Anúncio do HT Forum

REW - Room EQ Wizard

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Matias, 9 Nov 2019.

1. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Essas semanas descobri o REW e andei fazendo minhas primeiras medições e ajustes nos 2 sistemas. É um software gratuito de medição e cálculo de correção do sistema. Mais alguém usa?

https://www.roomeqwizard.com/

O recomendado é o microfone de medição USB miniDSP UMIK-1, 75 dólares lá fora, mas eu tenho usado uma interface de áudio e microfone condensador que eu já tinha aqui.

Abaixo um tutorial completo em inglês do uso do REW e do Equalizer APO (freeware também).

Última edição: 28 Nov 2019
    • 4
  2. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Em ambos a medição é a curva vermelha escura, com smoothing perceptivo, e a curva vermelha clara é a simulação da resposta ao aplicar o EQ paramétrico que eu criei manualmente (janelas abaixo). Procurei corrigir o grosso dos erros com poucos ajustes do que deixar o REW calcular a correção com mil ajustes. Depois digitei eles no Parametric EQ do JRiver para ambos os sistemas, baixando o level como um todo para não clipar: -2dB no principal, -3,5dB no escritório, que eram os maiores ganhos positivos de cada um.

Sistema principal
    3 nov eq.PNG

Sistema escritório
    rew eq escritório.PNG

Última edição: 28 Nov 2019
    • 3
  3. doors.sl

doors.sl Usuário

Desde 10 Jul 2010
    Santa Catarina
    Caro @Matias@Matias ,
    Parabéns pela iniciativa. Muito legal acompanhar as medições realizadas aí em seu ambiente.
    Em breve devo começar a brincar com isso aí também e compartilharei neste tópico como foram as medições em minha sala.
    Não deixe de ir nos informando sobre os próximos passos, bem como, sobre as mudanças sonoras que vier a constatar no sistema.
    Tópico assinado já.

• 1
  4. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Idealmente queria mexer na acústica da sala com absorção em médios e graves, mas na falta da sonhada sala dedicada, vou me virando com EQ paramétrico mesmo. :)

5. marcosmion

marcosmion Usuário

Desde 2 Mar 2014
    blumenau santa catarina
    Boa noite assunto interessante vou acompanhar de perto

6. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    O mais importantes (em termos de equipamento) para boas medições é utilizar microfone que tenha disponível a curva de calibração, pra se importar pro software (qualquer um) e não correr o risco de falsos registros
    Eu gosto muito desse microfone miniDSP UMIK-1
    Outro muito bom é o Dayton Audio EMM-6 (nesse caso, pra quem prefere usar interfaces de áudio em sistema de loopback)
    Vale a pena efetuar a compra no sita da Cross-Spectrum, com o sistemande calibração avançado, custa um pouco mais mas eles mesem com um range maior, além de 0, 45 e 90 graus

7. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Eu ia comprar o UMIK-1 no fim do ano agora, só que vi que mesmo após calibrado de fabrica ele ainda tem +/- 1 dB de precisão, e meu mic condensador (M-Audio Nova) já tem uma curva bem flat, então decidi ficar com ele (estava a venda, cancelei). Mas é bem mais prático usar um mic USB direto como o UMIK-1 do que a interface (Focusrite Scarlett 6i6 2nd gen).

IMG-20191029-WA0019.jpg

Última edição: 12 Nov 2019
  8. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    eu uso o REW faz tempo.
    no caso eu crio uma resposta ao impulso do filtro criado e uso um convolver. é mais flexível q um EQ.
    não recomendo esses mic USB pq se vc tem uma placa boa vc tem converters (DAC) e pré-amp muito melhores q os integrado nesses.
    tenho o EMM-6 e o custo/benefício é top.
    tb o filtro automático funciona muito bem. se vc tem um som com headroom o bastante vc pode jogar o target na onda mais baixa q vc vai ter um resultado extremamente flat.
    no caso o flat não é grande coisa porem. a não ser q escuta só música clássica e acústica. uso uma curva flat até 400HZ e então ela cai gradativamente até 20.000HZ onde ela ta em -5dB.
    oq o REW não pode fazer é corrigir problemas "out of phase". joga no google q eles tem vários artigos. outra coisa q ele n vai corrigir é a reverberação exagerada em certas frequências (fica visível no waterfall). dai q vc pode descobrir a causa desses dois problemas (out of phase e reverb.) e pensar em tratamento.

Última edição: 14 Nov 2019
    • 1
  9. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    a calibração no caso é um arquivo de correção q vc pode aplicar no REW e q vai corrigir a curva. impossível fazer um mic 100% flat. nem os mais caro

10. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Não nse utiliza microfones cardioides em medicao acústica

11. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Por que?

12. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    O primeiro motivo é justamente ser cardioide
    O segundo é não ter arquivo de compensação pra poder colocar nos softwares de medição
    O terceiro é que não foram feitos pra ser transparentes
    O quarto é por não apresentarem constancia de medicao em diferentes distâncias de medição
    O quinto é que não há rastreabilidade do sistema de calibração

• 1
  13. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Encomendei um UMIK-1. Quando chegar eu comparo as medições entre meu Nova e ele por curiosidade.

14. Herald

Herald Usuário

47 18 5

Desde 4 Mai 2010
    Balneario Camboriu/SC
    Parabéns @Matias@Matias pelo tópico. Descobri há pouco tempo sobre a existência deste software e estou muito interessado em iniciar experimentações por aqui.
    Vou acompanhar e aprender com vocês que assim que conseguir um microfone pretendo começar as medições.

• 1
  15. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Acho que foi na Madisound ou Parts Express q tinham uma peca em valor promocional
    Deem uma olhada

16. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo
    esta fora de estoque

17. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Eu comprei o meu UMIK-1 na Amazon US mesmo e uma amiga vai trazer. Pequeno, barato e leve, não tem problema.

18. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo
    eu pensei nisso mas vi que lá estava 99 dolares e no site do minidsp 75 dolares.
    ainda estou vendo como fazer.

19. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
  20. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso