Receptor para substituir Receptor Sky Livre

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por ScuLt, 4 Jan 2017.

1. ScuLt

ScuLt Usuário

Desde 12 Dez 2007
    São Paulo
    Prezados,

Não sei ao certo se este seria o local mais indicado para uma mensagem como esta. Vou tentar descrever a situação que estou passando o mais claro e objetivo possivel.

Possuo um apartamento no litoral sul de São Paulo, em Peruíbe, 2 torres, com 4 andares e 4 apartamentos por andar. Minha unidade fica no segundo andar
    O sindico, por volta de 2014, teve a ideia de colocar a skylivre no prédio uma vez que as antenas parabólicas já estavam muito antigas a recepção era, de fato, MUITO RUIM.

Os proprietários são, em sua maioria, pessoas de uma idade mais avançada e não entendem muito. Resultado: isso foi aprovado em reunião com um custo de R$550,00 para cada unidade, onde seriam instaladas meia duzia de antenas e cada unidade receberia UM decoder para uso da SkyLivre e neste valor estaria incluso, também, a instalação de antenas, passagem de fios, e etc.

As antenas parabólicas antigas foram retiradas e, hoje, a unica forma de recepção de sinal de TV no condominio é através da SkyLivre em SD. Nunca saiu da minha cabeça que rolou alguma troca de favores, uma vez que com pouca pesquisa era possivel ter feito um uso muito melhor do recurso que foi pago por esse serviço. Não quero entrar no mérito mas, acredito que o sindico levou algo por fora neste processo.

O problema é que o nosso receptor quebrou cerca de uma semana após o termino da garantia de 1 ano dado pela empresa que realizou o serviço, e a empresa que realizou o serviço nos informou que um novo custaria R$ 599,00. Fiquei abismado, sendo que o kit com antena, decoder e controle remoto é facilmente encontrado por R$ 144,00 em magazines online.

O fato é que a recepção é em SD, com poucas opções de canal e, sendo bem sincero, ruim. Queria utilizar um novo receptor mas acredito que estou preso com essas antenas da Sky né? Ou existe algum modo de se fazer isso sem grandes complicações?

A TV, apesar de ser de plasma, não possui um conversor de sinal embutido. Este é um ponto. Não acredito que seja possivel instalar uma antena no externa no condomínio, este é outro ponto.

Gostaria de sugestões sobre o que fazer com estes pontos que relacionei acima. Não conheço nada de receptores e antenas.

Obrigado!

Anúncio do HT Forum
  2. The Brain

The Brain Usuário Muito Ativo

2.849 1.473 113

Desde 5 Set 2008
    São Paulo/SP
    O que eu sei é que a Sky não comercializa mais o sistema Livre, apenas o Pré-pago, que só libera os canais abertos caso seja contratado um pacote pago.

Não sei se você vai conseguir substituir o seu aparelho e continuar no plano Livre.

Talvez o @Flávio FP@Flávio FP possa ajudar.

3. ScuLt

ScuLt Usuário

Desde 12 Dez 2007
    São Paulo
    Obrigado The Brain!

será que ficaria melhor se eu enviasse uma mensagem ao Flavio?

4. Flávio FP

Flávio FP Usuário Muito Ativo

1.741 2.728 113

Desde 24 Jan 2010
    Viçosa, MG, Brasil
    Realmente, se o serviço foi feito em 2014, foi o pior negócio possível para todos os condôminos. A Sky Livre é um serviço SD, com péssima qualidade de imagem, poucas opções de canais abertos, sem possibilidade de comprar pontos adicionais no mesmo contrato e pacotes pagos vários dos principais canais fechados (a Sky, além de ser a operadora nacional com a grade mais incompleta, muitos dos novos canais que entram na Sky, só entram em HD, ficando os clientes que possuem receptores SD sem os novos canais, como por exemplo, Food Network, Sundance, Discovery Turbo, ESPN+, Nat Geo Wild EI Maxx 2 etc.).

Uma opção bem melhor teria sido o Oi TV Livre HD, que, como o próprio nome diz, além de ser HD, é vendido com receptores novos (a Sky sempre vendeu livre e pré-pago com receptores usados recondicionados), possui 5 canais abertos em HD, tem uma imagem muito melhor nos canais SD, possui HDMI, possui mais canais abertos e de rádio que a Sky, e possui opções de pacotes pré e pós-pagos (este último com fidelidade) com muito mais canais fechados que a Sky, com dezenas de canais HD, e com ótimo preço. Além disto, disponibiliza para o cliente opção de comprar e cadastrar no mesmo contrato até 5 receptores (se contratar pacote pago, serão liberados os canais em todos os 5 pontos). Na época, pelo preço que vocês pagaram, dava pra colocar um receptor HD da Oi Livre + 1 antena individual pra cada apartamento, com um LNBF que suporta até 4 receptores no mesmo cabo, apenas usando divisores dentro do apartamento para alimentar os receptores adicionais (para quem quisesse mais de 1 ponto).

Você tem 2 opções viáveis para seu caso:

1. Ligar pro SAC da Sky, no 10611, para tentar solicitar a troca do receptor, por outro novo (no sentido de desabilitado, mas recondicionado), mas mantendo seu contrato como Sky Livre. Bastaria a Sky cadastrar o serial do receptor no seu contrato substituindo o receptor queimado. Digo isto porque o Sky Livre não existe mais. Agora, só existe o Sky Pré-Pago. A Sky agora vende receptores por R$ 144 por causa disto. Além de os receptores serem usados e recondicionados (representando pouco custo pra Sky), em novos contratos pré-pagos, o cliente fica obrigado a sempre recarregar. Até pra ter apenas os canais abertos, agora a Sky obriga o cliente a pagar R$ 9,90 mensais. Se o cliente recarregar um pacote com canais pagos, com recarga mínima de 30 dias, ele fica com os canais de TV aberta disponíveis por 30 dias após o vencimento da recarga. Depois destes 30 dias de canais de TV aberta, a Sky bloqueia tudo, e só libera o canal do cliente (http://www.skyprepago.com.br/recarregue). A única operadora que ainda vende pacotes livres para novo clientes é a Oi. Isto posto, primeiro ligue pro 10611 e explique isto, lembrando de anotar e guardar o número de protocolo, com data, hora e assunto. Se vc não conseguir resolver pelo SAC (acho grande a chance de não conseguir nesta primeira instância), vc pode solicitar uma ligação pelo atendimento das instâncias superiores da Sky (clique no link), o mesmo que responde às queixas feitas à Anatel. Neste atendimento, vc informa o número do protocolo que recebeu no 10611, e explica novamente o caso, usando o que detalhei acima também. Lá, talvez vc consiga trocar o serial do receptor cadastrado no seu contrato. Anote tb o protocolo deste atendimento. Este setor tb tem telefone: 0800-728-7150. Caso não consiga resolver ainda, abra uma reclamação formal no site da Anatel e outra no site www.consumidor.gov.br. Informe os números de protocolos que recebeu e relate, por escrito os problemas. A Sky é obrigada a te responder por telefone.

2. Se preferir, e/ou se não conseguir resolver com a Sky, vc pode optar pelo Oi TV Livre HD. Vc acha receptores por aproximadamente R$ 400, R$ 100 mais caro que em 2014, mas, ainda assim, com um preço bom, por ser um produto bem melhor que o da Sky e o da Claro. Para ver se é possível instalar aí, procure saber se as antenas instaladas pra Sky Livre foram colocadas para atender a cada apartamento individualmente, ou para atender a grupos de apartamentos. Uma observação minha aqui: que técnico burro (ou mau caráter) que instalou esse monte de antenas aí, pois 1 só antena coletiva atenderia tranquilamente 16 receptores Sky Livre. Se as antenas forem individuais, fica facílimo vc mandar alguém apenas reapontar sua antena pro satélite da Oi e trocar apenas o receptor dentro do seu apartamento pelo da Oi. Se a antena for compartilhada, veja se tem como colocar uma antena de 60 cm só pra vc. A antena pra vc instalar o Oi Livre é igual às usadas na Sky, e basta um único cabo indo pro seu apartamento. Uma possibilidade que levanto pra vc tentar mudar pra Oi, também é a possibilidade de vc usar também em outra residência sua, mesmo noutra cidade, caso possua. Como vc pode habilitar até 5 receptores no mesmo contrato, vc pode comprar mais de 1 e, se já usar TV por assinatura no outro imóvel, pode deixar alguns receptores lá e outro(s) em Peruíbe ou levar os receptores pra onde vc for. Assim, vc fica com canais pagos em todas as suas residências. Se vc optar por instalar a Oi, seja por ser um produto melhor que o que vc tinha com a Sky, ou por não ter outra solução com a Sky, eu posso habilitar os receptores que vc comprar pra vc, já que sou credenciado da rede Elsys/Oi TV.

Se vc realmente quiser mudar pra Oi, pela qualidade do serviço que vc vai ter, pode só procurar a Sky no 10611, mas só pra ter um protocolo e um argumento com o síndico do condomínio, sem precisar ter toda esta dor de cabeça com Anatel e Procon. Argumentando com ele que não existe mais o Sky Livre, que a Sky não quer substituir seu receptor e manter os canais abertos pra vc, que o técnico que ele contratou está querendo te “enfiar a faca”, e com menos que o valor que ele quer te cobrar, vc compra um Oi Livre HD, com um serviço muito melhor, além de todas as diferenças entre os dois serviços, que expliquei acima, há uma boa chance de vc conseguir instalar uma antena da Oi aí, ou mudar uma das antenas pra Oi. Como falei, podem-se instalar vários receptores da Sky na mesma antena. Se a antena que está atendendo seu apartamento está sendo compartilhada com outros apartamentos, podem mudar estes poucos apartamentos pra outras antenas que estão no telhado, pra que esta fique pra ser usada com a Oi.

Caso precise de algum esclarecimento, pode responder por aqui ou por MP.

The Brain agradeceu.
  5. ScuLt

ScuLt Usuário

Desde 12 Dez 2007
    São Paulo
    Flávio, muito obrigado pela resposta.

Estou tentando descobrir quantas antenas existem no prédio efetivamente, pois lembro que em ata foi colocado que seriam cerca de 3 por torre.

Liguei na empresa que realizou o serviço e agora o preço de um receptor é 299, mas é o pré-pago e não o Livre. Fico pensando sem vale a pena toda a dor de cabeça disso, uma vez que é um apartamento de veraneio. Ele me informou que se eu comprar um aparelho usado do Livre, eu teria que fazer o cadastramento, e que talvez não desse por causa do antigo dono do contrato e tudo mais. Pensei que apenas substituindo o cartão eu já poderia utilizar o serviço, mas parece que não é assim que funciona, correto? Deve-se fazer o cadastro com do cartão junto com o codigo do aparelho.

Fico chateado pois a empresa já sabia que o produto estava saindo de linha e mesmo assim o serviço foi executado, fora o sindico na jogada também.

Os receptores que voce falou da Oi TV Livre HD, onde eu poderia encontra-los? Se for necessário comprar o kit com antena, quanto sairia? Pelo o que eu entendo, a fiação já está passada, então eu teria apenas que colocar a antena Elsys, direciona-la, e ligar o receptor com ele já habilitado por voce, por exemplo, correto?

Quando no passado ele nos cobrou R$ 599,00 por um novo receptor, passando apenas uma semana da garantia, lembro que falei que até poderia comprar, mas que não seria com ele, justamente por todo o transtorno causado.

Fico no aguardo!

6. Flávio FP

Flávio FP Usuário Muito Ativo

1.741 2.728 113

Desde 24 Jan 2010
    Viçosa, MG, Brasil
    Realmente, a empresa que vendeu e o síndico, pelo que parece, não agiram de boa-fé. Agora, a empresa faz pior ainda, querendo cobrar R$ 600 por um receptor novo (usado recondicionado), que é um equipamento com tecnologia da década de 80, com imagens SD, borradas, horríveis, e com saídas de áudio e vídeo analógicas.

Sobre o Oi Livre, o local mais barato de se comprar é no Mercado Livre (http://lista.mercadolivre.com.br/oi-livre-hd) tem vários vendedores com boas qualificações, que vendem por menos de R$ 400, com frete incluído. A antena, vc encontra no ML tb, por bons preços. Pra sua região, vc pode usar uma antena de 60 cm de diâmetro. Não precisa ser uma antena de uma marca específica. Pode ser uma antena com logotipo da Oi, da Sky, da Claro ou de qualquer marca, desde que seja uma antena Ku comum, com pelo menos 60 cm. Não se esqueça de comprar um LNBF universal ou SCR ou CSS. Podem-se encontrar antenas de 60 cm a partir de R$ 70 (http://lista.mercadolivre.com.br/antena-60). Um LNBF simples universal (só pra 1 ponto) custa em torno de R$ 10 a R$ 15. Um LNBF SCR ou CSS (que permite ligar até 4 ou 5 receptores na mesma antena) custa menos de R$ 35 no ML. Talvez vc encontre antena de 60 cm pra vender onde vc mora mesmo ou até em Peruíbe, por um preço bom (em torno de R$ 70-80). Falo isto porque o frete duma antena, pelo seu peso e dimensões pode sair caro, se vc comprar pelo ML.

Se vc conseguir comprar a antena, bastaria contratar alguém pra instalar pra vc, e usar o mesmo cabo que está indo pra dentro do seu apartamento. Eu habilito o receptor.

Só pra ver se compensa, vc usa TV por assinatura na cidade onde vc passa a maior parte do ano? Em qual cidade é? Se possui, qual é a operadora e pacote? Quanto paga por ele? Quantos pontos vc tem?

Se vc possui TV paga onde mora a maior parte do ano, talvez compense vc usar a Oi lá também e levar 1 ou mais receptores pra Peruíbe quando viajar pra lá, podendo ter os canais da assinatura em ambas as residências. Aí vc não ficaria só com TV aberta quando fosse passar um tempo na praia.

7. The Brain

The Brain Usuário Muito Ativo

2.849 1.473 113

Desde 5 Set 2008
    São Paulo/SP
    O único ponto negativo da Oi TV pra nós paulistas é não ter sinal da Globo aqui.

Pode ser feita uma manobra para liberar o sinal de outra localidade, como o RJ por exemplo. Mas não é a mesma coisa.

Caso a pessoa já esteja acostumada com a programação nacional da parabólica, como a maioria que mora no interior, e/ou não se interessa pelo jornalismo nem pelo futebol, não faz diferença.

Se não, é um ponto a se considerar.

Por outro lado, a Globo é a emissora aberta com a melhor cobertura de sinal digital terrestre.

Eu não sei como é a recepção em Peruíbe, mas uma alternativa seria instalar a Oi TV Livre + uma antena UHF.

P.S.: Revi a primeira postagem do tópico e a TV do @ScuLt@ScuLt não tem sintonizador digital. Então além da antena UHF precisaria de um conversor digital.

Última edição: 11 Jan 2017
  8. ScuLt

ScuLt Usuário

Desde 12 Dez 2007
    São Paulo
    Exato @The Brain@The Brain.

Ontem fui ao centro de SP e consegui consertar o meu receptor por 60 reais. Passei também em uma loja de antenas e conversei com alguns vendedores. Um deles, inclusive, era da Sky. E confirmou minhas suspeitas. Geralmente os sindicos, por instalarem no predio, ganham os pacotes de canais e pontos adicionais.

Este vendedor me alertou exatamente sobre o ponto mencionado: não tem globo. Em todo o caso, encontrei uma antena bem legal a venda: a amphibions prohd-2000a. Todas as lojas falaram que esta era a melhor, pois tinha amplificador de sinal, podia ser usada interna ou externamente e ainda era mais barata do que uma similar que não tinha a mesma qualidade.

Em ultimo caso, se o aparelho não ficar bom, vou ter de partir para antena e conversor.

9. ScuLt

ScuLt Usuário

Desde 12 Dez 2007
    São Paulo
    Prezados,

Apenas dando o retorno. Estou no apartamento de praia e o reparo no aparelho Sky livre foi feito e está funcionando.

O maior problema era a parte de seleção do id da região. Peguei o aparelho de um vizinho que estava funcionando normalmente é fiz os ajustes exatamente como estavam no dele e funcionou sem problemas após o reparo.

No momento, ficará assim mesmo. Muito obrigado pelas sugestões.