Quem mais odeia o que os estúdios fazem com a capa dos filmes?

Discussão em 'Cinema e Filmes' iniciada por Wiz, 22 Jun 2007.

1. Wiz

Wiz Usuário

Desde 18 Dez 2004
    Brasília/DF/Brasíl
    Anúncio do HT Forum
    Bem, imagino que a maioria deve estar pensando sobre 'que raios ele está falando, eu nunca notei nada de errado'

Na verdade não é questão de errado em si, mas de mau gosto na minha opinião. Vamos logo à questão: o que me deixa indignado é o fato das distribuidoras na maioria das vezes ao invés de usarem o poster original na capa dos discos (seja DVD, BD ou que for) estão usando porcas montagens photoshop sendo que 90% das vezes são as famigeradas 'cabeças voadoras' (flying heads como o pessoal se refere lá fora). :irado:

A Sony e Disney e FOX são disparados as piores, enquanto a Warner e Paramount até esforçam pra manter o poster original (mas não é sempre tb).

E eu imagino que se o poster original serviu perfeitamente para 'vender' o filme no cinema, pq eles se dão ao trabalho e de mandar alguém desenvolver uma porcaria de capa nova estampando a cabeça dos atores de todo o tamanho na frente da capa e isso a um novo custo claro. O pessoal lá de fora acredita que os estúdios devem achar que isso chama mais a atenção do consumidor comum (o famoso 'joe 6-pack' dos americanos), provocando uma reação do tipo 'ah olha aqui quem tá nesse filme, vou levar. :aff:

Bem, eu até entendo essa ser uma razão, mas vejo mais pontos negativos. Digo isso pq, mesmo os posters originais costumam apresentar os atores de uma certa forma com no mínimo a indicação do nome. Será que eles acham que as pessoas não enxergam direito? Tem ainda o fato de uma arte bonita, instigar mais curiosidade em relação ao filme do que as montagems podres que eles fazem. E como pode ser visto nos exemplos abaixo, não basta os caras estamparem as cabeças de todo tamanho, ainda põe todo mundo com cara que de quem comeu e não gostou :D .

Em resumo, o fato é que, tendo um respaldo de maior retorno com isso ou não, essa prática é cada vez mais comum e de fato parece que foi um efeito que surgiu com a populariação do DVD e com ele, o de colecionar filmes como se coleciona discos de música (pratica que antes era relegada à uns poucos colecionadores). Um fato que comprova bem isso, é que esse problema não acontecia com a capa dos VHS nem dos LDs nem mesmo dos primeiros DVDs. Como mostro nos exemplos, as primeiras edições costumavam apresentar o poster original e nas edições especiais que foram saindo com o tempo (e que por serem especiais, ai mesmo que deveriam caprichar na arte) que a coisa desandou.

Pra piorar, tem as citações de críticos que colocam na capa. Putz, detesto isso! Já não to nem aí pra opinião de critico e ainda por cima se já comprei o filme, pra que eu vou querer saber o que fulado de tal falou sobre o filme (tem ainda o fato que jamais vão colocar uma citação negativa na capa). Não bastasse isso, eles ainda costumam tirar os 'taglines' originais (aquelas 'frases efeito'), pra por nota de crítico no lugar.

Ah.. tem tb o fato de querer 'rejuvenecer' filmes antigos dando novas 'spiffy montages' pra parecer algo recente. Na minha opinião só faz piorar.

O interessante é que no mercado europeu e asiático isso não costuma acontecer, lá os DVDs e BDs costumam manter o poster original. Nós por tabela quase sempre recebemos a 'arte' americana.

Pq isso ein, será os europeus e asiáticos são mais inteligentes que o resto e 'sabem reconhecer o filme pelo poster original`? Ou será que tem um gosto mais refinado e não tolerariam esse tosqueiras que fazem na capa 'pros americanos'? :aff:

Pra ilustrar e não ficar no vazio vou mostrar alguns exemplos mais absurdos Vamos à alguns exemplos. Mas praticamente qq DVD hj em dia 'sofre desse mal':

Open Range:

o belo e instigante poster orignal

vira isso em DVD
    'Cabeças Voadoras' com todo mundo de cara amarrada

In The Line Of Fire

o simples, mas eficiente poster orignal

relativamente bem representado no DVD antigo de 1998 (emboja já tenha um critic's quote intruso ali)

vira um dos 'melhores flying heads' de todos os tempos na edição especial. Com direito a tudo mundo com cara de quem tá apertado pra ir ao banheiro (essas são logo as 2 piores fotos da cara do Estwood ou o que?)

The Last Shot:

o caprichado poster original, com interessante tagline

vira um 'empolgante cabeças voadoras' com a 'fabulosa citação "dois polegares pra cima"'

Last Action Hero:

O divertido poster orignal

vira uma das montagens mais toscas que já vi, com direito cabeçorra com cara esquisita, e o 'famoso fogo artificial no fundo'. Mais photoshop podre que isso, acho q não tem jeito

Ou tem? veremos adiante :D

Na Japão mantiveram o poster original numa luxuosa embalagem superbit (que tb é infinitamente mais elegante que o padrão americano e por tabela brasileiro)

Na europa não foi mal de tudo, pelo menos usaram uma aproximação do teaser poster (melhor que nada)

teaser poster

Bad Boys:

o legal poster orginal

perfeitamente representado no DVD antigo

Na última edição especial, escapa do 'cabeças voadoras', mas nao escapa da montagem photoshop tosca. Será que esse barra o Last Action Hero? Tem de tudo aqui, pose estranha, velha explosão artifical ao fundo, fontes alteradas

Men In Black:

Não é nenhum primor de arte, mas serve bem à contextualização do filme.

Primeira tentativa em DVD
    Se essa não é uma das piores capas de todos os tempos, qual será?
    :doente:

Segunda tentativa
    [​IMG] :choro:

Flatliners:
    Ahh, a velha tentativa de 'atualizar' os filmes

O ótimo poster original (totalmente no clima do filme e da época, o que acho mt importante)

bem preservado ainda no primeiro DVD de 98 (ilustrativamente, essa é a versão européia que tem o problema dos logos de censura na frente, mas o R1 e nosso R4 tinha essa mesma capa sem os logos)

Ganha agora uma 'emocionante cara de terror teen direct-to-video lançado semana passada' em BD e no novo DVD. Flying heads de oitava categoria.

no europeu como sempre, temos uma melhor apresentação

Pra finalizar as 'mais recentes grandes produções do cinema americano'
    Esse é o último grande lançamento do Jerry Bruckheimer ou The Guns Of Navarone de 1961?

E esse é o último thriller de suspense baseado num obra de John Grisman ou o filme Preto & Braco vencedor do oscar de 54?

Pra piorar, no caso brasileiro, tem a péssima qualidade de papel e de impressão das nossas capas. Qq um com títulos da FOX ou Universal/Dreamworks, pode verificar a porcaria de papel fininho, que enruga todo com o tempo, e constuma ser ilegível (ou pq está borrado ou apagado) na parte de trás da capa, principalmente nos logos e nos textos de direitos legais.

Bem, depois de tudo isso
    Hheehhe será que eu sou o único maluco aqui, ou os amigos tb ficam indignados com isso? :rofl:

• 1
  2. Obi 1

Obi 1 Usuário

Desde 3 Abr 2007
    Porto Alegre
    Imagino que os caras testaram, pesquisaram etc e chegaram a conclusão de que DVD vende ou loca mais se, ao invés de uma bonita arte conceitual, você estampa na capa a cara dos astros e seus nomes em letras garrafais. Além do que o consumo é doméstico, e quando os filmes saem em DVD não estão mais em voga e muita gente já esqueceu do que se tratava (principalmente em relançamentos), mas da cara do Schwarzenegger o grande público não esquece... (y)

3. fibra

fibra Áudio & Vídeo com Inteligência

Desde 2 Ago 2005
    Campinas - SP/Brazil
    Acho q a maioria nunca pára pra pensar nestes detalhes, mas o fato é que, de certa forma, "estragam" as capinhas dos DVD's, na minha opinião.

4. jfreitas

jfreitas Usuário

Desde 11 Abr 2005
    São Paulo
    Alex, pra falar a verdade, eu nunca tinha me tocado nesses detalhes, mesmo porque quase nunca vejo o poster original... Mas vc está coberto de razão, realmente acabam transformando as capas dos dvd´s em coisas bem toscas e/ou apelativas... Se mantivessem os poster´s como base para as capas, iria ficar muito melhor!!!!(y)

5. Tunafish

Tunafish Cabeça, tronco e membro

Desde 26 Set 2005
    São Paulo/SP/Brasil
    Ótimo tópico, espero que renda. Os posters dos filmes sempre me chamaram atenção pela criatividade em representar o filme em si e muitos deles viram com o tempo referência em design gráfico mundial. Mas as distribuidoras muitas vezes acabam mutilando tal arte em detrimento de algum reforço de mercado (opinião crítica, destaque para os atores etc etc), levando à criação de verdadeiras aberrações apelativas. Uma pena.

Só para referência, vou citar alguns posters clássicos ou que reprentam bem a essência do filme em si. Sem apelações, sem frescuras. Muitos deles simples, mas geniais.

(y)

6. fgsouza

fgsouza Fabiano G. Souza

Desde 17 Set 2004
    Belo horizonte/MG
    Concordo 100% Alex! Malditas flying heads! :fogo:
    E essa lance da qualidade de impressão das capas e labels nacionais é de matar mesmo! :chicote:
    []s
    Fabiano G. Souza

7. George J N

George J N Usuário

Desde 15 Jan 2005
    São Paulo/SP/Brasil
    Também detesto essas capas só com as cabeças dos atores. Porquê não usar o cartaz original?
    Um bom exemplo são as capas dos filmes da série James Bond e Star Wars, todos horríveis!
    Sinto falta também daqueles cartazes feitos por artistas como Drew Struzan (Indiana Jones, Star Wars, Back To The Future, etc.) e do saudoso Robert Peak (Excalibur, Star Trek The Motion Picture, Apocalypse Now, Superman The Movie, etc.). Bem melhores que muito photoshop horrível que temos hoje em dia.

8. Wiz

Wiz Usuário

Desde 18 Dez 2004
    Brasília/DF/Brasíl
    Muito obrigado a todos amigos pelos ótimos comentários (y)

Tuna,

eu tb torço para que o tópico renda, pois esse é uma assunto que sempre achei interessantíssimo e de certa forma cultural mesmo (em termos cinematográficos, claro). Sou fissurado por posters de filmes.

Vc foi realmente muito feliz nos seus comentários, perfeitos. É exatamente o que penso, os posters orginais sempre foram algo que me chamam muito a atenção e de fato na grande maioria das vezes (principalmente nos clássicos) passam bem o espírito do filme. Ou instigam a querer ver o filme.

Os exemplos que vc mostrou são excelentes e a simplicidade muitas vezes é o melhor caminho.

Pela experiência e pela conversas que já tive, eu sinceramente acredito que não há um embasamento empírico nessa decisão como sugere o colega Obi 1. Isso pq primeiro essa mudança de padrão na capa home video coincidiu a natural evolução de demanda que o DVD fez pelos filmes. É muito difícil separar os efeitos já que tinhamos uma explosão de mercado apoiada pelos mais diferentes fatores (qualidade, praticidade, preço etc). Outro motivo é que como disse existem estúdios praticamente imunes a isso como Warner e Paramount e tenho certeza que os DVDs deles não foram nadinha afetados por isso. A Warner foi eleita o melhor estúdio em home video nos último 4 anos, foi o primeiro estúdio a quebrar a barreira de 100k unidadas vendidas com o The Matrix (que usava o poster original na capa) e o primeiro estúdio a superar a ter um título superando a bilheteria do cinema com vendas em DVD, que foi o Training Day (tb usando o poster orignal).

Em terceiro lugar tem o fato que sinceramente, um poster bonito e/ou intrigante vai despertar muito mais o interesse do espectador que umas cabeçorras de todo tamanho com cara esquisita. E como exemplo cito nada menos que a primeira comparação que postei acima:

Já que o lançamento do Open Range não fez muito estardalhaço nos cinemas, tenho certeza absoluta da enorme quantidade de gente que deve ter passado pela capa do filme na locadora e pensado 'esse deve ser mais um daquele tipo de sessão de domingo que passa um milhão de vezes', sem saber que com isso estava perdendo um dos melhores westerns de todos os tempos e por incrível que pareça, um dos melhores demos de home theater tb (e não é só minha opinião, mas uma avaliação geral de críticos e da opinião nos foruns lá de fora).

É sério, quem já conferiu pode atestar (tanto que já postei a indicação num tópico de sugestões de referencia pra demo de HT e não houve uma contestação sequer), o audio é mais impressionante que o da mairia desses grandes blockbusters por ai.

E por último tem ainda o fato que nos mercados europeus e asiáticos essa bobagem não costuma acontecer e os filmes mantém capas baseadas nos posters originais.

Sou realmente capaz de apostar, que isso não passou de VP de marketing de alguns desses estúdios simplesmente pensar "putz, tive uma idéia brilhante, se eu simplesmente estampar a cara dos astros do filme de todo o tamanho sem me preocupar como resto, vou vender zilhões a mais de cópias." E ai mais alguns outros copiaram.

E pra quem duvida, esse tipo de coisa (má informação ou decisões em embasamento) feita pelos ditos profissionais ocorre muito mais do que se imagina. Pra se ter idéia (e desviando um pouquinho o assunto) o dial norm é utlizado nas trilhas DD dos DVDs simplesmente pq a maioria dos 'profissionais' do ramo simplesmente assumem que deixam o codec na configuração default é melhor. Isso foi dito por ninguém menos que um dos editores de som chefe dos estúdios da Disney. :oloko: :(

Tuna,

pegando o gancho nos seus exemplos, olha o que virou o vertigo em DVD

e imendando mais um exemplos nos seus, talvez um dos posters mais icônicos de todos os tempos, que dispensa maiores apresentações e já tinha os atores estampados de todo tamanho:
    muito bem representado no DVD antigo

Tanan... vira um flying heads na edição especial em DVD. Acho que essa foi pra manter o tema de aviação do filme. Literalmente nas núvens! :ataque:

A diferença pode parecer pequena à uma primeira vista ou a um olhar casual. Mas em uma ligeira maior avaliação, essa última é horrível.

Lightstorm,

conheço todos os posters que vc mencionou e são fantásticos, sem exceção. E os Stars e Bonds são horríveis em DVD, é uma pena, perto de toda a bela arte original que existe para esses filmes. Se o pessoal se interessar, depois com mais tempo posto os exemplos.

9. csan

csan Usuário

5.693 2.597 931

Desde 17 Jan 2006
    Itapema - SC
    Ótimo tópico Wiz (y)

Também não sei por que inventar nessas capas. Geralmente para pior.

Filme: Assassinato por Morte - 1976

Capa original, perfeita e condizente com a temática e roteiro do filme.

Essa capa estava nos primeiros DVDs e também na edição de aniversário...

Reformulação Gringa atual, com os famigerados "Flying Heads"

Qual das capas será que foi adotada aqui no Brasil?

É algo realmente muito imbecilóide a meu ver...

Qual será o critério de julgamento de uma capa?
    Seria algo do tipo: "Esse não vende - troca a capa, esse vende, mantém a capa..." ? :-/

Abraços

Carlos

10. Servulo

Servulo Usuário

Desde 14 Dez 2006
    Curitiba/PR/Brasil
    Nobres colegas,

Um cara "das antigas" provavelmente diria: Quem é o cabeça de bagre que faz estas capas?

Concordo plenamente que estão assassinando diversos filmes em prol de uma apelação imediata de prateleira de locadora, pois acredito que esta seja a maior razão, as distribuidoras devem ter feito alguma pesquisa ou estudo e aferido que a cara do fulano de tal "vende" o filme na prateleira. O maior exemplo disto é a mer** Vítimas Inocentes (Guilty by Association) que muito mané (incluindo eu mesmo) locou porque tinha a cara do Morgan Freeman na capa, que além de quase não aparecer no filme só ajuda a deixá-lo pior ainda - o cara devia estar com o cartão de crédito muito estourado para aceitar fazer um filme destes.

Agora devemos observar que a maioria dos posters não funcionaria tão bem se simplesmente convertido em capa de DVD. Vejamos o exemplo das capas de LPs e agora dos CDs. Devido ao espaço mais restrito, as capas de CDs padeceram de um mal parecido durante muito tempo, ou alguém simplesmente ajustava a capa de uma tamanho para outro e na maioria das vezes não funcionava (fontes, cores, impacto visual, tudo era comprometido). O que deveria haver é uma preocupação em manter a idéia original do poster (pois ele não foi concebido daquela maneira a toa não é?) e corrigindo a linguaguem visual para o tamanho da capa do DVD.

Abraços.

11. jfreitas

jfreitas Usuário

Desde 11 Abr 2005
    São Paulo
    Aproveitando esse tópico do Alex, acho que seria legal criar um tópico fixo para que se possa anexar os poster´s originais dos últimos lançamentos! Realmente os porter´s dão de 1.000 a 0 contra as capas de dvd´s, e não é todo mundo que consegue vê-los, pois nem todo filme que sai em dvd saiu nos cinemas aqui. (E eu também adoraria colocar esses poster´s nos meus backups!!!!:feliz:

12. Wiz

Wiz Usuário

Desde 18 Dez 2004
    Brasília/DF/Brasíl
    Jfreitas,

sempre que quiser checar o poster original de algum filme tente os sites abaixo, vc vai achar praticamente qq filme que imaginar. Mas são nesse modelo de baixa resolução como venho postando nos exemplos. Imagens de alta resolução, ai é bem complicado, só em sites pagos e de coverart, e pelo tamanho fica compliado postar aqui. Mas tomando nota desses sites ai, vc ai estar servido sempre que precisar ou quiser ver o poster original

www.impawards.com
    www.moviegoods.com (nesse dá até pra comprar)

Putz Csan,

um crime o que fizeram com a capa do Murder By Death. Parce um filmeco de vigésima categoria.

Servulo,
    eu entendo o que vc quer dizer, mas com DVD isso não é problema. Caso nunca tenha mexido com isso vc naõ imagina quão bem as dimensões de poster original se adaptam à da capa do DVD (posso dizer por experiência própria mesmo). Um pouco mais complicado são os novos BD eHD-DVD, que já dimensões de capa menos retangular.

13. Wiz

Wiz Usuário

Desde 18 Dez 2004
    Brasília/DF/Brasíl
    Acabei de me lembrar de mais um ótimo exemplo:

Pra ver como esse negócio de flying heads já virou quase que doença e não é mais algo sensato ou pensado, os caras conseguiram fazer uma cabeça de dinossauro flying head!!!:oloko:

Disney's Dinosaur:
    [sarcasmo]Podemos ver que o flying head se justifica por apresentar a cabeça do famoso ator... pera ai, isso é só um dinosauro animado!!![/sarcasmo off] :oloko:

Sendo que o filme tem esse belo poster

Na versão japonesa, podemos ver que o bom gosto prevaleceu

Se bem que tanto nesse qt no caso americano temos ainda outro problema (eheh putz, devo ser mt chato né?): que é o uso desses 'templates'. Templates são tipo esse efeito 'swoosh' pra dar esse ar de novidade high-tech. Esse tipo de efeito, assim como aqules outros efeitos de metal (5 star collection da FOX) são coisas que envelhecem mt rápido e tb cobrem metade do poster. Sei lá, tb não gosto, mas de qq forma melhor ter a capa do japonês.

Mais um caso clássico que acabaram com o poster original, um dos mais celebres de todos os tempos (gostando ou não, não dá pra negar que essa é cara da ficção nos anos 80)
    O tagline é completamente kick ass!!! Muito f#*a

virou um montagem tosca em DVD

Simplesmente não tem sentido nenhum um troço desses. O poster já tem o Robcop de todo tamanho, pra que se paga alguém pra fazer essa nova porcaria de capa se a arte original é perfeita e ainda por cima icônica

14. marcoantonio

marcoantonio jazzy

Desde 13 Jul 2005
    SÃO PAULO - SP
    Excelente tópico.

Wiz, transcreva tudo que está neste tópico e mande para todos os distribuidores brasileiros, quem sabe eles nunca se deram conta do quanto estão equivocados.

Alguns posters originais são simplesmente maravilhosos.

15. Highlander

Highlander Imortal User

Desde 25 Fev 2003
    São Paulo
    Rapaz, quando você começa a reparar nas tais flying heads, a coisa fica hilária :rofl:

Até lembrei de um filme trash que tem literalmente umas flying heads :lol:

Acho que juntando isso aos famigerados "Subtitulos" nacionais, o circo está armado.

16. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

Desde 30 Ago 2005
    Brasil/RS/Torres
    Sinceramente, além dessa detonação dos posters originais, o que mais me irrita são os subtítulos... GHOST-Do outro lado da vida... e outras porcarias que nem me lembro...
    Isso quando não alteram completamente o nome... Há alguns dias peguei pra ver um tal de SWAT 2... bem babaca achei que poderia ser uma continuação mal feita do primeiro... só que não é nada disso: é um filme feito em vídeo, com efeitos de 5ª categoria, atores idem, enredo ridículo... terrível! Agora como a distribuidora permitiu que se fizesse esse tipo de continuação...

17. megaray

megaray Usuário

Desde 15 Fev 2005
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Faz tempo que eu tinho percebido a péssima arte que fazem com a maioria dos filmes, a maioria das capas ainda mais as dos filmes antigos parecem capa dos VHs e DVDs que vinham em revistas e jornais.

No forum do clube do hardware tem um tópico sobre capa de DVDs que o criador do tópico disponibilizou várias fontes e logos e o pessoal mostra as capas que criam e a maioria da um banho nas capas originais pois eles buscam elementos que tem a ver com o fime, eu não me lembro de ter visto essas cabeças voadoras nas capas do pessoal de lá, os estúdios deviam importar mão de obra de outro lugar para fazer as capas porque pelo visto o pessoal de lá é bem fraquinho.

18. Ricky Nobre

Ricky Nobre Usuário

Desde 31 Jul 2003
    Rio de Janeiro
    Por isso que eu adorei a capa dupla de V de Vingança: de um lado, a arte para DVD, sem um pingo de originalidade. Do outro, a fantástica arte original que se inspira da arte soviética dos tempos de Stalin. Simplesmente genial.

19. Wiz

Wiz Usuário

Desde 18 Dez 2004
    Brasília/DF/Brasíl
    Muito obrigado Marco, ótimo saber que os amigos tb gostaram do assunto :D

É verdade Highlander, eu inclusive já ia dizer que essas novas capas além de ser horríveis, não tem aquele elemento de que cada vez que se olha com mais atenção, vemos novos detalhes (como aquelas belas artes desenhadas do Last Action Hero, Last Shot e infinitas outras artes bem desenhadas).

Mas ai, ao dar um leve nova apreciada na capa do In The Line Of Fire vi que tremenda injustiça ia cometer. Vamos ao caso:

vendo novamente esse primor de design, reparei que não só essas devem ser as 2 piores fotos do Clint Eastwood, como tb apesar do filme ser ainda de 93, ele está cadavérico nas fotos. Aí me toquei, será que qq semelhança com o esqueleto do He-Man nas posters abaixo é mera coincidência?

Mas não é só isso, se repararmos a foto menor do Eeastwood, podemos ver que de fato ele deve ser algum tipo de entidade sobrenatural pra estar com aquele campo de força em volta dele. Realmente nada melhor para o presidente que ter um guarda-costas com um campo de força cósmico. Tem mesmo tudo a ver com o filme :aff:

Agora eu realmente tenho uma fascinação com essas artes desenhadas, é incrivel, até os filmes mais trash ficam interessantes vendo somente esses posters desenhados (tudo bem que confesso que nesse caso o Masters Of The Universe é um guilty pleasure pra mim :p )

20. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Muito bom tópico.

Acredito que os diretores de MKT dos estudios preferem a formula das cabeças voadoras numa tentativa de vender pelos atores e nem só pelo filme. Afinal apostam no comprador que pega o filme por impulso na prateleira do mercado, e devem julgar que o comprador que "vai atráz" daquele filme não vai se importar com a capa.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso