Anúncio do HT Forum

Queima da Placa HDMI - Experiências e Como Evitar

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Pamuju, 20 Out 2013.

1. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Puxa amigo que má sorte ...
    Um Yamaha 1020 !
    Não tenho visto muitos relatos sobre queima de Yamaha ...
    Mas ele está funcional nas demais funções ?
    Pense em um Splitter 4x2 da Portta, ele tem saídas óticas e coaxiais que levariam som 5.1 para ser decodificado no receiver ... Usei por algum tempo em um Marantz e agora estou usando em um Sony ...

Pois é ! Está ficando caro e não sei como podemos nos proteger ...
    Um colega em outro fórum a respeito falou que até mesmo a eletricidade estática gerada por esse monte de cabos e transmitida por nosso corpo pode ser causa ...
    Ai já viu ... O negócio é cruzar os dedos ...

O meu Onkyo retornou de concerto, ainda bem que era apenas a fonte, temia que o que ele apresentava fosse decorrente de algum problema com a placa HDMI ...
    Mas eu parei de usar ARC e "pass trough" por desconfiança ...
    Coloquei também um ventilador exaustor que o mantém frio ...
    Proteções elétricas eu já tinha ...

Vamos ver até quando ...

• 1
  2. Kleber Dias

Kleber Dias Usuário

71 17 11

Desde 20 Jan 2007
    Fortaleza
    Assim como vários comentaram, também tenho certos cuidados para evitar a queima da placa, todavia, mesmo assim já se foram duas placas hdmi, bastante dinheiro e tempo para consertar, então decidi ler mais e procurar outro tipo de cuidado, mas qual?
    CABO COAXIAL DAS OPERADORAS DE TV' S
    Se observarmos a construção do cabo de HDMI e comparar com o Coaxial feito pelos técnicos, alguns com pouca informação sobre corrente elétrica, é pra ficar preocupado mesmo.
    Alguns relatos dão conta que apenas um pico de energia passa para o aparelho da operadora e que envia pelo HDMI direto ao Receiver e aí já era.
    SOLUÇÃO.
    Além dos estabilizadores, surge no mercado um produto que vem na mesma linha de raciocínio que estamos comentando, algo que protege o equipamento por várias formas e uma delas é pelo cabo coaxial, um bom investimento é o filtro de linha da
    Monster Black Platinum Power Protection.
    Parece até propaganda, mas fiquei impressionado com o tamanho do seguro que eles pagam para quem tiver um equipamento queimado usando o produto deles, chega a quase 1 milhão de dólares. Comprei na BrandsMart e saiu por 69 dólares, agora é testar e torcer para que tenha encontrado a solução

http://www.monsterproducts.com/collections/power

Why-Monster.jpg black_platinum_powerstrips-2.png

• 2
  3. Sinceridade

Sinceridade Entusiasta

Cara, na 2a vez eu já surtei!!! Mandei consertar o Receiver e o Projetor, R$ 750,00 cada um, e to pedindo reembolso à NET...

Pedi para instalar o cable isolator, e vou deixar o cabo da NET desconectado, só ligando quando for ver algo.

Sai mais em conta cancelar a TV a cabo ou esperar a fibra...

França.

• 1
  4. Jocape

Jocape Usuário

Desde 19 Jun 2012
    Recife-PE
    Agora a dúvida achei uma assistência graças à ajuda dos amigos do ht forum que estima um conserto entre 500 a 700 reais (gastaria ainda uns 300-400 de frete ida e volta)....compensa consertar meu yamaha 1020 ou compro um receiver de entrada como Denon 2100 ou o Onkyo 636 por 2500,00 a 2700,00???? A denon aumentou a garantia para 3 anos lá fora, será que está mais resistente a HDMI?? A bronca é que mudam os modelos e ficamos sem um feedback prolongado....

5. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Eu consertaria ...
    Eu me arrependi de ter comprado um receiver sem pré out's e in's o que é o caso desses mais baratos ...

Acaba com os sonhos de colocar um integrado, um amplificador de fones, ligar um player com saídas 7.1, tem que ficar entrando do menu para alternar para o toca discos, ou ativar uma outra fonte ...

Além do mais o seu é um Aventage 1020 !

• 1
  6. Gerrit_smit_br

Gerrit_smit_br Onkyo desde 1980 ... Marantz

Desde 9 Jun 2004
    Santana de Parnaíba
    O decodificador da NET não tem aterramento, o resto do sistema tem sim. No condicionador o indicador mostra que o aterramento do condicionador está em ordem. Como faço para fazer um aterramento do decodificador também?

7. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Não vou saber aonde li ...
    Foi ai pelo Fórum ...
    Mas consta que fazer um aterramento da malha funciona ...

Na hora fiquei imaginando como fazer sem muito compromisso já que não noto nenhum ruído ...
    Talvez um fio direto do plug conectado a malha até a rede de terra ?

8. Kleber Dias

Kleber Dias Usuário

71 17 11

Desde 20 Jan 2007
    Fortaleza

Tenta um estabilizador que já vem com aterramento e refaz o cabo coaxial, dê preferencia a um mais encapado e tenta mudar o aparelho da Net de local. Boa sorte.

9. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Estabilizador nunca é uma boa ideia como já foi exaustivamente explicado nesse fórum. Sobre a questão de proteção eu uso essa da clamper, passe o cabo da tv a cabo por ali para ativar a proteção nessa conexão. Lembrando novamente que esses aparelhos de proteção não funcionam sem o aterramento, ainda que exista aterramento é necessário contratar um eletricista de sua confiança para avaliar as condições desse sistema aterramento.

10. Jocape

Jocape Usuário

Desde 19 Jun 2012
    Recife-PE
    Remontando meu sistema, decidi não mais usar o receptor da sky em qualquer forma de associação com o receiver, pois mesmo usando o condicionador Belkin como filtro da antena perdi o segundo receiver.
    Vou montar da seguinte forma: tomada aterrada com disjuntor separado, transformador/estabilizador 1,5kva, condicionador Belkin bf60 onde ligarei o receiver, tv, ps3, HTPC e blue-ray. Ainda por cima vou desabilitar o hdmi arc.
    Comprei um Denon 2100 pois a Denon aumentou a garantia para 03 anos, talvez os componentes estejam mais robustos....
    Vou ainda contratar um eletricista para instalar DPSs no quadro de luz geral....e talvez uma mãe de santo para benzer o sistema....

11. csan

csan Usuário

5.693 2.595 931

Desde 17 Jan 2006
    Itapema - SC
    Jocape, embora as medidas que vai tomar sejam boas, não creio que sua energia seja a fonte dos problemas.

Acho que a questão chave é a ligação de decoders de tv por assinatura, indistintamente da operadora, diretamente no receiver (por mais proteções que se coloque). Eu jogaria o sinal via HDMI para a TV e retornaria o áudio via conexão ótica (caso o receiver tenha) para o receiver. Não sei como são feitos estes cabos que vem com os decoders nem se isto também tem a ver, mas por via das dúvidas (como o valor referente ao receiver em risco é alto), usaria alternativamente as saídas analógicas do decoder e deixaria o HDMI do receiver exclusivamente para o Bluray.

• 1
  12. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Sinto informar mas isso não resolve o seu problema, além disso estabilizador só atrapalha as proteções elétricas e se utilizá-lo você está pedindo para ter problemas novamente.

As categorias de proteções elétricas são divididas em classes, CLASSE I, CLASSE II e CLASSE III. Essas proteções funcionam em cascata e servem para amortecer o que quer que passe por eles, a proteção CLASSE I é a primeira barreira da sua rede de energia elétrica e a CLASSE III é a última. O DPS é CLASSE II, filtros de linha e no-break são considerados CLASSE III, você vai precisar de proteção CLASSE I.

Na sua caixa de luz você vai precisar também de um disjuntor diferencial residual [1], ele ajuda a proteger a sua instalação elétrica contra corrente de fuga.

Por último mas não menos importante, você vai ter que falar com um eletricista de confiança para avaliar a sua instalação elétrica, verificar se as polaridades de NEUTRO e FASE estão corretamente instaladas na tomada, pois as pessoas compram proteções que usam o neutro ao invés do terra e ao conectar tal proteção na tomada a FASE e NEUTRO estão invertidos, óbvio que tal proteção não vai funcionar quando a pessoa mais precisar.

Veja se na sua cidade existe um serviço chamado Dr. Resolve, ao invés de contratar qualquer um, pelo menos eles são de confiança, foram eles quem eu contratei para refazer toda a instalação elétrica da minha casa.

• 2
  13. Jocape

Jocape Usuário

Desde 19 Jun 2012
    Recife-PE
    Já possuo DR, as polaridades das tomadas estão corretas. Necessito usa um estabilizador/transformador pois a corrente aqui em Recife é 220v portanto a opção seria um autotransformador...porém a maioria dos modelos de autotransformadores não são aterrados...Qual seria a proteção classeI??? Grato pela ajuda!!!!

14. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    • 2
  15. Jocape

Jocape Usuário

Desde 19 Jun 2012
    Recife-PE
    Comprei um denon 2100, retirei o decodificador do sistema, encomendei um auto trafo da knirsch e comprei dps para acrescentar ao quadro de entrada. Agora só falta a mãe de santo!!!!! Caso alguém queira comprar tenho um yamaha 2020 e um denon 2113 com hdmis queimadas para venda. Será que tem mercado para esses aparelhos????

16. dof0x

dof0x Usuário

2 1 1

Desde 19 Mai 2015
    foz
    Olá pessoal, me registrei após começar a ler esse tópico.
    Excelentes informações como sempre.

Gostaria de tentar compartilhar o pouco que possuo de conhecimento, pois realmente esse é um assunto que por vezes desanima.

Gostaria de começar com uma lista dos itens a manter atenção quando se trata de receiver:
    -Atualização: Recomendo desabilitar a atualização. O receiver não precisa ser atualizado quando todas as funções estão funcionando de acordo. A Denon recusa garantia até nos EUA sobre problemas decorrentes de atualização. E obviamente com a nossa internet precária no Brasil os riscos aumentam muito.
    -Cabos de qualidade: Como já foi dito aqui, cabos HDMI baratos possuem pouca ou nenhuma qualidade, possuem inclusive folgas. Agora como poderemos garantir sua proteção contra interferência, seja ela externa ou até mesmo interna do cabo. Visto que uma pequena corrente elétrica circula nesses cabos, o correto contato é de extrema importância. Um cabo de qualidade é fundamental inclusive para melhora da qualidade de imagem.
    -Instalação elétrica: É necessário ter um bom sistema de aterramento e acompanhar a tensão entregue ao equipamento.
    -Proteção elétrica: Nenhum receiver deveria ser instalado sem proteções, nenhum. Isso é semelhante a sair de casa e deixar a porta aberta. Você está assumindo os riscos de uma coisa que cedo ou tarde vai acontecer. Economize no receiver mas não economize em proteção.
    -Excesso de manuseio: Já foi citado aqui, HDMI que ficar conectando e desconectando tem vida curta. É frágil. É necessário tbm cuidar para que o cabo não permaneça em posição de forçar a conexão HDMI.
    -Ventilação: É muito importante, na verdade fundamental para o receiver. Mas não considero estar diretamente relacionado ao problema da HDMI. O aquecimento pode prejudicar a fonte do receiver e principalmente o módulo amplificador de áudio. Haverá sintomas como o receiver desarmar. Mas indiretamente, relaciona-se com a HDMI, pois com pouco espaço ocorrerá uma instalação forçada, conectores sendo conectados torto, receiver pressionando os cabos no fundo do móvel e por ai vai.
    -Instalação: Não podemos nem pretendo generalizar. Mas a maioria dos problemas podem ser evitados na instalação. É responsabilidade do instalador instalar em condições adequadas de uso, seja desde o aferimento da rede elétrica, aprovação do móvel, proteções em seus diversos tipos. Como disseram aqui, há pessoas conhecidas divulgando não trabalhar com determinados produtos por excesso de problema. Mas eu já falei com alguns profissionais, que afirmam que em anos não tiveram problemas com HDMI, pois seguem as recomendações. Que em hipótese nenhuma executam uma instalação sem utilizar condicionadores e proteções. Aparelhos devem ser desligados ao manusear os cabos HDMI. Isso é como dizer que é necessário remover pelo windows o pendrive antes de desconectar. A pessoa se habitua ao correto, logo relaxa, até que um dia arranja um problema. Aqui no fórum já li casos de usuários que disseram ter problemas após esse trabalho. Isso é muito importante.
    -Receptor da Net: Esse já está ficando famoso certo? eu presenciei 02 receivers de uma mesma casa enviado para assistência ao mesmo tempo. Defeito em comum? não funcionava apenas a entrada CBL/SAT. Esse foi um caso de sorte, não danificou todo o processador e o receiver poderia ser utilizado nas outras entradas. O cliente assumiu que usava a Net nessa entrada. Essa é a grande maioria dos problemas que eu acompanhei.

Bem, eu também já quebrei cabeça com HDMI. Concordo e torço que para que na sua evolução torne-se algo que possamos confiar e não ficar tão inseguros como hoje.

Todos esse pontos são a causa de negativa de garantia mesmo quando o receiver é adquirido de procedência.
    E a busca por especialização é uma obrigação para quem se propõe a trabalhar em uma área complexa.

espero ter colaborado um pouco, estou aprendendo muito aqui também mesmo sem ter o hábito de usar o fórum.

• 1
  17. Sinceridade

Sinceridade Entusiasta

18. halvaro

halvaro Usuário

Muito bem lembrado isso, a anos que vejo em muitos foruns gente estragando equipamentos de todo tipo por causa dessa mania de atualizar firmware, compram um aparelho novo, que funciona direitinho e mau tiram da caixa e vão atualizar firmware, para depois terem um monte de dor de cabeça inutilmente.

• 1
  19. reynaldohm

reynaldohm Senior User

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    Atualizações são importantes, o que precisa é quem for fazer saber o que esta fazendo. Os aparelhos mais recentes como os Yamaha vem até com uma proteção no caso de ser interrompida a atualização, é que muita gente se mete a fazer sem ao menos ter o trabalho de ler o manual.

20. halvaro

halvaro Usuário

Nem sempre, mas quem faz que esteja ciente do que pode acontecer.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso