Anúncio do HT Forum

Reforma do Technics SL-2900

Discussão em 'DIY' iniciada por Laercio Rc, 9 Mai 2017.

?

Techncis

1. Toca-discos Techcnics

0 voto(s)
    0,0%
  2. Technics SL-2900

2 voto(s)
    100,0%
Votos múltiplos são permitidos.
  1. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Olá a todos!

Há uns 3 anos atrás, cansado do som "pixelizado" do CD, comprei no Mercado Livre um toca discos Technics SL-2900. Quando ele foi lançado em 1978, eu com 12 anos de idade fiquei apaixonado pelo set da Technics na época, em especial ao toca discos.

Depois de tantos anos acabei comprando um naquele estado... Estava com uma cápsula Le-Son LC-80 e agulha genérica, parafusado num shell de plástico com parafusos de interruptor cortados com alicate. Quando o disco terminava, você tinha de dar um pulo do sofá e correr para erguer o braço, pois ele vinha se arrastando sobre o disco. O resto de agulha não durou duas horas.

Na mesma noite resolvi desmontar o aparelho e descobri o que estava errado. Havia um cames solto (que elevavao braço), pois seu poste de fixação estava quebrado. Não tive dúvidas furei a base do braço e coloquei um parafuso e porca para sustentar o mecanismo. Já era de madrugada quando deixei o mecanismo todo ajustado.

No dia seguinte comprei uma agulha Le-Son original e com peso, anti-skating e overhang regulados, fiz minha primeira audição. Foi com o LP Black Sabath, que emocionante o que eu ouvi. Profundidade, palco sonoro ali na minha frente, sem ter de ficar imaginando-o, experiência inesquecível.

Mas o aparelho estava feio e judiado. Não tinha tampa acrílica, o tapete era um feltro nojento e seu gabinete esfarelava só de olhar, já estava bem estufado nas bordas. Seus pés traseiros estavam rasgados e o aparelho ficava desnivelado.

A parte mecânica agora estava em ordem e graças a Deus, a eletrônica também. O som que ele produzia, mesmo naquelas condições, clamava por uma reforma digna e definitiva. Aqui começa o meu projeto:

projeto1.JPG projeto2.JPG

• 4

Anúncio do HT Forum
  2. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Após conseguir as peças do gabinete numa empresa especializada em cortes de madeira, iniciei a montagem do futuro gabinete:
    DSCN0300.JPG DSCN0304.JPG

• 5
  3. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Com o gabinete montado com parafusos, foram muitas horas de lixa manual para acertar as pequenas diferenças dimensionais. O amaciamento e cobertura dos parafusos foram feitos com massa F-12. A parte interna possuía um rebaixo necessário para a montagem do mecanismo, que foi feito numa fresadora, através de um amigo.

DSCN0408.JPG

O padrão de madeira escolhido foi a rádica e o gabinete foi então laminado.

DSCN0410.JPG

• 4
  4. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Fazia o trabalho como um hobby, sem pressa e com muito capricho. Já haviam se passado mais de três meses e o toca discos passou por sua primeira desmontagem completa. Precisava tirar o gabarito da furação de todos os mecanismos e demais controles...

DSCN0357.JPG

Agora era só transferir o desenho dos cortes para o gabinete

DSCN0413.JPG

• 4
  5. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    A essa altura, os cabos de áudio e elétrico já estavam prontos. Usei um cordão de um ferro elétrico para o cabo AC e para o áudio, cabos Santo Ângelo com plugues banhados a ouro.

DSCN0411.JPG

Começam as primeiras provas de montagem para validar o desenho da furação, antes que estas fossem executadas.

DSCN0415.JPG

• 4
  6. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Momento crucial, não poderia haver erros, hora de efetuar a furação

DSCN0421.JPG DSCN0422.JPG DSCN0423.JPG DSCN0424.JPG DSCN0429.JPG

Etapa concluída!

DSCN0425.JPG

• 5
  7. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Depois de 5 meses trabalhando no meu novo TD, agora ele iria para um profissional para que fosse dado o acabamento. Um toca-discos é quase um instrumento musical, e este gabinete precisava ganhar alma. Nada melhor do que contratar os serviços de um Luthier para o acabamento em verniz.

DSCN0461.JPG DSCN0462.JPG
    Nas fotos acima, o gabinete após três demãos de verniz. Dois meses após deixar o gabinete com o luthier, após seis demãos de verniz e vários níveis de polimento, o gabinete estava pronto para a montagem final.

gabinete1.jpg

• 6
  8. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Processo de montagem: Este processo foi rápido, peguei o gabinete numa sexta-feira e no sábado pela manhã comecei. Só pararia com o aparelho finalizado

DSCN0497.JPG DSCN0498.JPG DSCN0504.JPG DSCN0506.JPG DSCN0511.JPG DSCN0512.JPG

• 5
  9. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Atualmente meu SL-2900 roda com uma Ortofon 2M-Red, mas na ocasião de sua restauração iniciei com uma OM-5E

DSCN0437.JPG DSCN0468.JPG

Mandei fazer com um torneiro um clamp em alumínio polido, de 230g, com um nível de bolha da Ortofon

DSCN0489.JPG DSCN0491.JPG

• 5
  10. JR-RS

JR-RS Fidelidade sem preconceitos!

5.943 3.691 716

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Que belo trabalho colega, equipamento de qualidade com sua personalidade, nada melhor:aplauso::aplauso::aplauso:

• 2
  11. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Depois de mais de seis meses, a belezura ficou pronta:

DSCN0521.jpg DSCN0523.jpg DSCN0513.jpg DSCN0517.jpg DSCN0516.jpg

Depois de alguns anos, seu funcionamento é perfieto, seu som magnífico e eu ainda não enjoei em ficar olhando para minha cria.....

DSCN0543.JPG

Um abraço vinílico a todos!

(y)

• 9
    • 1
  12. agoulart

agoulart Usuário

4 2 1

Desde 4 Dez 2007
    Curitiba/Parana/Brasil
    Parabens Laércio, estou fazendo a mesma coisa, meu Technics SL 2900 comprei em 1979, por motivo de obras aqui em casa, estava 5 anos sem uso, retomei o uso agora, a caixa esta comprometida, vou fazer a mesma coisa, minha intenção é usar madeira maciça, creio que angelin, as informações são uteis, mas foi necessário desmontar tudo para fazer os gabaritos da furação. Preciso verificar o problema do anti skating, e totalmente mecânico e a mola, parece que de inox, aparentemente esta boa.

• 1
  13. agoulart

agoulart Usuário

4 2 1

Desde 4 Dez 2007
    Curitiba/Parana/Brasil
    Os pes de borracha, com mola interna também estão muito comprometidos, ja mandei fazer as molas, vou mandar fazer as borrachas, estou tentando fazer os pes exatamente como os originais, como fazer um ou vinte fica o mesmo custo, devo ter pes disponiveis, creio dentro de 30 dias.

• 1
  14. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Amigo, fico a disposição caso necessite tirar alguma dúvida.

15. [Le0]

[Le0] Usuário

Desde 7 Set 2005
    Campinas / SP
    Parabéns, muito bom!

16. JLVMCAMPOS

JLVMCAMPOS Usuário

3 2 3

Desde 27 Dez 2017
    Rio de Janeiro
    Laercio RC,
    Boa noite!
    Primeiramente, parabéns pelo trabalho de mestre. Ficou linda!
    Também tenho uma adquirida recentemente, em ótimo estado, mas a caixa apresenta danos e, assim, gostaria de reformá-la.
    Andei estudando o mecanismo dela, mas não consigo saber como retirar o braço e como recolocá-lo...
    poderia me dar uma dica? se tiver fotos... melhor ainda.
    Desde logo agradeço e desejo um feliz 2018!
    Abcs.

17. Laercio Rc

Laercio Rc Usuário

Desde 16 Dez 2011
    São Bernardo do Campo
    Olá JLVMCAMPOS!

Desculpe não responder antes, mas não acesso oHT Fórum com muita frequência. Vamos lá: Para retirar o braço do S-2900, comece com um ferro de solda soltando os cabinhos do braço soldados à placa de transferência para os cabos RCA. Depois você precisará desmontar o maquinário do automático, veja nas minhas fotos, é a peça maior que possui a polia branca. Para retirá-la, solte as 4 porcas M3, dois parafusos Phillips ao lado da placa de circuito e dois parafusos Phillips montados próximos a região do braço sobre dois postes de plástico de cor branca. Feito isso e retirando a peça, já irá enxergar o eixo do braço. Ele é fixado por uma bucha de latão com um parafuso alen na lateral (algumas versões com paraf. de fenda comum). Pronto! O braço estará solto, é só puxá-lo.

Dica importante: Ao montá-lo novamente, deixe uma pequena folga (<1mm) ao parafusar a bucha de latão ao eixo do braço. Esta folga garante que o mesmo irá girar livremente sem comprometer a trilhagem durante a reprodução.

Abraço!

• 1
  18. JLVMCAMPOS

JLVMCAMPOS Usuário

3 2 3

Desde 27 Dez 2017
    Rio de Janeiro
    Prezado Laércio,
    Bom dia! Muito obrigado pela sua resposta.
    Explicação detalhada a qual vou ainda reler algumas vezes para decorar e tomar coragem de botar as mãos no TD...
    Também não acesso muito porque o trabalho me absorve...
    Agradeço muito pelas explicações. Se tiver alguma dúvida posto aqui e peço teu socorro rsrs..
    Abcs.

• 2
  19. Joaoplanetmix1

Joaoplanetmix1 João Henrique

Desde 16 Mai 2005
    Rio de Janeiro
    Maravilhoso !!!!

20. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.040 9.336 133

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Excelente trabalho. Que coisa incrivei. Parabéns.
    Peguei hoje um SL2900 que ganhei de um amigo. Mal pude testar. O cabo RCA dele está com uma emenda e acredito que por isso não consegui fazer ele emitir som ainda. Espero que seja só isso.
    O motor roda liso e tranquilo, as velocidades estão estáveis.
    Não sei se ele fica meio maluco ou se eu não entendi o automático ainda, mas sei que o pai do meu amigo mexeu no braço pra colocar o óleo de arm lift e fez merda. Colocou o óleo errado.

Ainda tô pensando se vou ter coragem de tentar mexer nele eu mesmo.
    Se criar coragem venho te perturbar aqui, se não se importar. Quero recuperar ele pra um set secundário que quero montar no meu quarto. Ganhei também um receiver Pioneer multicanal, que vou usar só como estéreo mesmo pra esse set secundário.

Depois mostro fotos aqui.
    Abraços e parabéns!

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso