Usuário

Desde 18 Jan 2005
    Rio de Janeiro - RJ
    Roberto,

Não querendo colocar fogo no tópico, mas já colocando, o LG DR-7621B não teria todas estas qualidades, com a vantagem de gravar o dobro?
    A questão é se seus comandos são fáceis e se o suporte técnico é de qualidade.

20. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Carlos,

O suporte ao formato DVD+R DL (midia dual layer) sem dúvida é um diferencial nesse LG DR-7621B. O problema é que essa midia ainda continua cara e a sua oferta ainda é pequena no Brasil.

Eu por exemplo tenho um gravador de dvd para PC da marca BenQ (DW-1620). Os gravadores BenQ gravam melhor em midias DVD+R/+RW (um dos que gravam com melhor qualidade essas midias).

O Samsung DVD-R121 só grava em midias DVD-R/-RW (além da midia DVD-RAM, que meu BenQ não suporta para leitura).

Parece que já está confirmada a conversão PAL-M para NTSC no LG DR-7621B (e provavelmente também no DR-7923B) também pelas entradas RCA e SVideo.

Se for confirmada a utilização do chip LSI DMN-8602 nesses LGs, eu particularmente passarei a ficar mais inclinado a esses gravadores, principalmente pelo suporte a gravação nas midias DVD+R/+RW (além de DVD-R/-RW e DVD+R DL).

Mas precisam ser conhecidas mais informações sobre esses novos LG.
    Seria interessante que algum usuário que já comprou o DR-7621B entrasse aqui no tópico para postar as suas impressões. (como fez o amigo do outro fórum com o Samsung DVD-R121)

Roberto

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso