REGRAS ÁUREAS DO ANALÓGICO

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por NMA, 3 Jan 2012.

1. MSAdilson

MSAdilson Usuário

Desde 16 Dez 2008
    São Carlos-SP-Brasil
    O processo é o contrario, a sensibilidade do nivel está na capacidade de movimentação da bolha, independente do tipo de nivel.

2. allexgalvao

allexgalvao keep the music playing

Desde 16 Dez 2009
    Brasil
    Acho que é hora de reativar esse tópico e pedir que ele se torne fixo. (y)

3. MSAdilson

MSAdilson Usuário

Desde 16 Dez 2008
    São Carlos-SP-Brasil
    O povo todo está lavando os LPs, sem tempo para comentários (y)

4. allexgalvao

Desde 16 Dez 2009
    Brasil
    Pois é Adilson. Mesmo assim, os tópicos novos sobre dicas no analógico tem se multiplicado geometricamente. A idéia do NMA de centralizar aqui, pelo menos, as regras áureas é muito boa.

PS: vou mandar uma MP ao Dennis com a sugestão.

5. MSAdilson

MSAdilson Usuário

Desde 16 Dez 2008
    São Carlos-SP-Brasil
  6. Lut&erio @lves

Lut&erio @lves Usuário

Desde 15 Jun 2003
    Minas Gerais
    Olá amigos

Já fiz esta pergunta para alguns colegas daqui do forum como o Luke por exemplo que entende bem do babado mas gostaria de saber a opinião de vocês.
    Eu sou a fim de levar minha oracle delphi V para alguem que tem mecanismos para fazer uma bela regulagem mas por falta de tempo e por preguiça ainda não fiz.
    Vocês acham que esta regulagem mais "profissional" daria realmente alguma diferença na sonoridade ?

Abs a todos

7. allexgalvao

Desde 16 Dez 2009
    Brasil
    Luterio, a tendência é que o ajuste preciso permita o melhor rendimento da cápsula. Uma cápsula com o peso e anti-skating mal ajustados tende a trilhar com dificuldade e causar distorções nas faixas finais, próximas do centro (inner groove distortion) - experiência própria. O ajuste fino do VTA também, segundo dizem, altera o equilíbrio tonal.

Se não quiser mandar para um profissional, você mesmo compra uma balancinha de precisão e um protractor. Já dá pra começar a brincadeira (y)

• 1
  8. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Eu acho desnecessário levar um TD a alguém para ajustes básicos , além do quê no transporte algum ajuste pode ser perdido ...
    Se regula o peso de trilhagem ( a escala no contra-peso do braço é bastante confiável ) na falta dela , uma balança de precisão ( 0,1 g ) resolve bem e é barata .
    O ajuste do VTA , se o braço permitir também é fácil , usando uma régua em acrílico para maior precisão .
    O Anti Skate , se houver graduação , ajuste para o mesmo valor do peso de trilhagem , caso contrário um ajuste preciso se faz usando um disco de testes , tipo o da HiFiNews , ou um laser disc que se compra barato , o método já foi discutido no forum .

• 2
  9. allexgalvao

Desde 16 Dez 2009
    Brasil
    Tópico fixo. Muito obrigado, Dennis.

• 2
  10. Dayan

Dayan Usuário

Desde 28 Jan 2013
    Goiânia
    • 2
  11. wandique

wandique Usuário Intrometido

Dicas do vdh aqui

12. Osvalter

Osvalter Do or do not, there is no try

Desde 17 Set 2004
    Cotia/SP/Brasil
    o TD tem um cabo de força bem simplesinho, é recomendável a troca por um blindado ?

- - - Atualizado - - -

Oi pessoal, sei que o tópico não é para perguntas, mas no caso estou solicitando maiores detalhes de pontos comentados nas páginas anteriores.
    Eu comprei um TD Sony PS-4300 de 1977, veio com cartridge Audio Technica 411E e gostaria de aferir as regulagens, entretanto, não encontro as especificações da cartridge para ajustar o peso e o anti-skating (na verdade, preciso aprender a faze-lo).

E também sobre lavar vinil, qual a recomendação para uma lavagem básica ? Vi o tópico sobre as soluções mas achei muito complexo, o sistema meu é bem simples e grande parte dos vinis são usados e obviamente há uma marquinha aqui ou acolá. Alguns tenho há 20 anos e nunca limpei.

também , rodar o vinil em TD vagabundos pode danificá-los ? tenho um daqueles xing-ling que imita rádio antigo (Emerson, que obviamente não tem a haver com o antigo Emerson) e por vez escuto vinil nele.

Também, vou precisar de uma cover nova (a original trincou), será que encontro genéricas para colocar no TD ?

obrigado !

13. edmararj

edmararj Usuário

5.574 5.548 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Osvalter,

O cabo de força em um toca-discos não é tão crítico, porque ele alimenta somente o motor (supondo que não tenha pré de fono embutido);

Para lavar os vinis, o conselho é comprar uma máquina de lavar vinis. A PHK é uma excelente máquina e custa pouco perto dos benefícios (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/78102-CLUBE-DA-MÁQUINA-DE-LAVAR-LPs);

Rodar vinil em toca-discos vagabundos danificam os discos e em toca-discos mau regulados também.

A tampa você pode mandar fazer em uma boa casa de acrílico. Tente aproveitar as dobradiças.

Edmar

• 1
  14. Osvalter

Osvalter Do or do not, there is no try

Desde 17 Set 2004
    Cotia/SP/Brasil
    Obrigado Edmar !!!

Alguma indicação de quem fabrica tampa de acrílico ?

15. edmararj

edmararj Usuário

5.574 5.548 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Osvalter,

Eu tenho uma dica, mas é aqui no Rio (Casa do Acrílico).
    Não aconselho, para você que mora em SP, fazer uma tampa aqui para ser enviada para SP. Sairia caro, pelo transporte, e principalmente com o risco alto de ser danificada. Aconselho a procurar uma loja de acrílicos na sua cidade ou em São Paulo mesmo.

Edmar

16. tubeenthusiast

tubeenthusiast Usuário

Desde 8 Set 2010
    Sao Paulo - SP
    Recomendo fortemente:
    Celso Blaj
    SAVION ACRILICOS
    Av. Fagundes Filho, 691
    Tel/Fax (011) 5581-0933
    www.savion.com.br

A minha ficou muito bem feita e por um preco que na época nao foi dos menores mas achei justo.

17. C_Matrix

C_Matrix Usuário

82 44 12

Desde 23 Ago 2011
    bauru - sp
    Ótimo tópico! Voltei a ouvir meus LPs, o fórum aqui tem me ajudado bastante. Mas no meio de tantas informações eu ainda estou na dúvida se meus procedimentos são razoáveis, ou condenáveis:

* Nunca fiz nenhum ajuste mais fino, ou com gabaritos: Só confiro se o aparelho está devidamente nivelado. O braço e a cápsula aparentemente estão bem paralelos ao disco. Regulagem de peso no braço devidamente zerado e mantido de acordo com a especificação da agulha, mesmo valor de anti-skating.

* Meus LPs sempre foram bem manipulados, guardados no plástico dentro da capa. A maioria nacionais com cerca de 30 anos ou mais, e estão tocando surpreendentemente bem. Sempre foram limpos apenas com papel toalha embebido em álcool 70 ou 46, espero secar completamente para tocar ou guardar. Eventuais poeiras no disco e na agulha eu limpo com um pincel simples de 1/2'' macio e limpo. Com pouca frequência eu mergulho a ponta da agulha em álcool isopropilico passando o pincel antes e depois.

Logo vou trocar essa cápsula lesom por uma nagaoka 110 já encomendada, mas gostaria de manter apenas procedimentos simples como esses que citei. Já vai vir com o shell também, vai ser muito difícil a regulagem inicial?

O que os colegas me sugerem?

Abraços!

18. supekutorumandx

supekutorumandx Usuário

Desde 26 Mar 2011
    São Paulo
    Eu não tenho Technics mas gosto da agitação daqui deste clube. Antes de mais nada, Denis, este seu Technics está um show de beleza. Parabéns! Quanto aos ajustes eu não sei, mas uma coisa eu acho muito legal de se fazer é comprar uma máquina de lavar LPs do PHK, Paulo, bem como as soluções de lavagem dele, Zyx e PHK. E depois de lavar este discos, colocá-los em plásticos internos novos. Acho que isto é praticamente unanimidade aqui no Fórum. Já quanto aos ajustes acho que o pessoal daqui é fera em dar dicas melhores que as minhas.

19. C_Matrix

C_Matrix Usuário

82 44 12

Desde 23 Ago 2011
    bauru - sp
    Valeu, Marcelo! Tava vendo agora, muito interessante essa máquina PHK, mas ainda vou manter a limpeza manual por enquanto. Sabe aonde compro plásticos internos e externos aqui no Brasil? Abraço!

20. supekutorumandx

supekutorumandx Usuário

Desde 26 Mar 2011
    São Paulo
    Os plásticos internos e externos eu costumo comprar lá fora. Aqui no Brasil eu sei que tem na semprevinil, mas não sei da qualidade. Talvez outros membros possam opinar. Tem sempre aquele problema de tamanho nos plásticos externos e nos internos tem o problema do formato, muitas vezes quadrado o que dificulta guardar na capa, se é que isso te incomoda

http://semprevinil.nuvemshop.com.br/acessorios-lps/

Quanto a questão da lavagem manual, o problema é que a sujeira não sai do disco ao se evaporar os líquidos de lavagem. A sujeira deve ser retirada fisicamente através de sucção. Não adianta varrer a sujeira debaixo do tapete, ou ainda, empurrando de um lado para outro. Tem que puxar através de aspirador. E neste quesito a maquina PHK resolve a parada muito fácil.
    Abraços!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso