Anúncio do HT Forum

Quantos e quais cabos? Ajuda ae

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por muecao, 13 Jan 2015.

1. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Estou montando um som, num CIVIC, com o DVD Pioneer x8580bt, 2 Amplificadores SD800.4D (um para o grave, outro para a voz), 2 sub TW 309S4 Pioneer, e inicialmente 1 Kit 2 vias (porta dianteira) e 2 coaxiais (porta traseira). Tem um Crossover CR-82 Pyramid e um MegaCapacitor 2 Farad Technoise.

Quero comprar antes para levar para o local onde eu vou instalar tudo que for precisar. O fabricante desse amplificador recomenda 16mm, mas acho que vou comprar de 21mm, pois ouvi falar que um pouco mais grosso é melhor, será que cabe no local? Precisa de Redutor?

Gostaria de saber, Vou precisar de quantos cabos de alimentação? Seriam dois cabos, um para cada amplificador? Qual a o tamanho desse cabo, 5 metros mesmo? Vou precisar de quantos cabos de aterramento? Qual o tamanho 1 metro mesmo? Quantos cabo do remoto? Qual o tamanho, 5 metros? Os terminais das pontas quantos vou precisar?

Vou precisar de quantos Cabos RCA?? Quantos Cabos Y? Macho, Fêmea, etc??? Vou precisar de quantos porta fusíveis?? ou outras mais que eu esqueci de citar?

Vou precisar de um adaptador do chicote original e um da antena??

Valeu galera, se faltou alguma coisa aí por favor me diz.

Obrigado.

2. pretoaparecido

pretoaparecido Hey ho,let's go

Cabos RCA, você vai precisar de 3 com 5 metros
    Cabo Y vai precisar de 2 (1 ponta fêmea e 2 macho) para ligar o módulo que vai tocar os subs(eu ainda iria no Ice 800,ele toca mais que os SD800.4,e se sairiam melhor para tocar os 309)
    Cabos de bateria, você tem 3 opções...
    1-puxar 2 cabos de 16mm da bateria até o módulo(6m mais ou menos CADA cabo)usando 1 porta fusíveis ou disjuntor em cada cabo,o mais próximo possível da bateria(vc precisa de 4 terminais "olhal" para cada cabo positivo,e 1 para cada cabo negativo)
    2 -puxar apenas 1 cabo de 33mm da bateria até porta malas(usa-se um bloco distribuidor ou o MC)e dele puxar os cabos de 16mm até o módulo...(1 disjuntor ou porta fusível+4 terminais "olhal" para o cabo de 33mm e 1 terminal para cada positivo e negativo de 16mm)
    3 -(caso opte pela bateria extra)puxe apenas 1 cabo de 21mm do alternador até a bateria auxiliar no porta malas(6m mais ou menos,e com 2 disjuntores,1 proximo a bateria extra,e o outro no cofre do carro),use outro cabo de 21mm para aterrar essa bateria na lata do carro,e do positivo dela,puxe os cabos de 16mm para o positivo dos módulos ..... para aterrar,em todas as opções use cabo de 16mm fixados na lataria do carro(1 cabo para cada módulo)

Cabo remote,pode usar apenas 1(0.75~1.00mm) ligando os 2 amplificadores(6m devem dar)

Crossover e Mega capacitor....se você ainda não os comprou,sugiro que não compre

Crossover...seu player tem 3 pares de saídas RCA,e crossover interno,então basta regular o crossover do player,que o Pyramid é dispensável,pois só vai fazer você gastar dinheiro com ele,e com mais cabos para a alimentação

Mega Capacitor,caso não tenha comprado,ao invés de investir nele,compre outra bateria auxiliar,é mais negocio,pois a função do MC,é estabilizar a energia da bateria,só que,para isso,ele acaba aumentando o consumo,para poder se mantes estável...ou seja, você terá uma energia estável,só que por um período menor de tempo, com 2 baterias,a energia permanece estável também,só que por mais tempo(ambas as situações com o carro desligado)

3. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Pedro,

Um cabo RCA e 2 Cabos Y eu vou usar tudo no amplificador do Sub não é isso? Ouvi falar que tem que usar todas as entradas RCA desse amplificador SD800.4d do sub para ele fornecer toda a potência, ou seja, as 4 entradas, caso contrário, só manda metade da potência, é isso?

E os outros dois cabos RCA vou usar para o outro amplificador que tocará os auto falantes internos?

Com relação a segunda opção, eu puxo 1 cabo de 33mm da bateria (é mais grosso porque é para 2 amplificadores?) até o porta-malas e no porta-malas eu uso um Porta Fusível Distribuidor 2 Vias com saída para cabo 16mm (é a mesma coisa de disjuntor? serve tb?), para nele sair os cabos 16mm que vão no amplificador??? É isso?? Nesse caso, o porta fusível não vai o mais próximo da bateria, mas sim já no porta-malas pelo que eu entendi?

Dentre essas opções 1 e 2, qual a melhor? menos fios e bagunça?

Cabo remote como eu vou usar apenas 1 em 2 amplificadores? Cada amplificador não tem sua entrada? Ou um deles vai ficar sem mesmo?

O crossover eu já tinha de um som anterior, se realmente não precisar, vou nem colocar. Mas caso eu queria interligar um carro com outro eu vou precisar dele não é? Ou tem outra maneira de fazer isso?

O mega capacitor eu comprei, nunca tive, estou querendo vê como é. O projeto para colocar 2 baterias ou uma fonte automotiva vai ficar para depois, pq a grana tá curta.

Obrigadão Pedro.

4. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    3 cabos RCA vc quis dizer 3 pares né? ou seja, 6 cabos, é isso?

5. pretoaparecido

Exato,você vai alimentar as 4 entradas do módulo dos subs,para que ele forneça seu máximo....há quem diga que ligando apenas as entradas "L" da bridge,já é o suficiente,mais eu prefiro ligar "L" e "R",pois nos testes que fiz,o resultado foi melhor

Sim,os outros 2 cabos são para a outra SD800 que alimentará os falantes internos

Sim,o cabo de 33mm é para alimentar os 2 amplificadores,e o porta fusíveis ou disjuntor SEMPRE deve ficar próximo da bateria,como vc vai usar o MCapacitor,leve o cabo de 33mm até ele,e dele puxe os de 16mm para os módulos (como vai ter terminal nesses cabos,fica fácil de puxar de lá)...sobre o disjuntor,ou porta fusíveis ,esse deve ficar proximo a bateria sempre,pois sua função é proteger antes de tudo,o cabo +,um exemplo se esse cabo por algum motivo que seja,descasque na região central do carro,e encosta na lata, com o fusível/disjuntor perto da bateria,ele vai desarmar e acaba na hora o curto circuito,mais se essa proteção ao inves de estar proximo a bateria,estiver lá atrás,o curto continuará,pois a corrente da bateria não será cortada,e vai acabar iniciando um incêndio no carro,por isso é extremamente importante a utilização do fusível ou disjuntor(automotivo,não use residencial)sempre próximo a bateria,e quando se tem 2 baterias,deve se ter 2 fusiveis/disjuntores,um para cada bateria

Ligue em série ,ligue no primeiro módulo,e desse puxe para o segundo módulo

Intendi ,se a intenção é "juntar" 2 ou mais sistemas,ai vc pode usar,mais se for ficar só no seu sistema mesmo,não há necessidade,pois o cross do seu player já faz os cortes necessários para os falantes que vc pretende usar

Entendo,eu fiz o mesmo que vc kkkkkkkkkkk,tbm tenho um technoise de 2Farah,quando comprei,tinha apenas a bateria do cofre de 50h kkkkkkkkk,o grave realmente melhorou,mais o consumo foi para as alturas :rofl:,hj tenho ele +a bateria principal e outra auxiliar de 60ah,agora sim estou mais tranquilo

Sim, são 3 pares no total,ou 3 cabos duplos,é que é costume eu dizer 1 cabo RCA = 1 par e 1 RCA mono = 1 cabo simples

6. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Pedro,

mas tem uma coisa que ainda não entendi, desculpe aí a minha ignorância no assunto.

Vc falou que o disjuntor ou o porta fusíveis deve ficar sempre o mais próximo possível da bateria e que eu devo levar o cabo de 33m até o mega capacitor e dele puxo os cabos de 16mm para os módulos. No caso, ele não seria puxado apenas para o módulo dos subs?? ou também para o outro módulo da voz?

De todo modo, o cabo de 33m vai sair da bateria, após alguns centímetros ele passa pelo porta fusível (ou seja, ele vai ficar embaixo do capô), e continua até o porta mala, lá ele vai passar por um distribuidor 2 vias (sem ser porta fusível), onde um cabo 16 mm vai para o mega capacitor e depois para o amplificador do sub, e o outro cabo 16mm vai para o outro módulo, é isso?

Não estou entendendo direito, pq vc falou o seguinte: "2 -puxar apenas 1 cabo de 33mm da bateria até porta malas(usa-se um bloco distribuidor ou o MC)e dele puxar os cabos de 16mm até o módulo...(1 disjuntor ou porta fusível+4 terminais "olhal" para o cabo de 33mm e 1 terminal para cada positivo e negativo de 16mm)"

Desse jeito, puxando o cabo de 33m da bateria, logo vem o porta fusível, e depois puxa até o porta mala e etc... né? O que é MC q vc se refere "bloco distribuidor ou o MC"??

Eu acho que eu que fiz confusão, porque estava olhando porta fusível distribuidor 2 vias (tudo junto), imaginando como isso ficaria próximo da bateria, mas no caso seria apenas o porta fusível o mais próximo da bateria, e um distribuidor que ficaria no porta mala, correto? Mas como eles vendem então porta fusível distribuidor tudo junto? Se for tudo junto, o cabo de 16m viriam lá do capô do carro.

Não sei se tá muito confuso, deu pra entender?

Outra coisa, para o módulo para tocar os auto falantes internos (acho que vou colocar 4 cornetas e 2 twitter tb com um plug para quando eu quiser tirar ou colocar eu poder, eu já tenho isso, corneteira, acho que se chama assim), vc falou que vão 2 cabos RCA (2 pares), seriam 4 RCA que preencheria os 4 canais do módulo? Não sobraria nenhum canal?

Tem como comprar apenas 2 Cabos RCA e comprar mais cabos Y (mais barato)?

Valeu.

Última edição: 14 Jan 2015
  7. pretoaparecido

Acho que expliquei de maneira confusa kkkkkkkk,vamos lá então....

Cabo 33mm da bateria,disjuntor de 150ah no capo,cabo de 33mm até o terminal + do mega capacitor...dali você puxa 2 cabos de 16mm,um para cada módulo ... não se esqueça de aterrar o capacitor com cabo de 33mm também(terminal negativo dele)dessa maneira, vc não precisa usar o distribuidor,o mega capacitor faz esse papel

Quanto ao módulo de voz, o ideal é usar os 4 cabos,pois assim você consegue controlar o FADER(jogar o som para frente,ou para trás) e o crossover de maneira independente para os falantes da frente e de trás,mais sim, vc pode usar 2 cabos Y,mais o valor final a meu ver acaba não compensando muito,pois a diferença é pequena entre 1 cabo RCA e 2 cabos Y

Em tempo,já que vc pretende usar corneteira, e não liga de perder a função Fader,pode então usar 2 canais para tocar os 4 falantes internos(1 lado do kit e do coaxial em cada canal fechando em 2 ohms)e nos 2 canais restantes,ligar a corneteira...assim você usa a função fader para controlar o volume (liga/desliga) da corneteira

Última edição: 14 Jan 2015
  8. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Ah, acho que entendi. O Disjuntor faz as vezes do porta fusível né, sendo melhor? E o MegaCapacitor eu já tinha lido que ele é para os subs, mas ele pode ser para ambos os módulos tb? e além disso o uso dele dispensaria o uso do distribuidor? Blz, não sabia desses detalhes, ia acabar gastando dinheiro à toa.

Preciso então de

1) um cabo de alimentação 33 m da bateria até o mega capacitor (uns 5 metros);
    2) um disjuntor 140a que fica entre esse cabo, o mais próximo da bateria;
    3) cabos de alimentação 16mm que será puxado do mega capacitor até os amplificadores (1 metro deve servir);
    3) 3 pares de cabo RCA;
    4) 2 cabos Y que vai ser colocado nas pontas de 1 par do RCA para ficar 4 pontas e então ligar no amplificador do sub;
    5) Cabo Paralelo 2 X 2,50mm² que sairá do amplificador para os auto falantes;
    6) Cabo Paralelo 2 X 4,00mm² que sairá do amplificador para os subs;
    7) terminais, cabo de aterramento, cabo remote, fita isolante, etc.. umas besteirinhas que deve faltar..

E o Crossover entra como nessa história, o q vai e sai dele? No mega capacitor cabe bitolas de 33m, 16mm, etc?

Obrigadão Pedro, vou começar a comprar o restante das coisas que faltam semana que vem e me ajudou a me esclarecer algumas coisas. O resto vou na fé, espero que não falte nada. rs.

9. pretoaparecido

Sim,o disjuntor tem a mesma função do porta fusíveis,com a vantagem de que se ele desarmar,é só re-armar outra vez, sem ter gasto com fusíveis novos

O capacitor na verdade funciona como uma reserva de energia para uso instantâneo,como geralmente é o grave quem pucha mais energia,ele acaba sendo exigido mais nessa hora,mais ele auxilia em todo o sistema elétrico que estiver ligado no mesmo circuito dele,um exemplo,vai ser comum você ver ele sendo ativado quando você der a partida no seu carro,pois ele entra em operação quando existe uma variação na voltagem do carro

Quanto dispensar o distribuidor,é que ele tem 2 conectores,onde vc vai por os cabos que vem da bateria e chassis/terra,e vão para os módulos...esses conectores do capacitor,são projetados para serem usados com terminal olhal(quem determina a bitola do cabo é esse terminal olhão) que é em formato de arruela,ou seja,é fino,então você pode ligar os 2 cabos para os 2 módulos que não tem problema

Sobre os cabos de alimentação,não se esqueça do que eu disse,além dos 5m do cabo + de 33mm,adicione mais 1m para o cabo - que vai ser ligado no capacitor,afinal de contas,a mesma energia que entra no polo +.é a que sai no polo -

quanto a seu crossover,sinceramente não vejo onde ele entra nesse sistema,a não ser que você faça o que eu disse,de deixar 2 canais do módulo para tocar rxclusivamente a corneteira...ai você liga 2 canais do rádio no cross,e esse nos canais da corneteira no módulo

10. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Pedro, deixa eu te perguntar outras coisas, curiosidade minha.

Eu tinha uma roadstar power one, nele estavam ligados 2 de 12 da pioneer (TW309S4 - 400wrms cada um, bobina simples 4 ohms), 4 auto falantes de 5 polegadas nas portas, 4 cornetas e 2 twitters. Ou seja, muita coisa para um amplificador só, e o grave até batia um pouco, tremia o porta mala, não sei como era a instalação, mas teoricamente o módulo estava mandando quanto para os subs?

Pergunto isso, porque com o SD800.4D EVO4 (4 canais de 2Ω ou 2 Bridge de 4Ω) (acho que esse é o mais recomendado para os subs né?), ligando no bridge de 4 ohms, teoricamente o amplificador vai mandar 400 wrms para cada auto falante né? Ou seja, provavelmente vai ficar melhor do que o grave (mais forte) que eu tinha antes?

Valeu.

11. pretoaparecido

Sim,na teoria eh pra ele tocar mais,ja que o P.one tem 720w total...mais nem só a potencia determina se o sistema atual vai tocar mais ou menos que esse outro....na questão dos graves,a caixa acústica influência muito,eu mesmo instalei um som com 2 bicho papao de 12 e 550w rms cada,davam menos grave que um simples bravox bravo de 350w rms...isso ligado no mesmo amplificador e ambas as caixas com a mesma impedância..isso pq os BP estavam numa caixa selada com apenas 31 litros por camara(tocando num vectra sedan),construi outra caixa com 50 litros e dutos de 4",o som praticamente triplicou usando o mesmo modulo....então,sempre faça a caixa de acordo com o que pede o manual do falante,que vc vai ter graves fortes

12. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Pedro, a caixa vai ter praticamente a mesma medida da anterior.

Mas falando em números, provavelmente estava sendo mandado quantos watts para cada sub com a power one?

Esse modelo SD800.4D com 2 bridge de 4 ohms é o mais indicado para os meus dois subs bobina simples 4 ohms não é? Vai casar certinho e mandar os 400 w para cada um?

E para tocar os auto falantes, Kit 2 vias 100w cada, 4 ohms (porta dianteira), coaxial 70w cada, 4 ohms, (porta traseira), e 4 cornetas 2 twiters (não sei a impedância, mas são aqueles modelos mais simples da selenium), qual seria o mais indicado o SD800.4D EVO2 (4 canais de 1Ω ou 2 Bridge de 2Ω) ou EVO4 (4 canais de 2Ω ou 2 Bridge de 4Ω), de forma que eu pudesse aproveitar o máximo da potência dos auto falantes?

13. pretoaparecido

O P,One entrega 720w total,ou 360w por bridge em 4 ohms,eu preciso saber como estavam ligados esses subs para poder te passar um valor em watts que cada sub recebia,mais é provável que era entre 100~180w se eles estavam ligados no mesmo bridge

quanto ao SD800,compre os 2 de 2 ohms(bridge em 4 ohms),esses se adéquam melhor aos equipamentos que você pretende usar .............mais ainda sim,eu trocaria o que vai tocar os subs por outro que seja mono(coisa minha mesmo,acredito que renda melhor)

14. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Tb pensei nisso Pedro, principalmente no SD1600 EVO, mas o problema é o fator do dinheiro que é um pouco mais caro e o outro é a bateria original do meu carro 50a.

Para a voz, ligaria um lado do kit tweeter (4 ohms) e um mid (4 ohms) totalizando 100w (do auto falante) num canal de 200w de 2 ohms (do amplificador), Nesse caso, perderia uns 50% da potência do amplificador, e ficaria mais ou menos 100 w dos auto falantes para 100w do canal do amplificador? E o mesmo quanto ao outro lado do kit no outro canal.

Os 2 coaxiais (140w) 4 ohms, ligando em série, resultaria em 8 ohms, e ligaria no outro canal de 200w do amplificador de 2ohms, isso resultaria no que? numa perda tb?. Ligando em paralelo daria 2 ohms? e encaixaria perfeitamente no canal de 2 ohms do amplificador e daria os 200w do amplificador para 140w do auto falante?

A impedância dos auto falantes não pode ficar inferior a impedância do amplificador, mas superior a impedância não tem perda de qualidade, apenas perda de potência do amplificador?

E no último canal, inicialmente, as 4 cornetas e 2 tweeter num canal só, não sei se daria certa a impedância.

A instalação seria por aí mais ou menos?

To com uma dúvida, e não estou encontrando a resposta, o voltímetro que tem no mega capacitor serve para vê a carga da bateria (dispensando aqueles voltímetros que fazem isso) ou somente para olhar a carga do próprio mega capacitor?

Última edição: 15 Jan 2015
  15. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    UP.

16. pretoaparecido

Vc vai ligar 1 kit(mid e tweeter) e 1 coaxial(ligados em paralelo fazendo 2 ohms) nos canais 1 e 2(frontais L e R) do módulo...e nos canais 3 e 4(traseiros L e R)vc liga a corneteira

O voltímetro no capacitor mostra a voltagem do sistema,então ele dispensa o uso de outro voltímetro

17. muecao

muecao Usuário

Desde 4 Jan 2015
    Rio de Janeiro
    Pedro, olha o que um colega escreveu em outro fórum e o q vc acha?

"Se ligar um lado do Kit (Tw + Mid + Coaxial) a associação dos 3 alto falantes resultará em 1,34 Ohms = problema em uma saída de 2Ohms no EVO4, no bridge 4Ohms então pior ainda rsrrssr ... Porq? Porque é terminantemente proibido associar os alto falantes e ligar em uma saída do amplificador com um valor abaixo. Por isso, a teoria orienta a fazer a ligação, no máximo, igual à impedância mínima do amplificador. Alto falantes associados com a impedância abaixo da impedância mínima do amplificador, é um crime para os seus equipamentos!

Se associar, e o resultado final da associação dos alto falantes, ficar acima da impedância mínima do amplificador, não há problema algum! A única diferença, é que libera menos potência que o prometido pelo fabricante, mas trabalha com mais qualidade e até força menos o amplificador e a bateria."

Essa parte eu não entendi o pq cair para 1,34 ohms.

Mas, de todo modo, nas minhas pesquisas, já descobri que um kit componente de 4 ohms, associando um tw e e o mid a impedância final não muda, continua sendo 4 ohms, por causa do crossover que faz o corte de cada componente. Assim, instalando um tw e um mid seria 4 ohms num canal de 2ohms, o que ocasiona a perda da potência (mas não de qualidade) do amplificador nuns 50%, ficando 100w do tw e do mid com 100w do canal.

Caso associar os 2 tw e os 2 mid num mesmo canal, aí a impedância final cairia para 2 ohms, o que ficaria 200 w dos auto falantes com 200w do canal do amplificador de 2ohms, porém, perderia o efeito estéreo do kit.

18. pretoaparecido

O cara do outro fórum levou em consideração,que o tw de 4 ohms+4ohms do mid+4ohms do coaxial chegaria em 1.34 ohms(se ligados em paralelo sem cross ou capacitor no tw),sim ele estaria certo se não existisse o crossover no kit,então como você mesmo sabe,a impedância COM o cross,continua em 4 ohms para o kit(mid+tw),que se juntado com o coaxial,resulta nos 2 ohms que o módulo trabalha,outra coisa, um tweeter nunca deve ser ligado ao amplificador,sem que esteja ligado a um crossover,ou capacitor que faça o corte correto,pois ele certamente ira queimar ao reproduzir frequência baixas(graves) ,a não ser que exista um crossover ativo no sistema,e uma saída do amplificador alimente apenas o tw ,e a outra alimente o mid (bi amp)

19. shimizu2018

shimizu2018 Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Bastos
    Boa noite amigo, sou novo no forum, e eu tambem estou montando um sistema SQ Basico. O meu em potencia está quase igual do amigo que está montando... No meu caso, vou colocar um kit morel na dianteira, um par coaxial 70 rms traseira.... módulo Audiophonic club AB 800.4 e no porta malas uma caixa de 95L para um sub jbl gto 1514D... alimentado por um modulo JBL GTO 1001EZ 1000rms a 2 Ohms.. daí a curiosidade por este tópico, o meu modulo JBL consome 95AH em plena potencia, o Audiophonic Club, consome segundo o fabricante até no max 80AH.. Eu creio que para estes kits e par de falantes em 4 Ohms ele vai trabalhar com 4x100rms... eu acho, nao sei bem, mas acho que vai consumir pelo menos metade (400rms +- 50Ah)... e o outro ate eu por um falante bonina simples vai estar consumindo o que ele dispoe...acho que total de uns 130 AH... eu acho.. nao sei.. mas aí que tá, eu tenho um cabo de 21mm Tecnoise 100% cobre vindo da bateria com um disjuntor de 150 AH... será que da pra usar somente ele para os 2 módulos...sem correr risco de esquentar, incendio etc ou qualquer coisa que possa aocntecer... o que vc acha... ainda tenho um mega capacitor que vai para os dois módulos...

20. pretoaparecido

Opa,beleza? a potencia total ai seria de 1800w se fosse tudo a 2 ohms,porém como será em 4 ohms,a potencia deve ficar na casa dos 1000~1200w , então o cabo de 21mm é o suficiente para chegar até o distribuidor,e dele vc alimentar os módulos com outro cabo acima de 16mm
    uma coisa que eu indicaria,é uma bateria auxiliar,nem que seja de 45Ah para o caso de ouvir o som com o carro parado

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso