RBTV HD

Discussão em 'Programação HDTV' iniciada por victorfgv, 19 Nov 2011.

  1. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    Criei este tópico visando reunir informações sobre a implantação do sinal HD da Rede Brasil de Televisão (RBTV), um canal pouco conhecido pela maioria, que é confundido com a emissora pública da EBC e que é muito assistido por quem gosta de séries antigas, como MacGyver, Casal 20, O Elo Perdido, entre outras.

    Começo falando que no site da nem sempre confiável Wikipédia, consta que a RBTV está implantando seu sinal digital em Campo Grande (MS) - canal 24 - e em São Paulo - canal 56 de Barueri. Na comunidade da emissora no Orkut, Vladimir Alves, responsável pela programação, disse que ainda não há uma data certa para a RBTV iniciar suas operações no canal 56D de Barueri. Pelo que a gente sabe, é preciso primeiro entrar em Campo Grande (MS), que teoricamente, é onde fica a geradora da emissora. Só depois, a emissora poderá expandir seu sinal digital para São Paulo (sede da emissora) e outras localidades. Claro, que São Paulo será a primeira praça a receber o sinal digital depois que a geradora foi digitalizada.

    Teve gente dizendo que a RBTV já está em testes em São Paulo, confirmam isso? E poderia ela estar em testes em São Paulo, sem antes fazer o mesmo na cidade onde ficasua geradora? Ou será que também já está em testes em Campo Grande?

    No Rio de Janeiro, segundo o próprio Vladimir, em breve serão implantados dois canais: um digital e outro analógico para atender toda a cidade do Rio (o que acho bem difícil em se tratando de RBTV e ainda mais que outras emissoras com mais tempo de estrada no Rio ainda não conseguiram tal feito de cobrir todo o Rio, devido à complicada geografia e a necessidade de 2, 3 ou até mais retransmissores, dependendo da potência do sinal). Por enquanto, aqui no Rio, o único canal é o 57 UHF de Petrópolis (na Região Serrana), que chega em alguns bairros da capital. Este canal é de uma afiliada, que na prática, apenas retransmite o sinal da RBTV.

    Então, qualquer informação que tiverem sobre a RBTV HD, favor postar aqui. Vamos reunir tudo que soubermos neste tópico, não espalhando as informações por aí.
     
  2. mfbald

    mfbald Usuário Muito Ativo


    Desde 10 Dez 2009
    São Paulo/São Paulo/Brasil
    Em São Paulo a RBTV ainda não tem sinal digital, mesmo porque o seu futuro canal 56 atualmente é utlizado pela Tv Novo Tempo no sistema analógico. Quem colocou recentemente seu sinal digital em SP foi a ex-Tupi Tv, hoje TopTv, no canal 35, mas sinal tá bem fraco.
     
    wago aragom agradeceu.
  3. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    Não sabia que o 56 analógico estava ocupado, pois vi no tópico de São Paulo boatos de testes da RBTV HD no 56 e não me lembro de ter visto ninguem falando sobre essa TV Novo Tempo, só se o sinal analógico é muito fraco e quem disse isso do sinal HD da RBTV não recebe o da TV Novo Tempo. Mas engraçado que na Wikipédia não consta nada sobre o 56 analógico.

    Sobre a Top TV: parece que a Top TV também está no canal 33 UHF (concessão TVA, que não fica 24h no ar) e que alguns conversores não conseguem sintonizá-lo corretamente, tal como acontece aqui no Rio, também no 33, que aliás já abrigou a MTV e parece que também um outro canal da Abril e sempre com esse problema. O canal ainda tá como Abril SD, pelo menos aqui no Rio, as com a programação da Top TV.

    Canal 35 no digital de São Paulo? Na Wikipédia, que nem sempre é confiável, consta que a Top TV está no 52 digital de Franscisco Morato (cidade que fica na Grande São Paulo). O sinal desse canal deve chegar também à capital.

    Na Wikipédia, consta que a TV Novo Tempo está no 46 analógico da capital paulista e no 43, também analógico, de Mogi das Cruzes.
     
  4. mfbald

    mfbald Usuário Muito Ativo


    Desde 10 Dez 2009
    São Paulo/São Paulo/Brasil
    Vamos lá:
    1) o canal 56 que sintonizaram no digital foi por incrível que pareça da Band de São Jose dos Campos (aprox. 100km da capital) Deve ter sido propagação, porque ninguém mais comentou e não dava para saber direito o que passava.
    2) o canal 33 digital é alugado da Abril pela TopTv (aqui em casa não pega)
    3) o canal 35 digital é próprio da TopTv (torre em Francisco Morato)
    4) o canal 52 é o sinal analógico da TopTv, cuja torre fica na Av. Paulista e só é sintonizado por lá, pois sofre interferencia do 52 digital da Tv Diario (Globo) de Mogi das Cruzes. Antes de surgir o 52 digital eu sintonizava o 52 analogico aqui em casa. Depois, passei a não pegar nenhum dos dois.
    5) o canal próprio 56 analogico da Tv Novo Tempo fica em Barueri (Grande SP) e é sintonizado em algumas regióes proximas dentro da cidade de SP
    6) o canal 46 está na Av. Paulista e foi alugado pela Novo Tempo da Tv ShopTour (canal de compras que saiu do ar) com direito à compra no futuro. Ela alugou todas retransmissoras da ShopTour e aí se inclui o 43 de Mogi.
    7) para que a RBTV ponha seu sinal digital no ar (canal 56), a Tv Novo Tempo de Barueri terá que se mudar para o 55.
    Espero ter sido claro. Abraço
     
  5. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    Eu realmente me confundi com o canal 52. Ele é sim analógico, como consta na Wikipédia, mas lá nada fala que tem um canal analógico no futuro digital da RBTV, que aliás acho que já foi até publicado pelo MC (assim como também deve ter sido em Cpo. Grande-MS).
     
  6. victorprosa

    victorprosa Proto-engenheiro


    Desde 1 Nov 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    Tem problema ai...

    A concessão analógica de Barueri, tá como:
    Outorgada: Fundação Guilherme Müller
    Programação: Paz e Vida (Evangélica)
    Dirigente: Francisco Rossi

    Devem ter repassado para a Novo Tempo, o problema é que a concessão foi alterada, passando o canal de 56E para 55+E, eu não pego aqui em casa, mas estão transmitindo errado?

    Inclusive, está mesmo liberado para a RBTV transmitir digital canal 56 desde Barueri, mas a potência liberada é muito baixa, sem chances de pegar nem em metade de São Paulo...
     
  7. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    Caramba...
    Será que nem o digital vai resolver os problemas de sinal da RBTV? Vai continuar a mesma história do analógico? Issos em falar o tempo que a RBTV vai demorar pra entrar em todas as cidades onde tem sinal analógico e acho difícil a emissora cumprir isso de aumentar a cobertura no Brasil do jeito que tão falando, pode até conseguir um que outro canal mas aumentar tanto a cobertura vai ser difícil, porque já tá complicado manter os canais que têm (afiliadas/retransmissoras) e o próprio canal de São Paulo. Mas por que o canal digital da RBTV é de Barueri? O 50 analógico também é então? E provavalemente, quando começar a operar no digital, transmitirá tudo em SD, nada de programação em HD.
     
  8. mfbald

    mfbald Usuário Muito Ativo


    Desde 10 Dez 2009
    São Paulo/São Paulo/Brasil
    O canal 50 analógico é de SP, a torre está na Av. Paulista. Curiosidade: a Tv Novo Tempo de Barueri irá direto do 55 analógico para o 55 digital, pois não tem mais canal disponível por aqui, nem no analógico, nem no digital. O Mesmo deve acontecer com a Rede Gospel , que ficou sem seu par digital e tbem deve passar do 53A para o 53D. Ela é a única geradora da cidade que ainda não tem sinal digital.
     
  9. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    Não era então pra RBTV receber um canal digital na cidade de São Paulo?
     
  10. mfbald

    mfbald Usuário Muito Ativo


    Desde 10 Dez 2009
    São Paulo/São Paulo/Brasil
    Em tese, seria o lógico.
     
  11. ManoClem

    ManoClem Usuário Muito Ativo

    3.556 2.739 113

    Desde 15 Out 2008
    Salvador/BA/BR
    A RBTV é uma decepcionante "rede de televisão", irmã gêmea da RedeTV! no quesito sinal ruim. Não tem capital pra expandir o analógico, quiçá o digital. Vai crescer é nunca.
     
  12. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    Acho que nem dá pra comparar a RedeTV! com a RBTV. Apesar de tudo, a RedeTV! está muito a frente da RBTV. Porém, a RBTV consegue ter uma programação muito boa, mostrando muita coisa melhor do que a RedeTV!, que prioriza muito programas de fofocas, famosos e outras besteiras e inutilidades, mas mesmo assim é a 5ª maior do país, tem uma boa estrutura em São Paulo, mas fora da capital paulista é ridícula, não em termos de sinal, mas em estrutura. Mas, certamente, fora do Centro-Sul ou até mesmo em alguns locais dentro dele, a emissora tenha até problemas com sinal. Enquanto isso, a RBTV nem mesmo em São Paulo tem uma bom sinal (quanto a estrutura não posso dizer, mas caso tenha uma estrutura considerável é a única, já que fora dali não tem absolutamente nada) e seu jornalismo ainda é bem básico, só deve ganhar mesmo da NGT, pois quase não produz matérias.
     
  13. ManoClem

    ManoClem Usuário Muito Ativo

    3.556 2.739 113

    Desde 15 Out 2008
    Salvador/BA/BR
    Existe jornalismo próprio na RBTV? toda vez que assisto seu jornal noturno, só vejo reportagens da Band. Aparentemente sua estrutura física em SP é boa, mas como eu falei victorfaria, os sinais da RBTV em cidades onde ela opera é precário, foi só nisso que a comparei com a RedeTV!; no restante ambas são completamente diferentes mesmo. A programação é excelente, mas imagem que é boa.......nada. Para ela se tornar uma rede de verdade tem que investir muito, e parece que os donos não tem dinheiro pra isso colega. Um abraço. Só uma pergunta: você é parente do Eduardo Faria?
     
  14. DIVINO RIBEIRO DA SI

    DIVINO RIBEIRO DA SI Usuário


    Desde 21 Nov 2008
    campo grande-ms-Brasil
    APESAR DA RBTV EM CAMPO GRANDE MS SER A GERADORA. AQUI ELA OPERA COMO UMA RETRANSMISSORA, SO TEM MESMO A ANTENA E O TRANSMISSOR.O CANAL DIGITAL TAMBEM AINDA NÃO ESTA EM OPERACÃO. O SINAL ANALOGICO MELHOROU BASTANTE, MAS AINDA ESTA: IMAGEM NOTA 7 ,SOM PESSIMO (ESTRONDOSO) NOTA 5

    SUA PROGRAMACÃO E UMA BOA ALTERNATIVA, GOSTO MUITO
     
  15. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    A RBTV tem uma ou outra matéria própria em seu telejornal. O restante é da Band mesmo. É incrível isso! Nem em São Paulo a RBTV produz matérias.

    A RBTV é uma emissora que quer ser nacional, tem uma boa programação, mas não tem um bom sinal, nem mesmo em São Paulo.

    Não sou parente do Eduardo Faria.
     
  16. pencel

    pencel Usuário Muito Ativo


    Desde 19 Abr 2011
    campo grande
    SERÁ QUE EM ABRIL VIRÁ NOVIDADES.
     
  17. victorfgv

    victorfgv Usuário Muito Ativo

    O Diretor Comercial da RBTV informou no programa "A Tarde é Show" de 23/07/2012, que ativará em breve o sinal digital em São Paulo capital. Disse também que o transmissor da emissora em São Paulo será o terceiro mais potente da cidade. Depois será a vez de Brasília e Rio de Janeiro.

    No caso de São Paulo (sede da emissora) e Campo Grande (que teoricamente é onde fica a geradora da emissora) as consignações já foram publicadas no Diário Oficial, mas no Rio e em Brasília não há sequer um canal definido. No Rio de Janeiro, aliás, a situação é ainda mais complicada, já que a emissora sequer tem um canal analógico (o sinal que chega em algumas localidades da capital fluminense vem do instável 55 UHF de Petrópolis).

    Fontes
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php/77716-HDTV-em-S%C3%A3o-Paulo/page334
    http://www.tvsdorj.com/2012/07/rbtv-tera-sinal-digital-no-rio-em-breve.html
     
  18. hd sp

    hd sp Usuário Muito Ativo


    Desde 4 Jul 2009
    Barueri/São Paulo
    A RBTV está transmitindo em digital em São Paulo (teste). Alguém confirma se a geradora (Campo Grande - MS) já opera no formato?

    Demais informações vide em HDTV em São Paulo
     
    #18    
  19. thisismemar

    thisismemar Usuário


    Desde 27 Mar 2008
    Campo Grande - MS
    Aqui em Campo Grande - MS ainda nem sinal de testes... Isso que dá a Anatel aceitar essas histórias de Geradora só no Papel...
     
  20. ogava

    ogava Usuário Muito Ativo


    Desde 12 Dez 2007
    registro/sp/brasil
    vixi maria , que zona .

    uma coisa que pensei desde que fiquei sabendo do sinal digital é que poderiam unificar os canais, ou seja o canal teria a mesma frequencia e o mesmo numero no brasil todo .
    mas vai convencer o pessoal de que a globo nao é mais o 5 e sim o 7 kkkk

    mnas acho que seria uma soluçao para estas interferencias .
     
    #20