Sala do Will

Discussão em 'Galeria dos Membros do Fórum' iniciada por will_santana, 4 Abr 2012.

1. will_santana

will_santana Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Bom, pessoal... chegou a minha vez

Depois de babar nas salas da galera daqui, chegou a minha vez de reformar a daqui de casa. Após uma odisseia na reforma do banheiro (que foi feita na marra por causa de um vazamento), a sala e o quarto vão ganhar um pequeno upgrade.

As principais metas são: colocar as tvs na parede e tirar o storage e htpc da sala.

O HTPC e o storage faziam barulho demais no rack e incomodavam um bocado na hora de ver filmes. O AP é pequeno (quarto e sala) e não tem um escritório para entocar o servidor e deixar apenas um HTPC pequeno e silencioso na sala. Além disso, tb gosto de jogar um pouco, então um HTPC muito modesto não atenderia à demanda.

A estante antiga, ainda feita para as antigas CRT, já foi toda despedaçada para dar espaço para a Pana V20. O sofá-cama da época de solteiro que já estava afundado no assento tb não é aceitável pela qse patroa... Então é hora de dar aquele gás no AP, aproveitando o inferno que tem sido msm desde a obra do banheiro.

No começo a estante era assim:

Fica aqui a foto do "rack" (carrinho q era o meio da estante) antes de tudo:

Nos nichos, na direita, em cima o storage (com seus coolers indispensáveis e barulhentos) e abaixo o HTPC. Na esquerda, acima o AMP Gradiente model 120 e abaixo o minisystem (que empurra as caixas traseiras)

Em cima, claro, a V20 implorando pra ir pra parede, decorder NET HD (esquerda) e o modem e o roteador wifi (direita)

O porta CDs que já chegou a estar qse cheio (isso com capas slim q tem metade do tamanho das capas normais) já se foi pois perde completamente o sentido ter um monstro desses quando se tem um storage server.

Como o ap tem um armário no corredor entre a sala e o quarto, uma solução para resolver o barulho foi fundir o HTPC e o storage numa máquina só e entocar ele lá. Com isso consegui um silêncio satisfatório e vou ter a vantagem de ter apenas que trocar de entrada nas TVs para ter ver um filme no XBMC ou jogar já que o servidor já ficava ligado 24hs msm.

O mal disso vai ser a quebradeira para passar os conduites de 1'' para os cabos de vídeo e áudio e o de 1/2'' para levar energia para o armário. Vou aproveitar e colocar as caixas e conduites para botar as tvs na parede tb. Assim, nada de cabos pendurados do rack pra TV (se usar alguma coisa além de um HT de verdade que vem mais pra frente.

Como o servidor está desligado para pegar outras fotos "menos piores", fica aqui uma foto da pobre da sala na época da obra do banheiro (o sofá estava completamente fora da posição para dar espaço pro material - a V20 brincando de fantasminha):

Depois posto uma foto melhor da sala e das novidades.

Aí peço ajuda aos arquitetos e decoradores, frustrados ou não sobre algumas coisas.

É, amigos... o vírus upgradius extremus me pegou d verdade.

[]s

2. Alsal

Alsal Usuário

Desde 14 Jun 2003
    São Paulo/SP
    Aguardando... rs

3. GangstarrapeR

GangstarrapeR TV é TV e PROJETOR é CINEMA ;)

Desde 15 Abr 2006
    Vila Prudente - SP
    É isso ai meu amigo, eu quero ver o oco :p
    Esses tópicos de transformação são os melhores, vou assinar isso aqui :)

4. will_santana

will_santana Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Bom, hora dos updates

Como a casa tem tido outros pequenos upgrades, não deu pra terminar a sala e o quarto no prazo (hoje) para poder passar a massa e a tinta no fim-de-semana.
    Mas hoje, meu pai e eu começamos a maratona.

Não lembro de onde peguei essa imagem, mas segui para a marcação da parede do quarto:

No quarto, primeiro marquei com 1,40m (minha cama tem 70cm) mas achei que ficou muito alto. A cabeceira da minha cama não permite que eu fique sentado, então, deitado, a TV ficaria muito alta. Preferi baixar 20cm, deixando o centro da TV a 1,20m do chão. Ainda acho meio alta, mas vai ficar assim (muito mais baixo os pés atrapalham qnd se está deitado). Aqui a marcação (e o erro) na parede do quarto:

Na esquerda o espaço para a tomada e na direita a caixa 4x4 para os cabos de vídeo e áudio. Vai haver ainda um conduíte que não está marcado que virá pelo outro lado da parede (sala) do armário do HTPC.

Depois de medidas e marcadas ambas as paredes, eu e o meu coroa começamos a "pespontar" as duas. Isso facilita na hora da marreta. Poderia ter usado makita (serra-mármore), mas, além deu não ter uma, a poeira (e já foi MUITA) seria absurda. Aqui, no meio do trabalho do pesponto:

Nesta última imagem dá pra ver um pedaço do armário para onde vai o HTPC/Storage Server

Depois de pespontado, foi a vez da marreta. Infelizmente tivemos que parar no meio do serviço por causa do horário (morar em prédio tem seus contras). Por hora ficou assim:

Aqui dá pra ver as mesmas marcas do quarto (energia e cabos) e o grande "arco-íris" saindo de cima é o caminho para os cabos que vêem do armário. Reparem que tem um braço que segue. este é o que atravessa para o quarto (mais simples que cortar parede dos dois lados).

Agora, por causa do feriado, só poderemos continuar na segunda. Espero começar cedo para terminar a quebradeira, o encaixe dos conduítes e o cimento para fixar. Tem que deixar curar por pelo menos 12hs então só na terça à tarde pode entrar a primeira demão de massa corrida e só na quarta a última e a tarde começar a pintura. Depois vem o sinteco e os móveis.

Agora, não sei pq, mas qnd vi o formato que ficou o recorte da parede, pensei nisso:

hehehhee

Semana que vem continuo com as atualizações

[]s

5. KraiO

KraiO Usuário

Desde 5 Set 2010
    Minas Gerais - BH
    Caraca rachei aqui no Michel,postando para acompanhar.

6. tonarerosa

tonarerosa Usuário

Desde 19 Fev 2010
    rio de janeiro
    muita poeira, aqui no meu quarto eu utilizei a serra marmore para cortar a parede e sofri com a poeira, porem não tive que fazer muito esforço para quebrar a parede depois.

to aguardando novas fotos

7. will_santana

will_santana Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    putz... depois de qse 30 min escrevendo o post a ***** do lap travou por superaquecimento...
    mas vou repetir pq sou brasileiro e não desisto nunca... :p

então, vamos às atualizações

ontem, o coroa e eu voltamos às marretas. como é bom ter pai aposentado que mora perto :p
    alguns litros de suor a menos e algumas latas de cerveja a mais, este foi o resultado:

acabei achando esse conduíte que já estava na parede. é nele que entra o cabo da net e o par do telefone da casa
    ficou parecendo um queijo suiço mas não atingi os cabos (pura sorte)
    de resto, ficou assim:

este já é o outro lado da parede e o buraco feito para os conduítes entrarem no armário. eles vão entrar pela parte de cima mas o servidor vai ficar na parte de baixo

e no quarto:

na boa... estou achando que a casa é minha mas a obra é do michael :p

novamente tivemos que parar por causa do horário (apesar de 2 vizinhos terem feito obra até as 20hs... que venha a multa)
    ontem à noite mesmo fixei alguns conduítes e caixas. hoje voltamos ao trabalho e com algumas marretadas pra ajeitar detalhes e muita paciência, eis o resultado:

o armário ficou estiloso com essas madeixas loiras...

e depois de ver o dia inteiro esse monte de conduite amarelo, amanhã finalmente é dia de...

MASSA!!!!!

não... essa não... essa aqui ó:

amanhã posto mais informações

aproveitei e fiz uns upgrades no storage/HTPC que vai ficar no armário. mas posto isso no tópico dele (na assinatura)

[]s

8. pretoaparecido

pretoaparecido Hey ho,let's go

Parabéns pelo tópico,e pela coragem kkkkk,to aqui com os fios à mostra mesmo,pois além de não ter paciência de quebrar a parede,minha mãe,é daquelas que vira e meche,muda o posicionamento dos móveis...ai já viu né,aja parede pra tanto buraco kkkkkkkkkkkk,mais no meu quarto,to pensando seriamente em meter a "makita" pra esconder os fios das caixas traseiras,eles vem pelo chão,mais precisam "subir" a parede...ai já viu né kkkkkk

9. will_santana

will_santana Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    vai por mim que dona encrenca aqui já reclamou de não poder mover os móveis
    disse pra ela quebrar a parede depois pra embutir no novo lugar

disse tb que, não é pq se chama "móvel" que precisa mover toda hora ;)

mulheres... heheheheh

[]s

10. thebox

thebox Usuário

maneiro o topico, acompanhando as suas mudanças para a "nova" sala!!

11. Alsal

Alsal Usuário

Desde 14 Jun 2003
    São Paulo/SP
    Will_santana,

Tem certeza que os fios e os CONECTORES dos mesmos passam por esses conduítes? Ainda está em tempo de mudar, se necessário! (y)

Parabéns!

Obrigado,

Alsal

12. ribaao

ribaao Usuário

Desde 16 Abr 2009
    sao luis
    fiz essa quebradeira lá em casa esse fim de semana.. depois post as fotos

13. will_santana

will_santana Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil

alsal, eu fui na loja comprar os cabos com 1 pedaço do conduite na mão. os cabos passam sim. o hdmi vai dar 1 pouco de trabalho mas passa.
    são conduítes de 1'' menos um deles (energia para o server) que é de 1/2
    passei 2 conduítes de 1'' do armário para a sala. 1 para o hdmi e outro para os cabos de som, rede e usb) e um para o quarto (apenas hdmi)
    mas os existem outras caixas que intercomunicam os 2 cômodos. então tenho como passar outros fios de um lado pro outro se precisar
    além disso passei 2 conduítes de 1'' da caixa de acesso próxima ao rodapé até a caixa que ficará atrás das TVs em ambos os cômodos. na sala, pra reforçar, passei ainda mais um de 1/2'' junto se precisar

a maior preocupação (e foi tomada) é não fazer curvas acentuadas nos conduítes para não atrapalhar os conectores ou o ferrite do cabo HDMI

agora as fotos da trabalheira de hj. com o reforço do cunhado do meu pai (não sabemos lidar com cimento), assim terminou o dia...

sala:

quarto (caixinhas do HT se exibindo):

corredor:

armário:

coolers usados para jogar o ar quente da parte inferior do armário para a superior (que tem venezianas)

furos para a passagem dos conduites

visão geral

sim, eu pensei (e testei) em usar o servidor/htpc direto na parte superior do armário. mas se a questão era tirar o ruído da sala, não resolvia. o barulho era audível da sala e ainda incomodava no quarto e tb no banheiro. ficando na parte inferior, com a porta comum, mal se ouve um zumbido ao longe qnd se está ao lado da porta. nos demais lugares, silêncio absoluto
    os coolers não são obrigatórios, mas com eles consegui uma queda de uns 5 graus no sistema todo além de diminuir absurdamente a sensação de "abri uma sauna" ao abrir o armário.
    a parte superior do armário quase nunca é utilizada (eu mesmo não abria faz mais de 5 anos) mas mesmo assim (e tb por isso) eu instalei dutos de ar de gabinete (usados para direcionar ar para processadores) para evitar dos furos serem obstruidos e tb coloquei filtro de pó para evitar que dejetos e possíveis insetos possam passar de um lado para o outro
    os coolers foram colocados na parte da frente para facilitar futuras manutenções e até mesmo para poder ver se estão ligados. o servidor também vai ser colocado na última prateleira para minimizar o aquecimento do armário. o ar quente subirá naturalmente por convecção e será puxado pelos coolers para a parte superior que, quando saturada ejetará o ar quente pelas venezianas

amanhã vem o acabamento da massa (acreditem, dá trabalho prender tantos conduítes grandes com massa) e prender os conduítes nas laterais da parte superior do armário (minha escada é pequena demais). sexta vem a massa corrida. fim de semana, pintura.

amanhã tb aproveito e lanço a enquete das cores a usar (se usar) nas paredes das tvs da sala e do quarto.

valeu pela força pessoal.

[]s

14. Alsal

Alsal Usuário

Desde 14 Jun 2003
    São Paulo/SP
    Se vc testou e ficou bom, então tá certo!

Tem que ter uma paciência MUITO grande pra prender esses conduítes, mas o trabalho será recompensado! :D

15. will_santana

will_santana Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    espero que sim e que amanhã (daqui a pouco) acabe...
    aí é massa corrida e tinta

depois tem sinteco e móveis... e vamos que vamos...

[]s

16. GangstarrapeR

GangstarrapeR TV é TV e PROJETOR é CINEMA ;)

Desde 15 Abr 2006
    Vila Prudente - SP
    Muito bom man!
    Me diga, porque não usou gesso ao invés de cimento? Além de facilitar no acabamento, dá menos trabalho.
    Dei uma olhada do esquema dos cooler, acredito ser indispensável ai, se vc diminui 5º por ai já é bem considerável. Um dica: vc poderia inverter 1 pra fazer a ventilação, deixando o outro pra exaustão, veja se melhora suas temps mais um tiquinho, se não mudar nada, deixa só pra exaustão pra exitar o pó.

17. :lol:Utilizei a serra-marmore na reforma da minha sala fazendo um upgrade pra tubulação,mas ao invés de utilizar diversos eletrodutos flexíveis,utilizei 3 rígidos com uma bitola mais larga que facilita muito mais a passagem da fiação...
    ...e o resultado final ficou muiiito melhor...

ANTES:lol:
    DEPOIS

---------- Mensagem adicionada às 21:42 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 21:39 ----------

;):pA visualização desta linha central foi onde cortamos a parede e passamos a massa corrida pra fazer a correção e ainda este ano a sala vai ganhar uma a nova pintura...:lol:

18. killdragon

killdragon Usuário

Desde 2 Nov 2011
    PY
    E vamo que vamo, ta ficando bom.

19. will_santana

will_santana Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    o prob de inverter um dos coolers é que ele vai puxar o ar quente da parte de cima do armário que vai estar sempre saturada. vai acabar esquentando a parte de baixo. o ar frio consegue fluir bem dentro do armário pelas frestas da porta, ainda mais agora que tem pressão negativa por causa dos coolers

quanto ao gesso, eu fiquei sabendo dele DEPOIS de já ter feito com cimento. e msm assim, acredito que a quantidade seria muito grande. se fossem só os conduítes da caixa inferior para a do meio da parede, era fácil. mas os que vem do armário para as TVs requeria um bocado de "carinho"

@ niquel

ficou fino o trabalho aí, hein?
    exatamente o que eu quero aqui pra esconder os fios. só não usei eletroduto ou tubos de pc (acredite, tem até 2m de tubo de 40mm aqui em casa que usei em outra coisa) por causa das curvas que tem q ser feitas pra chegar no armário. com os canos as quinas vivas iam ser um inferno. com os conduítes deixei todas bem suaves e acredito que os cabos não vão prender. na verdade, elétrica temporária (vou melhorar depois) e rede já foram passadas. só não passou o hdmi ainda pois ainda tenho q lixar a parede daqui a pouco e pintar antes d botar a TV na parede (e isso só vai acontecer depois de refazer o sinteco)

tirei fotos de como ficou mas não dá pra postar agora pq dona encrenca surrupiou a câmera. mais tarde ou amanhã posto pra vcs verem

[]s

20. :DWill,uma coisa que ajuda bastante principalmente em quinas é o uso de caixas 4x2" e 4x4",pois oa invés de se entortar o eletroduto vc pode usar as mesmas como conexão entre as tubulações e facilita na hora de puxar os cabos(y)

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso