Regulagem para iniciante

Discussão em 'Áudio Estéreo Analógico' iniciada por miguelbrito, 23 Mai 2005.

1. miguelbrito

miguelbrito Usuário

1 0 0

Desde 23 Mai 2005
    sp/sp/br
    Anúncio do HT Forum
    olá amigos, meu nome é miguel. é meu primeiro post aqui no forum e sou marinheiro de 1a viajem tbm com pick-ups. Comprei uma Akai quartz lock Ap-Qss, só que não sei qual a regulagem certa do braço para ouvir meus vinis. exstem valores padrão para peso e anti-skating????? tudo oq eu preciso é de uma boa qualidade aliada a uma longa vida dos meus vinis, pois não quero perder tão cedo meus vinis do Kraftwerk, sisters of mercy, bauhaus e outros ;-). abraços!

2. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Miguel,

Seja bem vindo (y)

Movi seu topico para o sub-fórum mais adequado, ok ?

No futuro, procure utilizar mais o ENTER ;) no final dos teus parágrafos, assim o texto fica mais agradável de ser lido, ok ?

UM abraço

3. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    Olá Miguelbrito,

Que cápsula está instalada no seu toca-discos?
    Dá para postar uma foto dele? Não me lembro bem deste modelo.
    Caso negativo, voce sabe informar algum site que tenha uma foto dele?
    Descreva o seu conjunto para nós.

Abração

Victório Benatti

4. OI Miguel, boa noite

Até hoje não consegui decifrar se o modelo deste TD é AP-QSS ou AP-Q55 pelo
    fato da grafia da Akai nesta época ser bem estilizada.

Detalhes à parte, um dos meus tios já falecido tinha (e deve estar na casa dele
    até hoje) este TD que é muito bonito. É todo na cor prata,não?

Meu tio usava um cápsula Shure na época, mas ele veio com uma cápsula
    da própria Akai.

O braço dele é em "S" e lembra muito o do meu Yamaha. O ajuste traseiro é por um tambor graduado. Vc tem como nos confirmar isto? Faz um tempão que não o vejo.

Um abraço

Brandão

5. rafael_netto

rafael_netto Voltando ao forum

Desde 23 Abr 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    O ajuste de peso e anti-skating depende da cápsula ou mais especificamente da agulha. Se você tiver estes dados, é só ajustar o contrapeso para o valor indicado (supondo que você saiba como fazê-lo) e o anti-skating para o mesmo valor.

Se você não sabe qual é a cápsula/agulha, fica difícil... Se o toca-disco já foi bem "rodado" e a agulha não tem uma identificação aparente, é bem capaz que seja uma LeSon ou algum outro modelo "genérico". Você pode procurar por seu modelo no site da LeSon (lá tem as graduações).

6. VulgoNec

VulgoNec Rato de Brick!!!

Desde 24 Jan 2008
    Rio Grande do Sul
    Bem gente! Resucitando o Tópico! :D

Tenho umas duvidas parecidas com as dele!

Como regulo a posição da capsula na Shell ( achu q é esse o nome )

E o anti-skating como eu regulo? notei que depende da capsula e agulha, mas como eu descubro como regular a minha? Pois gostaria de eu mesmo regular a minha! Aquela vélha historia de não dar o peixe e sim ensinar a pescar!

E a regulagem do peso? Quais os problemas de muito peso ou pouco peso?

E se vcs tiverem mais alguma dica sobre regulagem e alinhamento por favor postem ai! Qualquer coisa é bem vinda!(y)(y)(y)(y)

Se precisar eu tenho um DD-200Q ligado em um M-246 :feliz:

7. Winston

Winston Tube Man

Desde 5 Jan 2003
    SP
    Vulgonec,

Diga para nós qual o modelo e marca de sua cápsula, pois sem essa informação é praticamente impossível ajudá-lo(y)

8. VulgoNec

VulgoNec Rato de Brick!!!

Desde 24 Jan 2008
    Rio Grande do Sul
    Boa pregunta!!!:ataque: Olha Winston!!! Sabe que a marca eu até sei! mas o modelo não!

A marca é le-son mas o modelo não diz! a agulha q éla usa é uma axxis modelo 4

Não sei se presta! Pela marca não deve se das melhor não :D

Aproveitando o gancho eu tava quase comprando uma capsula e agulhas novas quando resolvi pesquisa a respeito e li por aqui q não é qual qué uma!

Tenq casa com o braço e tal e coisa e coisa e tal!:D ai fiquei com medo de erra e toca dinhero fora! Acabei não comprando nada!

Ai se alguem que ja teve esse TD pudé me dize uma capsula que seja certo q eu naum vo fase ca@#$% diz ai!!!????:aplauso::aplauso::aplauso:

VLW Galera!!!(y)

-----------Editadinha--------------------

Tava olhando o site da le son agora pra ve se eu achava alguma coisa! Por favor!!!! :ataque::ataque::ataque::ataque::ataque: uma empresa desse tamanho com um site desses! por favor! e eu aida esperava encontra o modelo da capsula escrito néla!!:ataque::ataque:

9. JoseAugusto

JoseAugusto Usuário

Olá Vulgonec,

Poste fotos da cápsula, assim talvez algum colega possa identificá-la.

Abraços.

10. sistemaum

sistemaum Usuário

Desde 13 Nov 2005
    rio/rio/brasil
    Não existe uma regulagem padrão, cada cápsula exige regulagem diferente.
    Se a agulha ainda for a original da cápsula vc tem uma AXXIS IV que por sinal é muito boa.
    Para alinhar o peso faça assim.
    Coloque o antiskating no ZERO.
    Levante a proteção da agulha.
    Destrave o braço e gire o contrapeso até o braço flutuar.
    Desloque um pouco o braço em direção do prato para que o suporte do braço não te atrapalhe.
    Segure o braço pra que a agulha não respe em nada e acabe estragando.
    Ajuste o contrapeso até o braço ficar flutuando e alinhado como se fosse uma balança.
    Trave o braço pra não estragar a agulha nem os pivos, segure a parte maior do contrapeso com uma das mãos e com a outra gire aquele disquinho do contrapeso até ele ficar no ZERO, mas tome cuidado para não girar todo o contrapeso. Se tiver dúvida solte o braço e veja se ele continua flutuando e bem retinho. Se ele parar em qualquer posiçao é pq algum pivo esta estragado.
    Como braço travado no suporte, gire todo o contrapeso no sentido crescente dos números até a marca de 1,5 ou 2 gramas, se vc não tiver a escovinha.
    Não deixe com menos de 1,5g e nem com mais de 2g para não estragar os discos!
    Se vc tiver a escovinha na agulha, tem que usar mais peso e aí o ideal é algo entre 2 e 2,6g, no máximo 3g e nunca menos que 2g.
    O antiskating é mais difícil de ajustar, mas de início vc pode girar ele até marcar o mesmo número que vc deixou no contrapeso.
    Tem um bom artigo de como ajustar cápsulas nesse endereço.

http://www.clubedoaudio.com.br/materiatecnica/comofazer2.aspx

11. sistemaum

sistemaum Usuário

Desde 13 Nov 2005
    rio/rio/brasil
    Pra comprar agulha nova tente aqui http://www.catodi.com.br

Não existe uma regulagem padrão, cada cápsula exige regulagem diferente.
    Se a agulha ainda for a original da cápsula vc tem uma AXXIS IV que por sinal é muito boa.
    Para alinhar o peso faça assim.
    Coloque o antiskating no ZERO.
    Levante a proteção da agulha.
    Destrave o braço e gire o contrapeso até o braço flutuar.
    Desloque um pouco o braço em direção do prato para que o suporte do braço não te atrapalhe.
    Segure o braço pra que a agulha não respe em nada e acabe estragando.
    Ajuste o contrapeso até o braço ficar flutuando e alinhado como se fosse uma balança.
    Trave o braço pra não estragar a agulha nem os pivos, segure a parte maior do contrapeso com uma das mãos e com a outra gire aquele disquinho do contrapeso até ele ficar no ZERO, mas tome cuidado para não girar todo o contrapeso. Se tiver dúvida solte o braço e veja se ele continua flutuando e bem retinho. Se ele parar em qualquer posiçao é pq algum pivo esta estragado.
    Como braço travado no suporte, gire todo o contrapeso no sentido crescente dos números até a marca de 1,5 ou 2 gramas, se vc não tiver a escovinha.
    Não deixe com menos de 1,5g e nem com mais de 2g para não estragar os discos!
    Se vc tiver a escovinha na agulha, tem que usar mais peso e aí o ideal é algo entre 2 e 2,6g, no máximo 3g e nunca menos que 2g.
    O antiskating é mais difícil de ajustar, mas de início vc pode girar ele até marcar o mesmo número que vc deixou no contrapeso.
    Tem um bom artigo de como ajustar cápsulas nesse endereço.

http://www.clubedoaudio.com.br/materiatecnica/comofazer2.aspx

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso