Anúncio do HT Forum

Qual recomendação? Tp-link ac3200 x ASUS RT-AC68U x D-link DIR-879.

Discussão em 'Informática' iniciada por Debuah, 21 Fev 2017.

1. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Anúncio do HT Forum
    Boa noite pessoal. Estou pensando em investir logo em um equipamento de qualidade pra rede wifi no meu apartamento. Agora estou usando Net Virtua de 120mb e quero desfrutar dessa velocidade em todos os cômodos do meu apartamento. São 220m2 e com um roteador tp-link 1043nd posicionado em um local "central", a internet chega no meu quarto a 60mb/s, já no quarto do meu irmão e do meu sobrinho a coisa fica crítica e oscila entre 8 - 15 mb/s. Qual destes 3 modelos vocês recomendam? Ambos estão na mesma faixa de preço, em torno de R$1000. O Asus é elogiadíssimo, vencedor de vários prémios, porém já é um projeto antigo com alguns anos nas costas. O TP-Link em teoria é o mais robusto dos 3, mas não achei muitos testes concretos que comprovem seu potencial, e o D-link é novo no mercado, não havendo quase nada sobre ele na internet.
    O objetivo é que em todos os cômodos do apartamento eu tenha sinal médio de 80mb/s. Esse serial o ideal. Qual vocês acham que pode suprir essa minha necessidade ou pelo menos se aproximar? Se tiverem outras recomendações podem ficar à vontade em falar. Muito obrigado.

2. PH7

PH7 Usuário

Debuah,

Antes que eu possa sugerir qualquer coisa, talvez seja bom você realizar alguns testes, se ainda não o fez.

Veja bem, a priori, eu não acredito que você vá conseguir alcançar sinal médio de 80mb/s em todos os cômodos do imóvel. São 220 m2 de área construída e normalmente não é fácil conseguir um bom sinal de wi-fi em todos os ambientes nesta amplitude. A não ser que teu imóvel seja perfeitamente simétrico, mas não creio ser este o caso.

Baixe um aplicativo para teu smartphone, como por exemplo o wi-fi analyser e veja como se encontra a saturação da banda 2.4GHz e os respectivos canais. Depois, veja da possibilidade de cabear o imóvel e ter repetidores.

Tua velocidade de provedor é bem alta. Os três roteadores são 10/100/1000 em todas as portas, mas conseguir 80mb/s por wi-fi em todos o imóvel pode ser que seja necessário fazer um planejamento mais bem elaborado antes de sair comprando o roteador.

• 1
  3. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Antes de tudo, muito obrigado pelo suas dicas PH7. Meu apartamento é em exatamente em "L". Uma parte dele é uma sala bem grande, sem divisórias com um escritório e lavabo na extremidade. Na junção fica a cozinha e área de serviço, na outra perna do L ficam os quartos. O modem da NET fica quase na junção das duas pontas, na extremidade da sala. É onde eu a princípio deixaria o roteador para cobrir o apartamento. Porem como você disse, eu também poderia puxar um cabo para meu quarto, deixando o modem da Net cobrindo a área da sala e escritório, que por não ter paredes perde pouco o sinal, e no meu quarto ficaria o roteador para levar sinal forte para os outros quartos que é onde as pessoas fazem maior uso da internet. Então reduziríamos a área útil para uns 100m2. Eu já tinha feito um teste antes com o Wifi Analyser e acho que pela minha leitura as redes 2,4ghz estão bem saturadas, porque em alguns cômodos, mesmo estando perto do roteador, com uma parede apenas de barreira, o sinal dos vizinhos aparece mais forte em alguns pontos do apartamento do que meu roteador. Esse era o interesse principal, ter um roteador forte para levar sinal estável para os quartos, quem sabe até m 5ghz, que é menos congestionado mas tem alcance mais limitado que o 2,4ghz. Vou analisar direito como fazer e posto aqui, mas de antemão, caso fosse investir em um equipamento novo, queria a opinião de vocês.

4. PH7

PH7 Usuário

• 1
  5. Trendkill

Trendkill Die Hard

Desde 12 Nov 2008
    Brasília
    Eu tenho o Asus na versão modem adsl/vdsl e router wireless. É o modelo DSL ac68u.

O aparelho é muito bom, hardware de primeira, mas acho que a Asus deixa um pouco a desejar nos firmwares.

Em algumas atualizações o desempenho do wi-fi acaba piorando, precisa resetar o modem pros padrões de fábrica e configurar de novo. Eu enchi o saco e estou usando um access point separado. É da tp-link mas eu acho uma bosta.. ele só fica estável e rápido quando tira do modo mixed (n/g/b) e deixa no only g.

Se eu quisesse realmente investir em wi-fi montaria logo um cluster com access points com seamless roaming. Tudo cabeado até os APs.. ficaria com sinal na casa toda.

Em março a Asus vai lançar a versão atualizada desse aparelho.. é o dsl ac88u. Eu acho que deve ter um modelo somente com router (sem modem adsl/vdsl).

• 1
  6. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Obrigado pelas dicas. Vou esperar até março para ver as opções. Eu vi aqui no mercadolivre o pessoal já vende esse Asus ac88u na faixa de R$2500 - R$3000. Vou analisar com calma como vou fazer. A NET instalou aqui um modem novo HUMAX HGB10R-02 dual band que já melhorou muito o sinal no apartamento. Muito bom o modem, tanto para 2.4ghz como 5ghz. Vou pensar na melhor forma de complementar o sinal dele.

Última edição: 3 Mar 2017
  7. PH7

PH7 Usuário

Permita-me ajudá-lo na empreitada.

Vou usar um exemplo, para que possa lhe servir de base na melhor tomada de decisão. E será o TP-link AC3200, não por ser o melhor, ou pior, ou mesmo que seja sua escolha, mas apenas, porque para este modelo em especial, o fabricante foi muito honesto em colocar detalhadamente as especificações do mesmo.

Veja o que você precisa, e o que instituiu como prioridades.

http://www.tp-link.com.br/products/details/cat-9_Archer-C3200.html

Como você possui uma internet de grande largura de banda, natural se faz necessidade do uso de portas gigabits, tanto wan quanto lan, para que não ocorra saturação e você possa usar toda a largura disponível, hoje e principalmente num futuro próximo.

Porta USB, sendo ultima especificação como 3.0 melhor ainda, embora na minha opinião, mesmo tendo estes router processadores adequados, eu só usaria estas portas em ultima instãncia.

Mas vamos ao principal. Vamos direto para as especificações de wi-fi.

A primeira coisa que chama atenção e pode enganar bastante, refere-se ao número 3200. A primeira vista para um leigo, é algo espetacular, até gigantesco para os dias atuais, que eu possa usufruir em wireless 3200 Mbps, ou 400 MB/s. Mas a coisa não é bem assim, senão vejamos as especificações do hardware do wi-fi:

Padrões Wireless:
    IEEE 802.11ac/n/a 5GHz e
    IEEE 802.11b/g/n 2.4GHz

Aqui, uma análise inicial nos diz que o router aceita todos os padrões, o que é ótimo, inclusive o atual AC. Mas a pergunta que devemos fazer é: Aqueles 3.200 Mbps estão realmente disponíveis para todas estas especificações? Para encontrarmos a resposta correta, vamos ver agora a próxima especificação do router:

Frequência:

2.4GHz e 5GHz Band1/Band2

Hummm, maravilha, tem as duas frequências 2.4 GHz e 5GHz. Opa, vejo ali que até tem duas bandas de frequência de 5GHz; banda 1 e banda 2. A pergunta continua ainda sem resposta. Então vamos para a próxima especificação:

Taxa de Sinal:

5GHz Band1: Até 1300Mbps
    5GHz Band2: Até 1300Mbps
    2.4GHz: Até 600Mbps

Ahhhhhhh, que pena. Poxa vida, então aqueles 3.200 Mbps, não estão disponíveis para todo o sistema de wi-fi. Mas não é de todo mal, porque percebemos que em 5Ghz, o router é capaz de fornecer 162 MBs. E ainda duas bandas para que possa fazer um setup melhor.

Adora vamos para 2.4 GHZ. Bem, pelo visto cai bastante, isto é, 600 Mbps, ou 75 MBs. Você colocou como opção desejar 80MBs em todos os cômodos. Já percebe-se que o hardware não vai fazer você atingir seu objetivo. Mas, você poderá mesmo assim, ainda dizer: está ótimo assim, de 80MBs para 75 MBs , a diferença é pouca e não me incomoda tanto assim. Em outras palavras, você vai escolher a banda de 2.4GHz para sua residencia, e todos os seus problemas estarão solucionados.

Será?

Vamos para a próxima especificação do WI-FI:

Sensibilidade de Recepção:

5GHz:
    11a 6Mbps: -94dBm
    11a 54Mbps: -76dBm
    11ac HT20: -68dBm
    11ac HT40: -64dBm
    11ac HT80: -60dBm

2.4GHz
    11g 54M: -77dBm
    11n HT20: -73dBm
    11n HT40: -71dBm

Vamos analisar primeiro a banda de 2.4GHz. Se observamos bem, veremos que para o padrão G em 2.4GHz, a sensibilidade mínima é de -77dBm. Isto significa que o mínimo aceitável é de -77dBm, e qualquer valor com qualidade de sinal inferior a isso, o cliente corre o risco de não ter conexão nenhuma, ou uma de péssima qualidade. Na especificação N, percebemos valores entre -73dBm e -71dBm, dependente se a frequência será 20MHz ou 40MHz.

O que vai influenciar esta qualidade de sinal, esta sensibilidade minima especificada, poderá ter várias razões, a saturação dos canais por exemplo é uma delas.Paredes são outras. O Hardware do cliente também é outra.

Analisando agora a frequência de 5GHz, percebemos que embora tenhamos uma largura de banda de mais de o dobro da frequência de 2.4GHz, a sensibilidade do sinal tem que ter uma qualidade muito superior em relação a frequência de 2.4GHz para poder ter uma conexão mínima de qualidade.

E quando falamos em conexão mínima de qualidade, obviamente não estamos falando em atingir a máxima taxa de sinal possível para o hardware proposto.

Fica então a dica de como proceder para não jogar dinheiro fora, pois muitas das vezes, nem mesmo o melhor router pode ser a melhor solução.

• 3
  8. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.307 3.195 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Meu apartamento tem paredes de alvenaria, e por minha experiência posso dizer que o sinal de 5Ghz não atravessa paredes de alvenaria.

Adiciona-se o fato de que a banda de 2.4 GHz está muito poluída (em alguns lugares da casa tinha o Wi-Fi dos vizinhos mais forte que a minha), só consegui resolver apelando: tenho hoje 4 pontos de acesso, todos interligados via Ethernet cabeada. Nos cômodos onde tem um ponto de acesso, consigo usar 5 Ghz em 300Mbps (802.11n) e 866Mpbs (802.11ac). Nos cômodos onde não tenho ponto de acesso, aí só 2.4GHz com desempenho variável em função do local e da interferência dos vizinhos.

Eu sinceramente não acredito ser possível cobrir um apto de +200m2 com um único roteador....

• 2
  9. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Muito obrigado pela aula rsrs. Mas você poderia por gentileza me tirar algumas dúvidas?
    Quando você fala que em 5Ghz o router é capaz de fornecer 162 MBs e em 2.4Ghz fornece 75 MBs, você está se referindo à taxa real de download ou transferencia de dados entre dispositivos? Por exemplo aqui tenho NET. com velocidade contratada de 120mbps que pode entregar até 12MBs, seria isso? Porque se for, quando eu disse que gostaria de ter em todos os cômodos 80mpbs, eu me referi à velocidade de conexão, que no caso me entregaria 8MBs de download.

De fato é muito complicado em um apartamento desse tamanho cobrir bem a área somente com 1 roteador. Eu estou praticamente certo de passar cabos de rede para criar outros dois pontos no apartamento, aproveitando já para responder ao amigo _dsouza_ à quem também agradeço a ajuda.

Minha idéia seria dividir o apartamento em 3 setores:
    1 - Mudar o modem NET. para o escritório, que fica em uma das extremidades do apartamento, ficando responsável por entregar sinal para quem está no escritório, sala e varanda. Esse seria o setor 1. Como eu disse, esse novo HUMAX HGB10R-02 tem sinal bom e talvez cobriria esse setor sem problemas, que praticamente não tem obstáculos. De lá eu passaria dois cabos para outros dois pontos do apartamento.
    2 - Um para meu quarto, que junto com os outros 3 quartos forma um quadrado. Esse seria o segundo setor.
    3 - O outro ponto seria no quarto do meu sobrinho, que junto com a cozinha e área de serviço, formaria o setor 3. Esse quarto dele é o ponto mais crítico do apartamento. Apesar de estar bem mais perto do roteador atualmente do que, por exemplo, o quarto do meu irmão, o sinal chega fraco mesmo com menos paredes e menor distância. Deve haver alguma interferência de eletrônicos ou canos de água. É difícil saber.

O objetivo seria priorizar o máximo possível o sinal de 5Ghz. Mas tendo um sinal forte de 2.4GHz em cada setor, minimiza as interferências externas, até porque alguns eletrônicos aqui ainda não tem suporte a banda de 5Ghz e a sensibilidade de recepção estaria sempre alta.
    Pensando nesse layout eu estava analisando instalar o TP-Link Archer C7 em cada um dos pontos. Ele é bem elogiado na internet e o custo dos dois é menor que só um AC3200, provavelmente entregando melhor resultado combinado.
    O que acham desse cenário e equipamentos? De já agradeço muito a ajuda de todos vocês e desejo um ótimo carnaval.

10. PH7

PH7 Usuário

Estava falando sobre taxas de dados entre dispositivos. Na conexão interna Wlan. Peço desculpas, pois você já tinha referenciado 80Mbs mesmo.

Debuah, o _dsouza_ fez um review bem legal sobre os dir 809. Vou colocar o link para tu dar uma olhada porque a teoria do setup é bem legal:

https://www.htforum.com/forum/threads/roteador-para-casa.256443/

• 2
  11. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Bom dia amigos.

Obrigado pela ajuda. Li todo o tópico que você indicou, realmente para uso como Acess Point esse D-link 809 se mostra interessante pelo preço de R$120 reais em média e Wifi Dual Band AC. Porém o gargalo é a falta de conexão gigabit. Mas chegando a 80 - 90Mbps por velocidade de wifi para download (transferencia de arquivos não utilizo), ele seria útil. Caparia uns 30Mbps de velocidade mas teria sinal forte em todos os cômodos do apartamento e seria o suficiente para qualquer coisa que se proponha a fazer, até mesmo streaming em 4K. O preço de um Archer C7 dá para comprar 3 Dir 809 e ainda sobra uns trocados.

Mas analisando nessa categoria, tem alguns competidores a se levar em consideração por preço similar:
    http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84557
    http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=70127

A Asus é muito bem recomendada pelo menos nos seus roteadores mais completos, resta saber se ela aplica a mesma qualidade nos roteadores de entrada.
    A TP-link sempre me dei muito bem com os produtos da marca, diferente da d-link que só me deu dor de cabeça nas vezes que tentei utilizar.

Todos tem configuração muito parecida.
    Obrigado.

12. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.307 3.195 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Exato. Por esse motivo (capar a velocidade em 100Mbps) acabei atualizando novamente minha rede e vendi meus DIR-809 "à preço de banana" (um eu vendi por R$ 50 e dois outros vendi por R$ 35 cada - outro ainda está guardado em casa para usar como roteador reserva... :)).

O problema era quando precisava copiar alguma coisa do meu laptop para meu PC. O laptop conectava à 300Mbps e o DIR809 capava em 100Mbs por causa das Ethernets. Fora isso a cobertura Wifi desses roteadores era razoável (considerando o preço).

Atualmente estou com os seguintes roteadores/pontos de acesso (todos dual-band 2.4/5GHz):
    • TP Link Archer C7: funcionando como roteador principal, rodando DD-WRT. Já suporta 802.11ac
    • TP Link WDR-3600: funcionando como ponto de acesso num dos cômodos, rodando DD-WRT. Não suporta 802.11ac, planejo fazer upgrade no futuro.
    • D-Link DIR-825: funcionando como ponto de acesso num dos cômodos, também não suporta 802.11ac. Por enquanto não planejo fazer upgrade desse roteador.
    • D-Link DIR-859: roteador mais recente que comprei, suporta 802.11ac e tem alta potência. Usado como ponto de acesso num dos cômodos. Estou usando DD-WRT nesse roteador também.
    Estou considerando a possbilidade de comprar um ASUS RT-AC87U numa viagem aos EUA para usar como roteador principal. Aí vou passar o Archer C7 no lugar do WDR-3600 e vou aposentar este último...

(y)

• 1
  13. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Pois é. Essa ideia de pagar por uma internet e limitar o uso dela não me agrada. Acho que vou fazer o seguinte por enquanto:

1 - Deixar o roteador da NET. HUMAX HGB10R-02 levando sinal para quem está na sala e varanda. Ele é dual band e tem sinal bom.
    2 - Comprar mesmo um ou dois Archer C7 para usar nos cômodos principais que terá maior demanda de velocidade.
    3 - Colocar o TP-Link WR1043ND V2 novinho que tem aqui em outro cômodo. Apesar de não ser Dual Band ele tem o mesmo processador do Archer C7, portas Gigabit e bom alcance de sinal.

Vou testando o resultado dessa montagem e alternando os aparelhos de acordo com o melhor resultado. Depois faço como você e vou fazendo os upgrades aos poucos de acordo com a demanda.

Aproveitando o embalo da conversa, tenho algumas dúvidas:
    O que pode dizer sobre o Archer C7 em termos de alcance de sinal e velocidade?
    Eu devo deixa o modem da NET em bridge e colocar o C7 como roteador principal?
    Quais as vantagens de usar DD-WRT? Já li algumas coisas a respeito mas não vi vantagens relevantes para quem não quer fazer uma configuração profunda da internet ou usar cliente Torrent.

Aqui não tenho muita interferência na banda 2.4Ghz. O prédio é 1 por andar, sem vizinhos dos lados. O apartamento de cima é desocupado. Só tem uma pessoa por aqui que o sinal dele "compete" com o meu em alguns lugares do apartamento mas que creio não causar interferência. Os outros que aparecem as vezes no Wifi analyser é muito fraco. E ninguém usa a rede 5Ghz nas redondezas.

Muito obrigado pela sua ajuda.

Última edição: 27 Fev 2017
  14. PH7

PH7 Usuário

A indicação da leitura do link foi no intento da implementação da wlan e não especificamente no uso do modelo indicado.

Bem, a idéia de comprar um link de 120 Mb e limitar o uso dela vai depender especificamente do quanto você tem de dinheiro para gastar. Basicamente isto.
    Desde o router principal, passando pelos pontos de acessos até os clientes. Cada um deles, conforme a qualidade do hardware, vai te limitando na qualidade e na quantidade da transmissão do sinal.

Tudo depende do que e para que você vai usar. Até agora você não especificou isto no teu planejamento.

Como exemplo: Quantos clientes você vai conectar em cada ambiente ao mesmo tempo? Quantos clientes estarão conectados ao mesmo tempo na Wlan? Qual a qualidade do hardware destes clientes? Especificação bgn ou e também Ac? Fazendo o que? Acesso a páginas da internet? Downloads de torrents? Downloads de grandes e muitos torrents? Streaming de filmes em alta resolução? Streaming de músicas em mp3 ou flac? No setup vai ter servidor de midia? Vai ter servidor de acesso externo para qualquer coisa, como por exemplo acesso de alguma porta, tipo ftp, ssh, camaras de segurança ou mesmo servidor de web?

Estas perguntas são muito importantes você responde-las até para si mesmo, para poder fazer um setup que melhor lhe adeque inclusive nos gastos financeiros.

Aqui em casa por exemplo:

O uso é para acesso a internet, envolvendo páginas e mídias sociais. Download de torrents de grandes tamanhos e grandes quantidades. Streaming de video e streaming de músicas, tanto em mp3 quanto em flac. Não tenho acesso externo em nenhuma porta para nada e nem câmaras de segurança. Os clientes conectados são 03 celulares ( quase sempre conectados ), 05 eventualmente e no máximo 10-12 em eventos especiais. 2 notebooks, eventualmente 03 e raramente 04. 1 servidor central de mídia.

Neste setup, para a rede wi-fi não tenho necessidade de uso de 5Ghz. Só uso 2.4 Ghz.. Possuo praticamente um ponto de acesso para cada comodo. São 4 access points e um repetidor, destes de tomada, simples, que está na cozinha, para acesso esporádico e uso banal de páginas da internet e mídia social. Todos com exceção do repetidor estão ligados por cabo a um router principal.

Só disponibilizo especificação N. AC não tenho devices clientes e nem router e access point para oferecer. A internet é de 60 Mbs de fibra até a porta do router da operadora, que é de entrada e marca zhone, que foi solicitado para ser colocado em bridge em um outro hardware que é meu router principal. O router Zhone só serve a conexão de entrada, nada mais. Não roteia absolutamente nada.

O meu router, o único, pois obrigo todos os devices conectados a passarem por ele, é um cisco E3000. Antigo pelos padrões atuais. Oferece Wi-Fi 2.4 Ghz e 5 Ghz. Este último desligado. Tres antenas internas. Seu wi-fi cobre dois cômodos contíguos. Este router considero bruto no roteamento. Esta com firmware tomato. Está ligado a 06 anos e nunca fiz um reset nele. Quando parou foi somente por falta de energia.

Os access point, são de marcas variadas. Todos de entrada, 2.4 GHz e com 3 antenas, sendo 2 com antenas externas e 1 com antena interna. Os access points também oferecem conexão Lan, todas em 10/100 e nenhuma em gigabit. Um access point só serve conexão Wi-Fi.

O resultado deste setup é que tudo o que faço não existe gargalo em nenhum ponto, inclusive na distribuição de streaming de vídeo de alta resolução.

Meus 60 Mbs de internet via fibra é mais que suficiente. Sobra largura de banda. A operadora já me ofereceu 100 Mbs. Neguei. Seria jogar dinheiro fora.

O único cliente conectado a internet que faço questão de ver a maior largura de banda possível é o servidor de mídia e por razões obvias. 24/7 nos torrents. Este está conectado só na lan e em 10/100.

Para mim, por enquanto, 5GZ no Wi-fi e portas 10/100/1000 são completamente desnecessárias.

Qualquer novo passo na modificação deste setup vai me custar caro, muito caro, porque será troca total por nova tecnologia. Mas creio que tão cedo não o farei.

Última edição: 27 Fev 2017
    • 1
  15. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.307 3.195 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Não fiz testes de benchmark, mas para o uso normal o Archer C7 tem um bom alcance e desempenho para minhas necessidades. O alcance do Dlink DIR-859 é maior (1W de potência, acabo usando um pouco menos que isso).

Se você tem pouca interferência, o 2.4Ghz é melhor pelo seu alcance consideravelmente melhor do que o 5Ghz. 5Ghz só é útil em áreas onde o 2.4Ghz esteja lotado demais.

Se você usa muito torrent, sugiro sim deixar o C7 como prinicipal e deixar o da Net em bridge. O torrent abre muitas portas de NAT, e um roteador com mais memória RAM e melhor CPU consegue manter o desempenho mesmo com torrent em uso. Por outro lado, você planeja usar o Wifi da NET? Se sim, tem que então usar o roteador da NET como principal. Senão, desabilita o wifi e configura bridge do roteador da NET e use o C7 como principal.

Uso o DD-WRT principalmente pela melhor interface na gerenciamento da alocação de IPs estáticos via DHCP (pelo MAC address) e DNS local, pelo gráfico de consumo de internet e também pela possibilidade de aumentar a potência do Wi-Fi. Mas é algo trabalhoso, pois além da troca de firmware, o DD-WRT tem vários bugs, foram semanas até eu acertar direito a configuração. Por isso recomento, pelo menos incialmente, você manter os firmwares originais de fábrica.

(y)

• 1
  16. PH7

PH7 Usuário

Acrescentando o que o _dsouza_ falou, um dos grandes problemas de firmware de terceiro são os drivers de rádio. Se tem algo que as empresas não fazem é colocar estes drives na especificação open source, então nem sempre eles são tão bons quanto os originais.

Para que não passe desapercebido e tudo tenha parecido um conto de fadas; o meu firmware de terceiro; o tomato, não é a ultima versão para o meu hardware, e até encontrar o ideal, foi um digamos...longo caminho.

Em tempo: O acerto do meu firmware na época não foi ligado ao drive de rádio e sim a implementação de QOS.

• 2
  17. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Os dispositivos aqui são 6 smartphones em média podendo chegar a 10 - 12 em algumas ocasiões, 1 pad, 4 notebooks, 2 SmartTVs, 1 um ps4, e um pc de mesa no meu quarto que pretendo conectar via cabo. O uso basicamente é streaming na Netflix nas SmartVs e notebooks. Eu e meu sobrinho usamos torrent frequentemente, baixando grandes arquivos. Não faço uso de servidor de mídia, não uso câmeras, não transfiro arquivos entre os aparelhos. Tenho uma impressora conectada na rede via wifi. O uso é basicamente isso, filmes online, Torrent e navegação comum na web.

Como eu disse, não tenho muitos problemas com interferência de sinal 2.4Ghz, mas pretendo deixar as duas bandas ativadas para usar a de 5Ghz sempre que possível. 3 dos notebooks e o ps4 não tem suporte a rede 5Ghz, precisando sempre estar com a 2.4Ghz ativada. Meu macbook e a maioria dos smartphones tem padrão AC. Creio que as SmartTVs também por serem novas, mas tenho que confirmar.

A idéia de investir em equipamentos Dualband AC Full Gibabits é pelo fato de estar montado a rede agora. Não estou fazendo upgrade. Então é melhor investir em algo que vai servir por alguns anos.

Outra dúvida que me surgiu é se, por exemplo, eu colocar o modem da NET em bridge e ligar ele na porta WAN de um Archer C7, tornando ele o roteador principal, os outros cabos devem partir do Archer C7 para os outros roteadores servindo de APs? Ou posso ligar cabos de rede no modem NET e ter internet nos outros APs do mesmo jeito? O DHCP estaria habilitado apenas no C7. Eu sei que não faria sentido ligar os cabos no modem da NET se ele não é o router principal, mas isso é importante saber para que eu possa determinar onde será o ponto principal de distribuição dos cabos e não necessariamente deixar o modem da NET lado a lado com outro roteador. Eu tinha planos de coloca um router no meu quarto como AP entregando wifi e nele um cabo de rede conectado para o PC. Router servindo como AP também entrega sinal de internet pela porta LAN via cabo?

Estou decidido que vou instalar pontos pelo apartamento. O investimento vai depender dessas dúvidas que estou tirando com vocês para escolher a melhor configuração e não gastar com algo que não vai me atender perfeitamente como eu estava querendo fazer a princípio comprando um único roteador de ponta para cobrir o apartamento todo ou quase todo. O orçamento não é apertado mas economizar sempre é bom.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção disponibilizada.

18. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Vou usar Torrent. E gostaria de usar o wifi da NET também fazendo dele um AP. Pelo menos no HUMAX L2 antigo que tinha aqui, dava para colocar ele em bridge e usar o wifi. O TP-Link WR1043ND era o roteador principal com o DHCP habilitado.
    Vou ficar utilizando mesmo os firmwares de fábrica mais atuais de cada fabricante. Não tenho conhecimento técnico e nem necessidade de estar fazendo essas configurações avançadas no roteador. Era mais um esclarecimento mesmo. Obrigado.

• 1
  19. PH7

PH7 Usuário

Dentro da minha experiência eu vejo o quadro da seguinte maneira:

Você tem um trânsito. Pesado em alguns momentos e leves em outros. Se você deixar que cada motorista dos seus respectivos veículos, tome a decisão de ir e vir e quando parar e esperar de acordo com seus próprios interesses, vão ocorrer muitos problemas.

É melhor colocar um guarda para gerenciar este trânsito. Se um guarda é bom, talvez dois seja melhor ainda. Mas tem um problema, se cada guarda pensa diferente, a coisa pode ficar pior do que sem guarda nenhum.

Desculpe pela analogia, mas é para tentar compreender mesmo.

Eu não usaria o Humax para rotear e nem mesmo para servir wi-fi. Só o utilizaria como modem mesmo e em bridge para um roteador e aqui neste ponto, eu faria investimento em um excelente router. Todo o tráfego de sua residência, bem como as regras de roteamento se houverem , devem ser feitos por este router. Toda e qualquer conexão de APs, e Lans devem ser feitos nas portas lans deste roteador. Somente nele. Mas as portas podem ser poucas. Sem problema. Coloca um switch. Lembrando novamente que todas as regras deverão ser implementadas neste router, dhcp entre elas. Creio que nesta banda de 120 Mbs , você nem precise implementar QOS e se preocupar com isso. São configurações simples. Mas neste momento, estamos analisando o hardware.

Qual hardware comprar? Em primeiro lugar, que seja um router robusto, e em segundo lugar que forneça wi-fi nas especificações gbn e ac e em 2.4Ggz e em 5 Ghz. Nem precisaria ser o top de linha nestes últimos quesitos, mas como no futuro pode servir como AP, é melhor que já compre um realmente de ultima geração ( claro, se o orçamento permitir )

Mas qual? Em ordem de preferência para minha escolha pessoal:

CISCO/LINKSYS e ou ASUS.

Em última instância TP-LINK.

E se fosse me dado de graça, DIR.

Mas veja bem, essa é minha opinião pessoal. Por favor, entenda que tantas outras opiniões seja escutadas e ponderadas.

O modelo exato para os dias atuais, vou dar uma lida nos reviews e depois lhe digo.

• 2
  20. Debuah

Debuah Usuário

74 11 1

Desde 26 Jun 2010
    Teresina
    Compreendo. De fato o trânsito é pesado mesmo as vezes. E quero servir bem todos os cômodos. Vou seguir esse seu layout. Aguardo pela sua recomendação de equipamentos. Muito Obrigado.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso