Sinal Digital a 95km das Torres de Transmissão!!

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por Cristiann, 25 Fev 2017.

1. Cristiann

Cristiann Usuário

Olá pessoal, essa semana subi no meu telhado e ajustei a antena espinha de peixe digital da Proeletronic em outro local com a ajuda do aplicativo da TV digital em meu GPS, e achei de primeira os canais.
    Eu sou do município de Iporã do Oeste - SC, cidade que fica a exatos 95km de distância em linha reta das antenas transmissoras do sinal digital de Chapecó e com uma antena da Proeletronic (ProHD 3000) consigo captar os canais, porém dentre os quatro canais disponíveis (Rede Vida, RIC Record, RBS-Globo e SBT), só consigo captar os dois primeiros, sendo que os dois últimos só consigo pegar nos Domingos de manhã e dificilmente nos dias de semana.

Nas partes altas da cidade TODOS os canais funcionam normalmente 24h por dia (fato constado por mim a uma visita na casa de um amigo meu que possui as instalações). Possuo a antena intacta, com cabo coaxial que veio junto com a antena sem cortes ou ementas (Aprox. 18m até a TV da Sala). Ainda não testei um Booster para ver se melhora algo.

Até postei um vídeo mostrando o caso:

Existe alguma forma de melhorar a recepção além do booster? Pois é o melhor local que achei o sinal e abaixando ou aumentando a antena em 10cm o sinal desaparece. Qual poderia ser a causa de eu só conseguir captar todos os canais apenas aos Domingos?

• 5
  2. gcm

gcm Usuário

Desde 20 Out 2009
    Alexandria,RN,Brasil
    Eu acho que você está com antena errada, deveria colocar uma proeletronic 1300

• 3
  3. Calvin_

Calvin_ Usuário

Desde 21 Jan 2010
    Curitiba/PR
    Bem, 95km é uma distância bem grande para canais UHF. Em geral consegue-se boa recepção em longas distâncias só em locais mais altos e com boa visada para as torres de transmissão, já que os sinais de UHF sofrem mais com obstáculos do que sinais VHF (Obstáculos como morros ou colinas por exemplo).

Entretanto, vamos a alguns fatos:

Esta antena que você utiliza, é uma das chamadas 3 em 1, pois pode captar tanto em VHF, FM (que faz parte da faixa VHF também) e UHF. Por isso, ela possui ganho menor nestas faixas. Em UHF, onde estão os canais digitais, o ganho dela é de 12 dBi.
    Existem antenas com maior ganho de potência do que ela, como por exemplo a PQ45-1300 citada pelo colega acima, da própria Proeletronic também (Esta possui 16 dBi de ganho e opera só na faixa UHF).

Além disso, verifique o cabo coaxial que você está utilizando, o mais usado para esses casos é o RG06 com 95% de malha, o que evita perdas maiores da potência do sinal no cabo. No seu caso, também é fundamental não ter emendas, divisões, e a distância ser a mínima possível até a TV. Vale lembrar também que quanto mais alto você instalar ela, melhor. Pelo menos na teoria. A opção do booster também pode ser válida no seu caso.

Por fim, a possível explicação pra você receber no domingo de manhã e outros dias não pode estar na diminuição da interferência por agentes externos, como veículos, outros aparelhos ligados e etc. Pode ser ainda alguma condição meteorológica que favoreça a propagação dos sinais também (chamada propagação troposférica), mas isso não está diretamente relacionada ao dia da semana, mas sim às condições meteorológicas da atmosfera naquele dia.

À essa distância, essa é uma tarefa difícil. Se você quiser tentar, fique à vontade, mas não posso garantir que se você fizer tudo o eu disse acima vai dar certo. Sinais de telecomunicações são coisas extremamente complexas, e por isso é bem difícil ter uma cobertura 100% em 100% das cidades.

(y)

• 4
  4. Cristiann

Cristiann Usuário

A princípio vou primeiro comprar um booster para ver se ajuda, caso não dê certo, estava pensando nessas antenas boca de jacaré como essa: http://www.shoptime.com.br/produto/...CFQeBkQod7moHrg&opn=GOOGLEXML&*=1725627000504

Ela seria melhor do que a que estou usando atualmente?
    O cabo que uso é o que veio junto com a antena, tem aproximadamente 18m de distância e não possui remendas.

Qual desses dois booster seria recomendado comprar?
    http://www.lojaadvancedg12.com.br/index.php?route=product/product&product_id=66
    http://www.proeletronic.com.br/produtos/booster-uhf-26-40-db/

Última edição: 26 Fev 2017
    • 1
  5. bruce morgan

bruce morgan Usuário

Desde 16 Ago 2008
    Aracaju - SE
    Cristiann, você está no limite de alcance dos sinais UHF, ou seja, o sinal está refratando na atmosfera para chegar na sua cidade, por isso é muito comum oscilações. Durante o início da manhã e no final da tarde as diferenças de temperatura da atmosfera melhoram a propagação.
    O Calvin já explicou muito bem acima: sua antena não é a ideal, use uma específica para UHF e com ganho maior. Use um cabo de qualidade, sem emendas, sem divisões e o mais curto possível. E mesmo assim não há garantia de sucesso.
    Baseado nas minhas experiências eu escolheria esse booster:
    http://www.lojaadvancedg12.com.br/index.php?route=product/product&filter_name=booster&product_id=65
    Nunca utilizei essa nova série da proeletronic, mas a série antiga pegava muita interferência da rede celular, e como mostrado no vídeo você tem uma torre de celular com visão direta para a antena. Já fiz uma instalação no interior com uma torre de celular próxima e tive de trocar o booster proeletronic pelo advanced para resolver a interferência na imagem. Outra coisa: há alguma retransmissora em UHF na sua cidade? Se sim escolha o de 26dbi de ganho, o de 40dbi pode saturar o sinal local.
    A antena que você postou no link acima é uma boa opção, tenho observado que os boosters parecem funcionar melhor em antenas yagi do que em log periodicas.

• 1
  6. gcm

gcm Usuário

Desde 20 Out 2009
    Alexandria,RN,Brasil
    Eu consigo receber a TV Paraíba HD canal 29.1 Pico do Jabre com 110 km

Última edição: 26 Fev 2017
    • 2
  7. Cristiann

Cristiann Usuário

Olá Bruce Morgan, muito obrigado pela resposta!

Realmente, essa questão do sinal funcionar somente em alguns períodos do dia é algo parecido com as rádios AM a noite.
    Sobre o comprimento do cabo, este é o local mais próximo da sala que consigo colocar a antena e ter um sinal "Regular"
    Aqui em minha cidade, o único canal no ar é o canal 8 (analógico) que aparece no vídeo, sinal digital na cidade não tem ainda.
    Vou comprar o booster que você me indicou, caso não funcione, talvez irei comprar a antena boca de jacaré.

• 2
  8. absolute.e

absolute.e Usuário

52 10 10

Desde 8 Jan 2014
    SC
    e aí, teve que colocar a boca de jacaré? estou entre a 1100 e a 1300 mas nao tive resposta dos amigos do forum ainda, estou a 30 km e com obstaculos naturais (montanhas, mas nao altas, só desnivel mesmo)

• 1
  9. William Fischer

William Fischer Usuário

177 148 25

Desde 26 Out 2012
    Lajeado - RS
    Sintonizo o sinal de Porto Alegre a 100 km de distância. Já fiz testes com a Thevear 418C, Proeletronic PROHD-1100 e a Proeletronic PQ45-1300HD. A que tem melhor recepção na ordem é: Thevear 418C mas ai para a banda IV canais 14 a 32, depois a Proeletronic HD-1100 e por último Proeletronic PQ45-1300HD, estas duas últimas toda a banda. Como a Thevear apresenta uma banda mais estreita o seu ganho é maior, comparada as Proeletronics que tem banda total. Mas as 3 são ótimas antenas.

• 1
  10. HenriqueMomi

HenriqueMomi Usuário

1 1 1

Desde 22 Jun 2017
    Osasco
    Existe antena com mais de 16dbi? estava vendo algumas no mercado livre, mas não sei seriam anúncios corretos.
    Meu pai tentou instalar a tv digital na nossa chácara (Caucaia do Alto, Cotia - SP) com uma antena padrão VHF, UHF e não captou nada de sinal digital e na região já foi cortado o sinal analógico, então teóricamente deve pegar o sinal digital. nos arredores os vizinhos tem tv por assinatura, então não consegui perguntar nada sobre para eles.
    Estava pensando em colocar uma antena com um número alto de dbi (pelo que li aqui no fórum é o que ajuda na captação do sinal) e se não funcionasse colocaria um booster de 40dbi.
    Olhando no site da Globo que mostra as antenas, notei que tem uma reforçadora 17km e a transmissora 40km. Para qual seria melhor apontar a antena? Observando o relevo, há prédios e morros no caminho do sinal, principalmente no caminho da transmissora.

• 1
  11. roberval1

roberval1 Usuário

8.892 18.181 891

Desde 11 Out 2008
    FEIRA DE SANTANA BAHIA BRASIL
    Existe essa de 38 elementos com ganho de 18 dbi.

• 1
  12. Anonimosqn

Anonimosqn Usuário

Desde 14 Abr 2015
    Cardoso - SP
    A Proeletronic Pq-1300 é boa mesmo, consegui um nível de sinal que eu não imaginava ter em casa, foram 33 dB na Rede Vida e um detalhe, o cabo tem uma ementa, mas lógico, não tem obstáculos no caminho da minha casa até a torre e estou a ± 2km da torre. Mesmo assim tive diferença na recepção deste canal, com a antena antiga chegava no máximo 29 dB, tive um aumento de 4 dB só com a troca da antena, em um canal que já chegava bem. Recomendo essa antena para recepção de longa distância.

• 3
  13. lucas10531

lucas10531 Usuário

Desde 6 Nov 2016
    Arambaré - RS, Brasil
    Essa telesonic é melhor que a Proeletronic?

• 2
  14. roberval1

roberval1 Usuário

8.892 18.181 891

Desde 11 Out 2008
    FEIRA DE SANTANA BAHIA BRASIL
    Sim, por que eu já usei a proeletronic, Thevear e depois essa telesonic que tem o melhor ganho.

• 1
  15. Jfreitasworld

Jfreitasworld Usuário

Desde 24 Jul 2010
    Brasil
    • 1
  16. menotonhao

menotonhao Usuário

Desde 16 Mar 2018
    Pelotas Areal vasco pires
    olá pessoal do fórum moro No Município de pelotas RS e aqui não tem repetidora de um canal que é record tv RS numa cidade vizinha canguçu a distancia e de 55 km e possível pegar repetidora uhf fiz compra de uma antena Proeletronic 1115 e vou investir num Booster 40 db será terei sucesso nesta experiencia há esta região do rio grande do sul já esta digitalizada não tem mais sinal analógico

• 1
  17. braspitu1

braspitu1 Usuário

Desde 21 Jul 2018
    Itu
    Pode ir bem longe sim, meu Record foi 474 KM no canal TV BRASIL em UHF digital de Maringá-PR até Itu-SP.

• 4
  18. berd

berd Usuário

Se encontra pra venda aí na tua região ainda a Thevear 418C?

• 1
  19. William Fischer

William Fischer Usuário

177 148 25

Desde 26 Out 2012
    Lajeado - RS
    Não se encontra mais, muito difícil

• 1
  20. berd

berd Usuário

Acabei comprando a Proeletronic PROHD-1115, vou tentar sintonizar os canais de Santo Ângelo a 70km.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso