Anúncio do HT Forum

Queima da Placa HDMI - Experiências e Como Evitar

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Pamuju, 20 Out 2013.

1. Booz

Booz Usuário

Desde 12 Mai 2008
    Rio de janeiro
    Anúncio do HT Forum
    Meu caro Nomura, pairou-me uma dúvida, e me desculpe, por amador o que mais tenho são dúvidas.
    No sexto parágrafo de sua dissertação técnica vc nos explana e no qual me permiti grifar um locução(i.e.) "A não ser que ele teste os vários componentes agregados ao componente queimado ele vai continuar queimando..."

Então, poderia haver "componentes" com defeitos congênito (erros de projeto/fabricação por exemplo, sabendo-se que os testes de qualidade são aleatórios e estatísticos por lote - conforme normas de certificação), ou provocados por condições adversas - como excesso de temperatura?

Desculpe é que em minha cabeça ficou um paradoxo: se admitirmos que há componentes com defeito, ao entorno do componente que não pode ser fabricado com defeito - por certificação etc ou ter erro congênito. Então, e novamente peço escusas pelo silogismo, não poderia haver outros componentes com defeito a provocar ações secundárias. Afinal, todos devem estar certificados e infensos a defeitos, conforme certificação.

2. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Isso é verdade Esfera.. Como meu rack esquenta mais em cima por causa do sol, vou experimentar colocar o cooler como exaustor

3. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Deixe-me fazer o mesmo citando "sabendo-se que os testes de qualidade são aleatórios e estatísticos por lote" isso é falacioso uma vez que você assume como verdadeiro algo que não conhece, você não sabe que os testes são feitos dessa forma, você assume que sejam. Pois basta uma simples pesquisa feita por qualquer um que tenha interesse em saber consegue encontrar vídeos mostrando como a produção de aparelhos eletrônicos são feitos e neles são mostrados ao longo da produção que testes são feitos em TODOS eles individualmente.

Muito subjetivo.
    Você está andando na estrada com o seu carro, fura o pneu e amassa a roda mas você não percebe, se o borracheiro trocar o pneu sem arrumar a roda o que vai acontecer? O pneu vai esvaziar e você pode sofrer ou causar um acidente.
    A causa foi o pneu ou a roda?

O paradoxo foi criado por uma falácia sua e também peço "Osakini shitsure shimasu" por ser direto.

Eu já postei o vídeo abaixo aqui no fórum, ele mostra um HT Onkyo com um canal queimado, entorno dos transistores há diversos componentes, a causa da queima do par de transistores foi o resistor. O par de transistores estão em curto, qualquer um que saiba o mínimo de eletrônica consegue identificar que eles estão em curto, se você troca os transistores por novos sem verificar os outros componentes ao redor, o par de transistores vão queimar novamente e ouviremos a famosa frase "veio com defeito de fábrica".

Os transistores queimados são consequência, a causa foi o resistor, logo você troca dois transistores e um resistor. O que causou o defeito no resistor? Diversos fatores podem ter causado o problema, qualquer um de nós que passamos pela escola tivemos na aula de ciências aonde aprendemos que o valor de uma resistência se altera com o calor. O resistor ali faz o biasing para ajustar o ponto quiescente do transistor, dependendo de como ele esteja no circuito o ponto quiescente do coletor se altera fazendo com que o circuito tente compensar, porém como o valor do resistor de biasing está se alterando com o calor isso vira uma bola de neve até que o resistor abre, os transistores perdem o seu ponto quiescente fazendo-os conduzir até queimar, supondo que o que começou tudo foi calor, mas pode ter sido volume alto, música alta com muita distorção, etc.

Última edição: 3 Out 2015
  4. Booz

Booz Usuário

Desde 12 Mai 2008
    Rio de janeiro
    - - "isso é falacioso* uma vez que você assume como verdadeiro algo que não conhece **"

Uma assertiva pouco venturosa e de brilho mais chegado leitores de bolas de crista, porque exatamente vc também não me conhece**

A expressão falácia é deseducadamente dura, quando muito poderia - e se - eu ter incursionado em um equívoco. Mas vá se saber. De qualquer forma, melhor honrarias a língua pátria se construísse a frase com ISTO é uma falácia - para o contexto específico é claro*

- "Pois basta uma simples pesquisa feita por qualquer um...".*

*Raios! Novamente encucou-me um paradoxo. Pode ser QUALQUER UM? Pensei que só qualificados, engenheiros do MIT.

- "Você está andando na estrada com o seu carro, fura o pneu e amassa a roda mas você não percebe, se o borracheiro trocar o pneu sem arrumar a roda o que vai acontecer?"**

(**) Hummm... por que não me sai da cabeça aquela estória dos componentes do entorno que TAMBÉM deveriam ser imunes a falhas, posto TODOS serem testados.

- Os transistores queimados são consequência, a causa foi o resistor, logo você troca dois transistores e um resistor. O que causou o defeito no resistor? Diversos fatores podem ter causado o problema" ***

Aquele paradoxo realmente não evolui a sair da minha cabeça.

- "supondo que o que começou tudo foi calor, mas pode ter sido volume alto, música alta com muita distorção, etc." ****

Ou o campo gravitacional provocado por uma nave romulana, ou erro de projeto, ou falha de fabricação ou... Ah o paradoxo...(****)

Enfim... A moeda de 5 Yen japonesa edulcora alegoricamente uma qualidade que esquecemos, esta sublinhada pelo ditado nipônico: "Sê humilde como o cacho de arroz".

5. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Começaremos então pela nossa Língua Portuguesa, já que parece que é algo que desconhece, pois me recuso a tentar traduzir esse garrancho todo. De qualquer maneira deixe-me exemplificar, para que não achem que eu estou pegando no seu pé.

Não é necessário ser um engenheiro do MIT, mas qualquer pessoa deveria saber que o correto é língua-pátria, com hífen. ISTO e ISSO são pronomes demonstrativos, assim como ESTE e ESSE, etc.

ESTE é meu lápis, ESSE é o seu.
    ISTO é meu, ISSO não é meu.

Eu ao construir a frase ISSO é uma falácia estou sendo anafórico, estou citando algo dito e que não foi eu quem disse.

Enfim, não gostaria de me alongar mais pois é tudo uma grande perda de tempo, já dizia o velho ditado "não joguem pérolas aos porcos", pois O PORCO não reconhece o valor das pérolas, então talvez ele as coma, talvez pise em cima ou simplesmente as ignore pois essa é a sua natureza. ISTO (catafórico) é um grande paradoxo que o porco não consegue sair. Estou sendo catafórico pois não estou citando ninguém em comparação ao que foi anteriormente dito, mas é melhor parar por aqui para não criar mais um paradoxo para ESSA (anafórico) sua cabecinha.

Última edição: 4 Out 2015
  6. Booz

Booz Usuário

Desde 12 Mai 2008
    Rio de janeiro
    Bravos rapaz! Bravos! Ao menos serviu para compulsar e prospectar o léxico e a ortografia. A melhora é visível, já é quase possível entender o que escreves sem recorrer a deduções metafísicas.
    Não desanimes, está no caminho certo. Apenas um pouco irritadiço, mas é normal no início, depois, com o tempo, fui melhor o aprendizado.
    Ah! Minha imodéstia apraz-me aceitar o elogio de pérola. Mas, não sinta-se diminuído ao legar-se o suíno do ditado. ISTO é só retórica.
    E por favor, cuidado, não se sabe se seus componentes internos foram certificados em ISO 9001, Vá lá que com esse excesso de temperatura não queimem?

7. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Só espero que essa retórica toda esteja contribuindo para o tema do tópico ...

Melindres a parte a mim até parece que sim ...

O que concluo é que o assunto é polemico tecnicamente mas que o melhor ainda é exagerar nas precauções ...

Alguns desses receivers da nova geração tem um valor tão alto que derrubar paredes, se isso for necessário para manter a estética da sala, não seria demasiado para preserva-los ... :p

• 1
  8. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Eu diria que bom senso é mais do que suficiente, use as suas proteções convencionais, mantenha o equipamento num lugar arejado e seja feliz.

9. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Amigos, boa tarde...

Queria compartilhar aqui meu caso, e ver o que me dizem..
    Como alguns devem saber, pois relatei aqui, meu receiver deu problema na placa HDMI, e após contato com a Disac, eles me informaram que o aparelho estaria em garantia e que trocariam a placa HDMI.

Então levei o aparelho para a assistência técnica aqui em Porto Alegre, e encaminhei o e-mail da Disac com a autorização para a troca da placa.

Acontece que hoje liguei lá para saber o status na semana passada e me informaram que era a placa HDMI e os transistores, e hoje quando liguei para me atualizar do status, me informaram que, além da placa HDMI, ainda precisa ser trocada a placa amplificadora e os transistores. Alguém ai pode me ajudar nessa questão?.. Tem alguma coisa a ver com a queima da placa HDMI com a placa amplificadora?

O que era para ser um conserto em garantia, me parece que eles acharam um outro "problema", para poder ter o que cobrar.

10. Ricardohome

Ricardohome Usuário

Desde 23 Out 2014
    pres prudente
    boa tarde emsomenzari, na minha opinião não tem nada haver uma coisa com a outra, se o receiver estava funcionando o amplificador, saindo som em todos os canais a placa amplificadora estava tudo ok.

11. Ricardohome

Ricardohome Usuário

Desde 23 Out 2014
    pres prudente
    eu tive 02 marantz 8001 que queimou a placa hdmi e no ultimo usei ele muito tempo somente como amplificador, a placa de video não influencia em nada no amplificador.

12. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Sim Ricardo, ele estava funcionando normal é simplesmente parou de funcionar o som..
    O problema é que, se eu falar para a autorizada trocar apenas o que a disac recomendou, quem garante que eles não irão fazer algo pra me forçar a trocar a placa amplificadora?..

13. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Já perguntou por quê precisam trocar essa placa?
    Peça um laudo do ocorrido explicando o que causou o problema.

14. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Fui lá hj Ricardo, e o que me falaram é que uma entrada dos auto-falantes entrou em curto e causou a queima. Mas que eles iriam trocar os transistores e ver se conseguiam resolver sem trocar a placa. Disseram que foi descarga de energia que causou.

15. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Usuários de TV a cabo sofrem desse problema, em casa eu quase perdi a TV e perdi a placa de vídeo do PC. Usando um simples voltímetro em escala AC e colocando uma ponta no neutro da tomada e a outra na malha do cabo da TV a cabo da NET, aquilo oscilava entre 0.5V e 100V. Como a malha da TV a cabo é conectada àquela carcaça metálica do cabo HDMI, essa descarga passou para todos os equipamentos e foi queimando tudo pelo caminho.

Na TV tem um par de diodos que limitam essa corrente que queimaram e eu tive que trocar mas no PC não tinha, olhando a placa fez um buraco de 2mm perto do conector HDMI e não tem o que fazer, tive que jogar fora e comprar outra.

16. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Deve ter sido isso então que ocorreu.. Mas agora eu sai da Net e to com tv por antena.. E comprei aquele protetor da clamper para tv a cabo, além de passar também pelo condicionador. São duas proteções agora para ver se evito isso.

17. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Eu queria mudar para Sky mas sou obrigado a ter NET aqui no condomínio, eles detém o monopólio por aqui. Cancelei a TV mas continuo sendo forçado a ter NET pois nenhuma outra operadora atende o condomínio, é um inferno isso. A fibra ótica da VIVO passa na rua mas não atendem aqui.

18. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Cara, eu já trabalhei na Net e sei como eles forçam com aquele plano para condomínio.. É uma m..... Isso. Mas to pra dizer que vale a briga, só pelo fato dessas descargas... Se for plano condomínio, têm os caminhos pra sair.. Normalmente o síndico barra, pois a net da a assinatura dele, pra ele segurar.. Mas se for pro pau, eles não podem te forçar a ficar.. Eles têm que manter mais de 50% de assinantes nesse plano.. Se eu fosse você comprava essa briga.

19. eder_rs17

eder_rs17 Cinéfilo e colecionador de BD's

Desde 22 Abr 2007
    Uruguaiana/RS/Brasil
    Bom, a menos que esteja tendo problemas com a NET, não vejo vantagem alguma em mudar. Na Sky, os pacotes costumam ser os mais caros, tem menos canais em HD, há constantes falhas de transmissão em casos de chuvas na cidade, as vezes até apenas com tempo nublado, e ainda fica mais exposto a raios. Eu mesmo tive queima de placa HDMI de um receiver Samsung e VGA do PC ligado no receiver via HDMI com a SKY em um dia de temporal.
    Sem contar que devido a NET entregar o sinal via cabo, a qualidade de imagem é um pouco superior à da SKY, em especial nos canais não HD, e o atendimento deles também não é nenhuma maravilha.
    Se estão tendo problemas com a NET, relativo a qualidade ou algo do tipo, acionem e exijam o conserto.

Última edição: 7 Out 2015
  20. emsomenzari

emsomenzari Usuário

Desde 18 Fev 2014
    Porto Alegre/RS
    Eder, a questão que estamos tratando não diz respeito quanto à qualidade de sinal, mas sim segurança do usuário, para essas questões de queima da placa. Os sinais hoje das operadoras são muito parecidos e todas tem seus prós e contras. A questão da NET em relação às outras via antena, é a quantidade de problemas causados. Enquanto que nas tvs por antena, você tem o risco de sofrer com raios, na Net isso é uma constante, uma vez que seu cabeamento passa pelos postes e muitas vezes em contato com cabeamento elétrico. Isso faz com que, mesmo em dias em que não haja tempestades ou raios, você pode perder seu equipamento por uma simples oscilação de energia, às vezes imperceptível para você, mas fatal para seu equipamento.

Por isso, essa "diferença" na qualidade de sinal não é nada perto do risco que você corre.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso