Anúncio do HT Forum

Queima da Placa HDMI - Experiências e Como Evitar

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Pamuju, 20 Out 2013.

1. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Após a queima das entrada HDMI do meu Sony ES 2400 e saída de meu PS3 esse assunto passou a me preocupar muito tendo em vista os inúmeros colegas que passaram ou estão passando por isso ...

Existem relatos aqui sobre receivers de alto padrão que simplesmente não funcionaram mais após o evento ...

O que posso deduzir e espero que colegas contribuam ...
    Não tenho certeza sobre o que queimou minhas HDMIs mas vai a experiência contra o que já li ...

Peso dos Cabos:
    Existem relatos de peso excessivo.
    Mas o que podemos deduzir disso ?
    Um cabo muito pesado forçaria os contatos da tomada provocando um curto ?
    Isso não está claro mas pode ter alguma verdade sobre isso considerando que o Epson 3020 vem com umas presilhas que evitam que o
    cabo se movimente após inserido. Porque que outra razão colocariam isso ?
    O cabo pesado poderia desligar-se com os equipamentos ligados ?

Cuidados ao inserir o cabo:
    Eu não tinha esse cuidado e para não afastar o móvel do lugar ficava tateando com o cabo até encaixa-lo.
    Já li em um manual que devemos inserir o cabo de forma cuidadosa mantendo o ângulo correto.
    Poderia isso danificar a tomada provocando um curto ?

Desligar todas as fontes conectadas por HDMI ao mexer nas ligações:
    Eu desconectava o receiver mas não as fontes ...
    Recentemente tive a experiência de um spliter que mantinha acionado o ventilador de um receptor de TV mesmo este estando desconectado
    da tomada e com esse ventilador configurado para não funcionar por ser muito barulhento ...
    Isso permite deduzir que a energia que chega pelo HDMI percorre o aparelho que está a ela conectado por caminhos diversos ao da fonte
    de entrada de energia ...
    Isso me parece um indicativo muito forte para manter as fontes desligadas ...
    Evitar que o cabo se desligue com o projetor funcionando pode ser também uma das tarefas daquela presilha do Epson o que indicaria que o fabricante também acha isso perigoso ...

Surtos de Energia:
    Esse por si só se explica como causa, mas me incomoda muito pois não consigo confiar em nenhum protetor, quanto mais nos mais baratos ...
    Quando compramos um som barato sempre teremos áudio ...
    Mas um protetor barato daria menos proteção ? E adiantaria ter proteção meia boca ?
    No meu caso houve um surto que queimou o no break APS que deveria proteger o receiver e o PS3 ...
    Não tenho certeza de que as minhas entradas queimaram por isso já que notei tempos depois ...
    Mas, se foi, foi uma meia proteção que não adiantou ...
    Se como visto acima existe troca de energia pela HDMI parece evidente que devemos proteger todas as fontes conectadas
    por essa via ...

O caso é que existem receivers caríssimos com inúmeros features de áudio que as HDMI podem colocar em risco ...

Acho que cabe discutirmos o assunto para tentarmos montar uma cartilha de cuidados ...

• 4
  2. INTERATIVA 44

INTERATIVA 44 Usuário

Desde 26 Fev 2009
    BLUMENAU -SC - BRASIL
    Olá Paulo , concordo com você , infelizmente o esperto que inventou o conector HDMI, poderia prever que seu sistema de engate é totalmente sujeito a ( Falhas ) = não tem segurança e nem exatidão , facilmente apresenta problemas com ( variantes ) para uma boa e perfeita conecxão .

Todos os cuidados são necessário, e as vezes poucos .... , já que o problema pode ocorrer de vários fatores , citados por você .
    Minhas experiências , relatam que , bons cabos , ( bem construidos ) quanto maior e melhor o nível de proteção e um aterramento correto e eficiente , menos temos , ocorrências , más mesmo assim não é descartado , que possa haver algum problema.

O melhor é sempre seguir os mandamentos do bom funcionamento e manuseio dos cabos HDMI .

Reforçando :

a) Nunca , em hipótese nenhuma manipular cabos , com todos os equipamentos
    energizados .
    b) Surtos de energia , se possível ter um bom protetor ( áudio e vídeo ) com um aterramento eficiente .
    c) Escolher bom cabos ,bem contruidos que não tenham materiais e componentes duvidosos , bom acabamento = placas e soldas perfeirtas , e cuidado com cabos mais robustos , devido ao peso , pode ocorrer inclinação e mau contato .
    d) Não despresar nenhum cabo , mesmo os de antenas diversas , internet , áudio e vídeo , por eles , podem ocerrer algum contato com as placas e distribuição dos circuitos eletro-eletrônicos.

Abs. e Boa sorte .

• 2
  3. jhmluna

jhmluna Usuário

Desde 17 Ago 2013
    São Gonçalo
    De fato, o pino 18 do cabo HDMI é carrega 5 Volts conforme pode ser visto na figura.

Só isso já vale o máximo de cuidado pois uma encaixada mais torta pode curtar essa fonte ou mesmo jogar uma tensão contínua em outro pino.

Fonte: http://www.hdmi.org/installers/insidehdmicable.aspx

• 3
  4. jlfnf

jlfnf De bem com a vida !

Desde 30 Ago 2009
    Ssa/Ba/Br.
    • 1
  5. antoniolcrd

antoniolcrd Usuário

Desde 26 Out 2007
    Brasilia, DF
    Poize, jah vendi muito cabo utp + balun da lucent para aumentar alcance/transmissao de cftv facilitando a instalaçao e diminuindo volumes em relaçao ao cabo coaxial, que por sinal eh bem mais fino do que o usado no hdmi. Mas na industria da padronizaçao vence que investe mais e congrega mais.

;)

6. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    A qualidade dos cabos foi uma boa lembrança.

Desconfio muito desses cabos que giram nos dois sentidos ...
    Pelo que notei existe um molejo ali que se tensionado expõe os fios internos ...
    Além de ser uma possível entrada de alguma interferência, se tensionados ou girados excessivamente, me parecem suscetíveis
    a romperem e causar algum problema ...

Acho prudente fazer um esforço para não precisar utilizá-los ...

7. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Mesmo forçando a memória não lembro de ter lido sobre processadores com queima de HDMI ...

Talvez seja uma alternativa interessante para quem quer investir em receivers de altíssimo preço ...
    Li por ai que o aquecimento é uma das causas da queima das placas ...

Sem conhecer, acredito que um processador deva aquecer bem mesmo que um conjunto que incorpora amplificação na mesma carcaça como é o caso do receiver.

Sem falar que em caso de queima da HDMI não haveria perda do sistema de amplificação mas apenas do processador ...

8. Hikari

Hikari Usuário

Desde 20 Dez 2005
    MG
    O HDMI do meu Denon 391DX acabou de queimar haha

No meu caso não teve nada de anormal q me faça desconfiar, nenhum evento específico. No dia anterior teve chuva com trovão, mas a noite tava funcionando, e no dia q queimou não teve nada. Oq posso desconfiar mais é do receiver estar ligado em nobreak senoidal e a TV estar ligada direto no AC.

Eu vi falar de um aparelho pra proteger HDMI, as nem sei como funciona.

9. Hikari

Hikari Usuário

Desde 20 Dez 2005
    MG
    Acabei de lembrar de algo importante a esse respeito.

Usei o Denon por 2 anos. Nesse tempo 1 ano foi apenas o audio, eu tinha uma Sony Wega 29". O receiver de satélite enviava o video via RCA pra ela, e o audio pro Denon via HDMI, e o PC via SPDIF TOSLINK.

Só no final do ano passado eu vim a comprar uma Sony HX925 e passei a ter TV digital pra receber imagem por HDMI.

O caso é q se eu ligar a Sony pra depois ligar o Denon, a imagem fica rosa. Era preciso desligar a TV e religar pra corrigir. Eu sempre ligo o Denon pra só depois ligar a Sony, daí fica blz. Na época da compra eu testei ele no monitor e nos poucos testes isso nunca aconteceu.

Será q isso tem alguma relação? Será q o controlador do HDMI tinha defeito?

É mesmo uma pena perder ele assim. Relembrando o passado e vendo q fiquei 1 ano sem nem usar esse HDMI, e o Denon ali funcionando 100% com exceção dele. Sem BD player, por pouco eu nem sentiria falta. Se ele tivesse ARC ou 2 entradas SPDIF TOSLINK eu poderia ligar o decoder da NET direto na TV e enviar o audio da TV pra ele e tava resolvido! Só ficaria impossibilitado de usar outra fonte de conteúdo q tivesse audio de qualidade.

É uma pena, revolta um aparelho tão bom ficar inutilizado por causa de 1 HDMI e o custo de reparo ser mais de 50% do preço dele.

10. Ivo Silva

Ivo Silva Usuário

8 0 1

Desde 11 Dez 2014
    sao paulo
    Interessante tudo o que falaram a respeito de queima das entradas HDMI. Eu tive meu primeiro Denon e400 que com 3 meses queimou a plca HDMI. Naquela ocasião houve pelo menos 3 quedas importantes de energia!!! Comprei um outro Denon mesmo modelo com 8 meses queimou a entrada HDMI e a placa de video da minha TV. Como não acredito em assombração alguém teria alguma sugestão?

11. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Pois é ...
    Sugestão ?!(n)

Desde aquele relato comprei um Onkyo 616 por suas duas saídas HDMI ...
    Tomei todas as precauções e hoje ele está pifado ...
    Não permanece ligado ...
    Fica dando estalos e a imagem da TV e projetor indo e vindo de maneira aterrorizante pelo medo de que queimem ...
    Não tenho certeza que seja a HDMI, mas lendo um forum americano de técnicos em conserto encontrei um tópico em que o sujeito desmanchou um de cima a baixo procurando o problema que fazia ele ficar ligando e desligando, trocou componentes para no fim chegar a conclusão que tinha que trocar a placa HDMI onde não via problema e foi o que adiantou ... O Tópico transcorreu por um 6 meses até ser dada a solução final ...

Por enquanto desisti de receivers com HDMI ou sem ...
    Transitei por três nos últimos 5 anos ...
    Estou gastando 1800 reais por ano e ficando com uma pilha de pesos de papel ...

Ressussitei meu velho Marantz SR 5600, comprei um SPLIT de quatro entradas HDMI e duas saídas e vou levando ...

O que acho interessante é que nenhum fabricante anuncia solução para esse problema ...
    Se ao menos colocassem duas entradas em cada placa não perderíamos todas de uma vez ...

Última edição: 15 Dez 2014
    • 1
  12. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Quando ocorre queima em cascada, queima um aparelho que estava ligado em outro pela mesma porca em comum, é porque uma corrente de energia trafegou por onde não deveria. Isso é chamado de "ground loop" já que há uma conexão em comum entre aparelhos e há uma diferença de potência elétrico entre eles.

Na imagem abaixo tem a imagem do esquema elétrico do Onkyo HT-S5600:

Na parte de baixo a eletricidade da tomada é encaminhada para o transformador e na parte de cima do esquema é enviada diretamente para a placa de circuito HDMI, no canto superior direito da imagem tem o componente C911, D911 e D912 eles formam um circuito limitador que serve de proteção contra o tal "ground loop". Abaixo desse circuito está escrito NEJITANSI, NEJI (ねじ) é parafuso, TANSI (端子) é terminal e aquele símbolo de garfo para baixo é o chassis ground ou o ponto comum de terra que é conectado a caixa metálica do aparelho. Então o aparelho é ligado ao ねじ端子 que é o conector da caixa metálica do aparelho.

Tudo isso significa que mesmo havendo proteção interna, quando ocorre essas oscilações, transientes, picos de tensão (e outros problemas) na rede elétrica; alguma coisa vai acaba passando e é nessa que acaba ocorrendo a queima em cascata, se o ponto em comum foi aquela parte externa do conector HDMI, é por ali que toda a tensão e corrente vai passar e acabai queimando o que estiver pela frente.

Note também que a tomada tem polaridade de FASE e NEUTRO, a proteção do fusível vai na linha de FASE.

A solução que eu uso é um nobreak, eu já aproveito que preciso de um no computador e uso o mesmo para o HT, TV, modem, etc. Tem gente que usa condicionador ou para quem não pode tanto tem os filtros de linha da UPSAI FHT-1200 e o da Clamper que é muito bom e eu também uso em casa. Note porém que se os problemas de oscilações na sua rede elétrica são tão constantes assim, eu recomendo falar com um bom eletricista para avaliar a possível instalação de um VCL e um disjuntor diferencial (em casa eu tenho os dois).

Fale com um bom eletricista para avaliar a sua rede elétrica, ele saberá dizer do que vai precisar ai.

Última edição: 28 Ago 2018
    • 2
  13. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Entre as precauções que tomei com o Onkyo está um clamper e ligado a ele um condicionadro da UPSAI onde liguei o receiver ...
    Não adiantou ...

Quanto a rede ...
    Nada mais queima aqui em casa e, até onde vai o custo de uma revisão total da rede que provavelmente irá passar por um troca geral da fiação ...
    Meu contador fica a 45 metros da entrada da casa é só de cabos de 10 mm canalizados subterraneamente por baixo da entrada de carros calçada do conjunto de casas foram 135 metros para as 2 fases e um neutro ... Vou ter que sair quebrando tudo ...

No meu caso é muita mão de obra e custo para não ter certeza de que vai solucionar ...

Mas é valido o conselho e o Ivo deve analisar ...
    Muito boa sua explicação ...

14. murazor

murazor Usuário

Desde 13 Ago 2008
    Brasilia
    aqui acredito que tenha queimado o HDMI de um receiver, do projetor, do splitter e do htpc.... culpado? Acredito que seja o conversor da NET que também queimou o HDMI. Apenas o HDMI da TV sobreviveu... Uso filtro de linha UPSAI. Depois do ano novo vou testar tudo com mais cuidado mas, o prognóstico não parece bom.

15. inhayn

inhayn Learning

Desde 27 Ago 2008
    Brasília
    Olá pessoal,

Eu já vi acontecer a queima de uma placa HDMI (receiver+TV) devido a um surto de energia vindo pelo Cabo Coaxial da NET. Nesse caso específico, o cabo coaxial ia direto para o decodificador da NET que estava ligado via HDMI ao Receiver. Queimou a TV e o receiver.

O que faço aqui em casa é ligar o Cabo Coaxial que vem da rua no meu condicionador de energia para que ele possa "filtrar" esse sinal, para só então ligá-lo ao decodificador da NET.

Se alguém tem receptor de TV, fica a dica.

Abraços.

• 2
  16. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Queima de HDMI pode acontecer devido a diferença de terra entre a sua casa e a rede de cabo (NET).
    Medindo entre a carcaça metálica do aparelho da NET e o terra em uma tomada, deve ser 0V ou próximo.

• 2
  17. sandal

sandal Marcus

Desde 16 Abr 2005
    São Paulo/SP/Brasil
    O meu foi semana passada. Exatamente esse problema do cabo da Net.

E ainda vacilei porque tenho um Panamax e não passava o coaxial por ele, porque o técnico da Net me falou que não precisava e que não passaria o sinal por ele.

Queimou o receiver, e por sorte, só a saída HDMI do meu Mac Mini. Estou usando ele agora, com um adaptador Thunderbolt-HDMI. Parece que ficou até melhor.

Vou minimizar o prejuízo com o seguro de residência que tenho, mas acho que agora aprendi...

• 1
  18. ms73

ms73 Usuário

A verdade é que estes conectores hdmi estão muito frágeis, não tem nenhuma proteção e os fabricantes não estão nem aí, e pior, seis meses atrás não era mais possível comprar a placa hdmi de um receiver denon 1513 ou 1613 nos EUA, estava descontinuada.

Ou seja, eles sabem que queima e naõ fornecem a peça, então a intenção é que tu compre outro receiver mesmo, não tem dúvida.

Nos receivers mais modernos existe uma teoria que parte da culpa é da solda bga no ci que controla as placas, esta sola bga é mais frágil e com o esquenta-esfria acaba rachando, tenho um denon 1611 e nesta época os problemas eram mais raros, aconteciam mas era algo mais dentro da normalidade.

De dois ou três anos para cá isso virou um câncer, o pamuju comprou dois receivers em 12 meses, é um absurdo, eu cheguei a ficar tentado a trocar o meu por outro com recursos mais modernos, é interessante mas desisti, sei que os receivers com final 11 são menos frágeis neste ponto.

Outro detalhe, conheço um revendedor que deixou de trabalhar com os receivers denon importados para o Brasil porque o importador não oferece mais garantia para a placa hdmi, ele tem vários denon queimados empilhados e trocou os receivers dos clientes pagando do próprio bolso.

Sempre receivers foram sinônimo de robustez, enquando mini e midi systens sempre foram descartáveis receivers eram equipamentos duráveis até a chegada das conexões hdmi, e realmente alguns cabos entram firmes na conexão hdmi e outros não, cabos que ficam frouxos eu aboli, não uso,geralmente são estes xing ling baratinhos.

Muito mais interessante seria se o padrão fosse o cabo dvi, contatos que ficam bem distantes um do outro e conexão muito firme, inventaram esta lixo de hdmi e deu nisso.

Tenho pensado em deixar de utilizar o cabo hdmi através do receiver, enviar direto para tv ou projetor e voltar aos ópticos e coaxiais, mas é muita sacanagem perder o audio hd do bluray.

Pelo que pude descobrir no avs forum os maiores queimadores de hdmi eram na época os onkyo, depois vinham os denon, yamaha e pioneer pareciam ser mais resistente, mas pelo que tenho lido agora os yamaha também entraram no rolo.

19. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Será que o problema se resume aos conectores HDMI?
    Eu duvido, aliás muita coisa dita é uma mistura de mitos com meias verdades.

A proteção da conexão HDMI existe em diferentes níveis e a muito tempo, que vem desde a fonte como citei acima até os switchs HDMI, receptores, transmissores, etc. Essas proteções aliás abrangem desde curto-circuito até sobre tensão, pico de tensão que eventualmente possam passar através dele, no entanto apesar de existirem proteções elas não são absolutas, não existe segurança 100%. No link abaixo você mesmo pode baixar os PDF's e ler a respeito dessas proteções em detalhes.
    https://www.google.com.br/search?q=hdmi+connector+short+protection

Sobre a questão de solda BGA ser frágil e por isso ela rachar com "esquenta e esfria", também não é bem assim que a coisa funciona. No jargão técnico o "esquenta e esfria" se chama "thermal cycling", porém antes de chegarmos a isso, é necessário explicar que as bolas de soldas usadas nesse BGA são do tipo sem chumbo, esse tipo de solda necessita de mais de 215ºC de temperatura para derreter e o tipo de solda usada em BGA, geralmente, são do tipo SAC305.

Para que um defeito na solda ocorra através de "thermal cycling" é necessário haver choque térmico, a solda precisa chegar a temperatura extrema e ser resfriado da mesma maneira, outra maneira é chegar a aproximadamente 50% do ponto de derretimento da solda, se for usado o exemplo acima estamos falando de cerca de 107ºC, lembrando que o limite da faixa de operação de um BGA oscila entre 70ºC e 80ºC aproximadamente, só que a sua junção pode atingir fácil mais de 100ºC. Se o caso do defeito for realmente solda trincada, diferentes variáveis podem entrar na questão e uma delas o erro de instalação do aparelho por parte do usuário.

Tem uma parte deste fórum aonde as pessoas postam fotos das suas salas, lá se encontram erros de instalações diversos e dos que vi, pelo menos 95% das instalações ali estão erradas:

Se o defeito foi causado por superaquecimento devido ao erro de instalação por parte do usuário, as empresas estão corretas em não oferecer mais suporte, esse tipo de defeito é fácil de se ver utilizando-se microcâmeras ou equipamentos de raio-x. Note porém que não estou tirando a responsabilidade das empresas já que erros de projetos ocorrem.

- Ah, mas os aparelhos antigos não tinham esses problemas, só depois do HDMI...

Os receivers mais modernos estão dependendo cada vez mais de processadores para as novas funções e processadores esquentam, gostem ou não, os receivers não são para qualquer um. Os receivers mais antigos toleravam os erros dos usuários, hoje já não é mais assim, o usuário hoje compra o receiver "da moda" que nem sabe pra que serve mas porque tem THX ou qualquer outra nomenclatura ele tá comprando porquê é "bão". Chega em casa liga na tomada, instala as caixas sem fazer qualquer tipo de alinhamento e reclama de volume baixo, que o sub isso ou aquilo e que a conclusão final é que marca "x", não presta.

Como comentei em outro tópico, as assistências técnicas viraram simples empresas de troca de placas, essas placas HDMI que "queimam" necessitam de rebaling ou a troca do componente fornecido por terceiro, é uma simples questão de localizar o componente com defeito e trocar. Eu tenho um monitor/tv Samsung de 2006 que queimou a fonte, ao mandar para a AT me falaram que não tinha mais concerto porque não fabricam mais a placa, eu mesmo peguei a placa da fonte, fui na casa de um amigo que possui um osciloscópio, localizei o componente com defeito e arrumei sem precisar trocar a placa, está funcionando até hoje.

Assim não caia nessa história de troca de placa, as placas são fabricadas até um tempo depois param, sempre foi assim, o problema é que as AT também não tem mais pessoal qualificado para fazer o que deveria ser feito e fazem aquilo que é mais prático para eles e mais custoso para o consumidor.

Última edição: 28 Ago 2018
    • 5
  20. ms73

ms73 Usuário

Nomura, muito lindas as tuas explicações de porque somos culpados pelas queimas mas não é bem assim, não é como percebo que acontece no mundo real, sei de vários casos de hdmi com problema com instalação perfeita, sempre que um amigo pede auxílio faço o cara instalar os equipamentos de forma adequada, e ainda assim os problemas acontecem.
    No caso da denon os problemas com conexão hdmi se agravam na linha final 13, até os modelos final 12 estes problemas eram bem mais raros.
    Se fosse apenas mau uso teríamos estas falhas desde o início, mas não, esta orgia de placas queimadas se agravou muito nos últimos dois anos, talvez três, os primeiros modelos com conexão hdmi não queimavam a placa com tanta facilidade.
    Nos EUA a onkyo ampliou a garantia dos seus receivers porque era a marca com maior índice de problemas e estava ficando queimada no mercado, tanto quanto as placas que fabrica...

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso