Anúncio do HT Forum

Queima da Placa HDMI - Experiências e Como Evitar

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Pamuju, 20 Out 2013.

1. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Anúncio do HT Forum
    Ok Nomura, entendi todo seu questionamento e realmente no manual do meu Onkyo diz que é para se usar as medidas realmente.
    Agora a minha dúvida.. Aqui em casa uso um Receiver JVC a quase 10 anos e o mesmo está em um lugar que em no máximo 5cm de cada lado e para cima. Nunca deu problema algum e roda perfeito até hoje. Ele fica de backup, para eventual problema, como ocorreu agora com o meu Onkyo 717.

Uso o receiver full time, pois todos meus equipamentos, incluindo o Toca Discos, estão conectados nele, ou seja, se quiser assistir ou ouvir alguma coisa em casa, tem que estar com o receiver ligado.

Agora estou tomando todas as precauções para a volta dele e para não dar mais problemas, porém essa questão do espaço no rack não consigo solucionar, pois o unico espaço que tenho para ele tem mais ou menos 4cm de cada lado, e uns 15cm para cima.

Minha dúvida é, o que fazer para que possa ser minimizado o problema? devo ter um ventilador na sala, para dias quentes ligar o ventilador na direção do rack e assim fazer dissipar o calor?

Qual sua sugestão?

2. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
  3. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Eu sempre usei o antigo... Eu já respondi essa questão várias vezes, mas aqui a última.
    http://www.htforum.com/forum/threads/clube-onkyo.18185/page-323#post-6177528

Os processadores dos HT antigos eram diferentes dos atuais, os atuais precisam realizar muito mais processamento. Muitos aqui devem se lembrar do PC com processadores Intel 486, 486 Overdrive, 486 DX, 486 DX2/DX4, etc. Esses processadores antigos usavam esse tipo de dissipadores:
    Agora olha o tamanho do dissipador para o processador de hoje em dia, sim eu sei que é exagero mas é proposital:
    Agora uma pessoa vem e te fala:
    - Olha, o meu antigo 486 eu usava dentro da cômoda da sala, nunca deu problema, diferente desse novo que não presta, qualquer coisa quebra sabe, muito sensível.

Agora te pergunto, o quê você responde para uma pessoa dessa?
    Não estou tentando ironizá-lo, mas é o tipo de resposta que eu escuto todo o santo dia, especialmente quando aparece essa questão de queima de aparelhos, eu ainda saio culpado por "defender" empresas, etc.

Para as pessoas é difícil compreender que é outra tecnologia, não importa o outro. Meu pai também tinha esse problema, sou da época que para sair com o carro para trabalhar antes você precisava deixá-lo funcionando para esquentar com o "afogador" puxado. O primeiro carro com injeção eletrônica que teve ele reclamava que o carro não prestava pois nem afogador tinha.

O mesmo acontece hoje, o HT vem com aquela caixa toda furada parecendo uma grelha porque ele precisa dissipar calor o mais rápido possível, assim se você for colocá-lo num lugar apertado, ele vai queimar.

Agora você já sabe que precisa de pelo menos 20 cm de altura, tente colocá-lo na parte de cima do rack ou compre um rack com proporções adequadas para a quantidade de equipamento que usa. Caso não seja feito ele vai dar problemas novamente.

Aqui a minha instalação elétrica é nova e aterrada, tem um VCL individual para FASE/NEUTRO/TERRA. Eu uso nobreak senoidal, dele sai um filtro de linha da clamper. E para evitar a queima de saída HDMI, não use TV a cabo NET, prefira SKY, VIVO Fibra, Tim Fibra, etc.

Qual sua sugestão?[/QUOTE]
    Péssima ideia, se colocar isso em cima do aparelho num lugar apertado de rack você vai criar uma realimentação de ar quente, o ar quente vai subir, bater nas paredes e retornar por baixo e assim por diante.

Eu fiz um exaustor:
    http://www.htforum.com/forum/threads/onkyo-ht-s5600.227480/page-26#post-5819517

Se pegar um ventilador desse e jogar ar para dentro, você isola o calor debaixo da placa. Você pode tentar colocar esses ventiladores na traseira da estante para jogar o ar pra fora forçando uma circulação de ar, no entanto tenha absoluta certeza que ao colocar a mão em cima do HT ele esteja morno para frio, se estiver quente abafado esqueça pois a circulação não está funcionando.

Aqui em casa eu deixo como na foto, em cima da mesa com o exaustor funcionando, eu também vejo filmes, escuto as minhas notícias no rádio e ele sempre trabalha frio.

Última edição: 28 Ago 2018
  4. gustavo.gdp

gustavo.gdp Usuário

Desde 5 Abr 2011
    Cuiabá, MT
    Tive equipamentos queimados a HDMI em 3 ocasiões diferentes. Em todas elas a queima ocorreu em cadeia na seguinte forma: Decoder - receiver - Tv ou projetor. Depois que eliminei TVs a cabo (decoder) do meu sistema nunca mais ocorreram avarias. Meus equipamentos estão todos em cima do rack livres e sempre usei um ar de 20 mil BTUS ligado. Qual será então a razão da queima pela lógica? Meu receiver nunca esquentou tanto (meu power classe A esquenta 4 vezes mais que receiver).

Última edição: 25 Set 2015
  5. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    A razão das sucessivas queimas foi - com certeza - o o decoder da NET ligado no AVR, pois ele tem picos de voltagem bem acima do suportado pela placa HDMI do AVR ( a NET sabe disso, mas se faz de tola e culpa nunca e dela) :assobio:(y)

• 1
  6. gustavo.gdp

gustavo.gdp Usuário

Desde 5 Abr 2011
    Cuiabá, MT
    Com certeza. Já li relatos na internet desse tipo. Inclusive de pessoas que mediram essa voltagem e estava acima do suportado.
    Os decoders são mal feitos e essa é a realidade. Além disso podem ocorrer inúmeros fatores como raios caindo na antena da SKY ou poste onde passam o fios na NET, ou instalações porcas onde os cabos passam próximo de fios de energia e durante uma chuva acontecem contatos de partes ruins, desencapadas e etc....

• 1
  7. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Quando o HDMI foi introduzido nos EUA, fatos semelhantes ocorreram com os decoders das TV'a a cabo dos gringos; só que lá a chiadeira foi tão grande que as "NET's da vida" tiveram que corrigir esse problema rapidamente... (y)

• 1
  8. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Péssima ideia, se colocar isso em cima do aparelho num lugar apertado de rack você vai criar uma realimentação de ar quente, o ar quente vai subir, bater nas paredes e retornar por baixo e assim por diante.

Eu fiz um exaustor:
    http://www.htforum.com/forum/threads/onkyo-ht-s5600.227480/page-26#post-5819517

Se pegar um ventilador desse e jogar ar para dentro, você isola o calor debaixo da placa. Você pode tentar colocar esses ventiladores na traseira da estante para jogar o ar pra fora forçando uma circulação de ar, no entanto tenha absoluta certeza que ao colocar a mão em cima do HT ele esteja morno para frio, se estiver quente abafado esqueça pois a circulação não está funcionando.

Aqui em casa eu deixo como na foto, em cima da mesa com o exaustor funcionando, eu também vejo filmes, escuto as minhas notícias no rádio e ele sempre trabalha frio.[/QUOTE]

Mas o meu rack não sendo assim tão apertado, deixando um espaço de 15 a 20cm acima do receiver e sendo aberto atrás. Se colocar esse cooler ao invés de ser em cima do receiver, colocá-lo meio que na diagonal, para que ele puxe o ar quente e jogue para trás do rack em direção a parede, não ficaria mais funcional? É que esse cooler possui regulagens para poder colocá-lo na horizontal ou diagonal, no caso do notebook estar em cima de uma mesa, por exemplo.. Nesse caso o ar quente não ficaria retornando no receiver, mas sim indo para a parte de trás do rack.

9. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Bom, como te falei, no meu rack não ficará os 20cm de altura, mas chega em uns 15cm, pois irei remover uma pratileira de vidro de cima, onde hoje fica o Xbox One.
    Dai o caso que lhe falei do cooler ficar na diagonal, jogando o ar para trás, ou se não é necessário.

Minha TV é via antena, da GVT e agora adquiri esses itens para poder isolar da melhor forma a aparelhagem.

Clamper Energia
    http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=277

Clamper Cabo - para isolar o cabo da TV GVT antes de ir pro decoder
    http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=68

Condicionador de Energia para ligar todos aparelhos que vão conectados ao receiver
    http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF13&ord=0

Espero que, com isso eu possa minimizar os riscos, já que a instalação do meu prédio é mais antiga e não possui terra.

10. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    O que importa é você fazer de uma maneira que haja circulação de ar no rack e que a área aonde o HT esteja instalado não fique quente nem abafado.

O ideal seria ter o aterramento, mas é bem melhor do que nada.

11. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Nomura,

concordo com você no sentido de que quanto mais ventilação para "expulsar o calor" dos equipamentos, sempre melhor!;)

Por outro lado, sabemos que TODOS os fabricantes ficam sempre em cima do muro quanto à garantia dos seus produtos, certo?:assobio:

O que quero dizer com isso é que se eles recomendam - há anos - que os seus produtos necessitam de uma distância X para a troca de calor, é porque os equipamentos podem sim trabalhar dentro desse "mínimo". Desnecessário repetir que quanto mais espaço para a troca de calor melhor; porém... e sempre tem um porém... existem equipamentos que, por questões de projeto, geram um calor muito maior que desejado...

Nos AVR's atuais, o maior gerador de calor é a placa de processamento (DSP), como você bem sabe; só que que se compararmos vários projetos, veremos que o "Pole-Position" do aquecimento é o Onkyo - há vários anos - e isso tem afetado a confiabilidade da marca há algum tempo e não sou em quem inventou essa história :confuso:

Na minha ótica, se esse minúsculo espaço onde a maioria dos consumidores colocam seus AVR's / AMPS, etc... - mundo afora -fosse assim tão grave, já teríamos tido uma revolução dos próprios fabricantes para que isso não fosse feito, por questões óbvias.;)

De todas formas, aqui estamos comentando a queima de placas HDMI, o que também tem a ver com o calor gerado nos equipamentos, pois como bem sabemos, o pior inimigo dos eletrônicos é a geração de calor, que diminui substancialmente a vida útil dos seus equipamentos e... por essa razão... só compraria um Onkyo se morasse nos Países Nórdicos (sem desmerecer a marca, só que aquece além da conta...) (y)

12. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    A questão não levantada no seu pensamento é, por quê aquecem mais?
    Por quê um PC 486 no passado usava um dissipador minúsculo e hoje um i7 necessita de um dissipador enorme, é tudo "processador" deveria ser tudo igual, certo?

Existem equipamentos que por questão de projeto geram mais calor pois o seu processador necessita realizar mais tarefas, necessitam de mais energia não apenas em seus processadores como nos seus amplificadores para a quantidade de canais que só aumenta.

Errado, o maior gerador de calor é a placa lógica aonde o processador do equipamento reside, dependendo do modelo o DSP ou fica dentro desse processador ou ao seu redor.

Essa história eu só conheço vindo de usuários leigos que fizeram a instalação errada do equipamento que não é exclusiva de Onkyo, outras marcas como Denon, Marantz, Yamaha e etc, tem o mesmo problema. E por isso você está errado, mais uma vez.
    Se duvidar faça uma pesquisa no Google, leva não mais que alguns segundos, substitua o "***" pela marca

*** heating issues
    Marantz 5.630.000 resultados
    Yamaha 410.000 resultados
    Onkyo 167.000 resultados
    Denon 47.000 resultados

Eu já fiz o teste, você pode fazê-lo se desejar, entre em qualquer um desses fóruns e pesquise pelas fotos dos usuários que tiveram problemas de superaquecimento, em 96% ou mais dos casos, o aparelho estava instalado de forma errada.

Além disso, se a Onkyo estivesse tão ruim assim ela não teria comprado a divisão de home A/V da Pioneer.

A sua ótica está um pouco míope, pois é grave como já informei logo acima, esse preço quem paga é o próprio usuário. Os fabricantes colocam esses aviso na primeira página do manual ... Ah, mas usuário não lê manual.... Azar dele.

Pra mim pouco importa com que marca você vai gastar o seu dinheiro, porém se for deixar de comprar uma marca faça-o pelas razões corretas.

• 1
  13. reynaldohm

reynaldohm Senior Team

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    CARLOS (CMG),

Eu penso o seguinte, se gasta um bom dinheiro hoje para se comprar um receiver, mesmo os modelos de entrada, então colocar o aparelho num local de boa ventilação vai aumentar significativamente sua vida útil.

Claro que quem coloca dentro de um rack embutido sem refrigeração e quase não usa o aparelho não vai ter muita diferença, más aqueles que usam bastante e com o som alto ai a coisa pega.

No Yamaha anterior que eu tinha o A1020 ele tinha refrigeração por cima e nas laterais, agora o A2040 tem apenas refrigeração por cima, imagine ele embutido dentro de um rack....

O pior é que tem muita gente que faz isto e ai coloca um cooler em cima como se fosse resolver o problema, deixar o receiver em cima do rack independente de marca me parece a melhor opção.

Eu nunca tive um Onkyo, vc como é de SC deve conhecer a Multisom, tem uma loja do Shopping aqui em Blumenau que deixava um HT da Onkyo ligado na loja por pelo menos 12H todos os dias incluindo o SUB, ficou um bom tempo a ai venderam o HT, porem o receiver estava em cima de um suporte com total refrigeração.

Aparelhos eletrônicos podem dar defeito, más receivers instalados em lugar não adequados com certeza vão dar muito mais. Se for colocar num rack deve atender as exigências do fabricante.

Um abraço

14. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Nomura e Reynaldo,

pelo visto, fui mal interpretado, pois sou da tese de que quanto mais espaço e ventilação, tanto melhor!

O que quero dizer é que o Onkyo é sim o AVR que mais esquenta dentre os demais - mesmo com ventilação adequada - e todos sabemos que o grande inimigo dos eletrônicos é o calor; logo a placa HDMI também será afetada pela geração interna de calor.

Nomura, a título de informação, eu moro aqui e nos EUA (em função do meu trabalho) e tenho contato com várias pessoas lá, com quem fiz amizade via fóruns ao longo dos anos e já participei de vários eventos deles e há sim um consenso de que o Onkyo é disparado o que mais esquenta. Pesquise no AVS, Audioholics, Home Theater Shack e tire suas conclusões.

Volto a repetir: não tenho nada contra a marca (até porque nunca tive); só que prefiro outras; simples assim.

Ah, por certo, o fato da Onkyo ter comprado a Pioneer, foi porque a última estava mal das pernas e isso nada tem a ver com o que se está discutindo aqui; ou seja, queima de placas HDMI (y)

15. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Eu morei 12 anos fora do Brasil, eu conheço boa parte dessa turma dos fóruns que você cita, aliás é com a ajuda deles que estou desenvolvendo uma nova tecnologia em áudio, só que a turma que conheço são técnicos, engenheiros, instaladores profissionais e entre esses o consenso é o mesmo que o meu que já desenvolveu e arrumou esses equipamentos, a culpa é do usuário que instala errado.

Eu não gosto da marca Onkyo, devo ter comentado em algum lugar que foi a primeira e última vez que compro qualquer coisa dessa marca, particularmente eu tenho tudo contra ela. Mas como disse antes, o que me interessa nesse caso todo é FALAR A VERDADE, ainda que eu não goste da marca.

Queima de placa HDMI como já foi explicado é quando o processador atinge mais de 125ºC e torra por dentro. Isso só acontece por instalação errada por parte do usuários.

16. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    não ví ninguém deixando de falar a verdade aqui... ;)

E quanto à queima das placas HDMI, um grande vilão e acho que o maior deles - é o STB da NET; por exemplo, além de raios e também o manuseio de cabos com os equipamentos ON.

Concordo 100% com você de que quanto mais ventilação, melhor para os equipamentos; só que na prática acredito que a maioria dos usuários - mundo afora - coloca seus AVR's embutidos em estantes e os utilizam por anos e anos à fio sem problema, pois se não fosse assim, haveria uma "pandemia eletrônica", com enormes prejuízos aos fabricantes, não?

A Denon recentemente teve sérios problemas de queima de placas, devido a falhas no processo produtivo e isso denigre a marca; da mesma forma que a Onkyo é famosa por "fritar ovos" e queimar placas em função da alta temperatura gerada. Isso para mim é uma falha no projeto, pois a marca top deles (Integra), também sofre do mesmo problema (y)

17. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    A má condição da instalação elétrica também se inclui na lista.

Isso é subjetivo, o fato de vários fazerem errado e não acontecer nada não significa que você possa fazê-lo e sair ileso pois envolve outros fatores que você desconhece. Eu conheço várias pessoas que usam equipamentos embutidos em estantes e racks e que não tem problema pois há circulação de ar no ambiente.

O problema como já citei, é quando o local aonde o aparelho está instalado não tem circulação, quando você põem a mão na área que ele está instalado e sente aquele calor abafado.

Eu não defendo marcas, todas elas são passíveis de punição quando fazem coisas erradas, vide o caso recente da Volkswagen. No entanto o "ovo" só frita com instalação errada no caso da Onkyo, não sei quanto as outras marcas.

Insisto, se quem quer que seja "acha" que determinada marca tem erro ou falha de projeto, como cidadão você tem o dever de entrar com um processo cível contra essa prática que você acha errada para que ela seja julgada e penalizada caso a denúncia seja procedente, lembrando que basta que você prove apenas um caso de erro de projeto. Aqui no fórum tem bastante gente com equipamento com defeito de queima de placa HDMI que acredito ficarão felizes em te fornecer para o caso.

Se conseguir produzir evidências para as suas alegações, eu encabeço a fila para sentar a bota na Onkyo!
    Mas, como já citei, o processador da placa HDMI queima com 125ºC, isso é fato pois há datasheet do componente dizendo que ele queima se essa temperatura for atingida, além disso é fácil comprovar o mal uso derretendo o invólucro do processador para expor o seu núcleo.

Já provei e comprovei porquê queima e como queima, cabe agora provar por quê e aonde o projeto tem erro.

18. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Nomura,

você deve ser advogado, ou acadêmico, pois aparentemente não está entendendo o teor dos meus comentários...

Eu não quero e nem vou entrar com ação nenhuma contra quem quer que seja - a fim de provar algo - pois o que estamos falando é prático e não filosófico. De repente, você deveria fazê-lo, a fim de defender a sua tese, não? ;)

De todas formas, não se preocupe mais comigo, pois não voltarei a fazer qualquer comentário em cima dos seus, ok??

Uma boa noite e Hasta la Vista! (y)

• 1
  19. halvaro

halvaro Usuário

Se os usuários estão instalando de maneira errada, isto é , dentro de racks ou estantes, e o fabricante não avisa que isso é errado, e até hoje não vi nenhum avisando isso, no máximo especificam espaços livres mínimos a serem respeitados, mas a maioria nem isso, então a culpa do problema cabe totalmente ao fabricante, isso é absolutamente óbvio, e isso sim é uma VERDADE.

20. reynaldohm

reynaldohm Senior Team

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    Todo manual de receiver que eu vi até hoje especifica o espaço mínimo, se o proprietário não respeita vc não pode querer jogar esta responsabilidade ao fabricante.

A grande verdade é que pelo menos no Brasil, praticamente ninguém lê manual de qualquer aparelho que compra, esta sim é uma verdade.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso