Anúncio do HT Forum

Que ar-condicionado comprar?

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por Tuareg, 23 Jul 2008.

1. debyalv

debyalv Usuário

7 0 2

Desde 16 Out 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Boa Tarde,

Procuro um aparelho split inverter de 22000btu a 24000btu para colocar na minha sala. Resido no RJ capital. Infelizmente para o meu orçamento não teria como comprar daikin ou fujitsu. Qual marca ou modelo me recomendariam que tivesse assistencia técnica e peça disponível? Não faz diferença pra mim em ser só frio ou frio/quente pois resido no RJ capital, mas gostaria que fosse serpentina de cobre. Estive olhando modelos da panasonic, samsung, midea carrier e LG. Algum modelo desses inverter seria melhor que pudessem me indicar?
    Desde já agradeço.

2. debyalv

debyalv Usuário

7 0 2

Desde 16 Out 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil

O que acham deste aparelho?
    https://www.americanas.com.br/produ...CGQSvZKRhwCxBCZqxz-eEvhoifjAyj0BoC_0gQAvD_BwE

3. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Dá uma zapeada nesse link e e dá uma olhada nas lojas e E-commerce.Dá o review.boa sorte .Abraço.

http://www.mideadobrasil.com.br/.

• 1
  4. debyalv

debyalv Usuário

7 0 2

Desde 16 Out 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Caro Jairo,

Acha que este seria melhor opção em relação ao panasonic que coloquei acima? Grata

5. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    O problema do panasonic é o suporte .O pós venda .É um excelente equipamento.Não sei se resolveram essa parte.Eu não indico só por causa disso.Mas se vc contar com assistência é uma bela máquina.

• 2
  6. ramondesn

ramondesn Usuário

2 0 1

Desde 20 Jul 2018
    São Luís-MA
    Prezados,
    Eu gostaria de comprar um inverter para um quarto pequeno (deve ter no máximo uns 5x3m).
    Já utilizei um LG Inverter (Ar Condicionado Split 18000 BTU/s Frio 220V LG Libero E+ InverterUS-Q182CSZ2), porém senti muito a redução de umidade com ele (a minha retina ficava muito seca).
    Eis os meus questionamentos: 1) Quantos BPUs seria o ideal pegar? 2) Quanta a melhor marcar a pegar? 3) Existe alguma marcara que não retire tanta umidade do ar ou é uma característica específica do lg?
    Obrigado!!

7. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Olha pra essa área pode ser que um condicionador de 12k de capacidade te confortaria ainda com economia,Mini split de parede não renova o ar do ambiente condicionado que chamamos de cativo,com uma taxa de ar externo pré determinada pra esse fim (renovação)

Colegas que tem esse problema resolveram ou minimizaram bastante essa questão comprando em farmácias ,supermercado e mesmo on line esse nebulizador ou umidificador vaporizador a frio . Vai dando o review.boa sorte .Abraço .Jairo

8. ramondesn

ramondesn Usuário

2 0 1

Desde 20 Jul 2018
    São Luís-MA
    Entendi! Muito obrigado! Existe algum modelo sem ser split que faça isso?

9. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Sim tem...e a maioria é split do mesmo jeito mas aí já demanda um projeto.Nada que um bom instalador ou empresa não saiba ou não conheça..

Por esse link que vou te passar vc vai ter bastante material de pesquisas e links.Qualquer dúvida é só dar um alô,o que estiver no nosso alcance e dentro dos nossos limites estamos aqui ..Esse link já é um projeto mais elaborado e completo...mas hoje já existe no mercado opções legais em split residenciais... Boa sorte .Abraço Jairo

http://www.engenhariaearquitetura.c...querem-equipamentos-adicionais-para-renovacao

10. artguerrante

artguerrante Usuário

Desde 21 Mar 2010
    Niteroi/RJ/Brasil
    Acabei comprando um tri-split (9-9-18) da Fujitsu, mas minha primeira experiencia foi bem preocupante.

Contratei empresa autorizada para realizar a instalação e um dia depois, nenhuma das 3 unidades estavam funcionando (só ventilava, mas não resfriava) e a condensadora estava dando choque. Entrei em contato e a empresa prontamente veio fazer a correção. Para a questão do choque, parece que instalaram mal a conexão com o terra, mas o outro problema me preocupou mais. Não pude acompanhar o reparo, pois estava no trabalho, mas o técnico falou por telefone que havia um problema de instalação em uma das unidades evaporadoras, e que isto estava causando o problema geral.

Uma das minhas maiores preocupações na opção por um tri-split era o risco de ficar sem as 3 unidades caso a condensadora desse defeito. Mas agora veio esta novidade. Há algum defeito que ao dar em um das evaporadoras afete todas as outras também?

11. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Olha minha experiencia principalmente com fujtisu é que ela é uma excelente máquina e totalmente amigável pra quem cumpre as boas práticas na refrigeração,tenha um procedimento correto,conheça o equipamento e saiba o que está fazendo

Mult split foram desenvolvidas e projetadas para quem não tem espaço de instalação das unidades externas,restrição de espaço nas chamadas sacadas técnicas ,facilidade em ter casa de máquinas ou que tenha restrições severas para instalação unidades externas em fachadas de resort´s ,condomínios etc

Tudo tem prós e contras ..Cada caso é um caso ..Na instalação de mult splits ,mini vrv em residencias com até 8 unidades internas pra uma externa esse risco existe e já vi relatos a respeito ..Comigo nunca aconteceu..Mas não estou livre dessa possibilidade acontecer comigo ..

Infelizmente no Brasil,ser autorizado credenciado seja sinal de um bom serviço ou qualificação..A fujitsu e todos os fabricantes investem em treinamentos,cursos,oficinas para qualificação técnica de seus credenciados autorizados assistentes representantes

Infelizmente estamos num apagão moral,ético,e que com o passar dos anos veio num crescendo e parece que a bolha estourou agora.Nossa luta é para que a honestidade e transparência nas relações inter pessoais ,comerciais e principalmente na prestação de serviço deixe de ser uma rara virtude e se torne obrigação.

O que eu posso te adiantar é que dificilmente o problema é no equipamento ..Corro o risco de estar extremamente enganado e desde já peço perdão à empresa instaladora

Só me resta te desejar sorte e que a sua história tenha um final feliz apesar de um começo estressante. ..Vai dando o review ..Boa sorte Abraço Jairo.

Última edição: 6 Ago 2018
  12. artguerrante

artguerrante Usuário

Desde 21 Mar 2010
    Niteroi/RJ/Brasil
    Boa noite, Jairo.

Minha situação é a de falta de espaço. Meu apartamento não tem área técnica, não há possibilidade de instalar ar de parede, então não quero ocupar metade da minha varanda com condensadoras.

Está tudo funcionando normalmente agora, a empresa admitiu que o problema era na instalação. A minha preocupação foi mais com o fato dela ter falado que o problema da instalação de uma unidade evaporadora afetou todas as demais. Eu acreditava que este tipo de situação só acontecesse por conta de problema na condensadora. Isto é uma situação bem específica, ou qualquer falha em evaporadora afeta todas as demais?

13. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Como já disse é uma possibilidade.Comigo nunca aconteceu.Esses equipamentos de última geração foi pensada pra operar com uma unidade interna fora de operação para manutenção... Não sei seu caso específico ..Vai depender de algumas variáveis que só presencialmente a gente teria condição de opinar..

O que eu posso te dizer e afirmar é que já dei manutenção individualmente em tri splits fechando as válvulas de serviço e descarga de cada ciclo por vez ..Nos seu caso mesmo não conhecendo o modelo provavelmente existem três ciclos frigorígenos individuais com linhas e tubos de cobre dedicados ..os ciclos A,B e o C..cada um dedicado a uma unidade interna e de acordo às capacidades

Não posso te adiantar mais nada ..De longe fica difícil precisar alguma coisa mais acertada.Abraço fico feliz que deu certo .Boa sorte .Jairo

14. Prezado Jairo e amigos do forum. Dúvida cruel: Tenho uma sala em L (sacada integrada) com 1/2 parede aberta entre a cozinha. No total são 26 m2, insolação à tarde (parcialmente), apartamento 2° piso, 2 adultos e 2 crianças, e todos aqueles eletro domesticos da sala, cozinha e mini office. Adquiri um Daikin de 24 k por que praticamente todas calculadoras online davam acima de 22k btu, menos a do site da daikin que deu 18k. Minha dúvida é: esse ar não estaria sobredimensionado para esta área ? A evaporadora do 24k é simplesmente 22cm mais larga que a de 18k, e vai ficar um trambolhão nao sala. Obrigado

Última edição: 25 Jul 2018
  15. Jussara Del Arco

Jussara Del Arco Usuário

Desde 25 Jul 2018
    São José dos Campos
    Prezado Jairo e demais usuários do fórum, Bom dia,
    Minha dúvida é sobre a escolha entre os aparelhos para janela TIVAH eletrônico X Springer Midea mecânico. O preço do TIVAH eletrônico e com controle remoto de 9000 BTU é menor que do Springer mecânico de 7500 BTUs. Alguém tem alguma informação sobre a qualidade, durabilidade e assistência técnica do TIVAR? Qual é a melhor escolha TIVAR eletrônico e com controle remoto ou SPRINGER MIDEA ECO?

16. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    A princípio sem conhecer as verdadeiras fontes de calor e carga térmica total desse ambiente aparentemente um de 18 te atenderia, sendo que um de 24k não ficaria na minha opinião superdimensionado por ser inverter (operação fracionada) e modula a oferta de calor de acordo à carga demandada..

dimensionamento em ambientes que no lay out existem paredes ,cortes ,nichos,precisa de uma visita técnica de alguém confiável,como no seu caso que é um L e com vão entre ambientes é complicado..Ar condicionado trabalha por pressão estática,varredura e o alcance dela..não faz curvas ..

Um dimensionamento preciso conta com todas as fontes de calor .Esse dimensionamento de 600 btu´s por pessoa e 600 a 750 btu´s por M² atende bem em residencias e alguns pequenos comércios .

quando percebemos que em locais assim as fontes e gradientes de calor são altas fazemos um calculo de precisão.Com tabelas planilhas ou programas..

Dimensionamos contando com a insolação direta em paredes,(paredes com fachada para o leste ,nordeste,sudeste,norte ,nordeste,noroeste,oeste e sudoeste,o sul não contamos,cada ponto cardeal é um fator então também depende ) a irradiação por vitrôs,janelas,condução em vãos piso ,lages,telhados,todos eletroportáteis,iluminação ,sombreamento cortinas,toldos ,,etc..

• 1
  17. Olá Jairo, a sala em L tem 16 + 5m2 mas a area total aberta (como descrita anteriormente) é de ~27 m2 e o pé direito de 2,69 (com rebaixo de 15cm). Porto alegre faz frio e calor com picos no verão e inverno. Se um de 18k me atenderia, gostaria de trocar para não ficar superdimencionado e claro, pelo fato da evaporadora ser bem menor que o de 24.

18. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Cuidado com isso! Tome essa decisão com certeza,pra não se arrepender depois .Vc tem contato com algum instalador conhecido ou bem recomendado que possa te assessorar nessa decisão ?

• 1
  19. Orcei a intalação com um autorizado daikin, com bom tempo de experiência em instalações. Ele comentou, com base na experiência, que um de 18k atenderia mas não houve nenhum cálculo. Como você diz, é uma faca de dois legumes. Na sua opinião, não se pode afirmar que o de 18k seja suficiente ao passo que, o de 24k não ficaria superdimencionado, correto? O problema maior, é o tamanho da evaporadora do 24k (99 cm largura) contra o 18k (77 cm largura). Como a sala é pequena, vai ocupar quase a metade da parede ... Obrigado pelas respostas.

20. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Mas se um instalador autorizado avaliou seu espaço e diz que uma de 18k é suficiente e te atende ,alegre-se.Oficialize essa opinião e faça um contrato. É como eu disse,vai depender se seu lay out,carga térmica ,fontes de calor tem condições dos fatores e gradientes de calor serem mais amenas .Vai dano o review.Depois postas suas considerações finais.Dá um analisada no consumo do antes e do depois .Abraço .boa sorte .jairo

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso