Sala do Ledones

Discussão em 'Galeria dos Membros do Fórum' iniciada por ledones, 25 Out 2016.

1. ledones

ledones Usuário Muito Ativo

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    Vídeo épico! hahaha

Apesar que até hoje fico confuso, porque nesse vídeo é a preta, quando fui ouvir ele disse que era a walnut.

Vai entender hahaha

2. Aquiles Vieira

Aquiles Vieira #AQUIéGALO

Desde 24 Jun 2007
    Belo Horizonte
    Muito legal sua sala ledones, parabéns!!

ledones agradeceu.
  3. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    Muito obrigado Aquiles! (y)

Aquiles Vieira agradeceu.
  4. Aquiles Vieira

Aquiles Vieira #AQUIéGALO

Desde 24 Jun 2007
    Belo Horizonte
    Eu é que agradeço por nôs presentear, mais uma vez parabéns!! Grande abraço!

ledones agradeceu.
  5. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    Por aqui eu ouço música geralmente lendo os 1,2TB de conteúdo no PC, porém estava usando desde quando comecei o hobby via WiFi e as vezes falhava bem, ou travada a música, ou o PC não era reconhecido na rede, várias confusões.

Pois bem, tomei vergonha na cara e comprei 30m de cabo para ligar tudo no roteador. De fato desses dias, não há falhas. Tudo mais rápido e tal. O que era óbvio mas não fiz pois era meio insano o tamanho do cabo e as voltas que teria de dar por aqui, mas funcionou e consegui colocar no lugar certo.

Alguns muitos perguntam: "Então o som melhorou também né? Já que via cabo é melhor que wifi". Aí tenho que responder que não. Hahaha aI está soando totalmente idêntico ao que estava antes. Então por enquanto essé embate de cabo Ethernet X WIFI é "balela" há hahaha

E para ilustrar o post, algo bem avulso, uma música gravada ontem por aqui. (y)

FelipeRolim agradeceu.
  6. Antoro

Antoro Usuário

Desde 22 Mar 2012
    Ilha Solteira/SP/Brasil
    Meus parabéns Ledones. É uma satisfação ímpar, cada ajuste e transformação que fazemos naquilo que curtimos.

ledones agradeceu.
  7. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    Obrigado Antoro!

Sem dúvidas, não há nada melhor! E modifiquei a sala um pouco... Logo mais na calma farei um post explicando pois é meio longo hahaha

8. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    Preparem-se para um longo texto... rsrs

Semanas atrás percebi um reforço nos graves utilizando a música Heritage da banda Opeth, em que consiste em uma faixa simples de piano com contrabaixo, e que logo na entrada do contrabaixo, na segunda nota, percebi um reforço na região dos 80Hz, e comecei a ir ajustando, ou tentando ajustar a sala aos pouquinhos. Realmente aos pouquinhos.

Pois bem. Improvisei e coloquei colchões como bass traps e vi o que aconteceu. Claro que tudo deu uma secada, lá se foram os ecos e ficou legal, porém seco até demais, visto que a densidade de colchões são pesadas. Sendo assim removi e coloquei apenas atrás do sofá encostado na parede. Para minha surpresa, os agudos pioaram. Se esconderam. Obviamente tinha que acontecer isso, mas não sabia exatamente o que se passaria na época. Sendo assim tirei também e nesse meio tempo, peguei pedaços de espumas que tenho por aqui. Um pedaço de casca de ovo velho, e mais dois pedaços quase do mesmo tamanho da casca de ovo e os coloquei na parede traseira do sofá, assim como o colchão. Por ser mais fino, imaginei que não ficasse tão estranho como o som com os colchões, porém aí sim para minha surpresa, o som ficou o mesmo. Os agudos ficaram escondidos.

Lembrando que isso tudo para tentar ajustar os graves. Ou melhor, aquela maldita frequência que ficou ressonante.

Então sem saber o que fazer, e sem ainda modificar o posicionamento do sofá, fui ouvir música e ver como soavam algumas coisas. Quando coloquei a cabeça no encosto do sofá, percebi que os graves ficaram limpos. Aí eu soltei um "Opa. Como assim?". Ainda confesso que não entendi o que exatamente aconteceu, porém logo peguei o colchão e coloquei logo atrás do sofá, como se simulasse uma parede ali. Pronto, senti tudo melhor. O som fechou um pouco mas parecia ser mais correto, mais agradável. Claro que não pude deixar assim, se não teria de dormir na mesa da cozinha hahaha

Então aí começou minha saga do posicionamento. Por algum motivo, que não me recordo agora, fui chegando o sofá para trás aos poucos e fui percebendo o que ia acontecendo. Na maioria do tempo nada, porém quando cheguei nos exatos 2,7m de distância da cabeça até a caixa, o som ficou controlado, perfeito. Graves no lugar, palco mais rico, percebia mais detalhes vindo de todas as frequências, e aí ficou a sala como está hoje.

E até aqui fica um questionamento, pois não sei o motivo. Se eu movo a cabeça para frente, em torno de 30cm, quase voltando a posição que estava, claramente percebo o reforço dos graves. Colocando a cabeça mais atrás, seja 20cm, por aí, também percebo o reforço de graves. O único ponto que faz com que tudo fique melhor, é onde está agora. Mas por que isso ocorre? Por qual motivo em quase todos os outros pontos da sala há uma ressonância clara e que incomoda bastante? Se alguém chegou até aqui e saiba explicar, peço que comentem, mandei MP, sinal de fumaça, qualquer coisa, pois realmente estou bastante curioso com essa questão.

Para finalizar, deixo aqui um vídeo que chamei de autoexplicativo, pois mostra o reforço dos graves na distância anterior de 2,3m e agora como ele está correto ao colocar o posicionamento nos 2,7m. Aliás fica a dica de quem quiser testar esse trecho da música por aí. Ele é revelador.

É... coisas de acústica que não consigo compreender. Quem sabe um dia!?

Abraços

9. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    E algumas fotos para demonstrar como ficou a sala após as modificações! (y)

FelipeRolim e Klaatu agradeceram.
  10. Klaatu

Klaatu Klaatu Barada Nikto!

88 148 58

Desde 3 Fev 2016
    Brasília
    Pena que eu não posso fazer o mesmo teste, chegando o sofá para trás... :(
    Só se o vizinho deixar eu quebrar a parede...

Parabéns pela sala!

ledones agradeceu.
  11. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    Valeu Klaatu!!!

Mas se soar de modo correto na posição que está, não precisa de testes de posicionamento igual aqui... Como esse trecho soa por aí?

12. Klaatu

Klaatu Klaatu Barada Nikto!

88 148 58

Desde 3 Fev 2016
    Brasília
    No fim de semana vou tentar fazer esse teste... e aí te falo! (y)

Abs!

ledones agradeceu.
  13. FelipeRolim

FelipeRolim Breaking The Sound Barrier

8.875 6.341 648

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Ledones, esse reforço muito provavelmente decorre do fato de que, com o posicionamento anterior do sofá, você se encontrava numa parte da sala coincidente com um modo de ressonância sintonizado nessa frequência que você ouvia. É interessante analisar um pouco o que te aconteceu. O fato de você ter afastado o sofá e obtido maior desobstrução em todas as frequências não significa, pois, que os reforços deixaram de existir. Você apenas não os está ouvindo, e também corre/corria o risco de sair de uma zona de reforço e cair numa zona de cancelamento. Os modos de ressonância não estão ligados umbilicalmente à posição da caixa, e tampouco à posição de audição. São uma consequência das dimensões da sala, e por isso podem ser preestabelecidos.

Este vídeo é bastante curto, mas é explicativo. Fala o básico do básico e permite entender o que eu disse acima.

Esta é uma calculadora para facilitar a encontrar modos de ressonância: https://amcoustics.com/tools/amroc. Ela permite compreender melhor a sala e identificar onde estão os reforços naturais de determinadas frequências.

Abraço!

ledones agradeceu.
  14. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
  15. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ

juliosouza e Klaatu agradeceram.
  16. juliosouza

juliosouza Usuário Muito Ativo

Desde 22 Jul 2009
    rio de janeiro
    Prezado LED!

Cara, que teste legal deve ter sido. Muito bom saber que nosso equipamento pode render mais se colocado em condições melhores.

Agora, sobre acústica - que é o chamado "inferno astral" pra quem não tem sala dedicada - o que você viu de alterações na sala dele que mais lhe chamou a atenção? Era sala dedicada?

Abs

Julio

ledones agradeceu.
  17. ledones

1.336 1.318 398

Desde 20 Jul 2009
    Nova Friburgo/RJ
    É cara, nossa caixa é Flórida! Imagino agora com um integrado melhor, XLR melhor... Ao longo do tempo espero ir fazendo isso! Quero levar essa caixa ao máximo! hahaha

Sim, a sala dele é totalmente dedicada. Semanas de obras, muito dinheiro gasto, consultoria e projeto todo feito pelo Knirsch. Infelizmente não tenho fotos pois ele é mais reservado e tal, e não gosta de expor muito o sistema e tudo mais, mas ficou bem legal, apesar de que as placas são cor de mandeira, neutra, e eu gostaria que fossem de outra cor... acho legal montar uma sala com mais cores do que essa padrão. Dá mais vida à sala!

Tudo lá ficou mais equilibrado como disse. O que me deixava bolado era que aqui e ai sabemos que aqueles 20cm da parede que fica legal e tal, mas se perde muito em palco por conta da distância. Fiz testes aqui semanas atrás e via que com alguma melhora de acústica poderia aproveita-las mais longe da parede, sem perder os graves. Ontem tive essa certeza. Na verdade, essa distância de 70cm da placa aumentou o grave. Bem mais do que aqui com 20cm da parede. Bastante curioso! O problema é que não tenho casa própria para fazer projetos desse, até porque não tenho milhares de reais para isso kkkk Mas penso em pegar algumas placas da Decorsound que tem uma densidade de 80kg/m³, que é a faixa boa para os graves, e colocá-las atrás das caixas como lá estava. E tentar pegar bass traps simples para colocar ao lado dessas placas, fechando quase toda a área atrás das caixas.

Cada placa da Decorsound está na casa dos R$150. Bem viável. E algumas placas de bass trap estão na casa de R$120, se não me engano, com altura de 1,2m. Deve dar para improvisar e testar isso por aqui em breve.

Não preciso ter o som que ouvi lá no momento, aqui está legal, mas a reverberação da sala é algo que está me incomodando bem... E claro, um rack, pois esses caixotes estão apenas de improviso total! hahaha

Abraços

juliosouza agradeceu.
  18. juliosouza

juliosouza Usuário Muito Ativo

Desde 22 Jul 2009
    rio de janeiro
    Muito legal!

Mas nem me fala em rack, tenho até pesadelos kkkkkk

ledones agradeceu.
  19. ledones

1.336 1.318 398