Sala Rolim

Discussão em 'Galeria dos Membros do Fórum' iniciada por FelipeRolim, 7 Ago 2017.

1. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Oi Caio. O V8 tem uma entrada bypass, em que posso ligar um pré-amplificador externo e usá-lo somente como power. São entradas RCA, inicialmente, que pretendo que o Ulisses transforme em XLR no futuro. Por ora, tenho usado adaptadores XLR/RCA de péssima qualidade, mas em breve devo resolver isto, assim que enviá-lo a São Paulo para upgrade, revisão e modificação.

• 1
  2. Caio (Audio Slave)

Caio (Audio Slave) Usuário

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Obrigado pela informação Felipe. Estou em vias de adquirir um SS. Será que ele também possui entrada bypass?

3. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Sim, Caio. Todos os V8 possuem, por padrão, uma entrada bypass RCA, que fica livre das influências do pré-amplificador interno. Ao total, são cinco, sendo uma entrada XLR, três entradas RCA e uma entrada direta (bypass).

• 1
  4. Caio (Audio Slave)

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Na sua opinião, as entradas balanceadas no V8 fazem a diferença em relação às RCA? Pergunto isso, porque determinados amplificadores se beneficiam muito das entradas balanceadas, ao passo que outros, nem tanto.

5. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Acho esse assunto um tanto complexo, pois vejo a questão da conexão XLR de um equipamento como algo que não depende exclusivamente dele, e por isso sua virtual superioridade é algo muito relativo.

De um lado, o V8 não é um equipamento fully balanced ou true balanced, como alguns denominam. Ele não possui quatro circuitos individuais (dois por canal), de modo a tratar nativamente sinais "hot" e "cold" ou "+" e "-" das conexões XLR. É um amplificador single-ended, o que significa dizer, em primeiro lugar, que suas conexões XLR não passam de uma forma de "adaptação", um método de que se valeu o fabricante para oferecer esta conexão ao consumidor e, em segundo lugar, que, pela própria natureza dos single-ended, jamais uma conexão XLR poderá ser superior à RCA. Será, no máximo, absolutamente igual em termos qualitativos, a depender da implementação. Especificamente no que diz respeito ao V8 MK IV e SS, apesar de minha pequeníssima experiência com conexões RCA, considero-a terminantemente idêntica às XLR em performance, da mesma forma que percebo ocorrer nos DACs da PS Audio e da Wyred4Sound. Veja que esta é uma forma de escrita invariavelmente viciada, porque, como o resultado é condicional, posso dizer que a conexão RCA é tão boa quanto a XLR, ou que a XLR é tão ruim quanto a RCA. De outro lado, o Ayre QB-9 e o Schiit Freya possuem circuitos totalmente balanceados. O problema disto (se é que é problema) é que as conexões RCA do DAC são horrendas, seu desempenho é pífio, ao passo em que as balanceadas entregam qualidade nível que considero elevadíssimo. Por isto, o resultado do conjunto melhora consideravelmente pelas XLR, apesar de o sinal balanceado ser convertido internamente no V8 por meio de um circuito específico de buffer triplo.

É por este motivo que considero a questão do rendimento de uma ou outra espécie de conexão algo bastante relativo e de difícil consideração de forma isolada, de per si. Outros fatores (casamento elétrico, qualidade dos conectores etc.) também podem exercer influência. Ora, as conexões XLR do V8 são idênticas às RCA, e poderiam até ser piores. Porém, o resultado do seu uso, no meu sistema e em razão de outros equipamentos, é muito superior. Pessoalmente (e é uma opinião apenas minha), na dúvida, melhor usar a conexão balanceada. Não vejo a hora de me livrar dos adaptadores XLR/RCA, pois estou certo de que destroem boa parte do rendimento do sistema.

• 1
  6. icoman

icoman Usuário

Desde 20 Dez 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    Poxa! Aprendendo muito com esse post! Muita coisa interessante e já tive ideias pra conectores!

7. Caio (Audio Slave)

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Post muito instrutivo -como sempre. Aliás, já dei a entrada no meu V8 e devo recebê-lo em aproximadamente 30 dias. Dica 100% sua. Obrigado.

• 1
  8. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Deu trabalho, mas, de uma peça, o rack se transformou em três. O novo conjunto de cabos de força, bastante compridos, permitiu a adoção deste layout, que eu já planejava há muito tempo. Os ganhos com a diminuição da altura do rack são bem perceptíveis, provavelmente em razão da baixa estatura das minhas caixas (salvo engano, 1,01 ou 1,03m de altura) e da pequeníssima dimensão da minha sala, que acaba influenciando de forma negativa. A ordenação dos equipamentos desta maneira foi totalmente proposital: coloquei o tomadeiro ao lado direito do sistema, usei o Purist Canorus de 3,5m para ligar o computador, do lado oposto, o Purist Limited de 3m para ligar o DAC, ao centro, e o Nordost Valhalla de 2m para ligar o pré-amplificador, à direita e mais próximo da tomada. O amplificador tem seu cabo, o Transparent MM2, saindo direto da caixa onde estão os fusíveis de proteção. Ficou excelente.

A nível de organização dos cabos, gostaria de tê-los distribuído melhor, mas não ficaram forçados, estão muito bem acomodados, e não estão excessivamente próximos uns dos outros, com exceção dos cabos de força, que seguem todos em conjunto. Como foi a primeira vez que liguei desta maneira, pode ser que no futuro encontre um método mais conveniente e com o qual seja possível um menor cruzamento de fios.

20200805_201411.jpg 20200806_003434.jpg 20200806_003511.jpg 20200805_212100.jpg

• 6
    • 1
  9. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Rolim,

Fiquei com a sensação de que tirou alguns corner traps da sala. É isso mesmo ou é só impressão minha??

10. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Oi Red. Não tirei! Os outros dois estão no teto, posicionados acima do sistema. Na acústica não mexo tem um bom tempo. Cheguei num resultado razoável para a tragédia que é minha sala e, não tendo muito mais o que fazer neste momento, estou promovendo outros acertos, de elétrica, nos próprios equipamentos, e agora que cheguei num estágio que considero muito bom, vou terminar de reposicionar as caixas. É o que falta, por ora.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso