Restauração Sistema Telefunken AW-70 (A-701, S-601, TW-509, C-601)

Discussão em 'Vintage' iniciada por EduardoJB, 4 Mai 2020.

1. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Olá caros amigos, resolvi embarcar em um projeto "ambicioso", reformar um sistema de som Telefunken AW-70 fabricado em 1972. Estes equipamentos ficaram guardados por muitos anos e algumas partes dele sofreram muito com a ação do tempo.

Tive muita dificuldade de encontrar informações, praticamente não existe documentação do mesmo.
    02-1.jpg I0016443-20Alt=003164Lar=001884LargOri=004222AltOri=007091.png

Fotografei tudo para apresentar essa belezinha aos amigos.

Amplificador A-701 e Sintonizador S-601:
    _IMG0231.jpg _IMG0232.jpg _IMG0233.jpg _IMG0235.jpg _IMG0236.jpg
    Os gabinetes estão extremamente danificados pela umidade e manchado com tinta. A madeira está tão comprometida que após as fotos o gabinete do sintonizador se partiu quando fui retira-lo do banco.
    A serigrafia está perfeita, apenas muito suja. Todos os knobs e chaves estão em bom estado. O maior dano está na parte de trás, além do danos na madeira eles tem muita ferrugem nos conectores.

Será necessário uma restauração completa da parte eletrônica e a construção de uma réplica dos gabinetes.

Caixa C-601:
    _IMG0244.jpg _IMG0245.jpg _IMG0246.jpg _IMG0247.jpg _IMG0248.jpg _IMG0249.jpg _IMG0251.jpg
    As caixas estão em excelente estado. A tela frontal está perfeita. Os alto-falantes parecem novos. A fiação e o divisor de frequência estão perfeitos. (Fotografei apenas uma, mas o estado das duas está muito parecido).

Será preciso apenas uma leve restauração na pintura e a troca da chave seletora do divisor de frequência que estava travada e com muita folga (causando muito mau contato).

Toca Disco TW-509:
    _IMG0238.jpg _IMG0239.jpg _IMG0240.jpg _IMG0241.jpg _IMG0242.jpg
    O gabinete do toca disco apesar de estar em melhor estado que a do amplificador e do sintonizador, ainda está muito comprometida pela umidade. Existe um pouco de ferrugem na parte de cima.

Será necessário uma restauração completa da parte eletrônica e a construção de uma réplica do gabinete.

Próxima etapa agora é desmontar o amplificador e o sintonizador, avaliar a parte eletrônica e fazer o projeto dos gabinetes.

Bom, é isso ai! Minha ideia é ir postando o progresso aqui no fórum.

• 2
  2. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Boa noite amigos do fórum. Hoje foi dia de desmontar o amplificador e o sintonizador.

Amplificador A-701:
    _IMG0252.jpg _IMG0253.jpg _IMG0254.jpg _IMG0255.jpg _IMG0256.jpg _IMG0257.jpg _IMG0266.jpg
    Uma surpresa ao abrir o gabinete do amplificador.
    _IMG0267.jpg _IMG0268.jpg

Sintonizador S-601:
    _IMG0258.jpg _IMG0259.jpg _IMG0260.jpg _IMG0261.jpg _IMG0262.jpg _IMG0263.jpg _IMG0264.jpg

As placas e componentes parecem em bom estado, o maior dano está mesmo em algumas partes metálicas e nos conectores que oxidaram e enferrujaram.

Próxima etapa agora é desmontar as estruturas metálicas para limpar e galvanizar, além de trocar os conectores que não poderem ser recuperados.
    Também devo fazer a troca das chaves do divisor de frequência das caixas nos próximos dias.

3. jperson

jperson Usuário

Desde 20 Jul 2013
    IJUI-RS
    O esquema era comum em equipamentos dos anos 60, inicio dos 70.

4. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Pois é, os equipamentos eram feitos pra durar! E se pensava na manutenção!

• 1
  5. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Ainda estou na dúvida do que fazer com as ferragens:

- Galvanização por eletrolise caseira
    - Spray de galvanização a frio
    - Tinta Spray

Alguém já teve alguma experiencia com estes processos pra me ajudar?

6. shacouto

shacouto Usuário

377 132 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Muito interessante o projeto. Vou acompanhar.

• 1
  7. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Meu primeiro esboço do móvel pra colocar o sistema restaurado! :)

Dois pequenos suportes para as caixas, e um rack com espaço para amplificador, sintonizador, toca-disco e alguns discos:

Projeto Móvel Telefunken.gif

8. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Móvel concluído! :)

Acho que vou optar pelo acabamento preto fosco. O que vocês acham?

Projeto Telefunken Final.gif

9. shacouto

shacouto Usuário

377 132 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Ficou legal, mas lembre-se de deixar furos e espaço para ventilação.

• 1
  10. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Obrigado!
    Deixei uma folga de aproximadamente 15mm em cima do amplificador e do sintonizador, e como o gabinete deles é parcialmente aberto na parte de trás acho que deve ser o suficiente para a ventilação. Mas ainda assim vou fazer uns testes de temperatura no amplificador pra validar isso!

11. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.448 4.788 876

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Uma verdadeira jóia, só aquela foto traseira dos equipamentos faz parecer que estavam enterrados num pântano, rs, mas sei que essa aparência não significa nada perto da qualidade que pode oferecer. Fico pensando como seria se comparado ao system 240 BR. Só sei que essas caixas de suspensão acústica da Telefunken tocam maravilhas.

12. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Os gabinetes do amplificador e do sintonizador foram perda total mesmo, tava de chorar! Já tive uma amostra do potencial ligando as caixas no meu receiver da Gradiente, fazem as Master 44 passar vergonha! kkk

Fiz algumas comparações usando um monitor de referência e fiquei muito surpreso com a qualidade, gostei muito da dinâmica e definição dessas caixas.

• 1
  13. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    As tampas traseiras assim como os gabinetes estão condenadas, desenhar e cortar uma peça nova é fácil, o problema é refazer a serigrafia (não tenho idéia de como fazer isso)!

Alguém já fez algo parecido?

_IMG0270.jpg

14. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Primeiro esboço do gabinete do amplificador. Ainda falta alguns detalhes internos.

Projeto Gabinete Telefunken A-701.gif

15. shacouto

shacouto Usuário

377 132 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Tem muita coisa para escrever. Acho que o mais fácil é fazer uma tela de silk screen. Queria saber um jeito melhor.

• 1
  16. ducar

ducar Usuário

385 290 81

Desde 16 Dez 2007
    Portugal
    Novidades desse projeto?

Excelente sistema

• 1
  17. shacouto

shacouto Usuário

377 132 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Também estou acompanhando. Acho que o rack ficaria legal com um revestimento grafite texturizado. Talvez as tábuas laterais em madeira ficasse bom também. Fica com cara de vintage...

18. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Tá devagar por causa dessa pandemia, comprei algumas peças que faltam mas ainda não chegaram.
    Ainda preciso comprar acetona, escova de aço, luva e mascara pra fazer a limpeza das peças metálicas e preparar para a galvanização a frio.
    O Spray de zinco já chegou, espero que o resultado seja bom.
    IMG_20200524_231339.jpg

19. EduardoJB

EduardoJB Usuário

Desde 21 Ago 2013
    Curitiba/PR
    Dei mais uma brincada com o rack. O Projeto já está com as peças todas separadas, assim já dá pra mandar cortar.
    Revestimento até é legal, o problema é que o projeto ta ficando meio caro, kkkk. Mas ainda não descartei a ideia!
    Fiz mais um compartimento pra esconder os cabos, pensei em talvez até fazer a logo iluminada fazendo em acrílico e jogando uns leds por trás:
    GifMaker_20200524233928015.gif

• 1
  20. Hpnunes

Hpnunes Usuário

Desde 25 Fev 2015
    São Paulo
    Eduardo, vi seu tópico agora.

Boa sorte no trabalho, gosto muito de tópicos assim e foi acompanhar.

Sobre a madeira, certeza que é só refazer, sem dificuldades.

Sobre as partes metálicas: Já usei spray de zinco em restauração de carros e ele é ótimo para proteção da chapa, mas APÓS REMOÇÃO DA FERRUGEM. Aplicá-lo apenas por cima da mesma, vai neutralizar, mas é possível que ela volte futuramente...será preciso removê-la antes.

Para remover/neutralizar algumas opções:

-Ferrox/PCF - O PCF tem a vontagem de já virar um fundo convertedor para tinta, o ferrox apenas elimina ferrugens superficiais ou as neutraliza. Como você vai usar spray de zinco, o ferrox vai atender, além de ser mais em conta.
    - VINAGRE - É isso mesmo! Vinagre é um poderoso removedor de ferrugens. Mas tem que deixar mergulhado nele 24h para fazer efeito..recomendo usá-lo com parafusos, arruelas, porcas, etc...deixe 24h de molho no vinagre e depois lave com detergente, ficará surpreso em como ele remove a ferrugem.

Para o toca discos, mesma coisa acima.

Gostei do móvel, escolhendo um tom de madeira da época ficará bem clássico. Continue atualizando!

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso