Anúncio do HT Forum

Queima da Placa HDMI - Experiências e Como Evitar

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Pamuju, 20 Out 2013.

1. d2xp2

d2xp2 Usuário

384 174 88

Desde 10 Jun 2015
    Porto Alegre
    Anúncio do HT Forum
    Um vídeo que mostra mais o menos o problema, a gravação ficou meio ruim

2. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    A gravação pode ter ficado ruim mas ficou claro a instalação errada do equipamento num lugar apertado e sem fluxo de ar.

3. d2xp2

d2xp2 Usuário

384 174 88

Desde 10 Jun 2015
    Porto Alegre
    Apertado? Acho que está bem equivocado amigo

4. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Não, não estou. Se está querendo queimar a sua placa HDMI é dessa maneira que acontece, ela já está dando problemas, mas não me dê ouvidos.

5. d2xp2

d2xp2 Usuário

384 174 88

Desde 10 Jun 2015
    Porto Alegre
    Olha amigo, tem mais de 15cm para cada lado do HT, mais uns 20 no fundo, e uns 10 para cima. É BEM aberto, fora que a parte traseira é aberta e arejada.

Não entendi o teu conceito de apertado. Onde deveria deixar o HT ?

6. halvaro

halvaro Usuário

Tem até mais espaço que o necessário, mais que isso teria que colocar o HT na varanda, pode ter certeza que nesse seu caso não é por isso que vai queimar HDMI.

7. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Remova o HT dali e acenda um esqueiro mini no mesmo lugar do HT e veja como o calor se comporta, ele não dissipa, ele se espalha ao invés de ir embora.
    O conceito é bem simples, o calor gerado precisa ir embora o mais rápido possível pela parte de cima, então não pode colocar o HT num lugar que cubra a exaustão de calor do aparelho.
    Coloque-o em qualquer lugar aberto em cima da estante e não naquela posição.

Ou você faz isso ou será mais um a entrar no clube de usuários que queimaram a placa HDMI e põem a culpa no fabricante.

8. d2xp2

d2xp2 Usuário

384 174 88

Desde 10 Jun 2015
    Porto Alegre
    Cara, não concordo contigo, tem bastante espaço para ventilação, fora que moro no sul, local frio grande parte do tempo, e no verão uso ar... Sei não, acho que não seja esse o problema

9. halvaro

halvaro Usuário

Tb não concordo, 10cm, e estando aberto atras, é mais que suficiente, e até mais que o recomendado por alguns fabricantes.

10. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Você perguntou como faz para resolver o problema, você fez o que eu pedi e tirou o aparelho dali?

Se não o fez, então continue com o problema e concorde com o que quiser.

11. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Se fossemos por esse lado de que não se tem espaço suficiente, ninguém colocaria home theater em estantes e racks, pois esse é o padrão hoje encontrado.. Acho que tem um certo exagero ai...

Se fosse assim, então as empresas recomendariam instaladores de Ar Split para colocar receivers para fora, pois pela forma como está se expressando, essa seria a única alternativa!!...

Tudo bem que pelo que vi em posts anteriores, tem mais de 20 anos de experiência, mas mesmo assim pode não ser o dono da verdade amigo..

Também sou da opinião do colega ai, que está havendo exageros ai...

12. reynaldohm

reynaldohm Senior User

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    O @Nomura Ricardo@Nomura Ricardo esta correto, receivers devem ficar em cima de racks.

Este é um erro que muitos cometem causando a queima do aparelho dependendo do volume e tempo que ficam ligados, não importa se tem abertura atrás e 10cm é muito pouco para um receiver.
    Pode ficar esteticamente bonito, más vai prejudicar o aparelho com o tempo.

• 1
  13. halvaro

halvaro Usuário

Se o fabricante informar isso explicitamente no manual eu concordo, mas não é o caso, a maioria não especifica nada, e os que especificam citam as medidas mínimas aceitáveis no entorno do receiver.
    E para isso eu pressuponho que fazem os devidos testes.

Vai me desculpar, mas se um receiver não pode ser colocado numa estante com esse espaço todo como do caso aqui citado, então o produto realmente não presta.

14. Netoultra

Netoultra Usuário

Desde 25 Mai 2014
    Teresina
    Rapaz, o cara vem aqui pedir ajuda, o pessoal na maior boa vontade tenta ajudar, dá uma ideia simples e sem custo para resolver o problema e ele não se dá o trabalho de querer testar nem por uma semana? Difícil hein....

• 1
  15. reynaldohm

reynaldohm Senior User

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    Veja a coisa é bem simples, se vc acha que não tem problema continue usando assim.

16. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Pessoal sendo ou não exagero do Nomura que acima de tudo me parece sempre muito bem intencionado em seus conselhos e a quem apenas censuro uma tendência a isentar a indústria, eu não vejo nenhum excesso em qualquer ação para proteger nossos equipamentos ...

Se for considerado antiestético ou até mesmo inviável tirar o aparelho do "forno", um ventilador exaustor resolve muito razoavelmente o problema e é barato e silencioso ...

• 1
  17. halvaro

halvaro Usuário

E se vc acha que tem problema, continue assim tb, qual o problema de ter opinião diferente ? Não é permitido postar ?

Da uma olhada na área de racks aqui do HT , a grande maioria tem os receivers instalados dentro de racks, será que todos estão tendo problemas de aquecimento ?

18. reynaldohm

reynaldohm Senior User

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    Veja cada um pode postar sua opinião sem problema, porem quando aparece uma sugestão não custa tentar antes de ficar criticando.
    Realmente muitas pessoas usam receivers e amplificadores dentro de racks, é como quem fuma, tem milhares de pessoas, será que estão certos??
    Acho que é uma questão de simples lógica, quanto mais o aparelho estiver em local com refrigeração livre melhor, vc não acha??

• 1
  19. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Olha, volto a dizer o que já disse antes, não me interessa "ganhar argumentos", estou "andando" um monte para egos. A minha única e exclusiva intenção é FALAR A VERDADE doa a quem doer e não me importa se quem ouviu a verdade gostou ou não. Tenho mais de 40 anos e sou de uma geração que você não tinha medo da verdade, então eu sou seco assim mesmo, não sei e não faz parte de mim ficar postando carinhas, "kkkk", "rsrsrs" e essas frescuras que essa geração precisa para não ficar "ofendido". Me desculpem, eu não sei ser fresco desse jeito.

O pessoal hoje em dia anda "delicado" demais, ainda que você não escreva com segundas intenções e principalmente sem a intenção de ofender ninguém, o pessoal já fica daquele jeito.

Isso é mentira, ou você não leu ou não entendeu o que estava escrito, na primeira página do manual de instruções do Onkyo HT-S5600:

Numa tradução livre de cabeça ficaria:
    Na estante do usuário ele diz ter 10 cm, o que é mentira, tem bem menos, logo o que ele acha ou deixa de achar ou se concorda ou não é irrelevante. O manual é claro em dizer para deixar 20 cm livre no topo e não colocar o aparelho num espaço com altura de 10 cm ou 20 cm, sabe o que é topo? Do aparelho pra cima tem que ter 20 cm de distância.

E como ficou claro, o usuário sequer sabe do que eu estava falando. Além disso o manual diz:

"certifique-se de que há ventilação adequada"

O fato de uma pessoa morar numa região fria não obrigatoriamente garante que haverá fluxo desse ar na região ainda mais com aquele pouco espaço.

- Ah, mas no manual em Português não fala nada...

Eu já não disse para processar a DISAC??
    Tudo isso é passível de processo, não estou aqui para "defender" ninguém, no entanto a verdade tem que ser dita por mais absurda que possa parecer para alguns, a grande maioria dos casos, 90% ou mais dos problemas é causado pelo usuário, seja por ele instalar errado ou usar errado.

Qual espaço todo???
    A questão não é prestar ou deixar de prestar, a questão são basicamente duas:
    1. O usuário não sabe instalar.
    2. O usuário não sabe usar.

Já comentei sobre esse assunto neste post, há um processador gerando calor dentro do HT, ele precisa de refrigeração assim como o seu PC precisa. Toda e qualquer placa HDMI que foi condenada como queimada, a causa é o núcleo do processador que superaqueceu e torrou, passando de 125ºC.
    Se você pegar um datasheet do processador do meu aparelho ou de qualquer outro, todos eles tem um limite de temperatura, passou desse limite o componente queima e não tem o que ser feito a não ser a troca, isso é fato, está documentado. E como diz o ditado, contra fatos não há argumentos, assim não importa o que acham ou se concordam, está errado e ponto final.

O que eu sinto pena é que por mais boa vontade que a gente tenha, por mais tempo que a gente gaste explicando tudo isso da forma mais clara possível, ainda assim as pessoas vão continuar fazendo errado, terá dor de cabeça e perderá o seu investimento. O azar é todo daqueles que insistem em fazer errado.

Tudo isso demandou tempo, alguém teve que dedicar um tempo para redigir esse texto, então a quem lê-lo; se este de alguma maneira "te ofende" volto a dizer, eu sou seco e direto para que a informação seja a mais direta clara possível. Então volte e leia novamente até compreender que não há nele intenção de ofender ou agredir ninguém.

Última edição: 24 Set 2015
    • 4
  20. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

5.121 7.330 256

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Boa noite a todos!!!

Caros quanto a espaço, concordo com o Nomura, o espaço de ventilação não está suficiente, o correto e deixar o receiver em lugar arejado, e madeira além de absorver o calor, ela aquece tornando mais quente o ambiente...
    Moro em SP, tanto no tempo frio como no calor, meu Onkyo 636 esquenta, é da marca, uso ele em um nicho com 20 cm para todos os lados e mesmo assim meu receiver esquenta, no manual da marca Marantz eles pedem pra deixar 30cm para todos os lados...

Abs,

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso