Anúncio do HT Forum

Recomendação de potência do ar condicionado

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por duffba, 5 Jul 2018.

1. duffba

duffba Usuário

Desde 21 Ago 2008
    Salvador - BA
    Olá amigos,

Estou fazendo uma nova instalação de ar condicionado e gostaria de uma ajuda para esclarecer uma dúvida relacionada à potência do ar condicionado que deverá ser instalado.

A instalação é para uma sala + varanda com área total de cerca de 31m2, conforme imagem abaixo:
    Screen Shot 2018-07-05 at 11.00.38 PM.png

A princípio a indicação é para utilização de um aparelho de 30.000 btus, porém ao pesquisar os aparelhos inverter estou encontrando apenas o Elgin de 30.000 btus ou o Fujitsu de 27.000 btus e a minha dúvida está justamente aí.

Visto que o Fujitsu é reconhecidamente muito superior ao Elgin, estou considerando pegar ele mesmo pagando um pouco mais caro que o Elgin de 30.000. Mas será que esse Fujistsu de 27.000 seria suficiente para essa área?

Não faço idéia o quanto esses 3.000 btus a menos poderá prejudicar a refrigeração para esse espaço.
    Qualquer ajuda será extremamente bem vinda.

Apenas complementando as informações a respeito do espaço: resido em Salvador - BA, o apartamento é nascente e pega sol pela manhã na varanda (que possui persianas), terá equipamentos eletrônicos na sala (TV, decoder, receiver) e no dia a dia terá apenas 3 pessoas em casa.

Att,
    Renato

2. endlich65

endlich65 Usuário

Desde 13 Out 2003
    VILA VELHA/ES/BRASIL
    Amigo olhando as dimensões creio ser suficiente 27 k btu figitsu, esta ,arca vale muito a pena a compra , como é sol da manhã e seu uso será mais a noite ou mesmo usando durante o dia
    Acho que lhe servirá muito bem.

3. duffba

duffba Usuário

Desde 21 Ago 2008
    Salvador - BA
    Realmente o Fujitsu é excelente! Tenho um Inverter de 12.000 btus há 6 anos e até então funciona perfeitamente.

Obrigado pelo retorno.

4. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

7.533 1.778 681

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    A princípio sem conhecer as verdadeiras fontes de calor esse fujitsu te atenderia.Talvez,digo talvez, em dias extremamente quentes e muito úmidos,pode acontecer que a carga térmica nesse momento exija que o equipamento forneça quase que a capacidade nominal máxima de operação .

Claro que isso fica só no que poderia ou seria,e mesmo assim acho que ainda esse fujitsu dessa capacidade te atenderia .

Nesse caso específico e hipotético,a principal característica do equipamento dessa marca que é a economia de energia dentre outras coisas ,não seria a maior nesses momentos,se de fato essa possibilidade for verdadeira ..

Mas acredito que esse parentese ,são só elucubrações detalhistas e minhocais de um velho peão que é fã desse equipamento,e que se deparou de repente com uma companheira constante,sua majestade a insônia.

Mesmo assim repito ,no comparativo de operação e performance do fujitsu com outras marcas,na minha opinião,o fujitsu levaria também vantagem.Portanto sem mais extensas delongas e nhém nhém nhém como diria o FHC,eliminemos depressa,as minhocas de nossas cabeças.

Sempre peço aos colegas o retorno,pois a grande parte dos colegas que visitam esse tópico,a maioria é leiga,utilizando esse tópico como canal de informação e em busca e troca de experiencias.

Acredito que esse pedido beira a chatice e ousadia,mas o retorno de todo o processo, é extremamente importante pra toda comunidade e pro tópico em si,esse retorno,feedback,review.

De todo o processo,a pré instalação,o durante a instalação,empresa contratada,qual o nível da empresa que prestou o serviço ,limpeza ,rapidez,enfim expectativas foram atendidas,nem tanto ou não etc...Desculpe as redundâncias,insistências e repetições.

E já sendo chatérrimo e cri cri novamente,pedimos a gentileza de vc perder seu precioso tempo em estender esse review ao nível da máxima excelência e nos primeiros dois meses de utilização do equipamento,nos falar quais as configurações operação usadas e monitorar pela conta da energia o acréscimo de Kw/hora e enviar pra gente o review do vilão do custo fixo em nossos combalidos bolsos,o pai de todas as insônias ,o também revestido de poder real ,sua majestade o consumo.

O antes e o depois. Como disse acima ,esse review e feedback é super hiper mega importante pra todos nós usuários desse tópico,porque fecha com chave de ouro todo o processo,desde a consulta,escolha do aparelho,se vc pesquisou preço ,onde vc comprou,todos os porquês,o que aconteceu na sua instalação,os prós e contras,pontos positivos ,negativos etc ..

Abraço,bom fim de semana.Boa sorte.Saúde e paz.Jairo

Última edição: 6 Jul 2018
  5. duffba

duffba Usuário

Desde 21 Ago 2008
    Salvador - BA
    Prezado Jairo,

Agradeço pela sua análise e contibuição.

Quanto ao meu processo de escolha, estou tentando levar em consideração a marca, potência e preço dos equipamentos.
    Tenho feito minhas buscas pela internet e tenho encontrado uma diferença de preço absurda entre os aparelhos de 24.000 e 30.000 btus, além disso, não encontro muitas opções entre os de 30k. As principais opções que encontrei por enquanto são: O Fujitsu de 27k (R$ 5.460), o Elgin de 30k (R$ 4.750) e o LG de 31k (R$ 6.750).

Diante das opções acima, cheguei à conclusão de que o Fujitsu teria o melhor custo x benefício e conforme ajuda de vocês, mesmo que hipotética (rs), acredito que será a minha escolha.

Assim que possível darei um retorno quanto à utilização e consumo do mesmo.

Abraço e um ótimo final de semana.

• 1
  6. Álvaro Ney

Álvaro Ney Usuário

Desde 1 Jun 2005
    Rio de Janeiro
    Embora me enquadre como leigo total no assunto, mencionei no tópico da Fujtisu que substitui meu aparelho convencional de 18K por um de 29K inverter, ambos da mesma marca e tenho desde então usado todos os dias, ou seja, castigando mesmo o inverter, mas para poder emitir um parecer preciso conhecer a alteração do consumo, contudo, no mês passado e no atual (comparado com o ano anterior), não houve alteração no consumo, porém ainda não aumentou a temperatura aqui na minha região suficientemente para permitir uma aferição precisa. Consequentemente só tenho o consumo de um mês (junho) e nele o consumo de energia se manteve inalterado, não obstante a utilização diária como afirmado, mas estou fazendo obras e utilizado muito o forno de microondas, em razão das obras que ando fazendo por aqui e utilizado mais o chuveiro elétrico. São 3 pessoas a mais, utilizando ferramentas de alto consumo elétrico (makita, talhadeira elétrica, etc), então, neste mês também não será diferente, tendo em vista a estação que não exige maior esforço de refrigeração, além dos fatores retromencionados.
    Quero oferecer uma conclusão precisa, tenho uma sensação que houve economia, e estou avaliando o superdimensionamento que pelo menos teoricamente deve trazer maior economia, além do menor esforço e consumo do compressor, mas só posso fazer tal afirmação quando o clima mudar. A se considerar o tipo de tecnologia inverter, tem tudo para dar certo, pois o funcionamento é sabidamente diferente dos convencionais. Quando tiver os dados precisos, submeterei ao mestre @jairo bertoni@jairo bertoni . Afinal, ele é o profissional certo para tecer comentários a respeito.

Meu fraternal abraço a todos.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso