Anúncio do HT Forum

Sala Rolim

Discussão em 'Galeria dos Membros do Fórum' iniciada por FelipeRolim, 7 Ago 2017.

1. paulomario77

paulomario77 Usuário

Desde 15 Out 2012
    Rio de Janeiro
    A principal causa para o acúmulo de eletricidade estática é o efeito triboelétrico, que por sua vez depende da fricção entre materiais distintos. O estudo do acúmulo de eletricidade estática por este mecanismo é importantíssimo na indústria do petróleo e gás, da qual faço parte. Além disso, o Mestrado em Engenharia Elétrica me qualifica a falar sobre o assunto. A sua formação, e experiência profissional na área, qual é?

• 2
  2. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Obrigado pela explicação. Como você deve ter observado, neste tópico há muito interesse pelo aprendizado, desde que ocorra de forma inteligente, não jocosa, e que a exposição seja feita de forma que o interlocutor não pareça um retardado mental. De qualquer maneira, dar-me-ei o direito de não responder mais suas mensagens, e tampouco as do colega que postou na sua sequência.

3. masabueno

masabueno masabueno

Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Não é jocoso ouvir música nu, ter a melhor experiência musical possível, sedimentar o aprendizado e desejarmos compartilhar com os colegas do hobby. Há culturas que "cultuam" isso como modo de se ter outros contatos transcendentais.

Experimente. Pode ser tão bom quanto ionização.

Nemastê.

4. masabueno

masabueno masabueno

Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    O direito subjetivo de não responder já é inerentemente garantido na natureza dessa plataforma de discussão, ou seja, prescinde de auto designação. Acho que o douto jurisconsulto quis dizer “se resguardar”, “fazer uso” ou até mesmo “lançar mão do”.

Última edição: 5 Nov 2019
    • 1
  5. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.901 12.475 361

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Me deixa muito contente de retornar ao fórum e ver que esse essencial tópico ainda está firme e ativo.
    Saudade de vocês, caros amigos, em breve farei as leituras atrasadas pra me atualizar.

Abração, Felipe!

• 2
  6. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Leo, a única coisa que não me deixa contente é a visita que você está me devendo, hahahaha. Brincadeiras a parte, tento sempre alimentar o tópico com coisas que julgo interessantes. Existem algumas coisas pendentes de atualização no tópico, mas não tenho encontrado muito ânimo para escrever.

Sobre as alterações no sistema, essa semana devolvi o Furutech FI-06 (R) que substituí pela versão NCF e não percebi diferença alguma. Pode ser que as tomadas Furutech da linha NCF sejam superiores, mas no meu computador, a troca do inlet não surtiu resultado algum. E, com relação ao Curious Evolved USB Cable, deixei meus comentários no tópico da marca.

Seja sempre bem vindo, a venha para Quatiguá!

• 1
  7. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    olá Carlos,

me desculpe o desenterramento, mas pelo procurei na lupa vc parece ser o único q tem experiência com lã de pet.

vc conhece a lã de pet da Trisoft? é a única q consigo aqui em Salvador.

aquela q vc usou seria essa? https://www.vibrashop.com.br/la-de-pet/la-de-pet-5030

8. carlos_camardella

carlos_camardella Usuário

Desde 29 Dez 2004
    Rio de Janeiro
    Bom dia!

Não conheço essa. A Vibrasom entrega na sua casa, e é a única que tem densidade comparável à das boas espumas (salvo engano, são 60kg/m3).

Eu usei essa, em forma de painel, é uma placa de revestimento externo:

https://www.vibrasom.ind.br/produtos-acusticos/forro-acustico-ecoline.html

9. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    a bom. preciso de placas grandes. vou usar manta até; fazendo uma camada de 45cm na parede do fundo.

o problema é que nenhuma das empresas faz teste de resistividade ao fluxo de ar; que é oq mais importa para tratamento acústico

10. carlos_camardella

Desde 29 Dez 2004
    Rio de Janeiro
    Fica de olho na densidade. Lã de pet normalmente não passa de 30kg/m3, principalmente mantas. Nessa densidade fica inadequado para qualquer tratamento minimamente decente, seja ele interno ou externo às paredes ou teto. Só quebra o galho.

11. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    depende amigo, depende.
    na verdade depende mais da resistividade ao fluxo de ar. mas ela tem relação com a densidade.
    mas de qq jeito. os materiais mais leves funcionam muito melhor em camadas acima de 20cm. e o material denso funciona melhor em camadas mais finas. o melhor mesmo são camadas bem grossas de material mais leve.
    tentei explicar aqui (ficou um pouco bagunçado): https://www.htforum.com/forum/threa...acionais-de-la-de-rocha-e-la-de-vidro.323774/
    ando lendo/discutindo sobre tratamento na Gearslutz faz uns 10 anos

• 1
  12. carlos_camardella

Desde 29 Dez 2004
    Rio de Janeiro
    Normalmente se utilizam materiais mais finos e de maior densidade por simples falta de espaço ou fatores estéticos. Se você dispõe de 20cm ou mais, então o problema é inexistente nesse aspecto. Como exemplo, normalmente se tem de 4 a 12cm disponíveis para preenchimento interno em Dry-wall.

Não sei qual a sua aplicação, mas, para o meu caso específico, usar uma baixa densidade tornaria o tratamento inexequível.

Cada coisa tem sua aplicação, assim recomenda a boa engenharia. Se você tem 20cm ou mais disponíveis para acomodar a manta, não há nenhum problema em usar densidades de 30kg/m3 ou menores. A gente estuda isso em mecânica dos fluidos e resistência dos materiais, ainda no curso de engenharia, só que de forma um pouco mais genérica.

Última edição: 29 Nov 2019
    • 1
  13. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    certo. faz sentido usar material denso para espaços mais sociais. no meu caso é vou tratar uma sala voltado para áudio e vídeo.
    obrigado pela ajuda

14. carlos_camardella

Desde 29 Dez 2004
    Rio de Janeiro
    Eu fiz um tratamento específico para audio 2CH na minha sala e ficou excepcional, mas foi tratamento externo de early reflections nas paredes e teto + bass traps triangulares de canto (projeto do finado e espetacular Edu Silva). Não preenchi espaços internos pois as paredes são de alvenaria e para criar paredes falsas eu perderia muito espaço, moro em apartamento.

Para melhores resultados, convém usar um sanduiche de materiais de densidades diferentes porque reduz ainda mais o fluxo de ar (por aumento de resistividade) via diferenças de padrões de dispersão, ao atravessar as mantas com tramas distintas. Se há espaço de sobra, pode-se "brincar" bastante.

Última edição: 29 Nov 2019
    • 1
  15. PWORJ

PWORJ Felicidade se mede em decibéis.

Desde 24 Mar 2019
    Rio de Janeiro
    Esta sala do Rolim é um eterno aprendizado. Quantas informações ricas em conhecimento e principalmente em experimentação. Isso aqui é uma pós graduação em elétrica dedicada.
    Participação mais do que especial de @carlos_camardella@carlos_camardella

• 2
  16. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    tratar reflexões primárias da resultado incrível na imagem estéreo. armadilha de grave é ótimo para tratar a reverberação dos modos. mas as ondas estacionárias só melhoram no sentido flat com "parede falsa". e a onda estacionária longitudinal é a pior, pq é a mais funda nas frequências.
    eu moro em AP tb. mas eu tenho no funda da minha sala (que na verdade é um quarto grande, a sala de verdade terá só sofás/mesas/plantas; vai ter nem TV nem som) um armário de tijolo. não sei se tem nome específico. na hora q fui ver este AP já pensei "isso é perfeito para botar um monte de absorber". se tiver interesse, faço fotos antes/depois com medições do REW

17. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Boa tarde amigos. Há não muito tempo comentei que estaria experimentando os efeitos, no áudio, de um ionizador de ar instalado no mesmo ambiente em que está o sistema. Eis que, navegando distraidamente por um site da Internet, deparei-me com mais um desses modelos lançados no mercado audiófilo, o Audio Grade IonizAIR (Kemp Elektroniks Modified). No Brasil, temos/tivemos o Magis Audio MagicSpell, que até onde soube custava o valor absurdo de R$1.200,00, mas é a primeira vez que vejo algo assim no exterior. A descrição do anúncio é interessante:

Reduced static charges in your room

The air surrounding us contains a surplus of positive ions, which adhere to all kinds of objects. This way, especially plastic objects will become statically charged. This has a negative influence on your equipment as well as on cables. By adding an ionisator near your set this charge, that is part of the electrosmog, can be reduced dramatically.

Our version of the IonizAIR includes a high quality linear power supply. Moreover, we modified the electronics on several components and we added a Creaktiv Systems Twister Stop. Thus, the IonizAIR has very positive effects on your sound & vision only. The IonizAIR doesn't have a fan, so it is very silent. Placement should be high, and even between the speakers. The result is a clearly more dynamic, detailed and direct sound. You'll be surprised how much negative influence static charge had on your set. Picture quality of your TV also improves clearly, as sharpness and contrast are better now. Last but not least: ionised air has a positive influence on your well being.

Existem três reviews a respeito dele na Internet, em relação aos quais não posso atestar a idoneidade/imparcialidade. Mas, a leitura é interessante, embora em holandês:

http://www.kempelektroniks.nl/Files...ew_ionizair_by_kilian_bakker_hvt_magazine.pdf

http://www.kempelektroniks.nl/Files...p_elektroniks_ionizair_von_thomas_terrail.pdf

http://www.qualityhifi.nl/Reviews_t...dificeerde_IonizAir_van_Kemp_Elektroniks.html

Não pretendo comprá-lo. Apenas achei interessante o compartilhamento de informações. Abraço a todos.

• 3
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso