Anúncio do HT Forum

Replicas da JBL 4355 - Ajuda

Discussão em 'DIY' iniciada por Dcampello, 13 Jun 2018.

1. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
    Bom dia, esse é o meu primeiro post aqui no fórum e tenho algumas dúvidas.

Quero fazer um par de JBL 4355 (monitores de audio, fabricadas apenas 200 un pela JBL). Pesquisei pelos componentes originais JBL e o valor ficaria extremamente alto, tanto pelo valor dos falantes quanto pelo valor de importação (dólar alto, frete e impostos).

Pode parecer uma pergunta idiota, mas sou novo nesse mundo. Seria possível montar essa caixa com componentes automotivos? Iria buscar falantes com especificações mais próximas das usadas nas caixas originais e pagaria para um engenheiro eletrônico(?) para criar a parte eletrônica das caixas baseada nos esquemas da própria JBL.

Agradeço desde ja a ajuda e deixo aqui fotos dessas caixas maravilhosas...

34.jpg 1452946053290283834.jpg maxresdefault.jpg

Anúncio do HT Forum
  2. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    creio que seja possivel sim

• 1
  3. sanjad

sanjad Usuário

Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Boa tarde amigo...eu ja acho mais complicado vc obter o mesmo desempenho de falantes automotivos em relação aos falantes originais. Mas ai que esta a diversao DIY.
    E lembrando que se ficar bom pra vc isso e que importa!!!

• 1
  4. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
    Sei que existem diferenças nos componentes automotivos e nos residenciais... procurei por fornecedores de falantes residenciais aqui no Brasil e não encontrei muita coisa (Saberia me informar?)

A questão é: Mesmo utilizando falantes automotivos, eu teria um som de qualidade (melhor que caixas vintage e caixas novas de entrada de igual valor ao que eu gastaria na montagem de uma caixa dessa?) ou seria um desperdício de tempo e dinheiro?

5. Boa noite:
    Seu foco são caixas com visual o mais parecido possível com as 4355, ou quer caixas com wooferes profissionais e que toquem muito bem?
    No Brasil é possível conseguir wooferes de alguns bons fabricantes, como B&C, acredito que Celestion, Eighteen também.
    Com wooferes automotivos acho q a coisa vai mais na linha da brincadeira por esporte, sem grandes pretensoes.
    Já usando wooferes de fabricantes renomados, o investimento é noutro nível, e o resultado também.
    Uma coisa ainda: existe um diferencial, que não aparece nos parâmetros. Tem a ver com a qualidade intrínseca dos materiais do cone, borda, etc, projeto do conjunto magnético, etc. Subjetivamente faz com que a percepção auditiva é de algo que soa melhor aos ouvidos, mesmo se informar exatamente os mesmos parâmetros.
    E a mais importante: nível de investimento. A escala de incremento no preço não é linear em incremento da qualidade percebida subjetivamente.
    Isto, muitas vezes, faz com que façamos a opção pelo "bom o suficiente", em detrimento a um muito bom.
    Comento com base na experiência prática, pois tenho projetos com falantes de 20 ou 30 reais, importados com drives de 10 a 50 dólares, é projetos com drives que individualmente custam mais de 300 dolares a unidade (scanspeak illuminator).
    Nada se iguala em qualidade musical aos drives mais caros, ou seja, até pode ser que não consideremos justa a relação Preço x Entrega, mas é indiscutível que a entrega é evidente
    Pra encerrar: automotivo ė só a aplicação. Genericanente falando existem falantes de todos os níveis, qualidades e preços.
    Agora não posso deixar de comentar: muita coisa se autoproclamando SQ no automotivo, sem a real contrapartida.
    Qual o tamanho do ambiente onde ficarão suas caixas? Qual amplificador?

Última edição: 14 Jun 2018
  6. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    ''de acordo com a flexibilidade do rabo do jacaré''...........................

7. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    no caso dos auto-falantes não ha diferença e so procurar as marcas mais conhecidas como JBL ,FBAUDIO ,EROS ,Ultravox e etc

8. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
    Primeiramente muito obrigado pela sua resposta.

Logicamente, até pelo tamanho das caixas e do investimento nelas em sí (Madeiras, cortes, acabamento e tempo que será investido), procuro montar algo que me traga uma boa resposta em termos de qualidade sonora.

Quanto ao investimento, sei que não sairá barato, seja usando componentes automotivos de qualidade ou os falantes utilizados nas caixas originais (que teriam de ser garimpados e importados, gerando um custo mais alto ainda!). Ao meu ver, pelo que pesquisei, ficará inviável financeiramente para mim, o uso dos componentes originais das caixas, então procuro algo que seja de qualidade (tanto dos materiais, quanto de resposta sonora) sem quebrar o meu bolso.

Por exemplo os subwoofers utilizados nas caixas originais, estes são de 18", custariam cada (são 4 un. para as 4 caixas) na faixa de U$ 800,00, fora os impostos de importação e frete. Ficaria totalmente fora do meu orçamento. Mas usando caixas JBL que encontro por aqui, com as características mais parecidas com as originais (na teoria), cada subwoofer sairia em torno de R$900,00/R$1000,00. Estes valores condizem muito mais com o meu orçamento do que os importados originais.

Resumindo, tenho certeza que não terei uma resposta igual ás caixas originais, mas gostaria de ter caixas com som extremamente respeitável tendo em vista um projeto DIY e com componentes "adaptados".

O ambiente possui 30/35m2 e os amplificadores ainda não foram definidos, mas tentaria empurrar elas com meus 2 HA-2 ou quem sabe 2 HA-2 por caixa. Obviamente estou aberto a novas opções para extrair o melhor que essa caixa poderia dar.

9. Boa tarde prezado:

Os subs 2235H são 15", dois em uma câmara de 265 litros na 4355.

Podemos ajudá-lo na empreitada.
    Vc manja de simulação? Seria legal vc mesmo ir simulando e compartilhando para ajudarmos na escolha.
    Vc manja de crossover?

Não faço muitas caixas grandes, só fiz uma com woofer de 15, 90 litros cada câmara e gostei muito do que área de cone proporciona.

10. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
    Infelizmente não entendo nada de simulações e/ou acústica ou eletrônicos e etc... Realmente, vc esta certo, cada caixa usa: 2 Subwoofer de 15", 1 Woofer de 12", 1 driver com corneta e 1 "super tweeter"(na especificação diz Diafragma de Alumínio).

Tenho o projeto completo da caixa, com plantas, seções, esquemas eletrônicos, informações completas dos componentes, fotos de varias replicas durante a construção e estou montando um modelo 3D da caixa para referência de montagem... ou seja, TUDO que é necessário para fazer uma réplica exata da caixa.

O que me falta mesmo é o dinheiro para os componentes originais e não tenho ninguém que realize a parte de eletrônica da mesma.

11. Boa noite:
    Pode-se superar a falta de domínio das artes.
    Deixa lhe comentar: o volume da JBL 4355 foi definido em função dos parâmetros do 2235H.
    Pois bem, acontece que se pegar outro subwoofer, hoje em dia, parâmetros como VAS costumam ser menor que o do 2235H. O que levaria a uma caixa menor.
    Aí que quero lhe perguntar, pra entender: a opção pelo gabinete é por algum tipo de paixão pela JBL 4355, ou seria, mais ou menos pela "facilidade" em construir, pq tens todos esquemas, incluindo crossover...
    Pq o próprio crossover é para os drives originais, o acerto não ficará mais o mesmo também.

[ ]´s

Última edição: 15 Jun 2018
  12. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
    Minha “paixão” é pelo visual da caixa e não pelos falantes.
    Adoro a configuração horizontal do gabinete, a disposiçao dos componentes, cor...

Quanto ao crossover, como coloquei no primeiro post, pretendo pagar alguem para desenvolver o esquema eletronico baseado no original...

13. Boa tarde:

Estive analisando alguns altofalantes de 15".

Considerando que a caixa vai ser uma réplica, mesmo volume, dimensões, segue minha sugestão.

15PS100;

A B&C Speakers tem representante no Brasil, assim consegue comprá-lo aqui.

FRENTE.jpg

FUNDO.jpg

Atinge a mesma sensibilidade e resposta em frequência na caixa JBL4355 (265 litros - 12l dos falantes = 253 litros ~ 126,5 l por falante). Auditivamente algo que vai diferenciar é que o cms do sub JBL é 0,41 mm/N e este é 0,10, isto significa que o B&C vai ser ter o grave um pouco mais duro.
    No mais, xmáx compatível, potência compatível.

15PS100_120L_35Hz.png

Última edição: 15 Jun 2018
    • 1
  14. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
    Boa tarde! Muito obrigado pela ajuda no sub, alguma idéia para os outros componentes? Woofer, driver, tweeter...

15. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    • 1
  16. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
  17. Boa noite:
    Uma opção do mesmo fabricante B&C Speakers, com sensibilidade e alguns parâmetros semelhantes ao JBL 2202H, para a faixa de 290 hz a 1,2 khz é o woofer 12CL76.
    Pode ser utilizado sem problema na câmara selada de 50 litros da JBL 4355, desde que utilize o crossover passa-alta. Só não estranhe a dimensão reduzida do conjunto-motor, que é neodímio.

CONE.jpg

FUNDO.jpg
    FRENTE.jpg

índice.jpg

Só não sei se o investimento é muito fora da expectativa.

http://www.4vias.com.br/shop/produt...categoria=2&codigo_marca=182&tipo_busca=marca

Cara, se vc puder postar o esquema do crossover original, para ver como é tratada atenuação no projeto original na via do drive e agudo, ajuda no que recomendar para estas vias.

Recomendo fortemente que o ajuste seja feito com medição da resposta acústica real, com microfone, não cálculo teórico de escritório.

Isso para garantia que a resposta física vai estar realmente plana, com fases corretas.

Pena estar em São Paulo, se estivesse aqui perto, eu faria isso pra vc.

Uma opção de drive é JBL D405ti para a região de 1,2 khz a 10 khz, em substituição ao driver 2441 original. O drive atual tem impedância de 8 ohms, o 2441 era 16 ohms. Aqui vai pedir uma customização de crossover.

driver-d450t.jpg

d450ti.jpg

E se coubesse no orçamento, pra manter coerência com a qualidade, essa seria a cereja do bolo:

ft96h-1.jpg

https://www.madisoundspeakerstore.com/bullet-tweeters/fostex-ft96h-horn-super-tweeter/

https://www.madisoundspeakerstore.com/l-pads-attenuators/fostex-r80b-100w-l-pad/

[ ]´s

Última edição: 16 Jun 2018
  18. Dcampello

Dcampello Usuário

Desde 8 Jun 2018
    São Paulo
    São ótimas opções, realmente custos mais altos, mas acho que vale o investimento.

upload_2018-6-16_10-12-7.jpeg

19. Se tiver o contexto (fórum, site) de onde veio esse projeto, pode ajudar a tornar algumas coisas mais claras.

20. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

3.225 2.416 736

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Pelas fotos, o tweeter das originais são do tipo Ribbon. Esses super tweeters não chegam aos pés de um Ribbon.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso