SAMSUNG SMART INVERTER

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por derf, 31 Mar 2012.

1. dark_sat

dark_sat Jovem Gafanhoto

Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    É possível que tenha problema na instalação do seu ar, isso pode ser por não respeitar a medida mínima do duto (3m) e ter excesso de gas ou até mesmo falha nas conexões causando vazamento de gás. Geralmente quando falta gás o AC aquece mas não esfria (se for quente/frio) ou esfria pouco e o motor trabalha muito.

• 1
  2. Edu_02

Edu_02 Usuário

Desde 1 Jun 2010
    São Paulo
    Alguma indicação de confiança e trabalho bem feito, para limpeza/manutenção desse ar aqui em SP?
    Obrigado!

3. dark_sat

dark_sat Jovem Gafanhoto

Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    Esse aparelho é bem fácil de limpar a unidade interna, eu mesmo fiz. Eu basicamente segui esse video abaixo para desmontar e lavar as peças, só não lavei a colméia, que não aparentava estar suja (no meu estava bem suja a turbina, inclusive fazia um barulho de vento diferente do que faz depois de limpo). Eu levei cerca de 2h pra fazer tudo.

• 1
  4. Edu_02

Edu_02 Usuário

Desde 1 Jun 2010
    São Paulo
    Valeu @fernando.kreutz@fernando.kreutz !
    A unidade externa costuma sujar e precisar de limpeza tb?
    Tem a ver sentir um cheiro de cigarro quando liga o ar? Será que vem de sujeira interna ou externa tb poderia fazer isso?

5. dark_sat

dark_sat Jovem Gafanhoto

Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    A unidade externa não se comunica com a interna na questão de ar, passa apenas gás pelos dutos. Se tem algum mal cheiro quando o ar está ligado, se deve somente à unidade interna. Provavelmente fazendo essa limpeza já deve eliminar o mal cheiro, especialmente se passar um spray com produto de limpeza na colméia. O meu mesmo tinha um cheiro um pouco estranho que foi eliminado depois da limpeza (e nem lavei a colméia).

A unidade externa também precisa de manutenção, no meu ainda não fiz, mas se resume em tirar a capa e lavar a colméia, pois se ela estiver muito suja vai prejudicar a troca de calor portanto, prejudicar a eficiência do aparelho podendo até mesmo super-aquecer o compressor (casos extremos).

Se for fazer esse trabalho, não esqueça de tirar o aparelho da tomada e se não tiver tomada, desligar a rede elétrica.

• 1
  6. invisired

invisired Usuário

Desde 3 Fev 2008
    Uberlandia
    Vamos lá. Samsung 12.000 split inverter 1 mês de uso. Comprei zero na caixa, está apresentando um cheiro muito forte de barata ou sei lá oque for (quando liga). Já procurei em vários lugares mas falam de dreno retornando o mau cheiro.
    Eu abri o meu ar e notei que o cheiro forte estava concentrado justamente na regua do dreno.. e o mau cheiro não estava vindo do bocal de escoamento (onde desce na parede) e sim estava por toda a rega que estava bem úmida com água dentro muito fedida.. fiz a limpeza joguei agua sabao escova limpando a canaleta.. mas parece que a água desce fedida de algum lugar (colmeia ?). É muito estranho um ar novinho ter isso.
    OBS: o cheiro passa dps que liga ele uns 5 minutos. Parece que o cheiro vai se concentrando com ele desligado.

Alguém já passou por isso?

Será que esse acumulo de água pode estar fazendo isso?
    Vi que tinha água na régua do dreno. Fede muito!!!

Última edição: 7 Abr 2020
  7. allanluppi

allanluppi Usuário

Desde 24 Ago 2010
    Brasil
    O mau cheiro vindo do ar-condicionado logo apos ligar pode ser fungos. Analise se a unidade evaporadora não esta contaminada por fungos (possivelmente na colmeia). Com uma semana de uso, meu aparelho apresentou esse problema (mas me parecia cheiro de xixi) e só resolvi com aqueles spray para limpeza do ar condicionado. Esse pode ser o seu caso.
    Com uma aplicação resolvi meu problema, mas com o passar do tempo minha evaporadora ficou repleta de fungos abaixo da turbina. Nunca tinha visto nada igual...

8. dark_sat

dark_sat Jovem Gafanhoto

Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    O meu AC tava com um cheiro desagradável depois de algum tempo de uso. Eu desmontei todo ele e lavei a turbina, estava bem suja. Uma coisa que comecei a fazer sempre é usar a opção para ele ficar mais 30 minutos ligado só no modo ventilador antes de desligar, assim ele seca a colméia e reduz o cheiro. Desde que tenho feito isso não observei mais qualquer odor.

9. invisired

invisired Usuário

Desde 3 Fev 2008
    Uberlandia
    Vou tentar usar o spray pra limpeza de ar condicionado. Como uso ele? deixo apertando ele bem em cima da evaporadora enquanto liga no modo ventilador? Pois é. O cheiro parece estar acumulado só na canaleta do dreno. Pode ser mesmo que tenha fungo.. a água vai condensando (contaminado de fungo) e vai armazenando ali na canaleta, aí o odor aparece.

10. marcosaurelio96

marcosaurelio96 Usuário

Desde 23 Out 2012
    Goiânia
    To com o mesmo problema, há 1 semana pelo menos agora só ventila, Não gela nem chorando...

11. dark_sat

dark_sat Jovem Gafanhoto

Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    Se o compressor liga e não gela é problema de gás.

12. marcosaurelio96

marcosaurelio96 Usuário

Desde 23 Out 2012
    Goiânia
    agora pifou de vez, só ventila...

mas antes, eu acho que ele meio que Não comunicava com o compressor externo, ai se tirasse da tomada, ou desligasse e ligasse novamente, meio que computador que precisa reiniciar sabe?

e pelo que eu vi no Google , tem muita gente com problemas assim com Samsung

13. Amon

Amon Usuário

315 296 91

Desde 27 Dez 2003
    SC
    Daí pessoal, blz?
    Achei esse tópico por acaso, vou descrever um problema que estou tendo de difícil resolução, de repente alguém teve algo parecido nos seus aparelhos e poderia me dar uma luz...
    Modelo é Samsung Inverter Vivace 12k.
    O que acontece é que 2 dos meus aparelhos começaram a apresentar o mesmo problema mais ou menos ao mesmo tempo.
    Os aparelhos não funcionam no modo aquecimento.
    Ligam, a princípio não apresentam nenhuma mensagem de erro, mas simplesmente não acionam o ventilador. Ficam ligados sem sair um fiapo de ar. Algumas vezes apresentam erro E101.
    Um técnico esteve aqui, retirou um dos aparelhos e levou para testes. Segundo ele "a placa externa estava um pouco oxidada e trocou alguns resistores que estavam ruins".
    Bem, reinstalado funcionou no modo quente, mas com pouca efetividade. Logo depois voltou a apresentar o mesmo sintoma. Liga mas não aciona o ventilador no modo quente e eventualmente mostra falha E101.
    No modo frio ambos funcionam normalmente....
    Tô achando que vou ter que trocar esses dois aparelhos. Foram instalados há uns 9 anos, porém esses com problema são justamente os menos usados aqui em casa.

14. dark_sat

dark_sat Jovem Gafanhoto

Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    Até onde eu conheço isso é problema na quantidade de gás no sistema.

• 1
  15. Amon

Amon Usuário

315 296 91

Desde 27 Dez 2003
    SC
    Obrigado pelo feedback.
    Eu estou achando que é algo nesse sentido mesmo.
    Na quinta-feira o técnico esteve aqui mas eu não estava em casa.
    O apsrelho funcionou por dois dias. Hoje cedo (6 graus C aqui) voltou a apresentar o mesmo problema.
    Não consegui falar com ele, mas acredito que deva ter verificado/completado carga de gás.
    Considerando que verificação de vazamento em duto deva ser básico, deve ter algo vazando no aparelho. Que tipo de vedação? Não entendo bulhufas disso. Segunda vou tentar falar com ele.

16. dark_sat

dark_sat Jovem Gafanhoto

Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    O certo seria refazer as flanges das emendas e fazer vácuo pra ver se resolve o vazamento, se não resolver teria de ir isolando fazendo o vácuo na unidade interna e externa em separado (pra saber onde está o vazamento).

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso