REGRAS ÁUREAS DO ANALÓGICO

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por NMA, 3 Jan 2012.

1. Davide

Davide MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Olá Fabiano,

vamos lá, vou contar minhas neuras na limpeza de discos :D

assumindo que eu lavo discos novos (método 3 lavagens = 1º XYZ PHK - 2º preparado à base de tritonX PHK - 3º água deionizada + tritonX), que abominei o uso de escovas anti-estáticas em cima do LP (NMO uma praga, tiram os fiapinhos superficiais mas empurram a sujeira pra dentro do sulco, muito melhor dar uma lavadinha rápida) e que cada audição relavo sempre o disco (utilizando apenas a 3º passada), a necessidade de uma limpeza profunda na agulha é muito pequena.

Uma vez por semana, duas no máximo em função do uso, a limpeza com thinner que deixa a agulha piscando. Retira inclusive as micro gorduras imperceptíveis a olho nu, mas, que degradam a reprodução, minimamente, mas afetam de certa forma.

A cada virada de disco a geleia da Zerodust e se tiver um pelinho ou fiapinho apenas o pincelzinho ou a escovinha anti-estática própria de agulha, mas sempre, sempre.....monitorando tudo com a lupa (y)

abraços

• 1
  2. FPL

FPL Usuário

Desde 5 Jan 2009
    Sao Paulo
    Davide, muito obrigado pelo pronta resposta!!!! (y)

Eu recentemente adiquiri uma PHK (bem recente) e estou correndo atrás dos componentes para fazer as soluções. Vejo que vc utiliza 3 soluções. Qual exatamente a diferença do 2o preparado para o 3o? O 2o tem alcool isopropilico e o 3o nao?

Outra perguntinha, a geleia zerodust eh essa aqui?:

http://www.musicdirect.com/p-7737-zerodust-stylus-cleaner.aspx

sem abusar, tem algum topico aqui que descreve a limpeza com thinner??

Tenho aprendido muito aqui no forum sobre tudo no mundo vinil que sou apenas um novato (e poem novato nisso).

Grande abraço,

3. Davide

Davide MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Fabiano, por nada, é um prazer contribuir aqui,

a geleia Zerodust é exatamente a do link, que eu saiba todos que a compraram aprovaram o uso dela, sem restrição alguma.

O metodo de limpeza com thiner é barato e seguro, segue os mesmos preceitos das outras limpezas líquidas, não exagerar na dose, o mínimo para o pincelzinho ficar úmido e não passar em lugar algum além da própria agulha e seu encaixe no cantilever.
    Existe um tópico específico falando disso, creio que uma busca com palavra chave encontre com facilidade.

Sobre a limpeza em máquina tenho uma VPI 16.5 e uso 3 escovas para espalhar os 3 líquidos específicos, não misturo.

1) líquido XYZ da PHK, o Paulo fornece o concentrado basta diluir num litro de água deionizada de alta qualidade
    2) água deionizada 85%, 15% de isopropílico e algumas gotas de tritonX, se preferir a PHK também fornece o concentrado pronto ao uso.
    3) água deionizada apenas e poucas gotas de tritonX para quebrar apenas a tensão superficial da água e realizar a última limpeza para retirar 100% os resíduos de alcool da segunda lavada.

O porque desta 3?

NMO por dois motivos, após testar e retestar inúmeras vezes:

1) o principal pra eliminar de vez a necessidade da maldita :D escovadinha em cima do LP com a antiestática, mais suja que limpa.
    2) e também notei que, em determinadas situações, a lavagem com isopropílico deixa certa aspereza na região aguda, algo muiiiiito pequeno, mas existente, a terceira lavada melhora isso.

Estou à disposição, abraços

• 1
  4. FPL

FPL Usuário

Desde 5 Jan 2009
    Sao Paulo
    Mais uma vez, muito obrigado!! Explicação perfeita!! Vou seguir essa sua receita dos 3 passos. Incluir o 3 passo nao custa nada e faz todo sentido.

Grande abraço,

5. tiba!

tiba! Usuário

Desde 7 Out 2004
    Brasília
  6. NMA

NMA ANALÓGICO & ANALÓGICO

9.205 7.217 866

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Copilações extraídas, devidamente assinadas, de membros que nos trouxeram verdadeiras lições(y)

Nós que agradecemos sua finalização!!!

• 2
  7. bownser

bownser Usuário

Desde 20 Out 2009
    Porto Alegre / RS / Brasil
    Ótimo tópico, tentando absorver o máximo de conhecimento, visto que sou novo nessa área também.

8. Davide

Davide MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    dá até calafrios de ver este vídeo, parece o mesmo sistema da Zerodust só que com esponja :D eu heim.....

9. wandique

wandique Usuário Intrometido

tiba!

A agulha do teu td não se compra em qualquer supermercado ...

• 1
  10. STIDER

STIDER Usuário

Desde 8 Abr 2004
    Brasília-DF
    Prezados,

vi essa informação aqui e percebi que estou de fato com esse problemadas frituras em dois discos que importei recente, tem mais ou menos uns 8 meses. como estes vieram da fábrica em embalagens de papel, dentro das capas e eu não conhecia essa informação (acima) reparei que eles de fato estavam ficando fosqueados e que os ruídos de fritura estavam aumentando a cada audição.

isso pelo visto não tem concerto, ou rola alguma coisa que possa ser feita por esses dois discos, que que nem fazendo as lavagens eles melhoraram?

abraços,

ps. semana passadar recebi mais dois discos e eles vieram novamente sem plástico, mas eu já comprei pra todos aqui de casa. os discos que importei são da Capitol Records.

11. redneck

redneck Usuário

2.178 10.424 891

Desde 26 Out 2008
    vitória es brasil
    Olá Stider
    Infelizmente quando os LPs vem acondicionados em embalagem de papel,na maioria das vezes o disco vem com muitos chiados e plocs. Na fabricação do papel usa-se alguns tipos de ácidos que infelizmente passa para o vinil.
    um abraço

• 1
  12. NMA

9.205 7.217 866

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    STIDER, bom dia

O fosqueamento é melhor observado quando utilizamos iluminação por "lâmpadas incandescentes". O fosqueamento infelizmente é irreversível - a lavagem em nada adiantará neste caso.

13. Jair Pereira

Jair Pereira Usuário

Desde 13 Out 2010
    0ff
    NMA, parabéns pelo tópico que se propõe a condensar infomações(y)!

A colocação do colega Nilde, apesar de discreta, não deve ser menos lembrada: se o TD e seu móvel de sustentasção não estiverem devidamente nivelados, tranking force, anti-skating, desgaste da agulha, do disco,... tá tudo comprometido.

Essa semana comprei um nível e, para minha satisfação, verifiquei que o meu TD tá "no nível":assobio:!

JP

• 1
  14. wandique

wandique Usuário Intrometido

Antes de guardar o LP, passe a escova antestática para retirar a poeira do mesmo.

15. Nilde

Nilde Vivendo a Vida

1.787 3.519 966

Desde 9 Ago 2007
    Floripa/Rancho Queimado
    Caro Jair
    Depois de utilizar o nível pegue uma esfera de aço de mais ou menos 2 cm de diâmetro e deixe-a em cima do prato sem o mat, se ficar parada o ajuste esta perfeito, se andar ... Continue regulando. Mas lembre-se o uso da esfera eh só depois do ajuste inicial com o nível senão fica muito difícil.

Abs

Nilde

• 1
  16. Jair Pereira

Jair Pereira Usuário

Desde 13 Out 2010
    0ff
    Obrigado pela dica Nilde.

Assim que der vou aferir com uma esfera(y).

JP

17. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Sei que este não é um tópico para questionamentos, desculpem ...
    Mas o que causa interferências eletromagnéticas ? Fontes fazem isso ?
    Eu não tinha esse problema de "hummm" até mudar o TD para a mesma prateleira onde tenho duas fontes adaptadas ao pré de phono e ao DAC ...
    Não são fontes de qualidade mas acrescentaram um plus considerável, principamente ao DAC ...

Outro detalhe é que esse "Hummm" independe do toca discos estar ligado é só selecionar a entrada onde ele está que o problema aparece ...

Não é nada exagerado, porque ao volume que escuto não incomoda, mas, está ali ...

---------- Mensagem adicionada às 08:25 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 08:20 ----------

Isso explica porque minha coleção de Chopin comprada da Readers Digest no inicio dos anos 80, tinha plocs desde a primeira audição ...
    Era toda envelopada em papel ...
    E plocs em solos de piano são insuportáveis ...

18. Nilde

Nilde Vivendo a Vida

1.787 3.519 966

Desde 9 Ago 2007
    Floripa/Rancho Queimado
    Paulo
    Vou tentar explicar, o campo elétromagnetico sempre ira existir quando da passagem de corrente, ou seja, quando vc liga qualquer coisa na eletricidade por um fio cria-se o campo no entorno do fio, na real eh muito pequeno mas esta lá.
    No ima tambem temos um campo magnético permanente.
    Pois bem a capsula do TD eh formada por uma bobina (pode ser MM ou MC) que esta sujeita a interferência externa. Se vc tem um TD perto de Fontes de energia ( transformadores, cabos, caixas, TV) com toda a certeza ira provocar ruído mesmo desligado. Isso sem falar do aterramento, qualidade da parte elétrica etc..
    Complicou?
    Desculpe se nao me fiz entender.

Abs

Nilde

• 1
  19. NMA

9.205 7.217 866

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Sua pergunta é relevante e pertinente! O tópico criado cabe quaisquer questionamentos deste tipo. O Nilde explicou muito bem e respondeu a contento, mas se as dúvidas continuarem "pergunte" até que as suas dúvidas sejam sanadas.

Este tópico é para isso também.

• 1
  20. NMA

9.205 7.217 866

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO

Bem ... "papel" jamais, mas devemos também atribuir a qualidade do "vinil" usado - você já reparou que alguns vinis mesmo com "arranhões aparentes" não incomodam tanto e outros, vinis, com o mínimo arranhão estala de forma insuportável.

Mudando o foco e continuando ... "se o anti-skating estiver mal regulado os plocs vão aparecer em profusão e cada vez mais alto (...)" - erro na trilhagem.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso