Anúncio do HT Forum

REVIEW - Tela de projeção AVA PROJECTA AR² de 82" em 2.40:1 e 72" em 1.78:1

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por Murilo, 13 Abr 2014.

1. Murilo

Murilo Moderador

Amigos,

Segue review da tela Ava Projecta Revelation II, modelo AR², feita sob medida para o meu espaço.

Descrição das telas e sistema envolvido no review:

- Tela 1.78:1 = 72” (altura de 89,7cm e largura de 159,4cm)

- Tela 2.40: 1 = 82” (altura de 80,1cm e largura de 192,3cm)

Considerando que minha distância de visualização é de 2.70m (olho à tela), esses foram os tamanhos que considerei mais apropriados para uma boa imersão, qualidade de projeção e conforto visual.

No meu sistema ainda tenho uma TV de Plasma Samsung de 64", modelo 64E8000, sendo que as duas telas de projeção descem na frente dessa TV, como poderão ver no vídeo mais abaixo.

Os principais equipamentos associados a este review foram: Projetor Panasonic AE4000, Blu-ray Oppo BDP-103D, Processador Marantz AV7005.

Construção, acabamento, informações técnicas, montagem:

Posso informar que recebi a tela muito bem embalada, em um acabamento com madeiras presas nas partes mecânicas e nas extremidades, para melhor proteção durante o transporte. Excelente.

O moto redutor de acionamento das telas é do fabricante Somfy, francês, que é o maior fabricante mundial desse tipo de moto redutor. Tem longa durabilidade e alta confiabilidade. É bastante silencioso e de acionamento rápido.

A instalação ficou a cargo da equipe do próprio André, dono da Ava Projecta, pago à parte. Para quem for de São Paulo recomendo fortemente a instalação com essa equipe. Os dois colaboradores do André que estiveram em minha casa são altamente profissionais, detalhistas e muito cuidadosos.

Como não poderia deixar de acontecer a instalação provocou muita sujeira, pois sempre que mexemos com gesso isso ocorre... Mas, paciência, com o móvel abaixo do local da instalação bem protegido não tive nenhuma surpresa e nenhum contratempo. Seguem abaixo fotos da instalação da tela e do projetor.

Ainda em termos de acabamento, a moldura que acompanha a tela, para instalação embutida no gesso, é muito robusta, muito bem acabada, e de muito fácil instalação. Você pode inclusive pintá-la da cor de seu gesso, mas no meu caso preferi deixar, ao menos por enquanto, na cor natural dela (branca). Quando for pintar novamente minhas paredes e gesso acho que aproveitarei e pintarei a moldura também, e ela ficará ainda mais discreta. Vejam abaixo uma foto do detalhe da moldura:

E fotos das telas prontas:

Tela 1.78:1 de 72”:

Tela 2.40:1 de 82”:

O que devemos esperar de uma tela de projeção?

Considerando que a qualidade final da imagem de um sistema de projeção é resultante da combinação de diversos fatores, como, por exemplo: qualidade do projetor, qualidade da fonte geradora de sinal, ambiente de projeção (se claro, escuro, com ou sem reflexos), e até mesmo da qualidade da mídia utilizada, o que devemos esperar de uma tela? Quais características devem estar presentes em uma tela de projeção para que não seja ela, a tela, o “elo mais fraco” do sistema?

Podemos afirmar que existem determinadas premissas para que uma superfície de projeção seja apropriada para a projeção. Dentre elas, talvez uma das mais importantes, seria a homogeneidade da superfície, pois isso resulta em homogeneidade do reflexo de luz para os olhos do espectador. Uma tela que não seja homogênea pode resultar em cantos mais escuros, com um “hot spot” no centro, ou mesmo variações de cores de uma extremidade à outra da tela.

Ao lado da homogeneidade temos: índice de absorção da luz, a textura, a reflexibilidade, e a planicidade. Como textura, reflexibilidade e planicidade são termos auto-explicativos, deixo de entrar em maiores detalhes sobre eles e apenas detenho-me no termo “absorção da luz”, que no caso da tela AR², tecido Revelation II, é de 10%, ou seja, é um tecido que costuma ser chamado de “ganho negativo de 0,9”.

Tecido utilizado na tela AR²:

O tecido utilizado foi, como dito acima, o Revelation II, considerado de “alto contraste”, no índice 0,9, de cor cinza, e que possui as características anteriormente apontadas como aquelas de maior importância em uma tela de projeção.

Já testei exaustivamente todas as características em questão, até mesmo porque eu uso o tecido Revelation II desde 2008. Minha primeira tela da Ava Projecta foi uma 16:9 de 69” fixa, depois uma 2.40:1 de 74” também fixa, e agora uma AR² nos formatos acima descritos, e todas Revelation II, que são telas de “alto contraste”.

Como podem ver na foto abaixo, há uma considerável diferença entre o tecido Revelation II e o tecido Matte White, este sim totalmente “branco” (na foto abaixo pode parecer que o Matte White não é tão branco, mas ele é. Temos aqui a influência do fundo da tela do computador nessa percepção).

A grande vantagem que sempre observei no Tecido Revelation II, já que o uso desde 2008, é que ele permite excelentes cores e um “branco” realmente convincente. Esse tecido Matte White da foto é também da Ava Projecta, tratam-se de pedaços que o André, dono da Ava Projecta, me disponibilizou quando eu estava decidindo qual tecido usar.

Após testar exaustivamente me convenci que o tecido Revelation II apresentava mais benefícios que o Matte White, como melhor preto, cores tão boas quanto, e um branco quase tão branco quanto o da Matte White.

E abaixo a calibragem da escala de cinza, com colorímetro, medida no tecido em questão. Como podem ver a calibragem correta é perfeitamente obtida nesse tecido:

Por fim, vale ressaltar que o “branco” de uma cena parece de fato mais “branco” no tecido Matte White, mas os demais benefícios do tecido Revelation II superam, com muita folga, o “branco menos branco”, e lhes digo, a não ser que você veja ambos funcionando lado a lado, como eu fiz, você se convence de que o “branco” no tecido Revelation II é, de fato, “branco”. Esse era o meu principal ponto e considerei perfeitamente atendido pelo tecido Revelation II.

Mas, para refletir: o que seria o “verdadeiro branco”? Neve, papel higiênico, papel toalha, camiseta de algodão? Todos esses exemplos podem ser definidos como de cor branca, contudo, em maior ou menor grau, também podemos afirmar que todos são diferentes entre si, então torna-se bem complicado definir a “qualidade do branco”. O que eu considero atendido pelo tecido Revelation II é que temos um branco convincente para todos os exemplos de branco citados, ou seja, você não tem um “branco acinzentado” em nenhuma situação. Isso é que eu chamo de um “branco convincente” no tecido Revelation II :)

Por que usar telas de “alto contraste”? O que esse termo quer dizer? Toda tela cinza é de alto contraste?

Valho-me aqui da valorosa entrevista que o André concedeu ao HT Forum em 2009, e na qual ele respondeu questões específicas sobre isso, então nesta parte do review utilizarei boa parte dos conceitos que ele repassou à época.

Pois bem, como bem pontuou o André, “O correto é dizer que as telas de alto contraste são em sua maioria de cor cinza e não que as telas de cor cinza são de alto contraste. A cor cinza é somente uma característica da maioria das telas de alto contraste que, aliás, não precisa ser necessariamente cinza para ser de alto contraste.”

Prossegue o André pontuando o seguinte: “uma superfície de projeção de alta qualidade do tipo ‘alto contraste’ tem, de fato, a capacidade de elevar o contraste da imagem. É importante observar que não estamos dizendo que melhora o contraste do projetor e sim, que melhora o contraste da imagem.”

Em resumo, uma boa tela de alto contraste permite, sim, um bom ganho de qualidade em termos de contraste da imagem, nível de preto, com cores fiéis e um “branco” bem convincente, como disse antes.

• 3
    • 1
  2. Murilo

Murilo Moderador

Outras fotos das telas e seus formatos:

Vejam a imagem 16:9 na tela 1.78:1 de 72":

Se não fosse uma tela AR², ao assistir a um filme 2.40:1 na tela acima ficaria assim, com 68", em 2.40:1, dentro da tela 16x9, dessa forma:

E abaixo a tela 2.40:1 de 82", um considerável ganho em tamanho e imersão:

Ai você pode pensar: "Mas Murilo, de 68" para 82" é pouca coisa, apenas 14" de diferença entre uma e outra". Ledo engano, pois se você calcular a área de imagem de ambas e comparar verá que a tela 2.40:1 de 82" é 46% maior que a tela 2.40:1 de 68" ;) O ganho de imersão é muito grande!

E, se eu quisesse uma tela 1.78:1, que pudesse formar a mesma tela 2.40:1 de 82" dentro dela, essa tela 1.78:1 precisaria ter 87" e, para a minha sala, como disse antes, o limite de tamanho, com conforto visual, para a tela 1.78:1, é de 72".

Já a tela 2.40:1 de 82" não causa nenhum desconforto para a minha sala, pois ela é apenas mais larga, e o que cansa nossa visão é mais a altura do que a largura da imagem, conforme exaustivos testes que fiz desde quando escolhi minha primeira tela 2.40:1 (então fixa).

Influência do ambiente na qualidade final da imagem:

Logo no começo do review falei que o ambiente de projeção (se claro, escuro, com ou sem reflexos) é um dos fatores que impactam na qualidade final da imagem, lembram? E, como podem perceber pelas fotos acima, a sala da minha casa possui muitas partes em branco.

Pois vejam como um simples adendo que fiz, com um tecido preto sobre o móvel, resultou em ganho na qualidade da imagem.

Observem a foto abaixo e vejam que há uma boa quantidade de luz refletida no móvel, em virtude de que a tela ficou muito próxima dele:

Resolvi isso colocando um tecido preto por sobre o móvel, somente na hora em que vou assistir. Vejam a diferença:

E aqui o pano preto, com luz na sala para poderem visualiza-lo:

Logo que instalei tudo, fiz as calibragens e comecei a assistir, percebi que algo estava me incomodando na sala, e era o tal reflexo no móvel, que de tão forte inclusive iluminava a sala além do devido (vejam que na foto sem o tecido dá para ver o ventilador de teto). Então, ao colocar esse pano preto sobre o móvel tive um considerável ganho de qualidade geral, notadamente em cenas meio claras e meio escuras, onde, em virtude da ausência do reflexo, há ganho no nível de preto. Para não contrariar a esposa o pano preto foi a melhor solução, pois só o uso na hora de assistir a um filme. No dia a dia ele fica guardado dobrado, ali ao lado da caixa central.

Apenas um exemplo para mostrar que com procedimentos simples podemos agregar qualidade ao sistema de projeção, pois o ambiente é, como disse, tão importante quanto a qualidade do projetor, da tela, do player, etc.

Modo de funcionamento da tela AR²

De forma bem objetiva, pois fiz um vídeo que demonstra detalhadamente a forma de operação da tela AR², a mesma consiste em duas telas de projeção dentro de um mesmo estojo, uma tela no formato 1.78:1 (16x9 padrão) e outra no formato 2.40:1.

Combinadas com projetores que possuem Lens Memory você tem o melhor dos dois mundos, pois terá um tamanho ideal para 1.78:1 e outro tamanho, diferente, ideal para a tela 2.40:1. Em outras palavras, em vez da formar a tela 2.40:1 dentro da tela 1.78:1, o que limitaria o tamanho daquela à largura desta, com o uso da AR² você pode trabalhar, como dito, com os tamanhos ideais para cada uma.

Projetores que possuem Lens Memory hoje:

Panasonic: AE3000, AE4000, AE7000, AE8000.
    JVC: RS46U, RS4810U, RS56U, RS4910U, RS57U, RS67U, dentre outros.
    Sony: 95ES

A título de exemplo, todos sabem que as TVs de Plasma e LCD usam o formato 1.78:1, sendo suas telas, portanto, no formato 16x9 padrão. Idem para uma tela de projeção padrão.

Pois bem, quando assistimos a um filme no formato 2.40:1, com a imagem formada dentro de uma tela 16:9, temos tarjas acima e abaixo da imagem nessas TVs e telas, correto? Então você acaba, com uma tela 16x9 padrão, privilegiando os conteúdos 1.78:1 (séries, shows, HDTV), em detrimento dos filmes que estejam no formato 2.40:1.

Se você vai usar o seu projetor principalmente para ver filmes o uso de uma tela no formato 2.40:1 é altamente recomendado, pois nada aproximará mais o seu Home Theater a um cinema do que o uso de uma tela nesse formato.

Assim, caso você não queira sacrificar nenhum conteúdo, nem os de formato 1.78:1 e nem os de formato 2.40:1, a tela AR² deste review lhe permite ter os dois formatos de tela em uma estrutura só, e ai você pode mandar fazer a tela 1.78:1 no tamanho que você considere ideal, fazendo a tela 2.40:1 também no tamanho que você considere ideal. Essa situação demonstrei com as fotos do tópico mais acima: "Fotos das telas e seus formatos".

O modo de funcionamento da tela AR² parte de um princípio bem simples: as telas são acionadas de acordo com a programação que você fizer, mediante a combinação de cabos para acionamento dos triggers. Os projetores da Panasonic possuem dois triggers, então com eles a interface é bem mais facilitada. O projetor utilizado neste review foi um Panasonic AE4000 mas as minhas considerações valem também para os modelos AE7000 e AE8000. O AE3000 tem Lens Memory, mas de forma mais limitada, então com ele a operação seria manual, via controle remoto, e não automática como nos demais modelos.

Vejam a foto abaixo, ela mostra os dois controles de triggers do projetor Panasonic:

Ao entrar na tela de cada trigger você escolhe o que quer que cada um deles comande:

Em seguida, para cada tamanho de tela, você aplica a quantidade de zoom necessária, ajusta o foco e salva tais ajustes para cada formato:

E define, no auto switch, qual dos presets da tela anterior você quer que seja acionado, quando tal tipo de conteúdo começar a ser exibido:

Em princípio pode parecer um tanto complexo mas garanto que não é. Em cerca de 5 a 10 minutos você faz toda essa programação e pronto, basta aproveitar.

Vejam no vídeo abaixo como é muito simples e totalmente automatizada a troca das telas, depois que você faz a programação para cada uma delas:

OBS: Existe apenas uma pequena limitação, que na verdade está no projetor e não na tela, que é a seguinte: Quando você quer assistir filmes de conteúdos 2.35:1 e 1.85:1 você salva os presets de zoom e foco para eles também, correto? (vejam a segunda foto acima "lens memory load" ;). Mas, como podem ver na foto imediatamente acima (auto switching) você só tem, no projetor, duas opções para acionamento automático, e não 4 (2.35:1, 2.40:1, 1.85:1, 1.78:1). Você pode salvar até 6 presets diferentes, para 6 tipos diferentes de tela, mas para o acionamento automático o projetor só permite duas memórias.

Então, ao usar outro formato de tela, como 2.35:1 na tela 2.40:1, e 1.85:1 na tela 1.78:1, você tem que fazer essa escolha de forma manual pelo controle remoto, e precisa deixar o comando do trigger respectivo para o modo "on", e não no modo "select lens memory", como na foto dos comandos do trigger que postei, caso contrário a tela será recolhida.

Dessa forma, para assistir a, como disse, conteúdos 2.35:1 na tela 2.40:1 e conteúdos na 1.85:1 na tela 1.78:1, em vez de ter o acionamento automático, como no vídeo que postei acima, você tem que escolher manualmente pelo controle remoto as memórias para essas telas.

O procedimento é o seguinte, exemplo para o formato 2.35:1: Entrar na tela de triggers da tela 2.40:1 e escolher modo "on"; em vez do "select lens memory" >> entrar no auto switching e desligá-lo >> entrar na tela dos presets de memórias de telas e escolher a memória do 2.35:1. Pronto. Para o formato 1.85:1 na tela 1.78:1 é só seguir esse mesmo procedimento, mas escolhendo as opções para 1.85:1.

Detalhe que para 1.85:1 na tela 1.78:1 a princípio nenhum ajuste seria necessário, pois ela será formada normalmente dentro da tela 1.78:1, apenas com pequenas tarjas acima e abaixo da imagem. No meu preciosismo eu apenas abaixei a imagem 1.85:1 dentro da tela 1.78:1, para que fique apenas com tarja superior.

Nada de outro mundo, você apenas tem que clicar umas 5 ou 6 teclas do controle remoto no total, para que tudo dê certo. Em pouco tempo de uso fica muito simples e intuitivo esse ajuste para 2.35:1 e 1.85:1. O mais importante é não esquecer de colocar os triggers no modo "on"; e não esquecer de desligar o "auto switching", ao usar esses conteúdos. Fazendo isso não há problema algum.

Por fim, vejam também que eu tenho um preset chamado "2.40 82" F";. Ele foi criado especialmente para ao filme FROZEN, que saiu no formato 2.25:1... Como minha filha gosta muito de ver esse desenho criei um preset só para ele. E você pode fazer o mesmo para outros filmes que possuam aspect ratio diferente, no limite de até 6 presets, isso no Panasonic AE4000.

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  3. Murilo

Murilo Moderador

Preço da tela e dos itens necessários à instalação e comando:

Tela de projeção modelo REVELATION II AR² formada por uma tela no formato 2.40:1 com 82"; de diagonal e uma tela no formato 1.78:1 com 72" de diagonal = R$7.221,00

Acabamento de forro para tela AR² acima = R$ 729,00

Trigger 12 volts (2) = R$ 222,00

Cabo de comando 10m (2) R$ 112,00

Suporte pra fixação da tela AR² à laje = R$ 134,00

Total = R$ 8.418,00

Destaco que sempre dá para conseguir algum desconto, basta conversar com o André ;)

Vale lembrar que na AR² você está adquirindo DUAS telas ;), bem como que uma tela de projeção é um item que vai permanecer no seu sistema por muito tempo, ou seja, certamente você irá trocar algumas vezes de projetor e não precisará trocar de tela (a não ser que você mude de casa ou de sala, ou não compre uma tela de projeção de alta qualidade).

Conclusões:

Como usuário de telas Ava Projecta desde 2008, como disse no começo do review, mas de modelos fixos e não de modelos motorizados, eu já estava acostumado à qualidade do tecido Revelation II e às características de excelente reprodução de cores, de nível de preto e da qualidade do branco. Contudo, desde que fizemos a demonstração da tela AR² no evento 120K do HT FORUM, fiquei com vontade de ter uma tela AR², e tenho certeza de que todos que assistiram a tal demonstração também :)

Porém, como eu usava uma sala dedicada eu não tinha necessidade de uma tela motorizada, a minha antiga tela 2.40:1 fixa estava perfeita para o meu ambiente, e assim ficou por anos. Ao mudar o sistema para a sala de casa tive a necessidade de uma tela motorizada e, ao consultar o André, chegamos à conclusão de que uma tela AR² atenderia a todos os conteúdos com o máximo de qualidade e imersão, e foi certamente a escolha certa, como puderam ver pelas fotos e pelo vídeo.

Sinto-me completamente à vontade de recomendar o produto como sendo excelente. Ora, nele temos qualidade de construção, vida útil longa para os moto redutores de acionamento, acabamento excelente, e, acima de tudo, excelente qualidade de tecido, que realmente proporciona um ganho na qualidade de imagem em um bom sistema de projeção. Além disso, todos que já fizeram contato com o André podem atestar que o atendimento pré-venda, e mais importante ainda, o pós-venda, são um diferencial na Ava Projecta, então o que mais podemos querer? Altamente recomendado (y)

• 3
  4. adenb76

adenb76 voltando à ativa nesse hobby

Desde 10 Mai 2006
    S.B.C. | S.P.
    Ótima apresentação caro Murilo,(y)
    Também tenho tela AVA [Revelation 100" 16:9] e têm me atendido perfeitamente.
    Achei muito interessante e legal,a imersão de fato parece aumentar na proporção 2.40:1 sem as tarjas.Muito bom mesmo !!
    Fiquei interessado e instigado :)
    MP pra vc !

Adenilson

5. lcorazza

lcorazza Usuário

Desde 11 Dez 2009
    taubaté são paulo Brasil
    Colega Murilo,

Excelente iniciativa de postar seus comentários, acredito que semana que vem instale a minha AR² postarei minha impressão também.

Abs,

6. Murilo

Murilo Moderador

Adenilson,

Obrigado (y) Respondi sua MP (y)

Leandro,

Valeu (y) Depois que instalar a sua dê sua opinião e poste algumas fotos lá tópico do clube (y)

7. Tijuco

Tijuco Usuário

359 320 81

Desde 20 Ago 2008
    Uberaba/MG/Brasil
    Bom dia Murilo,
    Primeiramente parabéns pelo review da Tela AR² e pela gentileza em compartilhar de forma esclarecedora a sua experiência e os seus conhecimentos com todos sonhadores ou usuários desse mundo mágico.
    Uma consulta:
    [h=1]A minha sala tem (8m x 6m) projetada para utilização com duas telas, depois de pesar bastante vários fatores principalmente a questão de lumens em razão de uma das telas com tamanho de 125” no formato 2:40.1, decidi comprar dois projetores: um projetor Benq W1070 a ser instalado na mesa do piso para ser utilizado com uma tela de 110” ou 120” no formato 1:78.1, depois em relação a tela de 125” no formato 2:40.1 surgiu uma dúvida sobre qual projetor a ser instalado no teto para satisfazer aquela dimensão?. Conclusão adquiri um Optoma HD25LV em razão dos lumens, embora meu desejo inicial fosse um JVC DLA-RS57 ou um PT AE-8000, de forma que o sistema dispusesse de apenas um projetor.[/h][h=1]Considerando a condição de uso com dois projetores e da minha preferência pelas telas da [/h][h=1]Ava Projecta ,qual a melhor opção: [/h][h=1] [/h]Aquisição de uma AR² com as telas integradas ou de duas telas separadas?
    Atenciosamente
    Ericson

8. Murilo

Murilo Moderador

Ericson,

Obrigado pelo comentário sobre o review (y)

Sobre o que você pretende fazer lhe digo que achei inusitado, porém, criativo :)

Dei uma rápida olhada e observei que o Benq W1070 possui trigger 12v, o que lhe será útil para o acionamento automático da tela que ficará ligada a ele. Já o Optoma HD25LV não tem trigger e, dessa forma, não sei lhe dizer como você poderia fazer para acionar a segunda tela de forma automática. Talvez você precise acioná-la de forma manual, por um controle remoto para ela, ou seja, ela não desceria automaticamente assim que o projetor fosse ligado. Certamente dá para fazer de algum jeito, eu só não sei lhe dizer como, por nunca ter precisado ver isso.

Sobre sua dúvida específica, a respeito de uma AR² ou duas telas independentes, a enorme vantagem da AR² é que você economizará bastante espaço no teto ou gesso, no local onde pretenderá instalar as telas. Veja, com duas telas você terá dois estojos independentes e certamente não conseguirá que uma tela fique tão próxima à outra como na AR².

Instalando dois estojos independentes estimo que um tecido ficará à frente do outro cerca de 20cm ou mais, já na AR² essa distância é de uns 3cm no máximo, pois as telas estão bem juntas uma da outra, dentro do mesmo estojo, sendo que uma enrola para trás e a outra enrola pra frente, dentro desse estojo.

A economia de espaço, a estética no teto e a facilidade na instalação de apenas um estojo me parecem, no seu caso, os grandes benefícios que a AR² poderia proporcionar (y)

9. AVA

AVA Usuário

Desde 24 Jun 2005
    São Paulo - SP
    Oi Ericsson;

Dentro do seu conceito e na forma de adendo a resposta do Murilo, a segunda tela de projeção, AR² ou tela simples, pode ser comandada pelo projetor atraves de um sensor de correnteç assim, ao ligar este projetor a tela ira descer.

Alem das vantagens menciobadas pelo Murilo para a AR², o preço da AR² e menor do que de 2 telas separadas.

Por ultimo, fosse eu, optaria pelo Panasonic 8000 ao inves de 2 projetores. Dentre outras vantagens tambem seria mais economico.

Abs

Andre (11) 98300.0303

10. gutopereira

gutopereira Usuário

Desde 21 Dez 2006
    Petrópolis/Rio de Janeiro
    Qual o tamanho máximo de tela que é possivel colocar a fim de que nao se perca qualidade de imagem nesses projetores(Pana 8000 ou JVC RS46)?
    Voce acha que uma tela(matte white) 16:9 de 133" perderia muita qualidade? A sala do Home possui 5 mt de distancia do sofa ate a parede onde ficará a tela(ainda estou construindo a casa)...
    Abraco

11. Tijuco

Tijuco Usuário

359 320 81

Desde 20 Ago 2008
    Uberaba/MG/Brasil
    Caro Murilo,
    Quero agradecer pela resposta ao meu questionamento, além de convicente, o André teve a gentileza de reforçar a sua resposta.

Grato
    Ericson

12. Murilo

Murilo Moderador

Guto,

Depende muito do resto do seu ambiente. As paredes vão ser pintadas de branco, cinza, marrom claro? Controle de luminosidade total? (sem entrada de luz externa, etc).

Creio que o Panasonic 8000 consiga segurar uma tela de 133" com qualidade, sem precisar ser matte white, se a sua sala ajudar, no sentido do que falei acima. Talvez em 3D, nesse tamanho, você tenha alguma perda. O JVC não sei lhe falar.

Ericson,

(y)

13. Multiman DF

Multiman DF Usuário

Desde 27 Nov 2006
    Brasília
    Murilo, Parabéns pelo review.

Achei interessante sua comparação com Revelation II que pode apresentar mais benefícios que o Matte White. Como fica a imagem em relação a tv de plasma 64E8000?
    Eu possuo a mesma tv e acho a imagem perfeita. Comparando com a minha tela Matte White/projetor Optoma HD25 LV, acho que perde no branco. Já pude testar o da Panasonic AE8000 e verifiquei o mesmo problema.

Qual a sua impressão?

Abs.

Marcelo

14. Murilo

Murilo Moderador

Marcelo,

Penso o seguinte: Projetor é projetor, TV é TV. Impossível comparar. Laranjas vs bananas.

Exemplo: Se vou ver um filme eu acho que mesmo um projetor 720P chega a ser melhor que uma excelente TV, apesar de ficar legal na TV. Ocorre que a luz emitida pela TV é muito diferente da luz refletida pela tela de projeção. A sensação de cinema só é conseguida com projetor, por maior que seja a TV.

Exemplo 2: Se vou ver uma novela ou o jornal nacional eu prefiro mil vezes ver na TV, apesar de ainda ficar legal no projetor.

Eu acho a Samsung 64E8000 uma baita de uma TV, ela é realmente excelente, mas eu não tinha tesão nenhum em ver filmes nela... E veja que sento perto, a 2,70m dela. Só que as 82" em 2.40:1 permitem uma sensação de cinema incrivelmente superior à da TV, não só pelo tamanho mas principalmente pela questão da luz refletida, como falei acima.

Eu passei 13 meses sem projetor, desde que mudei de sala e passei a usar só essa TV. Veja, voltei ao projetor fazem 40 dias, e nesses 40 dias eu já assisti mais filmes do que nos 13 meses anteriores... Por que será? :D

15. gutopereira

gutopereira Usuário

Desde 21 Dez 2006
    Obrigado Murilo!

As paredes vou pintar de cinza e o teto de preto...

Abraco

16. Murilo

Murilo Moderador

Guto,

Nessas condições acho que o 8000 segura uma tela 16:9 de 133" (y)

Digo isso porque já vi o AE8000 com a tela Ava Projecta em 110" no formato 2.40:1, o que dá 117" em 16:9. Achei que o brilho estava bem satisfatório e calibragem foi feita no modo Cinema 1.

Se você fizer a calibragem no modo Cinema 2 do AE8000, que possui mais brilho, acho que ele segura as 133" em 16:9 (o que dá uma tela 2.40:1 de + ou - 125").

17. gutopereira

gutopereira Usuário

Desde 21 Dez 2006
    Obrigado Murilo!

18. trenier

trenier Usuário

Desde 12 Nov 2008
    Joinville-SC Brasil
    Murilo

Parabéns pelo review, muito bom mesmo.
    Legal ter você novamente agregando conhecimento nesse mundo da projeção, que é incomparável quando se trata de reproduzir a magia do cinema em casa.

Eu não sou muito adepto de uma imagem super brilhante porque me cansa a visão, mas não usaria uma tela com ganho negativo como a AVA revelation II se fosse usar 3D.
    Já fiz vários testes aqui com o PTAE8000 que é um canhão de luz, mas perdeu demais o brilho em 3D com tela de alto contraste. Maior culpado disso tudo são os óculos que acabam escurecendo demais a imagem.
    Para 3D minha recomendação seria matte white, ou até mesmo ganhos maiores dependendo do projetor e do tamanho da tela.

No momento seu projetor não é 3D ready, mas no seu próximo upgrade você usará 3D? Pensou na possibilidade de ter a tela 1.78 com ganho positivo para usar o 3D com desempenho melhor?

Eu não usava muito 3D, mas a qualidade que consegui com o PTAE8000 aqui na minha sala me fez mudar meu conceito sobre esse formato, hoje tem a mesma importância que o 2D.

19. Murilo

Murilo Moderador

Maico,

O meu projetor atual, AE4000, não é 3D, e lhe digo que não me cativa muito o 3D, por isso não tenho pressa nenhuma para o upgrade. Vou esperar o sucessor do AE8000, que vai sair no segundo semestre (y)

Sobre suas impressões da tela matte white para o 3D, no AE8000, em princípio não concordo, a não ser que sua tela seja muuuito grande :)

Quando eu fiz o review do AE7000 eu testei com 3 tipos de tecido da Ava Projecta: Matte white, 0.9 e 0.95, e preferi o 0.9, para o tamanho de tela que eu usava.

Veja abaixo (e vale considerar que o AE8000 veio com mais brilho que o AE7000, então o que falei abaixo para o 7000 não vale 100% para o 8000):

Quando mudar de projetor certamente não mudarei de telas, vou continuar com ambas no tecido Revelation 0.9, até porque minhas telas não são muito grandes (y)

20. trenier

trenier Usuário

Desde 12 Nov 2008
    Joinville-SC Brasil
    Exatamente Murilo, aqui o tamanho da tela é 122". É or isso que escrevi.." Para 3D minha recomendação seria matte white, ou até mesmo ganhos maiores dependendo do projetor e do tamanho da tela"
    No tamanho que você está usando no momento deve ficar bom demais em relação ao brilho, ainda mais que você não usa 3D (y).
    Se não usasse 3D eu optaria por uma tela de alto contraste, porque o preto ganha profundidade, e acho importante esse aspecto também.
    Até estou pensando em usar um filtro ND2 ou ND4 para equilibrar ver como se comporta em 2D.
    O chato é tirar e colocar o filtro dependendo do conteúdo 2D ou 3D, praticidade zero.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso