SALA NOVA DO CECELO (MULTICANAL+ESTÉREO+FONES+GAME)

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por cecelo01, 14 Nov 2009.

1. MuriloMA

MuriloMA Usuário Ativo

749 349 43

Desde 30 Jan 2016
    brasil
  2. MuriloMA

MuriloMA Usuário Ativo

749 349 43

Desde 30 Jan 2016
    brasil
    http://produto.mercadolivre.com.br/...-senoidal-p-igrejas-estudios-home-theater-_JM

3. MuriloMA

MuriloMA Usuário Ativo

749 349 43

Desde 30 Jan 2016
    brasil
    Desculpe! tentei colar a imagem das placas, mas não consegui, mandei o link logo abaixo.

4. cecelo01

cecelo01 Membro /Fundador Clube PA/Colaborador

3.389 1.943 113

Desde 12 Nov 2009
    RJ/RJ/Brasil
    Tipos de difusores senoidal anunciados

1.jpg

difusor-acustico-senoidal-p-igrejas-estudios-home-theater-D_NQ_NP_941901-MLB20442521520_102015-F.jpg

Suas dúvidas seriam as seguintes(y)

"Gostaria de saber se no meu espaço é viável usar ele como difusor?"

Qualquer espaço que tenha um setup mch ou 2ch, é saudável que se use todos os meios disponíveis para um bom tratamento acústico. Portanto todos os acessórios disponíveis como bass traps, corner traps, difusores, mantas, cortinas, tapetes, carpetes, espuma de alta densidade/acústica (Sonex), lã de rocha e de vidro, isopor texturizado dentre outros, são válidos sim. Porém, esse tipo de "difusor senoidal" não traz correção, ajuste, difusão ou benesse alguma em termos de tratamento acústico ao seu espaço. E pq escrevo isso? Simples!! Pq já testei aqui em casa e não funcionou, não adiantou nada! Usei somente um par no campo surround e não foi percebida nenhuma mudança pra melhor. Não sei se vc tem o costume de acompanhar meus posts, mas há algumas páginas atrás postei vasto material sobre esse tema aqui no meu espaço, inclusive com minhas observações. Depois de mais alguns testes, medições e audições, dou por satisfeito com o grau de tratamento conseguido aqui em casa. Fiz no máximo um ajuste fino, percebido inclusive pelo Thassio quando da sua última e recente visita aqui em casa. Portanto, NÃO INDICO:(

"Qual local da sala é indicado o uso desse modelo?"

Como já descrito acima. Indico difusores feitos a partir de madeira (melhor rendimento) ou isopor (aceitável) desde que com cálculos corretos.(y) Em hipótese alguma usar materiais com plástico ou acrílico em sua composição, só trazem mais "sujeiras" reflexivas ao campo sonoro.

"O vendedor me orientou usar 2 placas entre a central e a frontal esquerda, e 2 placas entra a central e a frontal direita, e 4 placas na parte traseira da sala. O que acha?"

Esquece essa presepada desse vendedor, ele quer vender! Para um espaço voltado mais para o mch, o correto é que no campo frontal (parede atrás das caixas frontais) não seja colocado nada entre as três caixas. O indicado é o uso de sanca "cortada" na parte superior do espaço como tem na minha sala (ajuda na dispersão dos efeitos aéreos) e um corner trap de cada lado ("armadilha de graves"). O audio que é emitido pelos canais frontais tem que circular livre (total interação (circundar) entre os três canais). Tem que "parecer" um só com boa lateralidade e profundidade (3D), se não corre o risco de "aparecer" "buracos" (delay/atraso entre a passagem por exemplo de um carro em movimento) ou "barrigas" (quando a caixa central não fica no mesmo nível de altura das frontais. Novamente uso o exemplo da passagem de um carro em movimento. Quando o audio desse carro passa pela caixa frontal, a impressão que se tem, é que ele está subindo uma montanha).

Com relação as paredes laterais, vc pode empregar painéis absorvedores ou usar peças decorativas como fiz aqui é que acho mais interessante. O objetivo é de "enxugar" reflexões excessivas a atrasar um pouco as primeiras reflexões. Veja bem, alguma reflexão calculada é saudável pois traz um maior e melhor envolvimento ao campo sonoro. Como em uma rua movimentada por exemplo. Faça essa experiência! Em uma rua movimentada, pare, feche os olhos e procure "sentir" todo o audio que circunda vc. A experiência é muito interessante(y)

Com relação ao campo surround (caixas surrounds) aí sim é indicado o uso de painel difusor e espumas de alta densidade/acústica como fiz aqui em casa. O painel difusor ajuda na difusão das ondas sonoras emitidas pelas caixas surrounds e tb pelas caixas frontais (trio) sobretudo no campo surround "aéreo".

O objetivo é formar a famosa "bolha" de imersão.

Yamaha_RX-V_CINEMADSP.jpg

"Ou não serviria para o meu uso especifico que será para MCH?"

Sa vc se guiar pela meu espaço, vai ficar muito bom.(y)

Murilo,

As ondas sonoras, quando encontram superfícies, sofrem basicamente três fenômenos: Reflexão, Absorção e Transmissão. Esses três fenômenos estão diretamente correlacionados a um sistema mch. Excesso de reflexão é algo que não desejamos. Reflexões exageradas tendem a “encher” a sala de som, modificando percepções, timbres, equilíbrios e reverberação. Por outro lado, se todo o som for absorvido (ou transmitido para fora), a sala soará como “morta” ou “seca” demais. Normalmente, também é algo que não se deseja, por soar artificial ou muito distante da realidade.(y)

O "pulo do gato" está em se conseguir uma boa relação entre reflexão, absorção e transmissão, de modo que o som esteja sob controle. Que exista um certo grau de previsibilidade, confiança e naturalidade. Dessa forma, o tratamento acústico determinará quais as frequências e com que intensidade elas serão refletidas de volta para a sala.

Os graves (baixas frequências) são naturalmente “difusos” e tendem a se espalhar para todos os lados. Os agudos, no entanto, refletem como bolas na mesa de bilhar. Se você visualizar uma onda sonora aguda como um feixe de laser numa sala de espelhos, repare na “confusão” sonora que pode acontecer. Algumas posições da sala serão atingidas por ondas, outras não. Sons da caixa esquerda podem refletir e atingir o ouvido direito. E por aí vai. Neste cenário, a melhor maneira de refletir os agudos de volta para a sala seria através da difusão (painel difusor). Quando o som incide em um difusor, ele reflete para várias direções. O fenômeno ajuda e distribuir o som igualmente no espaço, equilibrar, homogeneizar o campo sonoro. Diminui os problemas de posicionamento e interferência de ondas, ao mesmo tempo em que dá “vida” ou reverberação adequada para a sala. Em outras palavras, reflexão (direta) pura e simples deve ser evitada. Normalmente, a decisão fica entre absorver (laterais) ou difundir (traseira), dependendo das frequências envolvidas e objetivos da sala.

Vale observar que para uma sala dedicada ao 2ch, o tratamento e posicionamento dos acessórios mudam. Pior se for uma sala ou espaço multiuso como é aqui em casa.:D

Abçs.

Última edição: 20 Mai 2017 às 10:55
  5. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário Muito Ativo

Desde 21 Set 2008
    Rio de janeiro/RJ
    Marcelo tenho corrido pra caramba e nem deixei meu agradecimento por ter me recebido novamente com tanta atenção. Dessa vez não pude ficar muito tempo pela hora que cheguei, mas valeu a pena.

Valeu mesmo meu amigo.

Um abraço
    Thassio

cecelo01 agradeceu.
  6. MuriloMA

MuriloMA Usuário Ativo

749 349 43

Desde 30 Jan 2016
    brasil
    Caro Marcelo, obrigado pela dica, foi bastante útil!
    Já posso lhe adiantar que estou tentando copiar sua sala, não sei se vou conseguir, mas vou manter o foco:):) inclusive ontem comecei a fabricar o difusor de madeira, tipo dominó.:D:D vamos v se sai...

Muito obrigado mais uma vez!!

abraços,

cecelo01 agradeceu.
  7. cecelo01

3.389 1.943 113

Desde 12 Nov 2009
    RJ/RJ/Brasil
    Thassio,

Vc é sócio(y) Inclusive faltou demonstrar os fones com o A3:D. Depois é que lembrei.:D

Abçs.

8. cecelo01

3.389 1.943 113

Desde 12 Nov 2009
    RJ/RJ/Brasil
    Não precisa copiar exatamente! Vc pode se guiar como referência. Já existe um ponto de partida e a direção a ser seguida. Abçs.

MuriloMA agradeceu.
  9. MuriloMA

MuriloMA Usuário Ativo

749 349 43

Desde 30 Jan 2016
    brasil
    Justamente! (y)(y)

Obrigado!

10. cecelo01

3.389 1.943 113

Desde 12 Nov 2009
    RJ/RJ/Brasil
    Semana que passou, assisti o filme em BD Corra. Direto das terras frias:cool:.

legendas_tv_20170410051053.jpg

Corra!! Dele:lol::lol:

Até que começa bem, mas depois o filme se perde completamente. Free, até vale(y)

Abçs.

Basster e Thassio Ricardo agradeceram.
  11. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário Muito Ativo

Desde 21 Set 2008
    Rio de janeiro/RJ
    Verdade Marcelo!
    Acabou que nem testamos com o A3.
    E o pior é que estou sem fone pra andar na rua. Meu Audio-Technica arrebentou. Já encomendei outro, mas você sabe como nosso correio é rápido.

Um abraço
    Thassio

12. cecelo01

3.389 1.943 113

Desde 12 Nov 2009
    RJ/RJ/Brasil
    (y). Muito!!:lol:

Abçs.

Thassio Ricardo agradeceu.
  13. rafaelreale

rafaelreale Usuário Muito Ativo

Desde 19 Out 2009
    sao paulo
    Q set! pqp
    parabens

cecelo01 agradeceu.
  14. cecelo01

3.389 1.943 113

Desde 12 Nov 2009
    RJ/RJ/Brasil
    Obrigado pelo elogio Rafael.(y)

Tem N sets aqui no HTF bem melhores e superiores ao meu. Penso que temos que colocar a mão há onde ela alcança.(y)

Tanto no estéreo quanto no multicanal, o grande segredo é vc procurar manter o seu set equilibrado, sinergético, aliado a um mínimo de tratamento acústico e que se possível, em um espaço dedicado e decorado.

Não adianta vc ter caixas hi ends ou fontes de força nesse mesmo patamar, quando o restante do set está alguns degraus abaixo, o famoso "gargalo" do sistema. Como tenho um set estéreo, um set multicanal e um set de fones, procuro aos poucos ir melhorando há onde considero ter um "gargalo".

Os próximos passos incluem algumas melhorias no Luxman, trocando os bornes por de melhor qualidade (a base de ródio), cabo de força especial, troca de alguns elementos e limpeza geral com o Tonhão. Aquisição de um Beyer DT990 250 ohms e pra esse ano dou por satisfeito. Abçs.

sandrovt agradeceu.
  15. cecelo01

3.389 1.943 113

Desde 12 Nov 2009
    RJ/RJ/Brasil
    Isso é VIDA!! Literalmente:aplauso::aplauso: