Anúncio do HT Forum

Review JVC S-VHS HR-S3902U

Discussão em 'TVs de Tubo (CRT), Retroprojeção e VCRs' iniciada por Mann, 23 Nov 2007.

1. Mann

Mann Usuário

Desde 15 Fev 2007
    Miami
    Vou tentar postar um review rápido e objetivo sobre este modelo, do que acredito, ser importante para quem usa VCRs.

Aparência: bonito, ainda mais por ser preto (não gosto de VCRs prata), mas muito simples se comparado com um Panasonic AG-1980 ou AG-W1, um JVC HR-S5000U ou a um Sony SLV-R5UC. O visor é um dos mais pobres que eu já vi, só mostra hora (ou canal), indicação de play (seta verde), indicação de gravação (bola vermelha), indicação de timer (desenho de um reloginho amarelo), indicação se há ou não uma fita inserida (VCR no painel) e se a fita é Super-VHS ou não (foto abaixo).

Nem um mísero contador de tempo de fita tem (somente na tela da tv, se apertar "display" no aparelho).:soco:

Som: quanto a isso, não tenho do que reclamar, aliás, nunca notei diferença na qualidade de áudio de vídeos estéreo, apenas que em uns vídeos eram mais sensíveis a ruidos do que outros. Este aqui é bastante bom.

Imagem de reprodução: obviamente só testei fitas VHS. A imagem é padrão pra quem ja usou JVC ou Panasonic, bom contorno, boa definição, mas um pouco granulado (acho que fiquei mal acostumado com o Philips VR 756/78. Incrivelmente, nenhum vídeo que eu vi até hoje se aproxima da qualidade de imagem do Philips VR 756/78, nem este HR-S3902U). Em EP a imagem é espetacular (para a velocidade, obvio), as cabeças de 19 microns realmente fazem diferença, "retiram" aqueles contornos borrados falhados típicos da velocidade. Espetacular. A maior vantagem é a saída S-Vídeo, que ao contrário de algumas informações que eu tinha recebido, funciona sim em fitas VHS.

Imagem de gravação: Aqui temos 3 tipos: S-VHS, S-VHS ET (que tenta deixar fitas VHS com resolução de S-VHS, falo sobre isso mais tarde) e VHS. Quanto à gravação em VHS, novamente, padrão pra quem ja usou JVC ou Panasonic - ambos VCRs comuns, sem ser S-VHS - (boa imagem, contornos com sombras, cores um pouco borradas e puxadas para o vermelho), mas (incrívelmente) inferior a gravação dos Sony que eu tive oportunidade de ver. Decepcionante neste quesito (vi a gravação de um Panasonic AG-1980 uma vez e é de cair o queixo, grava exatamente igual a fita original, mesmo em VHS). Em relação à gravação em S-VHS ET, é interessante. Os contornos ficam absurdamente mais definidos, mas creio que ainda assim bastante distantes de uma fita Super VHS (que espero ter oportunidade de testar). Todas essas impressões também valem para a velocidade EP.

Tracking (automático e manual): aqui eu chego ao ponto positivo e negativo deste modelo. Positivo porque a fita pode estar mastigada, serrilhada, o escambau e o tracking se mantem estável (ótimo para mim, que utilizo algumas fitas em má condições). O ponto negativo é que a fita pode estar perfeita fisicamente, mas ele não consegue dar tracking em algumas (creio ser incompatibilidade de gravação, já que o contador de tempo fica imóvel, mas as mesmas fitas rodam normais nos meus outros vídeos. Estranho).

Recursos (tem mais, mas vou citar os principais):

-
    Active Video Calibration: é um tipo de tracking mais apurado, além de procurar a melhor faixa de minimização de ruído de audio e vídeo, ele ajusta automaticamente a melhor nitidez da imagem sem deixar a imagem áspera. Bastante interessante esse recurso.

-
    Picture Control Settings: Auto, Edit, Soft and Sharp. Auto é quando o Active Video Calibration esta ligado, Edit (a qual eu nunca aprendi a editar:lol:) deixa a imagem muito nítida e muito áspera, não recomendo. Soft deixa a imagem bem suave, retirando as asperezas da imagem (recomendado pra quem passa fitas para dvd, pois diminui a pixelização principalmente nos contornos da imagem) e Sharp deixa a imagem bem nítida, mas sem aspereza (embora os contornos comecem a se mostrar demais, consequentemente, percebemos as limitações do formato).

- Video Stabilizer: este recurso é muito bom, nos meus outros vídeos, algumas fitas ficam com imagem pulando bastante, basta eu selecionar este recurso neste modelo e pronto, a imagem fica paradinha. Não é perfeito mas é muito eficiente. Excelente.

- Recursos de edição: nenhum.:ataque:

Resumo da ópera, modelo basicão em se tratando de S-VHS, com pontos negativos na imagem de gravação em VHS, tracking que não consegue acertar em algumas gravações e recursos de edição ausentes. Pontos normais em imagem (meu Philips é melhor) e pontos positivos em áudio, saída S-Vídeo, estabilizador de imagem e, o mais importante (pra mim), fitas com aquelas linhas de falhas que varrem a imagem (provavelmente amassadas ou desgastadas por mofo) são simplesmente ignoradas e reproduzidas com uma imagem limpa neste vídeo. Tenho umas fitas aqui bastante precárias e me surpreendi com a ausência dessas linhas de falha na reprodução deste aparelho.

Qualquer dúvida é só perguntar.(y)

2. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    Apesar de não ter nenhum interesse em vídeo K7 hoje , li o seu review , parabéns ...:aplauso:

PS. tenho um sony hifi , nem lembro o modelo ...(y)

3. Mann

Mann Usuário

Desde 15 Fev 2007
    Miami
    Oi Fernando. Obrigado por lêr e comentar. Eu utilizo video cassete por:

1 - Converter fitas VHS (e agora S-VHS:feliz:) em DVD. Pra isso, procurar o melhor modelo para reprodução é imprescindível.

2 - Puro saudosismo hehehehe.

Como eu acho que tem pessoas nesse fórum que também utilizam video cassete para converter fitas em dvd ou porque gostam, me sinto na obrigação de postar minhas opiniões sobre o que eu acho dos VCRs.

Obrigado mais uma vez.(y)

* Estava com um amigo meu olhando as fotos do fórum, coincidentemente olhei seu HT e vi seu video cassete (é este prata da Sony que está no canto esquerdo inferior da foto do seu avatar, não é?). Que bom que, apesar da evolução, você não jogou seu vídeo fora.

4. fernandobini

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    É este mesmo amigo ...:concordo:

Também o utilizo pra converter fitas pra dvd , mas ultimamente a preguiça não me deixa em paz ...:lol:

Lembro-me muito bem da época em que locava as fitas na locadora , sempre observava se o áudio era stéreo hifi ou dolby surround ... ;) bons tempos ...(y)

5. Mann

Mann Usuário

Desde 15 Fev 2007
    Miami
    Apesar de acompanhar a tecnologia, não abandono os "antigos". Trato meus vídeos com carinho e quando tiver minha sala HT, vai haver um lugarzinho reservado para eles, nem que seja só pra enfeite.:lol: Gostaria de um dia conseguir um video cassete Sony em bom estado, pois são bons de gravação (geralmente deixo uma fita gravando algumas coisas da tv e depois reutilizo para gravar outras coisas, principalmente se o gravador de dvd estiver sendo utilizado no momento). Um amigo meu comprou um video cassete Sony na mesma época que eu comprei meu SLV-60HFBR (acho que foi em 1996, por aí), o dele era um que a frente tinha uma tampa pra proteger da poeira o compartimento que recebe a fita, era um prata sutil, lindo, acho que bem mais top que meu SLV-60HFBR (não sei o modelo do vídeo dele), só que ele disse que deu defeito e deu para um familiar que mora no interior, fiquei puto (eu até compraria e mandaria consertar, pois é um vídeo muito bom).:lol: Esse seu eu acho que deve ser mais novo (algo em torno de 1999 ou 2001), estou certo?

Espero também um dia conseguir um Panasonic AG-1980 (ou um AG-W1) e um SLV-R5UC (todos S-VHS). Assim, minha "história" com o video cassete vai se dar por satisfeita.:D

6. fernandobini

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    Olá amigo , é ...este sony comprei em 2001 ...:concordo:

Tenho um samsung parado aqui não lembro o modelo e um panasonic da década de 80 também não lembro o modelo , o mecanismo está perfeito , mas sem imagem !

Abraço.

7. Olá, boa noite

Também tenho uma história que só me traz boas recordações com os VCRs, e mantenho 4 deles aqui em casa, todos revisados, e quando preciso de alguma manutenção os levo na Tecnovideo lá na Santa Ifigenia, no João, que é uma pessoa excepcional.(y)
    São eles:
    Sony SLV-X50BR
    Panasonic PV-4700
    JVC HR-S6900U (S-VHS puro)
    JVC HR-A61N (HiFi)
    Tenho um acervo muito grande de fitas e não pretendo converte-las para DVD. O que nasceu VHS vai permanecer no formato original, e quando eu comprar um DVD Recorder (de mesa, porque de micro temos 2 em casa) começará a nascer o acervo em mídia ótica. Não há absolutamente nenhum problema em se ter duas tecnologias convivendo juntas, desde que se tenha o interesse, claro.(y)
    Um abraço a todos
    Brandão

8. Martel

Martel Usuário

Desde 22 Ago 2017
    Brasília
    Interessante informação. Pretendo um dia adquirir aparelhos com essa qualidade.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso