Anúncio do HT Forum

Roon da Roonlabs

Discussão em 'Computadores e Media Players/Servers' iniciada por EduardoSer, 11 Jun 2015.

1. EduardoSer

EduardoSer Usuário

Desde 15 Dez 2013
    Recife PE
    Procurei no forum e não achei, então vale avisar.

Existe um novo software no mercado chamado Roon feito pela RoonLabs, que é uma spinoff da Meridian, que foi lançado no começo do mês. Se vcs conhecem essa empresa, sabem que a qualidade de audio é prioridade.

Foi a melhor experiência de audio que tive em anos. É como visitar uma loja de vinis, só que com o seu próprio acervo. Descobri coisas que tinha e não lembrava, fui atrás de interpretações de músicos pela ficha técnica e muito mais. Na verdade, o software é um servidor que tem acesso a uma database gigante online que fica todas as capas e metadata, todas aquelas informações que costumávamos ter nos CDs e Vinis. Dá até pra descobrir diferentes versões de uma mesma música.

Enfim, tem 10 dias de trial e aconselho. É impressionante.

Um vídeo da Computeraudiophile passeando pela interface. Vale a pena dar uma conferida.

Ab.

Eduardo.

2. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    Baixei a Trial Version ontem e realmente impressiona a otimização da experiência. Um assunto puxa outro, as informações dos álbuns estão `a mão, incrível. O preço salgado, U$ 499, longlife ou 119, anual. Achei algumas dificuldades em editar os metadados através do programa, e' necessário identificar os arquivos problema e editar em outro programa. No Mac a qualidade do audio se equipara aos 3 principais: PureMusic / A+ 2.0 / JRiver. O medo e' ficar brincando e não poder passar mais sem ele...

3. luiz cocozza

luiz cocozza Usuário

Desde 23 Dez 2012
    sao paulo
    Tudo bem,

Vocês continuam com o Roon?

Baixei e estou ainda no trial, mas realmente impressionado com a experiência.

Abraços

4. sergiocurvelo

sergiocurvelo Usuário

Desde 12 Out 2007
    Macaé/RJ
    Fiz o trial e no mesmo dia decidi adotar como player. Experiência extraordinária. Integrado ao Tidal então é diversão garantida. O futuro chegou mesmo!

5. MPiovesan

MPiovesan Maicon Piovesan

259 251 48

Desde 17 Nov 2008
    Rio Grande do Sul
    Instalei há alguns dias e estou gostando muito.
    Como utilizo um Mac mini como fonte, agora parece que ouvir musica ficou mais "natural".
    Antes tinha que usar o mouse e teclado pra escolher os álbuns no iTunes; agora com o Roon rodando no iPad, nem a tv preciso mais ligar para controlar toda a biblioteca de músicas.
    O preço é elevado, mas para mim está valendo muito a pena.
    Ainda falta fazer vários ajustes, e assim melhorar cada vez mais.
    Recomendo!

6. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Como vocês avaliam a qualidade do áudio?

Marcelo

7. luiz cocozza

luiz cocozza Usuário

Desde 23 Dez 2012
    sao paulo
    tudo bom Marcelo,
    Qualidade de audio muito boa, mas existe a possibilidade de usar o HQplayer junto como Roon o que leva a qualidade para outro patamar, fica impressionante.
    Estou usando o Roon faz um ano e eles melhoram a cada nova versão, recomendo muito.

Luiz

• 1
  8. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Obrigado, Luiz.

Você chegou a comparar a qualidade de áudio com outro player, como o Jriver?

Marcelo

• 1
  9. ||TECO||

||TECO|| Curtindo muito o que tenho!

Desde 13 Abr 2004
    SP Z/S
    Estou experimentando o roon.

Pela primeira impressão, e sem muitos ajustes, senti que tocou igual ao mpad no linux, mas confesso que ainda não fiz uma audição muito criteriosa e preciso de mais um tempo para concluir sobre diferenças sônicas entre os apps. (até porque voltei um cabo USB que estava parado há um tempo)

Sobre o software em si: A interface é sensacional e cumpre o que promete: Descubra suas músicas.

Ele sempre (acho) apresenta informações sobre as bandas com links que vão te levando à informações correlatas e a outras músicas, inclusive sobre bandas que influenciaram ou sofreram influências.

Ou seja, você pode começar ouvindo Pink Floyd e ao final pode estar ouvindo Steve Vai somente seguindo os links apresentados.

Outras coisas que gostei muito:
    - Botão UNDO, Você está ouvindo uma música e sem querer (ou não) clica em outra, você pode voltar ao ponto em que estava da música anterior.
    - Esquema de playlists e tags muito evoluído (ainda mais para quem usava o mpad) Não sei se uso playlists ou tags para marcar os grupos que quero juntar.
    - radio pós playlist. Após acabar sua playlist ele cria uma espécie de rádio baseada (acredito) na sua playlist e vai apresentando outras músicas no mesmo estilo. Difícil dizer o quanto isso é legal, tanto para evitar um silêncio ou preocupação em continuar acrescentando a sua playlist, como para conhecer outras músicas.
    - Integração com Tidal. Usei pouco, ainda tenho muita coisa aqui para explorar. o Tidal está perfeitamente integrado com as suas músicas. Sinto que o som do Tidal tem uma leve diferença em relação aos flacs que possuo (comparando com as musicas que tenho) e tocam menos relaxadas

Sobre o uso do HQplayer fazendo equalização upsampling e tal parece que ele faz mais diferença em DACS mais simples, e como desde sempre fui contra fazer upsampling por software pela chance de aumentar jitter, se eu for testar deixarei bem mais para frente. Acho que o roon já deveria ter opçoes do hqplayer integrada para quem gosta de modificar o que ouve por software.

O software está impecavelmente bem feito.

Segue umas SS:

Artistas relacionados e influencias:
    Screenshot_2016-07-23-22-10-02.jpg

Tipo do album na capinha, com resolução ou ripagem do vinil
    Screenshot_2016-07-23-22-15-23 (2).jpg

Descrição da banda, onde todos os links azuis são clicáveis
    Screenshot_2016-07-23-22-15-23 (3).jpg

A Radio.. nesse caso ele associou Yello com Depache Mode...ficou interessante..mas nao achei muito a correlação
    Screenshot_2016-07-23-22-15-23 (4).jpg

Mudei a música que tocava (ou ordem da playlist) vem a opção de undo
    Screenshot_2016-07-23-22-15-23 (5).jpg

Detalhes da musica e dos drivers utilizado
    Screenshot_2016-07-23-22-15-23 (6).jpg

Suas músicas e a opção de visualizar as que estão no Tidal
    Screenshot_2016-07-23-22-15-23 (7).jpg

Anexos:

• 6
  10. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Obrigado pela descrição, André.

Em resumo, você acha que valeu o investimento, já que ele é bem carinho?

Marcelo

• 1
  11. ||TECO||

||TECO|| Curtindo muito o que tenho!

Desde 13 Abr 2004
    SP Z/S
    Msr, a qualidade do som é ainda é o fator principal.

Estou esperando o sistema se assentar para comparar e bater o martelo na compra do software. Tem alguns ajustes de buffer a testar, deixei desligado toda parte de processamento para normalização de volume, estou pesquisando que mais posso fazer para que o software interfira o menos possível no som.

Mas adianto que ando bem inclinado pela compra pelos testes que ando fazendo. O software está bem maduro e evoluído.

Quer queira ou não, a experiência musical que temos é influenciada por diversos outros fatores além da qualidade sonora: como aspecto visual, humor e outros fatores psíquicos. A interface, apesar de não ser o fator principal, é sem dúvida um dos componentes e não deve ser negligenciada.

• 1
  12. luiz cocozza

luiz cocozza Usuário

Desde 23 Dez 2012
    sao paulo
    Acho que vale muito, e com relação a qualidade sonora se você integrar Roon com HQplayer na minha opinião fica quase imbatível.

13. luiz cocozza

luiz cocozza Usuário

Desde 23 Dez 2012
    sao paulo

Teste o HQPlayer, eu era contra upsample mas mudei de ideia.
    Esse software é fora da curva, vale experimentar tem um free trial de 30 dias.

14. Lunapsi

Lunapsi Usuário

Desde 20 Mai 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    Alguém está tendo problemas com o Roon? Venho tendo dificuldades em downloadear as mídias... muito lento!!!

15. derfel_rj

derfel_rj Usuário

Desde 12 Set 2008
    Rio de Janeiro
    Por aqui tudo normal... Estava usando até agora a pouco...
    Embora esses dias tenha até deixado o Roon um pouco de lado enquanto não sai a versão 1.3 com o decoder via software para arquivos MQA.

Quando você diz "downloadear as mídias" quer dizer arquivos locais mesmo ou streaming a partir do Tidal?
    Bom, seja uma opção ou outra, o primeiro "culpado" nessas situações costuma ser o roteador... :suspeito:

• 1
  16. Lunapsi

Lunapsi Usuário

Desde 20 Mai 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    Obrigado derfei..Talvez você tenha razão! Hoje fiz uma atualização do Time capsule e parece ter melhorado... como começou a chover com relâmpagos por aqui, e com isto há flutuações na energia aí eu costumo desligar o som da tomada e, com isto, não pude observar melhor as mudanças com a atualização.
    Fiquei curioso com "a versão 1.3 com o decoder via software para arquivos MQA"...Onde poderia ler a respeito?
    Obrigado
    Abraço

17. derfel_rj

derfel_rj Usuário

Desde 12 Set 2008
    Rio de Janeiro
    Um outro caso que acontece por aqui, e que não é culpa do roteador, é que de vez em quando o Tidal costuma "engasgar" em alguma faixa. Ele está tocando um disco, quando ele pula para a próxima, ele engasga, não consegue tocar e pula de faixa de novo e daí vai.
    Esse problema é com os servidores do Tidal mesmo, acontece a mesma coisa no aplicativo do computador e até no 4G no celular.
    Deve ser algum problema de balanceamento nos servidores deles. Tanto que você dá uns 5 minutos, tenta de novo a faixa que engasgou, e ela vai na boa.

As informações sobre as novidades do ROON ficam espalhadas pelo fórum:
    https://community.roonlabs.com
    https://community.roonlabs.com/t/roon-1-3-top-priorities/9534
    Se tiver paciência para ler o tópico, que já está bem grande, vai ver uma confirmação aqui, outra ali...

Mas aqui tem um resumo legal:
    http://www.digitalaudioreview.net/2017/01/coming-over-the-hill-the-monstrous-roon-1-3/

Vem bastante coisa nova nessa próxima versão.

Sobre o decoder de MQA via software, seria o ROON fazendo o mesmo que o app do Tidal está fazendo hoje. Decodificar aqueles álbuns marcados como Masters no TIDAL e enviar o signal digital em 88/24 ou 96/24 para o seu DAC.
    Para quem já tem um DAC com suporte a MQA isso não faz diferença, o ROON já suporta o MQA nativo. Mas para a maioria de nós que ainda não tem, a gente precisa do software fazer esse processamento antes de enviar o signal para DAC para termos um gostinho do MQA :)

• 1
  18. derfel_rj

derfel_rj Usuário

Desde 12 Set 2008
    Rio de Janeiro
    • 1
  19. Lunapsi

Lunapsi Usuário

Desde 20 Mai 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    Mais uma vez obrigado derfel_rj...

20. MPiovesan

MPiovesan Maicon Piovesan

259 251 48

Desde 17 Nov 2008
    Rio Grande do Sul
    Pessoal,
    recebi um email hoje avisando que saiu a versão 1.3 do Roon.
    Alguém já atualizou?

We're very excited to announce that Roon 1.3 is going live today! This is our most ambitious release ever – in the works for nearly nine months – but we think it's been worth the wait. With new streaming hardware support, audio processing, DSP, file handling, metadata management, and social sharing, there are new features and improvements in almost every area of the product.

We've incorporated hundreds of suggestions from you, and thrown in a few of our own:
    With the 1.3 update, Roon now streams to Sonos devices! This means all the users in a home – with one app and one music collection – can play music to Sonos, Airplay, Squeezebox, Sooloos, and any of over 50 Roon Ready devices available today.
    We've added a whole family of audio and DSP features with a 64-bit audio pipeline, including dynamic range analysis, EQ, upsampling, crossfeed for headphones, and adjustments for headroom as well as corrections for speaker phase and delay.
    Roon learns about you as you use it. You create playlists, tags, and groom your collection to be presented just the way you want. Now all of that can be automatically backed up, both locally and to Dropbox. Backups are incremental and configurable, so you can save as much history as you like.
    Roon users have been talking about their favorite music on our community site, on social networks, and even by texting screenshots from their phones. With 1.3, you can create shareable images about artists, albums, and songs, including all of Roon's metadata and your own comments. Images can be posted directly to Facebook, Twitter, and Imgur, or saved to your device.
    Starting with a new lightning-fast search, we've improved performance across the board. Audio and database operations are faster, and communication between Core and Remotes is more responsive.
    There's so much in Roon 1.3 that it would be impossible to cover here. We'll be sending some emails over the next few weeks to dive into some of the new key features in greater detail.

Now is a good time to make sure you have a current backup and confirm your system meets our recommendations if you're going to take advantage of Roon's new DSP features.

As always, we want to hear how Roon is working for you. Have a comment, a suggestion, or just want to share the love? Drop by our community site and say hello!

Thanks as always for your support!
    The team at Roon Labs

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso