Anúncio do HT Forum

Que ar-condicionado comprar?

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por Tuareg, 23 Jul 2008.

1. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    dá o retorno

2. vrebolho

vrebolho Usuário

Boa tarde amigos.

Vou mudar para um apartamento que tem um local para instalação de um ar condicionado de janela no quarto. Pesquisei na internet e vi muita gente reclamando do barulho desses modelos de janela. Como o apartamento é alugado, não queria instalar um split. Alguém tem uma dica de modelo que não seja muito barulhento (se existir), pois ficará no quarto em que durmo. Obrigado!

3. Cotuba

Cotuba Usuário

4.472 3.010 771

Desde 8 Mar 2008
    São Paulo
    Pouco tempo atrás troquei os dois aparelhos que mais usamos aqui em casa por dois modelos inverter, com a mesma capacidade.
    Aqui em casa somos eu e minha esposa e a utilização dos aparelhos é a mesma no decorrer do ano, mês a mês.
    Com isso, eu esperava uma redução do consumo de energia elétrica aqui em casa, afinal existe uma grande propaganda (enganosa!!!???) sobre a tecnologia inverter e sua suposta economia de energia.
    Muito bem.
    Chegou a fatura de energia elétrica e para minha surpresa não houve nenhuma diminuição do consumo.
    Na fatura consta:
    - outubro/2017 - 30 dias - 386 kW/h - utilização de aparelhos antigos
    - outubro/2018 - 30 dias - 387 kW/h - utilização de aparelhos novos (inverter)
    Considerando que nesse último ano eu troquei as lâmpadas que permanecem mais tempo acesas aqui em casa por LEDs, vê-se que houve um aumento do consumo de energia.
    Além de que temos aqui em casa água quente solar, portanto o chuveiro não impacta em nada.
    Resumo da história:- tomei prejuízo, pois tive de desembolsar mais pelos aparelhos novos, sendo que poderia ter ficado com os antigos, que funcionavam, bastando uma boa revisão neles.
    Para piorar a história, o aparelho antigo (LG) que ficava no quarto de casal permanecia ligado a noite toda, só era desligado pela manhã quando acordávamos.
    Como o ar-condicionado retira umidade do ar era comum acordarmos com a garganta seca e muitas vezes até com dor na garganta.
    Como o novo tem timer, para evitar esse desconforto, eu o regulo para desligar aí pelas quatro horas da madrugada, o que não faz muita diferença no conforto térmico.
    Isso significa que os aparelhos permanecem menos tempo ligados e não houve diferença no consumo.
    Vejam o que é o Marketing, convence você a comprar gato por lebre e achar que esta em vantagem.
    Os outros dois aparelhos que tenho aqui certamente serão trocados por inverter no dia de São Nunca.
    Abraços.

Última edição: 1 Nov 2018
  4. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    A minha experiência já foi justamente ao contrário,sejam em residências ou em empreendimentos,pois já fiz projeções de custo e acompanhei dentro dessas projeções,que o custo benefício sempre foi positivo em relação a substituição de condicionadores tradicionais pelos com inversores..E principalmente os pay backs.

A economia girou em torno do que os fabricantes anunciam.Aqui na minha cidade e região,como na de colegas mais antigos na profissão que acompanharam essa transição entre os fixos com os inverter´s ,os depoimentos são justamente comprovando e corroborando que a inversão realmente economiza energia.

Se vc puder fazer a gentileza de me passar a área desses ambientes que foram instalados os condicionadores novos e a capacidade dos equipamentos. Foram instalados em quartos de dormir ,cozinha gourmet aquelas tipo americana ou sala de televisão ? Quais os pontos cardeais incidência solar,se tem vitrôs,janelas ,se é de lage ,entre piso ,vão livres etc..Se vc quiser e for do seu interesse pode passar no privado essas informações,fique a vontade.Fiquei super interessado e curioso com seu problema.Os outros dois condicionadores instalados são inverter´s? Qual a taxa de utilização deles no mês?

Pela idade e tempo de profissão,cheguei a conclusão que sempre tem espaço pra aprender e melhorar.E com uma insatisfação dessa natureza,aí que a gente fica curioso e até pra preservar colegas que procuram o tópico pra pesquisa e futuras instalações e aconteça que a gente indique como vc disse gato por lebre .

Eu particularmente não ganho nada com isso,participando desse tópico a muito tempo,sempre no intuito de ajudar e de repente a nossa ajuda pode induzir os colegas a embarcar numa furada e ficar insatisfeito,isso eu não quero de maneira nehuma.Como sempre falo,indicação é faca de dois legumes.

Porque se for comprovado o que vc disse,vou rever meus conceitos e certezas pré concebidas,parando de indicar e instalar condicionadores com inversão .Não só lg ,mas também as que considero "Top´s" como fujitsu,toshiba,mitsubishi,panasonic,hitachi,daikin e outras marcas que instalo menos .

Até gostaria se vc permetisse e achar que ajudaria,de ter a oportunidade de ir na sua casa pra tentar encontrar uma resposta lógica pra o que aconteceu com vc.Dar uma checada na sua instalação e acompanhar o consumo,porque a gente tá sempre aprendendendo alguma coisa nova.E tenho as ferramentas próprias pra te dar uma solução sobre essa sua reclamação.

Se vc quiser é claro e permitir,e perdoar a ousadia do pedido,sempre passo e fico uns dias por aí.Posso fazer uma visita sem custo na sua instalação até pra passar para os colegas por esse brasil o seu caso e não indicar e nem trabalhar com fabricantes que comercializam produtos com essa tecnologia.

A oferta de uma visita é pra valer,pode ficar tranquilo que a gente combina e agenda sem custo pra vc.Tenho amigos que moram na sua cidade e já os visitei.Se vc quiser é só marcar .É de meu interesse,Porque não quero opinar e nem indicar equipamento que venha dar prejuizo e insatisfação pros meus amigos e clientes,não só aqui no fórum ,mas que venho fazendo a tanto tempo.

Se for constatado algum procedimento errado ou que seus condicionadores vieram com algum defeito,com certeza te orientarei com a melhor solução.

Lembrando mais uma vez de me passar as áreas ,pé direito ,quantidades de pessoa por ambiente e se tem algum componente eletrônico ou outra fonte de calor,pode ser via MP se assim vc achar melhor.Me ajuda aí .

Por isso que sempre pedimos os feed backs,sejam positivos ou negativos e sempre pedimos a comparação de consumo na transição das tecnologias, justamente pra ter esse parâmetro.

Abraço .Jairo

Última edição: 1 Nov 2018
    • 5
  5. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Sinuca de bico ,colega ...Dá uma pesquisada nos níveis de ruído dos fabricantes .Até 35 dbs na unidade interna e 50 na unidade externa é um nível deruído considerado razoável.

Os fabricantes que eu conheço são os tradicionais ,lg,springer ,consul,eletrolux gree,etc ...Vai dando o review boa sorte abraço jairo

• 1
  6. Cotuba

Cotuba Usuário

4.472 3.010 771

Desde 8 Mar 2008
    São Paulo
    Jairo.
    Como sempre muito solicito.
    Uma pessoa sempre disposta a ajudar.
    Primeiro o quarto do casal:
    - 26,5 m2, com laje de concreto, 2,90 metros de pé direito e o piso é carpete de madeira, o aparelho antigo tinha 18.000 BTUs (não era inverter) e o novo é da mesma capacidade e é inverter. O quarto sofre uma pequena insolação na parte da tarde. Digo pequena porque a casa do vizinho e o muro protegem do sol direto. Tem uma janela e a parede do quarto não é parede de divisa, tem corredor.
    A sala de TV:
    - 4,5 metros por 4,5 metros, piso frio, laje de concreto, 2,90 metros de pé direito e fica em um mezanino. Ela sofre alguma insolação na parte da manhã e bastante à tarde. Tem duas janelas que são abertas ocasionalmente. A sala de TV é sempre utilizada à noite, de dia só nos finais de semana. De dia fica bem quente.
    Anteriormente o aparelho era um de 22.000 BTUs (não era inverter), só que a sala virava um frigorífico, até ventava. Chamei o técnico e foi colocado um de 12.000 BTUs (inverter). Parou de ventar:D.
    No quarto da minha filha tem um de 12.000 BTUs (não é inverter) só que dificilmente é ligado, pois minha filha se formou e mora em outra cidade.
    Eu só ligo ele de vez em quando para fazer funcionar.
    O de 22.000 BTUs, que ficava na sala de TV, foi transferido para uma área envidraçada de 35 m2, pé direito de 3 metros, piso frio e laje de concreto.
    Recebe uma pequena insolação na parte da manhã, pois a garagem protege ela do sol.
    Só é ligado quando chega visitas e nesse último mês não foi ligado nenhuma vez, pois um casal de rolinhas fez ninho bem em cima dele e se eu ligá-lo o ar quente certamente vai matar os filhotes.
    Além disso, é bom constar que o telhado da casa tem manta térmica em toda a sua extensão e o vão entre a laje e o telhado é grande. Uma pessoa anda em pé tranquilamente dentro da laje.
    O telhado é em madeiramento e telhas de cerâmica.
    Meu endereço passo pelo privado.
    Fico muito agradecido pela sua ajuda
    Grande abraço.(y)

• 1
  7. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    ok obrigado pelo review ..Assim que der te aviso e vou ter o prazer te conhecer e ainda quem sabe te ajudar .Abraço

• 1
  8. sanxes

sanxes Usuário

Desde 28 Fev 2010
    Bauru - SP
    Boa tarde!

Alguem conhece um BOM instalador na cidade de Agudos/Bauru-SP?

9. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Eu procurei com os colegas qua atendem o estado de são paulo e interior ninguém que conheço atende sua região pode ser que algum colega te indique alguém vai dando o review.boa sorte abraço jairo

• 1
  10. Cotuba

Cotuba Usuário

4.472 3.010 771

Desde 8 Mar 2008
    São Paulo
    Acrescentando mais uma informação, que talvez possa ajudar a compor o contexto.
    Depois que eu retirei o aparelho de 22.000 BTUs da sala de TV e coloquei o de 12.000 BTUs minha esposa reclama que o conforto térmico diminuiu.
    Ela sente calor mesmo o aparelho mostrando no display 20 graus e, segundo ela, eu deveria ter colocado um de 18.000 BTUs ao invés do de 12.000 BTUs.
    Será que ficou mal dimensionado e neste caso o aparelho estaria trabalhando com sobrecarga o que provocaria um consumo acima do normal?
    Isso pode acontecer?
    Obrigado.(y)

11. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Depois te passo o dimensionamento que não é muito preciso mas que deu 18000 btus´s.Com certeza ele trabalha no modo full praticamente 100% da capacidade pra atender a demanda de carga térmica ...não modula e perde a principal caracteristica dessa tecnologia é que o diferencial e economizador de energia que nós chamamos de operação fracionada .

• 1
  12. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    :aplauso::aplauso::aplauso:

• 3
  13. dlleandro

dlleandro Usuário

23 17 4

Desde 30 Out 2018
    Juazeiro do Norte - Ce
    Boa noite.
    Vou comprar 2 aparelhos de ar inverter e estou pesquisando. Não entendo muito.
    Para o escritório que tem 10m2 irei comprar o de 9000bts.
    Mas a dúvida é para o outro do quarto.
    Dúvidas:
    1- Meu quarto é suite e tem um banheiro grande. Quarto 13,2m2 e banheiro 5,7m2. Quando considero somente o quarto vejo que o mais recomendado é o de 9.000bts. Mas pensando no banheiro que a porta é aberta de vez em quando e no imenso calor que faz na minha região (Juazeiro do Norte-Ce), não seria mais indicado o de 12.000btus?
    Pensando em economia de energia ? Pois esse de 9000 pode ser mais exigido é assim gastar mais?

2- Estive pesquisando as marcas que o Jairo considera de primeira linha ou primeiro opção e vi que o preço da Daikin não é diferente dos aparelhos de segunda opção .
    Esse modelo aí é bom?
    Grato.

Anexos:

14. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Esse é basicão da daikin e é fabricado no brasil,não tenho nada contra......Gostei de instalar.Te aconselho a pesquisar com carinho a questão de assistência e credenciadas e o pós venda.Às vezes temos que ser conservadores e escollher um fabricante que tenha peças e assistencia .não sei a sua regiaõ mas o midea springer tem uma rede de assistencias ,credenciados legais pelomenos aqui na minha região e lojas espalhadas por todo brasil e fica mais fácil quando precisamos de assistencia ou substituir peças ...

Apesar que indico springer ,eletrolux como plano "B"! a LG deu uma salto muito grande de qualidade com o lançamento do modelo dual inverter ..A samsung também com seu wind free.Apesar que como são lançamentos recentes e ainda estão sem histórico de problemas .Ainda não instalei .Colegas que instalaram esses novos modelos da lg como da samsung gostaram e também até agora não tem nada contra .

Pro seu quarto acho que o indicado seria um condicionador de capacidade de 18000 btu´s ainda mais se tratando de condicionadores inverter´s e que tem sua operação fracionada e modulam o compressor minimizando bastante se ficaram um pouco acima de sua capacidade real no dimensionamento .

Mas isso só na experiencia e acho que os fatores e gradientes de calor da sua região são muito altos e não sei qual seria a carga térmica total de seu ambiente e por isso corremos o risco de subdimensionar ou superdimensionar muito acima ou abaixo do limite a capacidade de seu equipamento ..O certo seria vc agendar uma visita técnica de um instalador conhecido ou bem recomendado.

Vai dando o review .Boa sorte abraço.

15. dlleandro

dlleandro Usuário

23 17 4

Desde 30 Out 2018
    Juazeiro do Norte - Ce
    Entendi.
    Muito obrigado pela atenção .

• 1
  16. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Não esqueça de ir dando o feedback ...

17. danielsantos60

danielsantos60 Usuário

233 152 45

Desde 23 Dez 2013
    Belo Horizonte/MG
    Grande Jairo, talvez vc possa me ajudar.
    Aqui no meu trabalho, temos um biotério com um problema de manutenção de temperatura.
    Não temos como colocar um ar condicionado central, que seria o ideal.
    Então a temperatura das salas é mantida por aparelhos domésticos, mas estão todos com potencia de acordo com a necessidade da sala, teoricamente.
    O nosso problema é a variação de temperatura. atualmente estamos com uma variação diária de 9º C (21 a 30ºC), o ideal seria por volta de 4 (22 a 26ºC).
    Teria algum aparelho que consegue uma sintonia mais fina da temperatura? Atualmente estamos com um Springer de 7 anos de uso.

18. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Ambientes controlados necessitam de um dimensionamento preciso onde é necessário contar com todas as fontes e fatores de calor.

O controle da temperatura depende de temperaturas e umidade relativa médias externas sazonais,insolação,caracteríisticas do ambiente a ser controlado,como sentidos das paredes em relação ao sol ,se são sombreadas ou não ,qual o tipo de telhado ,se é com lage sem lage,se ambos tem isolamento ou não ,janelas vitros,vãos ,qual é a rotina de entrada e saída de pessoas ,quantas pessoas trabalham no ambiente ,que tipo de paramento que usam, área e volume etc....

Essa variação está atrelada a hora do dia ou é especificada pra cada estágio ou particularidades do seu trabalho independemente do horário ou isso é aleatório ?..Vc precisa de um controle da umidade relativa interna e da qualidade do ar climatizado do seu ambiente ??

Demorei a te responder por que faz uns 3 dias que o provedor de internet da minha região tem nos deixado na mão e a velocidade da nossa net tá precária.Vi sua postagem mas não conseguia responder por que sempre dava mensagem de erro. testei a velocidade do meu provedor upload e dowload 0

Agora de madrugada estou conseguindo alguma coisa mas a passo de tartaruga .Abraço

• 2
  19. danielsantos60

danielsantos60 Usuário

233 152 45

Desde 23 Dez 2013
    Belo Horizonte/MG

Muito obrigado pela resposta Jairo. Não se preocupe se não conseguir responder prontamente, vc já faz um brilhante trabalho aqui orientando tanta gente. Fique a vontade para responder quando puder.

Nós sabemos que tem essa variação no período de 24 horas, o ideal seria se tivéssemos como medir a variação durante cada hora, mas somente temos como saber a temperatura máxima e mínima durante o período. De forma ideal deveríamos controlar também a umidade do ar, mas atualmente não está sendo feito.
    Um problema sério aqui é o isolamento, infelizmente temos um telhado de amianto e depois um forro de PVC, então em dias com muito sol ou noites muito frias a variação térmica é mais alta. Acho que o pessoal que fez o dimensionamento da potencia pode ter esquecido isso.

20. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Pra tentar te ajudar eu teria que ter dados como área ,volume desse ambiente ,insolação,enfim gradientes e fontes de calor,todas as informações que te pedi na minha resposta que te dei.

Mesmo assim a solução pra sua necessidade passa por uma visita técnica no local. da instalação.Essa variação que vc precisa e o controle dela depende disso.Não tem como acertar estando longe.

Mesmo com as informações que te pedi por causa da distancia ,fica difícil omitir um parecer que fique com 100% de chance de encontrar o equipamento com a capacidade e aplicação correta para que ele opere bem e te atenda.

Esse dimencionamento e solução já exige uma responsabilidade que sai fora do que esse tópico do fórum se propõe.Aqui a gente tenta ajudar o colega leigo que quer climatizar a sua residência ou apartamento .

Na especificidade de cada instalação e suas necessidades,temos que adequar o equipamento à sua aplicação,classe de filtragem,qual o material que vc trabalha se é produção de vacinas e soros que tipo de animal vc trabalha,se esses testes em animais exigem um range específico de temperatura e umidade etc...Não que isso seja um impecílio para que se chegue a uma solução que podemos considerar a ótima e que o equipamento escolhido opere bem.

Nesse seu caso uma visita técnica presencial de um técnico bom ou bem recomendado é necessária e imprescindível...Vou ficar te devendo .

Posso estar redondamente enganado e pré julgando,o que desde já peço perdão ,mas acho que o pessoal que fez o dimensionamento de seu condicionador,não utilizou o que te descrevi sobre o dimensionamento,todas as fontes,fatores e gradientes de calor no cálculo da capacidade e aplicação .Desculpe .Boa sorte abraço.

Última edição: 8 Nov 2018
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso