Anúncio do HT Forum

Sharp RP-31 : braço deslizando para o final do disco.

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por thom_m, 13 Nov 2019.

1. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Olá! Venho pedir a ajuda de vocês para tentar resolver um problema.

Comprei um toca-discos Sharp RP-31 pelo Mercado Livre, equipado com cápsula Leson LM180c e agulha Leson 90. Ele está apresentando um problema: quando eu pouso a agulha no disco, o braço corre rapidamente para o centro, conforme o vídeo abaixo:

O ajuste do contrapeso e do antiskating foram feitos corretamente, seguindo o manual de instruções do aparelho. Minha primeira desconfiança foi o antiskating, mas após mudar as regulagens, percebi que a velocidade com que o braço desliza para o centro diminui conforme se aumenta o valor do marcador. Mesmo assim, pode ser um problema nesse mecanismo? Ou seria então um problema na agulha - que, imagino, já esteja bem gasta?

Vale ressaltar que a vendedora mandou vídeos do aparelho funcionando perfeitamente e embalou tudo direitinho, conforme as instruções de um vídeo que eu mesmo mandei pra ela. O protetor da agulha estava abaixado quando ela embalou o aparelho (o processo foi registrado por foto); porém, chegou levantado aqui - o que, além de denotar que os Correios foram tão "gentis" com o embrulho que conseguiram fazer a proteção se mover, reforça minhas suspeitas sobre a agulha.

Enfim, é isso. Agradeço desde já o auxílio! Abaixo, fotos do aparelho e da cápsula mais de perto:
    IMG_20191112_225135.jpg
    IMG_20191112_225141.jpg

Última edição: 13 Nov 2019
  2. almeidabatista

almeidabatista Usuário

Desde 29 Out 2007
    Sao Paulo/SP/Brasil
    thom_m, bom dia.
    Examine, com cuidado, a cápsula em busca da agulha! O mais provável é que ela não exista mais, que tenha sido arrancada.
    O sintoma é típico de cápsulas que não encontram o sulco (por falta de agulha) e que sofrem o efeito do famoso "skating", arrastando o braço para o centro do disco. Reforça a suspeita o fato de que aumentando o valor do anti-skating diminui a velocidade do arrastamento para o centro do disco.

• 2
  3. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Obrigado pela resposta! Essa é minha suspeita também. Existe a protuberância da agulha aí, mas pode ser que a ponta tenta se soltado. Espero que seja isso, porque é a solução mais fácil.

4. edmararj

edmararj Usuário

5.481 5.409 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @thom_m@thom_m

O fato do aumento do anti-skating diminuir a velocidade de ida do braço para o centro, significa que o mecanismo de anti-skating está funcionando, mas o que está errado é o braço ir para o centro. Em condições normais (anti-skating zerado) o braço, em equilíbrio, deve ficar parado, e, acionando o anti-skating, o braço deve se dirigir para a sua base. Aumentando o anti-skating, aumenta a velocidade de ida à base.

Edmar

• 1
  5. Robson Moser

Robson Moser Usuário

Desde 4 Mar 2011
    Rio de Janeiro
    É uma pena que tenha danificado está agulha, A Leson 90 é elíptica e bem superior à 80, que é cônica.

6. wandique

wandique Usuário Intrometido

Verifique (com uma lupa ou microscópio usb) se a agulha está lá.
    Se não estiver, substitua.

• 1
  7. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.060 3.831 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Por sorte essa cápsula aceita alguns modelos da Shure que são muito melhores do que a grande maioria dos da Leson.

• 1
  8. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Ah, bom saber! Eu estava mesmo me perguntando se seria o caso. Vc recomendaria algum modelo em especial? Aliás: meu plano inicial era colocar uma AT95e nesse aparelho. Qual valeria mais a pena: seguir com tal plano ou só colocar uma Shure elíptica nessa cápsula? Obrigado!

Pois é, rapaz... eu estava bem feliz que era uma 90 vindo com o aparelho. Mas imagino que ela tenha sido colocada lá há muito tempo - já que, pelo que vi aqui no fórum, a Leson já não a fabrica tem uns bons anos. Presumo que o fato d'ela estar gasta facilitou o dano sofrido.

9. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.060 3.831 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Eu optaria pela Shure. Uma N75ED serve nessa cápsula. Se optar pela Audio Technica, dê preferência aos novos modelos AT-VM95.

• 1
  10. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Obrigado pela dica, Filipe. Deixa eu aproveitar pra desenvolver mais esse assunto contigo: dei uma pesquisada aqui no Fórum sobre essa questão da cápsula/agulha e, em um tópico sobre isso, você diz que a AT95e não se dá muito bem com discos mais velhos.

Pois bem. Minha intenção é ouvir tanto discos novos quanto mais antigos no meu toca-discos. Ele não conta com shell removível, então não vou poder trocar facilmente o jogo cápsula/agulha conforme a audição. Diante disso, ter um conjunto cápsula+agulha que funcione bem com ambos é o ideal.

E aí eu pergunto: a cápsula da Leson com a agulha N75ED (pretendo comprar a fabricada pela Jico, conforme informações encontradas aqui no próprio fórum também) seria mais indicada para essa empreitada? E, se não for o caso, vale a pena adquirir uma Leson ou Shure cônica pra ouvir esses discos mais antigos?

Mais um vez, muito obrigado!

Última edição: 18 Nov 2019
  11. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.060 3.831 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Eu não tive boas experiências com a AT-95e até substituir a agulha pela ATN95ex, só que só o preço dela é do conjunto AT95e completo. O modelo sucessor AT-VM95e tem as mesmas características da antiga ex e custa praticamente o mesmo que o antigo conjunto e. Já a agulha Shure, dependendo do fabricante (a própria Shure não fabrica mais agulhas) pode sair mais barata que o conjunto da Audio Technica. Se vc ler alguns posts do @Shu@Shu ele diz que a cápsula da LeSon é muito boa e se usada com uma agulha decente produz resultados muito melhores que diversos modelos recentes, só que as agulhas que ele cita não são comercializadas no nosso mercado, mas mesmo com a Shure acredito que já dá para ser muito feliz.

• 2
  12. Shu

Shu Sagarana do analógico

576 1.101 101

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Realmente está com cara de uma agulha que perdeu a ponta.
    Pelo que eu vi, a sua cápsula parece ser a que aceita vários modelos de agulhas diferentes, mas é necessário verificar se ela não possui uma travinha que impede o encaixe de outras agulhas. Caso não possua, você acertou na loteria.
    Mas como disse o nosso amigo Filipe, muitas das agulhas de qualidade compatíveis com essa cápsula não estão disponíveis no mercado brasileiro.
    Eu recomendo que você siga os conselhos do Filipe quanto a substituição da cápsula.

• 1
  13. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Muito obrigado pela ajuda!

Agradeço as orientações! Uma pergunta: como faço para verificar a existência ou não dá travnha?

14. Shu

576 1.101 101

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Vira e mexe, o mesmo assunto ressurge em alguma parte do fórum.
    Hoje irei falar um pouco sobre a compatibilidade das agulhas JICO em cápsulas da linha magnética da Leson (ES, LS, LM e Axxis).
    No caso das cápsulas da linha ES e LS da Leson, as agulhas produzidas pela JICO são compatíveis, não havendo nenhum problema. Os modelos compatíveis são as DN-25ST, ST-25D, ST-40DX, dentre outras.
    Porém, para as cápsulas da linha LM e Axxis, existem modelos de agulhas que são incompatíveis por conta de uma pequena “sacanagem” que a Leson introduziu em seu fabrico. Abaixo realizarei a explicação por meio de imagens.

Duas cápsulas LM80C da Leson com diferenças mínimas. Observem que a cápsula a esquerda possui uma saliência em plástico vermelho ao redor do corpo preto. Na cápsula a direita essa saliência é ausente e se nota como é lisa.
    As cápsulas com essa saliência (como o da esquerda), não são compatíveis com as agulhas fabricadas pela JICO para as cápsulas da Excel Sound, enquanto as cápsulas da direita são compatíveis. Se você é proprietário da cápsula da direita, parabéns, acertou na loteria.

Observe como a agulha ST-25D encaixa perfeitamente na cápsula sem a saliência.

Enquanto na cápsula com a saliência, a agulha não pode ser perfeitamente encaixada. Essa saliência foi colocada pela Leson justamente para impedir o encaixe de agulhas diferentes das que ela produzia.

O mesmo ocorre com as cápsulas Axxis da Leson. Porém, no caso das cápsulas com a lingueta, muitos proprietários quebravam elas para permitir o encaixe de outros modelos de agulhas.

Cápsula Axxis com agulha ST-25D. Observe que ela é perfeitamente compatível.
    [​IMG][​IMG]

Cápsula Axxis com a lingueta que impede o encaixe de outras agulhas.
    [​IMG][​IMG]

• 1
  15. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Muito obrigado pelas informações, @Shu@Shu ! Fui verificar e, infelizmente, minha cápsula é do modelo com a trava. Estou, portanto, impedido de usar as agulhas da Shure/Jico. Já estava até animado!

Bem, me resta voltar ao plano de trocar a cápsula. Vou pesquisar aqui no Fórum sobre algumas das opções disponíveis. Agradeço demais a ajuda de todos!

16. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.060 3.831 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    As Shure vc ainda pode usar, pois elas são até menores que as LeSon originais.

• 2
  17. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Opa, agora eu fiquei confuso. As Shure que encontramos mais facilmente aqui no Brasil são fabricadas pela JICO também, não? A travinha da minha cápsula não impediria a conexão?

Outra coisa: @Shu@Shu, essas linguetinhas da LM180c também são elimináveis, com as das cápsulas Axxis, ou o plástico ali é estrutural? Eu imagino que um bom estilete e paciência resolveriam o problema - embora eu ache que, talvez, seja forçar a barra demais...

18. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.060 3.831 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Faz um tempo que não encontro reposições para Shure fabricadas pela Jico, mas de fabricação da Pfanstiehl e EVG vc encontra. A travinha não iria impedir o encaixe das agulhas da Shure.

• 1
  19. thom_m

thom_m Usuário

Desde 29 Jul 2019
    Blumenau-SC
    Então, só pra ver se eu entendi (e com o perdão da lentidão): se eu conseguir encontrar uma agulha de reposição Shure N75ED fabricada pela Pfanstiehl ou pela EVG (ou até mesmo pela JICO, se eu achar), ela serviria sem problemas? Ou isso só vale pras Shure originais?

20. Shu

576 1.101 101

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    O problema está somente na linguetinha. Você pode tentar retirar com cuidado. Se conseguir fazer isso, a agulha ST-25D servirá perfeitamente.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso