Anúncio do HT Forum

Qual sua opnião sobre usar um setup multi channel na reprodução stereo?

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por emer_moraes, 28 Ago 2018.

1. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    Anúncio do HT Forum
    Onde uma pessoa que gosta tanto de filmes quanto de mídias analógicas deve fazer o maior investimento?

A) Investir em um bom setup multi canal com processador + amplificador de 7 canais, 2 subs e caixas da Q Acoustics

B) Fazer o maior investimento em um setup stereo com amplificador integrado e caixas da Focal. Nesse caso com um receiver 5.1 mais modesto para filmes, porém ainda com caixas Q Acoustics.

Desde já agradeço sua opnião.

• 1
  2. ticianoduarte

ticianoduarte Usuário

Desde 22 Dez 2011
    ceará
    Na minha humilde opinião e com pouquíssima experiência em ambos os sistemas, me arrisco a tentar responder.
    Comparando os dois tipos de ação, ato de assistir a filmes mobiliza não só o sentido da audição, mas o da visão também , de forma que aquele sentido assume uma importância um pouco menor no contexto. Continuando com a com a comparação, a maioria dos sons de um filme (diálogos, explosões, sons ambiente, perseguições) são exigidos em um nível muito menor de detalhamento e precisão que a maioria das músicas.
    Assim, se alguém considera que gosta igualmente de música e de filme e quer aproveitar ambos igualmente, sugiro um sistema em que a qualidade do som estéreo seja maior que aquele da aparelhagem multicanal.
    Sei que é um tema polêmico e não devemos nos surpreender com opiniões bastante diferentes.

Cordialmente,

Ticiano

• 1
  3. H7f9

H7f9 Usuário

132 68 9

Desde 13 Jul 2018
    Pereira Barreto, SP
    Muito interessante! Vou acompanhar.

Concordo totalmente com o Ticianoduarte. A qualidade de som dos filmes não justifica comprar caixas caríssimas para usar como surrounds sem antes ter um sistema stereo incrível. Eu iria com a segunda opção, mas um pouco modificada.
    O principal é ter caixas com timbre parecido ou igual. Invista principalmente nas suas 2 caixas stereo, num bom integrado, depois numa boa central, com o que sobrar você compra um receiver 5.1 e as caixas traseiras. Bem, longe de ser uma regra, mas é o que eu faria.

Só por curiosidade: quais caixas da Focal você está vendo?

• 1
  4. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    Olá @ticianoduarte@ticianoduarte, tudo bem? Gostei bastante do seu ponto. Concordo com você.

Eu já tenho um surround 5.1 montado, e estou bastante satisfeito com a qualidade do sistema para assistir filmes. Porém, quando quero relaxar um pouco ouvindo música por exemplo, a qualidade não impressiona tanto. Eu tinha um Marantz SR1000 para este fim, mas acabei vendendo para fazer um upgrade no sistema e acabei me esbarrando na questão deste tópico.

Meu sistema atual é composto por:

Receiver:
    Yamaha RX -v477

Caixas acústicas:
    Q Acoustic Q3020 (estéreo frontais)
    Q Acoustic Q3090c (central)
    Q Acoustic Q3010 (surround)

Subwoofer:
    SVS SB 1000

Toca disco:
    Pioneer PL a35d (que não está sendo usado no momento, por ter vendido o receiver Marantz com entrada phono)

Agora, estou bastante inclinado a ir montando um sistema estéreo a parte, já que estou satisfeito com o 5.1. O próximo item da lista que pretendo comprar em breve é o Yamaha as701 e depois alguma caixa floorstanding de boa qualidade.

@H7f9@H7f9 pensei na Focal Aria 936, mas isso num futuro, espero eu não muito distante. No momento vou usar as Q Acoustics que tenho.

Obrigado pessoal

5. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

4.094 5.315 186

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Caro Emer,

Vc tinha um receiver bem musical... O Yamaha para estéreo sem um integrado ou power fica devendo... Sem falar que ele é de entrada, mas gosto mais dos série 3 e 4 para música do que do 5 ao 7... Pelo menos os que eu ouvi...

Nunca ouvi suas caixas, mas ouço falar muito bem delas...

Meu set esta assim:

Caixas Trio Frontal Monitor Audio Silver 2 e Center, Surround JBL Ci6sa e Sub da JBL Vennue 10p, e uso ele para o MCH e STR

Receiver Marantz SR 6011 para MCH e Integrado Marantz PM 8004 para o STR

Estou muito satisfeito com o resultado.

Para usar como uso, seu receiver necessita de saídas pre-out... Assim vc pode usar o mesmo set de caixas para ambos...

Quanto a marca de caixas Focal (francesa), são muito boas.

Abs,

• 2
  6. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    Olá @LEITE 1967@LEITE 1967, tudo bem?

De fato o receiver Yamaha RX v477 é bem de entrada mesmo, mas para assistir um Netflix não deixa a desejar não hehehe. Não sei se você conhece a fabricante de subwoofer SVS, essa marca é bem conhecida lá fora e faz juz a reputação que tem, estou super satisfeito com o meu SVS SB1000, chega ser emocionante ouvi-lo hahaha

Agora para música, eu me desfiz do Marantz SR1000 justamente para levantar fundos para adquirir o amplificador integrado Yamaha as701, o pessoal está falando muito bem desse integrado. Ai mais para frente pego algum receiver multi channel com pre-out. Porém tenho uma dúvida, se você ligar o pre-out do receiver multi canal ao seu integrado, você vai ficar com 2 ajustes de ganho, não? Como você faz para ajudar o volume no meio de um filme?

Parabéns pelo seu setup, top mesmo! Qual seu feedback sobre as "Monitor Audio Silver"?

Um modelo da Q Acoustics que está sendo bem avaliada também é a "Concept 500", talvez seja um alternativa mais em conta à "Focal".

Abraço.

Emerson

• 1
  7. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

4.094 5.315 186

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Obrigado Emerson!

Então, vc precisa pegar um Integrado com "By Pass" assim ele vira escravo do receiver em ajustes, volume e etc... Eu uso assim, para MCH Ativo o By Pass, e para ouvir em STR desativo, ai ele só usa as frontais, e nele uso as fontes Oppo BDP 93 para Palyer e Cambridge CXN para Network.

Conheço o RX-v 477, sim em MCH é muito bom, aliás em música em estéreo multicanal com o sub, tbm não faz feio não...

Sim conheço a marca SVS e este que vc tem é animal, kkkkkk, eu não uso muito sub, só para shows e filmes, música as minhas caixas dão conta, kkkkk, Até cheguei negociar um Velodyne, mas desisti... Este JBL me atende bem...

Então as Q Acoustics não tive prazer de ouvi-las, sei que são inglesas e esta que vc cita são torres né!? Já ouvi uma Focal a algum tempo, o que impressiona é que ela uso drivers pequenos e tem graves absurdos, kkkkkkkkkk, mas são caixas bem caras, kkkkk, as torres são lindas e caras!!!! Kkkkk

As Monitor Audio Silver são fantásticas, estou com elas a quase 2 anos, usam woofer de 8", são bem equilibradas e valentes, na época ia pegar as Klipsch F28, mas preferi as MA S2, pelo equilibrio e tbm por não ter espaço para torres, kkkk, mas vc vai gostar delas!!!

Abs,

Última edição: 31 Ago 2018
    • 1
  8. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

4.094 5.315 186

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital

• 1
  9. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    @LEITE 1967@LEITE 1967 realmente você está muito bem equipado :)

Putz, eu não sabia desse lance de "bypass", uma vez até perguntei para uma pessoa aqui do forum como ele fazia para compartilhar as caixas frontais entre o receiver e o integrado, ai ele disse que ligava um no outro, mas não disse como hahah. Mas agora eu entendi.

Infelizmente o integrado que quero pegar não tem essa entrada, só 2 modelos acima que tem, e o preço é triplo, ai não rola. Acho que vou manter o setup 5.1 que tenho mesmo, talvez adicionar mais um sub e só. E montar um estéreo independente mesmo. Essas caixas que falei com torres, mas é plano para o futuro, hoje não tenho espaço para acomodá-las, nem orçamento kkkkkk. Vou ter que usar as bookshelfs que tenho.

Vejo muita gente elogiando as Klipshs, mas eu particularmente não gosto do design delas.

Me tira outra dúvida, você tem um player caro só para streaming, desculpe pela pergunta ignorante, mas ele oferece alguma vantagem em relação ao Chrome Cast da Google? Digo tanto em função quanto em qualidade. Você acha que a diferença (se houver) é perceptível?

Valeu

• 2
  10. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    Se não tiver problema, posta a foto do seu setup aqui para a gente apreciar :)

11. H7f9

H7f9 Usuário

132 68 9

Desde 13 Jul 2018
    Pereira Barreto, SP
    @emer_moraes@emer_moraes Tem a questão do equilíbrio ainda, será que o Integrado que você citou não fica subdimensionado para as Focal Aria?
    Estou com a mesma dúvida do Streaming de Network Players que você. Será que vale a diferença? Que ela existe, ela existe. Pelo que li o som desses players não é comprimido como o de televisões, e talvez o do Chromecast.

Acredito que grande parte do charme do Network é já servir como DAC também, podendo fazer para Stereo e Surround:
    Network Player > Integrado > Caixas, para Stereo
    Network Player > Receiver (ligado as caixas surround) > Integrado/Receiver com Bypass > Caixas frontais, para Surround.
    Acredito que esse seja o caminho, se alguém mais experiente puder confirmar seria ótimo. :D

O importante é fazer com calma e tentar ouvir o máximo de componentes que conseguir antes de comprar! Reviews são importantes, mas gosto é gosto. Quase sempre eu gosto de caixas que as pessoas falam que faltam graves, por exemplo. :desculpe:

• 1
  12. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    @H7f9@H7f9 segundo os reviews que eu andei vendo sobre esse integrado da Yamaha, dizem que ele é muito forte, apesar dos 100W por canal em 8ohms. Eu também acompanho de perto todos os reviews do canal AudioHolics e segundo eles, alguém raramente vai precisar de mais potência do que o integrado Yamaha as801 pode oferecer. Vide o review caso tenha interesse:

A única diferença entre o modelo do review, as801, e o que pretendo comprar, as701, é uma entrada USB que a versão as801 tem e o outro não, do resto, é tudo igual. Eu estou bastante convencido que este integrado vai ser mais do que o suficiente para mim, assim que eu pegar ele posso até fazer um review aqui. Sobre as caixas da Focal é apenas um especulação no momento, não tenho condição de adquiri-las por enquanto.

Sobre a questão do streaming, até onde eu sei não é ele que comprime o arquivo de audio, ele simplesmente baixa o arquivo do servidor. Partindo deste princípio, é ilógico dizer que o arquivo baixado por ele vai ser melhor do que o que está em um pendrive barato por exemplo. Um byte vai ser sempre um byte, independente do device que o armazena. Agora, você mencionou um ponto muuuuito importante, o DAC, ai sim, sem sombra de dúvida vai interferir diretamente na qualidade final do audio, um deck bem construído vai ter um desemprenho bem melhor que um device barato. No entanto, eu ainda vejo um alternativa mais em conta. Muitos receiver e integrados tem DAC embutido, como é o caso do Yamaha sitado acima, ai dá para plugar algum dispositivo de streaming barato nele e pronto, o pessoal do AudioHolics falou muito bem do DAC do integrado.

13. H7f9

H7f9 Usuário

132 68 9

Desde 13 Jul 2018
    Pereira Barreto, SP
    @emer_moraes@emer_moraes meu medo não é a potência, mas sim o refinamento, a qualidade mesmo. É complicado falar de compressão, às vezes parece ser muito subjetivo, pra não falar outra coisa. ;)
    Acredito que haja uma diferença entre o que ocorre num Streamer, coisa de clock, compressão (?) do que ocorre em uma tv, antes de comprar adoraria ter essa informação mais clara na minha cabeça porque, aparentemente, poucos players tem uma entrada de Headphone, o que inclui um dos meus “objetivos de compra”, o Cambridge CXN. Li em um tópico essa semana que se for pegar um receiver o network player não vale a pena, até porque você estaria pagando o DAC 2 vezes. Já para integrados (90% provável meu caso) li que vale a pena pela incontestável praticidade.
    Já conseguiu ouvir as “Focal”? Nunca tive a oportunidade, ouvi que elas costumam ser caixas bem flat, devem ficar ótimas com algum valvulado para deixar o som mais warm. Vou ouvir algumas Dyn nessa faixa de preço amanhã e volto aqui pra dar uma opinião.
    Aproveitando, acha que ser Surround tem muito impacto para ver filmes e séries? Ouvi alguns e só consegui me encantar com um ontem, com as B&W 800d3 e ainda foi pela música. :p

• 1
  14. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

4.094 5.315 186

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Bom dia meu caro!

Mais uma vez obrigado!

Vc pode usar Integrado sem By Pass mais vai ter o trabalho de ajustar o volume e etc... Mas dá para usar sim.

As klipsch são fáceis de tocar, por terem sensibilidade alta, e é um dos motivos que muito optam por ela...

Sim meu Network é caro... Mas funciona muito bem, meu Receiver Marantz tem Spoty, Bluetooth e etc, mas não funciona bem... quanto ao Chrome Cast da Google, nunca usei, mas o Nosso amigo @acesarmm@acesarmm tem tbm um CXN e salgo engano usou, e poderá te dar maior informação...

Abs,

Última edição: 3 Set 2018
    • 3
  15. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

4.094 5.315 186

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Bom dia H7f9,

Concordo contigo sobre ter um Integrado mais refinado para caixas mais refinadas, eu partiria de Vincent SV-237 acima para caixas da Focal, Sonus Fabel, Canton e etc... Kkkkkk

Meu integrado não tem DAC ele é completamente analógico, e o DAC do CXN realmente é muito bom! Melhor que o DAC do meu receiver Marantz SR 6011!

Já ouvi uma Focal a algum tempo e fiquei admirado de seus graves... Mesmo com drivers de 6,1/2 elas tem graves fortes! Sem falar do equilibrio delas...

Abs,

• 3
  16. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    Bom dia pessoal, mudança de planos...

Devido a dificuldade em encontrar o integrado na Yamaha que comentei, resolvi abraçar uma outra oportunidade que apareceu, um receiver Pioneer SX 980 impecável. O bom é que agora casou certinho com meu toca discos, Pioneer PL a35d. Ambos fabricado em 1978.

Anexos:

• 2
  17. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

4.094 5.315 186

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Parabéns meu Caro!

Lindo o receiver, sem falar da sonoridade... Bem melhor do que o Yamaha!

Abs e felicidades!!!!!

• 1
  18. Ekofromlost

Ekofromlost Usuário

51 17 11

Desde 14 Dez 2014
    Rio
    Oi Pessoal,

Eu recentemente trouxe uma central Aria e duas Frontais Bookshelf Aria 906. Posso dizer pra vocês o que está escrito nas reviews é bem preciso. Elas tem um som muito redondo e meio que lembram o som do headfone HD600 (Sennheiser). Elas tem um som bem neutro mas com um grave bem presente, apesar de não ser muito impactante. O som ficou melhor com um sub, na minha opinião.

O soudstage realmente é bem grande pro preço delas, e a separação dos instrumentos também é muito boa. Não achei nada fenomenal, mas é como se ela tivesse uma musicalidade que vai te conquistando a cada sessão. É difícil apontar uma falha nelas.

Eu ainda não estou com elas na melhor posição, e acho que ainda pode melhorar mais.

Agora que coloquei todas essas qualidades, sinto que elas não estão dando tudo o que podem, e acho que o que está limitando elas é o meu Receiver.

Aproveito para perguntar pra vocês uma coisa. Meu Receiver é um Denon AVR X2200W, que é bem satisfatório, mas como quero tentar fazer as caixas entregarem o máximo que podem com música, fico achando que um amplificador integrado em estéreo faria elas melhorarem. Acontece que não sei como fazer isso sem perder meu Receiver e o meu som com as três frontais.

Já olhei muito na internet e não sei como posso fazer pra usar os dois de uma vez só, Receiver + Amplificador Integrado pra estéreo.

Obrigado pelas respostas e um grande abraço a todos.

19. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

4.094 5.315 186

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Bom dia Meu Caro!

São excelentes caixas!!! Nunca ouvi este modelo, mas ouço falar muito delas!!!!

Seu receiver não dá para usar com um integrado ou power agregado... Ele não tem saída pre-out... E como vc diz querer usar para estéreo, ai acho melhor um Integrado mesmo, que vc pode usa-lo dedicado para o estéreo e esvravo para o multicanal...

Eu uso assim, tenho um receiver Marantz SR 6011 e um integrado Marantz PM 8004 e meu trio frontal são as Monitor Audio Silver 2 e Center, mas para estéreo em 2 canais só funcionam as frontais, a central não entra...

Abs,

• 2
  20. emer_moraes

emer_moraes Usuário

Desde 25 Set 2014
    Jundiaí-SP
    Bom dia amigo, tudo bem?

Muito obrigado pelo seu feedback sobre as caixas da Focal.

Então, eu tinha esta mesma dúvida sobre receiver multi canal + integrado, veja o que o amigo Leite comentou acima.

Você precisa de um integrado ou um receiver stereo que tenha uma entrada chamada "Main in" ou "Direct In", ai você liga no pre-out do seu receiver multi canal nela, desta forma, ele vai usar o integrado como power externo, entendeu?

Eu acho que seja até por isso que você comentou que o grave não é muito presente nas suas caixas. Esses receivers multi canais não são projetados para ter graves nas caixas, por mais que a especificação dizem que toca até 20Hz, a potência não é suficiente. Já um integrado ou receiver stereo são projetados para tocar "full bandwidth", ai meu amigo, você verá sua caixas tocando muito...

Abraço

Emerson

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso