Anúncio do HT Forum

Rock Progressivo

Discussão em 'Música e Shows' iniciada por Progger58, 11 Mai 2004.

1. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Olá, pessoal, algum outro aficionado por rock progressivo aqui no grupo? Algum outro fã do Camel, Renaissance, Eloy, Finch, The Enid, Porcupine Tree, Anekdoten, IQ, Pallas, Pendragon...

Que tal compartilharmos algumas idéias sobre progressivo?

Demétrio.

2. Denis Y.

Denis Y. Puro Som

Desde 6 Mar 2003
    B.H - MG
    Progger, só vou expressa aqui minha gratidão pela recomendação do Porcupine Tree, é realmente um som maravilhoso e extremamente bem gravado. Estou pegando todas as músicas e vou acabar comprando alguns CDs, quando sair o DVD então, maravilha!! (y)

3. jbmattos

jbmattos Usuário

Desde 1 Mai 2004
    santos sp
    Presente!

Triunvirat, ELP, Renaissance, Kraftwerk, Tangerine Dream, rick Wakman, e por aí vai.

Eu ainda considero o Angra como progressivo, principalmente a fase atual deles.

O que vocês acham?

Abraço,

joão batista.

4. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    É, o Angra certamente está dentro da linha Prog Metal. Dentro dessa vertente, algumas das minhas bandas favoritas são (além, obviamente, do Dream Theater) o Lacrimosa, Pain of Salvation, Threshold, Everon, Greyhaven, Dreams of Sanity, The Gathering, Within Temptation, e muito mais.

Gostei de sua menção do Triumvirat, também adoro esta banda!!

Demétrio.

5. adalla

adalla Amo muito tudo isso

Desde 27 Jun 2002
    Manaus - AM
    Oi Pessoal. Apesar de ter abandonado um pouco o Rock Progressivo, posso dizer alguma coisa sobre o assunto pois na época da faculdade, era só o que eu ouvia! Minha banda predileta na época era o Van der Graaf Generator, com a impagavel voz do Peter Hammil (para quem não conhece, ouça a música Killer). Outras bandas default nas vitrolas eram: Yes (principalmente o disco Relayer), Wishbone Ash(o primeiro disco tem um solo de baixo na introdução da primeira música que é de arrepiar), Gentle Giant, Emerson Lake Palmer, Camel, dentre outros. Boa lembrança do Triumvirat! Para minha supresa, estive de férias em Vitória e encontrei todos os discos da banda remasterizados e com faixas bonus. Não sou fã de carteirinha, mas como faz parte da minha iniciação musical, comprei todos! (http://htforum.com/vb/showthread.php?t=223)

6. Marcelo T

Marcelo T Spirit Crusher

Desde 23 Jun 2002
    Campinas
    Para quem nunca ouviu, tente Ozric Tentacles, extremamente interessante e bem gravado (y)

7. jbmattos

jbmattos Usuário

Desde 1 Mai 2004
    santos sp
    Com relação ao triunvirat, gosto mais deles que do Emerson, Lake and Palmer. Tenho os três primeiros albuns - "Mediterranean Tales (Across the Water)", de 72, (o do ratinho), "Illusions on a Double Dimple", de 74, e o "Spartacus", de 75. De longe o Spartacus é o melhor.

Gosto também do Camel, do Focus - este lembra o Triunvirat.

Alguém conhece o Klaatu? muito bom também. Eles fizeram um cover da música dos carpenters "calling ocupants" que ficou muito legal. totalmente rock.

8. †Russel Allen†®

†Russel Allen†® The King of Terrors

Desde 7 Mar 2003
    São Paulo, Brasil
    Porcupine Tree é MUITO bom! In Absentia, pra mim, é o melhor CD deles.

Agora, sobre prog-metal, acho que o angra é mais power-metal melódico do que prog-metal, pra falar a verdade. A meu ver, bandas que se encaixam perfeitamente no prog-metal são Symphony X, Dream Theater, Adagio (aliás, essa banda é muito boa tb!),
    entre outras.

9. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Puxa, legal encontrar outros fãs de progressivo e prog metal aqui na área!! :aplauso:

Denis Y.,

Fico muito feliz em saber que minhas dicas sobre o Porcupine Tree, postadas em outro tópico, foram úteis pra você. Como mencionei naquela ocasião, esta é uma das minhas bandas prediletas da atualidade.

Adalla,

Também gosto muito do Van Der Graaf Generator, sendo Pawn Hearts e Still Life alguns dos meus favoritos dessa banda. Concordo que "Killer" é uma música muito bonita realmente, como também o são as fantásticas "Pilgrims" e a suíte principal do disco Pawn Hearts (o título me foge da memória no momento). Também tenho aquelas edições remaster dos três primeiros discos do Triumvirat, são realmente magníficos.

Marcelo T,

Também sou fã do Ozric Tentacles. Erpland é o meu disco predileto da banda, mas considero Strangeitude, Arborescence e Jurassic Shift (apenas para mencionar alguns poucos) como magníficos também. Para quem ainda não conhece a música do Ozric, trata-se de um Progressivo/Psicodélico instrumental de altíssima qualidade, com algumas pitadas super interessantes de Reggae, apresentando um equilíbrio magnífico de baixo, percussão, guitarra, instrumentos eletrônicos diversos e flauta (esta com uma sonoridade toda particular, às vezes meio árabe, às vezes impondo um clima meio oriental). A música do Ozric lembra bastante o Hawkwind, acho que esta é uma referência bem próxima.

JBMattos,

Concordo com você em um ponto e discordo em outro. Assim como você, também gosto bem mais do Triumvirat que do próprio ELP, mas não acho que Spartacus seja superior a Illusions não. Acho, na verdade, que ambos estão precisamente no mesmo nível (altíssimo nível, claro), embora eu goste um pouco mais do Illusions pessoalmente. Legal saber que você também aprecia o Camel (tem um DVD deles disponível, o recente "Coming of Age", que é de arrepiar de tão bom, se tiver a chance não deixe de adquirí-lo). E, claro, esqueci de mencionar no início o grande Focus, esta é outra banda top sem dúvida alguma.

Russel Allen,

Que bom encontrar mais outro fã do Porcupine Tree por aqui!!

Pelo seu avatar, torna-se até desnecessário perguntar qual é sua banda predileta, Symphony X é realmente magnífica. E também gosto muito da banda Adagio, ótima lembrança a sua.

Demétrio.

10. Marcelo T

Marcelo T Spirit Crusher

Desde 23 Jun 2002
    Campinas
    Curioso ninguém mencionar Rush e Yes. Discos como Relayer, Tales from topographics oceans são o mais proximodo progressivo puro q já ouvi. A musica the gates of delirium definem do yes o prog na minha opinião :D

• 1
  11. Carlos Lima

Carlos Lima Usuário

Desde 17 Jun 2003
    Minas Gerais
    Gosto dos que foram mencionados e também de King Crimson e Jethro Tull.

12. jbmattos

jbmattos Usuário

Desde 1 Mai 2004
    santos sp
    Rush, King crimson, jethro tull e yes. Tenho a coleção completa deles, em vinil.

Só que, à excessão do YES, não os considero rock progressivo. King Crimson ainda pode ser, depende do ponto de vista. Já o Rush prá mim é power trio e o jethro tull tá mais pro lado do hard rock que do progressivo. Tem quem o tache de rock artistico...

De qualquer forma, são bandas maravilhosas.

Abraço,

joão batista.

13. jbmattos

jbmattos Usuário

Desde 1 Mai 2004
    santos sp
    Demétrio,

Eu falei do Spartacus porque ele me agrada mais que os outros dois. Agora, que artisticamente falando, ele seja melhor que o illusions... É com você disse. Estão no mesmo nível. Ambos são muito bons. É uma questão de gosto.

Obrigado pela dica do DVD do Camel. Vou procurar pra comprar.

Abraço,

João batista.

14. Fast Cat

Fast Cat Fast Cat

Desde 6 Abr 2004
    Brasilia/DF/BR
    Opa sou da turma tb. (y)

Aqui vai mais um que lembrei e que não foi citado, OMEGA, eu tenho ainda 2 LPs dessa banda alemã, com o Selo Sábado Som, só os mais velhos devem lembrar disso, assisti em 1900 e vovô minino, Pink Floyd Live in Pompeii num Sábado Som, era um programa da Globo, eu devia ter uns 7 anos, não tinha a menor idéia do que era PF, a partir dae virei um fã de carteirinha.

Grande lembrança do Triunvirat, gosto muito. Poderiamos citar Kitaro ? Andreas Vollenweider ? Alan Parson Project ? Esse eu tenho todos em vinil e CD, hehehe... vicio total.

Alguem já escutou os CD's mais recentes do Rick Wakeman, cara são muito bons.

Jean Michel Jarre, antes de virar consumo. Oxigene, Equinox.
    Vangelis, nossa tenho um monte de CD e LP do cara, muito bom, uma vez fiz o som e luz de uma apresentação de Ballet com Heaven and Hell, ficou duca !... heheh... Ahhhh... tempo de garoto !....

Na medida que a memória for ajudando vou citando alguns aqui. Ou então dou uma olhada no museu aqui !... uhauhau

Amplexos,

Fast

15. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Olá, Fast Cat,

Também gosto muito de eletrônica, notadamente do Vangelis, Tangerine Dream, Jim Bartz e Kitaro. Aliás, já que você também é fã do Kitaro, precisa conhecer alguns discos do Deuter (especialmente Nirvana Road, Celebration e Land of Enchantment) e do Gandalf (Echoes from Ancient Dreams, Gates of Secret Realities, Gallery of Dreams). Procure também conhecer alguns trabalhos do Cusco (a exemplo dos discos Inner Journeys e Ancient Journeys) e do Lanvall (Auramony é belíssimo!!).

Não totalmente eletrônico, mas sempre digno de registro, é o trabalho do grande Mike Oldfield. Tubular Bells (incluindo o Tubular Bells 2003), Ommadawn e Songs of Distant Earth são alguns dos meus favoritos.

Tenho alguns discos do Omega, excelente banda realmente. E apenas a título de curiosidade, esta banda é húngara, ok? :)

Saudações progressivas,

Demétrio.

16. mmartins

mmartins Ouvidor de música

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Caros,

Rock Progressivo não é minha praia, já foi. Estou com o adalla.

17. Fast Cat

Fast Cat Fast Cat

Desde 6 Abr 2004
    Brasilia/DF/BR
    Oi Demétrio,

Oooops !... :verg: Hungara ? Caramba !... Pior que a vida tuda tomei-a como Alemã, nada como informação !... Valeu !... :)

Aliás, quais discos voce tem ? São LPs ou já descobriu algum CD deles ? Tenho o "200 Years After the last War", capa Azul com um desehos medievais e tenho o "Omega", capa toda vermelha com a letra omega escrito omega embaixo na diagonal no cato da capa.

Ahhh... Conhece tb. Patrick O'Hearn ? Tenho o CD "Indigo"

Vou depois colocar mais algumas bandas tb.

Amplexos Progressivos,

Fast

18. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Ouvi, ao todo, cerca de quatro ou cinco discos do Omega, mas no momento só disponho mesmo de dois títulos, precisamente o "200 Évvel az utolsó háború után" (versão em húngaro do 200 Years After the Last War) e o "Gammapolis", ambos em cd.

Tenho algumas músicas do Patrick O'Hearn em coletâneas diversas, mas não adquiri ainda nenhum disco dele (deverei fazê-lo na primeira oportunidade em que encontrar um, pois gostei muito do que ouvi).

Cordiais saudações,
    Demétrio.

19. jbmattos

jbmattos Usuário

Desde 1 Mai 2004
    santos sp
    Buenas.

É dificil alguem que gosta de RP não enveredar pro lado da musica eletrônica: Tangerine Dreans, Kraftwerk, kitaro, vangelis, tomita, jean m. Jarre, etc.

Dessa turma aí eu tenho muita coisa, pois sempre gostei.

Mais uma curiosidade sobre o Omega: a banda é de 62!

Abraço,

joão batista.

20. jbmattos

jbmattos Usuário

Desde 1 Mai 2004
    santos sp
    Segue dicografia do Omega:
    1968 Red Star Qualiton
    1968 Tromboner Freddie & Terrible People
    1969 Freddie the Bugler & Terrible People Qualiton
    1969 10,000 Lepes Qualiton
    1969 Ten Thousand Steps
    1970 On the Highway at Night Qualiton
    1972 Living Omega
    1973 Omega 5 Hungaroton
    1974 Omega III Bellaphon
    1974 200 Years After the Last War Bellaphon
    1975 Hall of Floaters in the Sky Decca
    1975 Omega Passport
    1976 Time Robber Decca
    1977 On Tour [live] Bellaphon
    1977 I Don't Know Your Name Pepita
    1978 Skyrover Fantasy
    1978 High on the Starway
    1979 Live at the Kisstadion '79 Pepita
    1979 Gammapolis Bellaphon
    1980 Kisstadion 80 [live]
    1981 Working WEA
    1981 The Face
    1982 Omega XI
    1983 Jubilleum Koncert [live]
    1986 A Fold Arnyekos Oldalan Barclay
    1987 Babylon
    1994 Nepstadion [live]
    1995 Az Omega Osszes Koncertfelvetele [live]
    2002 Time Robber [Bonus Tracks] Mega

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso