Anúncio do HT Forum

Serviços de Backup na Nuvem

Discussão em 'Informática' iniciada por _dsouza_, 16 Fev 2017.

1. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Anúncio do HT Forum
    Estou criando esse tópico para discussão e troca de experiências com os serviços de backup na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive, iCloud, entre outros).

No meu caso, usei por muito tempo o OneDrive (desde a época do SkyDrive) e uns 2 anos atrás a minha conta (que era paga) passou a ter problemas na sincronização do rolo da câmera no Android (detalhes aqui).

Uso muito as apps para Android e cliente de sincronização Windows.

Já tinha testado o Google Drive anos atrás logo após o seu lançamento (~2013) e na época era cheio de bugs e instável, acabei assinando o SkyDrive (OneDrive) no plano original de 50GB.

Em função dos meus problemas com o OneDrive, ano passado (2016) resolvi assinar o Dropbox, na minha opinião o melhor serviço de todos (em termos de estabilidade e desempenho). O problema é que só tem assinatura de 1TB, e atualmente estou usando em torno de 85GB. Assinei mesmo assim, paguei US$ 100 por um ano de Dropbox.

Estou muito satisfeito com as funcionalidades e desempenho do Dropbox, não tenho absolutamente nada a reclamar.

Porém está chegando a hora de renovar, e resolvi experimentar novamente o Google Drive, pois o mesmo tem o plano de 100GB por R$ 69,99 por ano (plano que o Dropbox não tem) e está bem mais "maduro" do que quando tinha testado uns 3 anos atrás. A integração com o Google Photos para backup do rolo da câmera também melhorou (não exige mais usar o Google+).

Vou tentar usar o Google Drive por algumas semanas para decidir se continuo com a assinatura anual do Dropbox (US$100/ano por 1TB) ou então migro para o Google Drive (R$ 69,99/ano por 100GB).

Considero ainda o OneDrive uma excelente plataforma, mas os problemas persistentes com o backup do rolo da câmera no Android com minha conta em específico me afastaram por enquanto dessa plataforma.

Bem, está então aberto o tópico para troca de experiências e informações sobre os serviços de backup na nuvem!

(y)

• 4
  2. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Sobre o Google Drive: uma coisa que já senti falta é a possibilidade de listar todos os arquivos e pastas que compartilhei via "link". Essa funcionalidade tem no OneDrive e no Dropbox (que já usei), porém infelizmente no Google Drive não tem... :( (https://productforums.google.com/forum/#!topic/drive/xFqoBoP-oHQ)

Por enquanto sigo "subindo" todos meus arquivos (~85GB). Meu link de upload é de 6 Mbps (NET), então espero que demore alguns dias.

Tenho um PC que fica ligado 24x7 que uso como servidor doméstico - é onde estão todos meus arquivos e também onde está rodando o cliente de sincronização windows (nesse momento está com os clientes Dropbox e Google Drive).

3. PH7

PH7 Usuário

Tenho o cloud.mail.ru de 1 TB. Não tenho queixas.

4. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Você usa algum cliente de sincronização no PC?

PS: Não leio russo (https://cloud.mail.ru). Tem algum site em inglês?

5. PH7

PH7 Usuário

_dsouza,

Eu uso o cliente de sincronização do próprio cloudmail.ru. Estou usando a versão deles para linux. Distro Mint, Mas tem para Windows e IOS. Muito rápida a sincronização. Pelo menos no Linux.

Teve um curto período de tempo que eles estavam dando 1 TB de graça lifetime e aproveitei e peguei. Infelizmente eles não possuem nada em ingles. Na época fui traduzindo pelo google e seguindo alguns links.

• 1
  6. PH7

PH7 Usuário

@_dsouza_@_dsouza_ olha só. Já tem em inglês.Tenta e vê como funciona. Quem sabe tem as condições que lhe atende.

Baixa o aplicativo no play store. Vai estar em inglês. Chama-se cloudmail.ru. Lá embaixo vai ter registration. Clique para registrar seu @mail.ru.Depois de criar seu mail.ru, voce entra no app com este endereço de email e a mesma senha do email. Se não me engano estão dando 25 GB gratuitos. Ai você vê e olha quanto custa os outros pacotes. Está td em inglês.

Para acessar o aplicativo que sincroniza com o pc, você tem que entrar no mail.ru, mas ai vai estar tudo em russo, mas não é difícil.

https://mail.ru/ e loga no email. Está no canto esquerdo superior. Para entrar depois de digitar senha e nome é o link em azul " Bountn ". Ai vai dar na página das tuas mensagens. Vai estar em inglês. La em cima tem ao lado de calendar e bonus a nuvem do cloud. Clica nela e vai abrir uma nova página já dentro do teu cloud. La embaixo no canto esquerdo em azul, estão os aplicativos de sincronização. Clica no monitor e vai abrir uma popup com o SO para escolher. É só escolher e instalar.

Dai para frente é só testar.

• 1
  7. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Bem, por enquanto minhas opções são as clássicas (OneDrive, Google Drive, Dropbox) pelos seguintes motivos:
    • Dropbox: atualmente em uso. Nada a reclamar, porém considero a assinatura cara (US$ 100 por ano). Minha assinatura vai ser renovada em final de março, então estou considerando outras opções.
    • Google Drive: atualmente a opção que estou testando. No passado (~3 anos atrás) já tinha testado e estava muito "verde" (bugs, problemas de sincronização, etc). Atualmente amadureceu muito (principalmente em termos de estabilidade e boa integração com o Google Photos). Considerando que tenho 100GB de graça até o final de 2017 (promoção do meu antigo LG G4), se eu não tiver nenhum problema sério nas próximas duas semanas, provavelmente é o que passarei a usar a partir de agora.
    • OneDrive: gosto muito da interface web. Mas o desempenho da app Android era historicamente muito inferior ao Dropbox e Google Drive. Não testei nesse último ano para ver se melhorou. Mas o problema que tenho com minha conta na qual o backup do rolo da câmera ou é lento demais ou não funciona é um impeditivo. Uma pena, pois tenho 100Gb de graça até Julho/2018 (promoção Samsung do meu atual Galaxy S7).
    Vou no entanto deixar o mail.ru na minhaa lista de "nuvens a testar". Devo confessar que confio mais na segurança dos três serviços acima (no sentido de proteção a acesso não autorizado por hackers) por ter grandes empresas por trás dos mesmos.

Por outro lado absolutamente nenhum desses serviços está imune aos bel-prazers do Trump (em colocar a CIA e NSA a fuçar informações alheias) ou do Puttin. Mas com isso não me preoucupo... :)

8. bruno_rio021

bruno_rio021 Usuário

Desde 23 Out 2011
    Tijuca/Rio de Janeiro/RJ/BR
    • 1
  9. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Ainda, não, boa dica! (y)

EDITADO: testei rapidamente agora. Descobri que eu já tinha conta no Amazon Drive, alguns livros que subi para o Kindle estão armazenados lá. Usei por alguns minutos a interface web, devo dizer que a primeira impressão não foi positiva. A interface web dos demais serviços que uso/usei (OneDrive, Dropbox, Google Drive) são superiores à essa da Amazon... Parece o Google Drive a 3-4 anos atrás... :D

EDITADO 2: putz, só o fato de eu fazer login, já entrei no "trial" do plano ilimitado. Se eu não fosse ler as letras miúdas, meu cartão de crédito (que tenho na Amazon por causa do Kindle e Fire Stick TV) já seria cobrado $60 dólares daqui a 3 meses. Felizmente já achei a opção para cancelar a "renovação automática" do Amazon Drive...

Última edição: 17 Fev 2017
    • 1
  10. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Bem, estou usando o Google Drive por quase 2 meses agora (web, Android e cliente Windows).

Devo dizer que o Google Drive está muito estável e confiável.

O cliente Windows rodou direto por mais de 15 dias sem nenhum crash. No caso dos clientes windows do Dropbox e OneDrive, eu tinha que deixar um script 'watchdog' para reinicializar os clientes, pois volta e meia os mesmos "crasheavam".

Adicionalmente, a interface web do Google drive está excelente (tão boa quanto a do OneDrive, que considero superior à do Dropbox).

A única coisa que sinto falta no Google Drive (e que tem tanto no OneDrive quanto no Dropbox) é uma opção para listar todas as pastas que estou compartilhando. Gostumo enviar links apenas de leitura para determinadas pastas, e à vezes esqueço de remover os links.

No DropBox e no OneDrive tem uma opção na interface web que lista todas as pastas compartilhadas. Já no Google Drive infelizmente não existe essa opção. A única coisa que o Google Drive faz é mudar o ícone da pasta compartilhada, mas aí se a mesma estiver "n" níveis abaixo das pastas principais, não tem como achar...

(y)

• 1
  11. marcelocostabr

marcelocostabr Enjoy

Desde 17 Jul 2007
    Sao Paulo / SP
    Eu estou usando o One Drive pois assino o Office por 229,00 e além do Word, Excel, etc... dá direito a 1TB de armazenamento.

12. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Eu usei o Onde drive por muito tempo no passado (pagava o plano de 50 ou 100GB, não lembro).

Considero a interface web do OneDrive uma das melhores, sem contar a excelente integração com as ferramentas do Office online.

Porém o que me incomodou um pouco foi a instabilidade do cliente de sincronização para Windows, depois de 1 semana rodando às vezes caía.

Mas o que me incomodou muito e que me levou a sair do OneDrive foram os problemas da app para Android. Além de ser muito lenta quando comparada com as apps do Dropbox e do Google Drive, eu tive vários problemas com o backup do rolo da câmera, que com minha conta em específico simplesmente tinha parado de funcionar.

Por esse motivo pouco mais de um ano atrás sai do serviço pago do OneDrive e fui para o Dropbox. E agora, pouco mais de 1 mês atrás saí do Dropbox (tinha pago US$99 por 1 ano) e agora estou experimentando o Google Drive (tenho 100GB gratuitos até ano que vem).

(y)

13. marcelocostabr

marcelocostabr Enjoy

Desde 17 Jul 2007
    Sao Paulo / SP
    Tem uma opção também de 299,00 que te dá direito a 5TB, divididos em 5 contas, 1TB para cada, além dos softwares do Office.

14. LUIS - RS

LUIS - RS Campeão de TUDO

Desde 15 Mar 2004
    Porto Alegre
    Uso o Dropbox há bastante tempo e não tenho do que me queixar. Seguro, estável e tem uma feature fundamental para mim: o controle de versão dos documentos e a possibilidade de recuperar itens deletados. Não sei se os outros também oferecem esse recurso, mas é uma coisa que "salva vidas" para quem usa para trabalho.

Abraços

Luis

• 1
  15. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    No dia 28 desse mês, o Google irá lançar uma nova ferramenta chamada "Google Backup and Sync" para PC e Mac que irá substituir o atual Google Drive.

Eu particularmente migrei do Dropbox para o Google Drive, e estou bastante satisfeito com a app de sincronização do Google Drive para PC (velocidade, estabilidade, confiabilidade).

Espero que essa nova versão mantenha a estabilidade e confiabilidade da atual ferramenta do Google Drive para PC...

https://gsuiteupdates.googleblog.com/2017/06/backup-and-sync-from-google-available.html

• 3
  16. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    teu uma opção que voltou a ser gratuita o minhateca ele possui um cliente de upload e seu sistema e bem fácil de configurar o mais impotante que tanto o download como o upload sao rápidos e tem aplicativo para cell (android,)
    obs:a operação pelo navegador e mais rápida que pelo app
    obs: e possível copiar arquivos de outras contas para a sua
    http://blog.minhateca.com.br/

17. pégaso

pégaso Asas Sem Limites!

3.831 1.083 636

Desde 18 Jun 2009
    SC, Brasil
    Não gostei do Google Drive no W7, instalei ele começou a identificar que o windows era pirata, tive que fazer restauração do sistema.

18. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Continuo usando o Google Drive, tem se mostrado bastante estável e confiável.

Estou pagando o plano de 100GB (fiz o pagamento único de R$ 69,99 para 100GB por um ano), é suficiente para o backup das coisas mais importantes (documentos e todas fotos).

Até então tinha um PC que eu usava como servidor rodando Windows 24x7, e rodava o cliente do Google Drive nesse PC que mantinha a cópia local (compartilhada via rede em casa) sincronizada com a nuvem.

Depois que atualizei do Windows 10, ficou muito lento (tem uma placa mãe ASUS com CPU on-board de baixo consumo e baixo desempenho). Ia até fazer o downgrade de volta para o Windows 7, mas aproveitei a black friday e comprei um NAS Synology de 2 discos.

Já tinha um NAS D-Link (DNS320L) que usava para backup desse PC, porém o desempenho do D-Link era muito ruim sem contar que o cliente do Google Drive da D-Link era ruim e não confiável.

Felizmente o cliente de sincronização com a nuvem do NAS da Synology é muito bom. Estou usando para sincronização (bi-direcional) do NAS com o Google Drive, funciona tão bem quanto o cliente nativo do Google para windows, de maneira que o NAS da Synology agora é meu servidor primário e o PC está sendo usado como backup do Synology (mais detalhes no tópico do Synology).

(y)

• 2
  19. bruno_rio021

bruno_rio021 Usuário

Desde 23 Out 2011
    Tijuca/Rio de Janeiro/RJ/BR
    @_dsouza_@_dsouza_ Aproveitando que vc tem uma plaquinha de baixo consumo, por que não aposenta o dlink? Procure por Xpenology...

• 1
  20. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.952 2.877 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    • 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso